NTSC para PAL-M tem muitas diferenças mesmo?

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

NTSC para PAL-M tem muitas diferenças mesmo?

Mensagem por Odin »

Pessoal é o seguinte, primeiramente não sou um desses obsessivos por qualidade de imagem ou daqueles que ficam dizendo que um é melhor que o outro e vice versa, mas como vocês sabem, esses tempos pedi para um amigo transformar meu SNES americano em NTSC novamente, pois tinha um clone de NES chinês com defeito dando sopa aqui, e ele tinha um cristal NTSC igual ao original que tinha no SNES americano, ai para ele ficar diferenciado dos meus outros dois SNES nacionais, pedi deixar NTSC de novo.

Eu já sabia que tinha uma diferença de cores nos dois, mas recentemente resolvi dar uma jogada nele, pois tinha jogado pouco ainda nesse SNES americano, mas notei uma diferença notável nas cores do jogo, as cores pareciam mais vivas, mais brilhosas que os consoles nacionais, a triforce da abertura do Zelda que foi a primeira diferença que notei, ela era em dourada, e já no meu SNES nacional ela era amarela, mas sem brilho, e o meu SNES baby nacional também, só no americano ela era bem dourada. Já ontem jogando Desert Strike, me deu gosto de ver esse jogo em NTSC, o deserto do jogo parecia ser mais definito, as cores mais vivas também, o jogo parecia que tinha ganho um brilho especial a mais... Ai testei mais uns 5 jogos, e notei as cores melhores também, com mais brilho e definição, e cheguei numa conclusão que o NTSC é ligeiramente melhor mesmo, e olha que fiz esses testes com o cabo RF! Nem testei com o AV ainda... :D

Como eu tinha dito antes, não sou desses detalhistas e obsessivo por qualidade de imagem, mas notei uma boa diferença na qualidade de imagem dos meus dois SNES, e uma ligeira melhora no NTSC, gostei do brilho a mais que ele tinha nos jogos, em breve vou fazer mais testes com cabo AV, na minha LCD, já que testei na minha TV de tubo, acho que a qualidade vai melhorar ainda mais...

Em breve quero tirar umas fotos para mostrar as diferenças, só não tirei porque fiz esses testes na tv de tubo e a imagem das fotos nunca ficam boas nessas TVs.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: NTSC para PAL-M tem muitas diferenças mesmo?

Mensagem por Rony_Ket »

Dizem que a imagem em NTSC tem um problema relacionado a Matiz da imagem, tanto é que em televisores que suportam NTSC (ou NTSC puros, americanos), possuem um botão chamado "Tint", para a regulagem da matiz da imagem.
Porém até onde eu conheço, este problema ocorre em transmissões via Antena, e não é afetado quando são ligados equipamentos pela entrada AV.

O padrão PAL de cores, não possui essse problema, porém o padrão PAL produz um outro defeito na imagem, chamado de "dot crawling", que faz com que algumas cores tenham pontinhos.

TV's que foram já desenvolvidas pensando no PAL-M lidarão melhor lógicamente com sinal PAL-M, porém TV's desenvolvidas no padrão NTSC (e adaptadas para PAL-M) tendem a agravar ainda mais o defeito do "dot crawling". Isso ocorre nitidamente na minha Çony Wega 21".
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: NTSC para PAL-M tem muitas diferenças mesmo?

Mensagem por Odin »

Rony_Ket escreveu:Dizem que a imagem em NTSC tem um problema relacionado a Matiz da imagem, tanto é que em televisores que suportam NTSC (ou NTSC puros, americanos), possuem um botão chamado "Tint", para a regulagem da matiz da imagem.
Porém até onde eu conheço, este problema ocorre em transmissões via Antena, e não é afetado quando são ligados equipamentos pela entrada AV.

O padrão PAL de cores, não possui essse problema, porém o padrão PAL produz um outro defeito na imagem, chamado de "dot crawling", que faz com que algumas cores tenham pontinhos.

TV's que foram já desenvolvidas pensando no PAL-M lidarão melhor lógicamente com sinal PAL-M, porém TV's desenvolvidas no padrão NTSC (e adaptadas para PAL-M) tendem a agravar ainda mais o defeito do "dot crawling". Isso ocorre nitidamente na minha Çony Wega 21".
No fim nada é 100% perfeito, tudo tem algum problema :lol:

Acho que isso que você falou podem depender muito dos modelos de TV também, eu só fiz esses testes em uma TV de 20 polegadas da Philips, e pelo menos nessa a imagem do NTSC ficou ligeiramente melhor que o PAL-M, mas tenho que ver em outras TVs também, talvez em outras podem ficar pior, tenho uma LG de 29 que ainda nem comecei a usar ela ainda, pois ainda não achei um lugar para acomodar ela, mas fico curioso para ver se essa fica boa ou não também.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder