Old PC gaming - minha máquina final

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Eae galera, eu decidi abrir um outro tópico pra parar de poluir os demais com assunto relacionado. Não continuei no tópico do MMX Consolized pois ele se tratava inicialmente do P1 que tinha ganho e agora depois de alguns meses eu cheguei a um patamar bem diferente.


E foi esse cara aqui:
Imagem
Imagem

O meu Pentium III para jogos Old School.

Eu tava cansado de usar esse PC todo desmontado e que vira-e-mexe tinha que ligar outros periféricos pra fazer certas tarefas estão achei esse gabinete baratinho e montei o PC dentro dele.

Fotos de dentro e atrás:
Imagem
Imagem
Imagem

No que foi nessa máquina:

Mobo Soyo SY-6VBA133
Pentium III EB 800Mhz Socket 1
512MB Ram DIMM
GeForce 6200 AGP 256MB Ram
Creative Ensoniq ES1371 (CT4810) PCI Sound Board
D-Link G510 wireless Board
USB PCI Board (4+1 interna)
Modem US Robotics 33.6Kpbs ISA
HD 80Gb Maxtor IDE (Win98 e WinXP)
HD 40GB Maxtor IDE (outros fins)
Floppy Disk Drive S**y
Leitor/Gravador DVD LG GSA-H42N


Ainda há um conector de controle de PlayStation conectado internamente na placa USB e um cabo paralelo para conectar o controle de SNES.

Minha porta paralela não roda controles de Mega Drive pois é incompatível com o Driver e o controle de Saturn eu não encontrei o slot de controle que eu devo ter em algum lugar pra soldar, no s fiquei com o de SNES mesmo, não é o melhor mas é old School.
Imagem


Futuras aquisições:
Placa de som ISA, tô sofrendo muito pra rodar games de DOS com som e o motivo é esse. Uma placa de som ISA pra rodar eles. Uma pena que placas como Soundblaster AWE 32/64 estão caras e vou ter que partir pra uma mais simples, Soundblaster 16 com chip Vibra, não é a das melhores mas não quero gastar horrores numa placa.

Um drive de CD/DVD branco. Quero trocar esse daqui preto para um branco e ornar melhor com o conjunto.

Um drive Zip. Isso se eu achar barato, pois é meio salgado um, ainda mais interno.



No geral a máquina está bem rápida, até pra internet no Win98 com o Firefox 2.0 dá pro gasto pra fazer downloads e tal. No WinXP a placa wireless dá pau e não aceita.
Os controles estão funcionando que é uma beleza, só tenho que agora configurar o de SNES pra rodar em games DOS adequadamente, mas já joguei uns WinGames com ele como Megaman X3 e Darius Gaiden numa boa.

Agora pretendo fazer a instalação do Windows 95 ou do DOS pra rodar nativamente os Old games sem interferência, mas necessita de um largo estudo pois não quero ferrar os outros SOs instalados e sei que pode dar conflito. Apesar de já ter gravado um Floppy o programa PLOP, que é um boot Loader pra qualquer dispositivo no PC, até portas USB mesmo a mobo não dar suporte, mas preciso acertar na gravação pra não xabuzar tudo.


Agora vovôs de PC de plantão, pra rodar bem os jogos de DOS, eu vou de DOS 6.22 ou eu instalo direto o Win95?

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Rony_Ket »

Se já tem Win 98 instalado aí nessa maquina, porque não usar ele mesmo, visto que ele já possui o MS-DOS?

Em último caso para alguns pouquíssimos games mais cri cri, cria um .bat para configuração da placa de som (se existir drivers adequados para a mesma em modo MS-DOS), e dá um boot no PC em modo MS-DOS real (Iniciar -> Desligar -> Reiniciar em modo MS-DOS).
Rony_Ket:
Facebook YouTube
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu na verdade queria muito fazer uma linha no boot.ini pra carregar o DOS sozinho ao invés de ter que fazer todo esse trajeto pra inicializar no modo DOS.

Eu tenho mesmo que comprar a placa ISA pois essa minha tá um saco pra configurar no DOS...

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Ficou uma beleza o PC DMN, melhor ainda agora que você colocou esse gabinete nele, acredito que com esses ajustes que você quer fazer nele, ele ficará perfeito para rodar qualquer jogo retrô.

Mas falando no adaptador para colocar controles de Mega, porque você não pega um daqueles USB que vendem no Aliexpress? Com ele você poderá usar qualquer controle com plug DB-9 nesse PC, tem esse aqui também que custa umas 50 pratas, ele não é tão barato, mas é uma coisa que vale a pena, sei que você esta poupando agora, mas quem sabe futuramente em breve quando você puder...

https://pt.aliexpress.com/item/New-High ... 4a39e7f770
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Na verdade eu queria mesmo rodar pela paralela pra poder fazer adaptadores e colocar o controle que quisesse, mas uma pena a paralela não ser completamente compatível com o Driver. Tem até outro mas só roda com o de três botões e a intenção era o de seis.
Pelo menos tenho o de PS1 na USB e o de Snes na paralela e já é muita coisa.

O DOS eu até consegui achar um vídeo de um canal que gosto de assistir no YT mostrando como fazer o Win95/98 funcionar bem em modo DOS, adicionando umas configurações marotas no processo de inicialização do modo DOS, ajudou a jogar o Turrican 2 que não rodava por exemplo.

Achei uns drivers para a minha placa de som PCI porém o som é todo emulado pela sound Board, nada de sintetizador, som FM ou opl, tudo emulado, ao menos consegui rodar os jogos de DOS com som total e sem engasgos, o que é muito perto do que ocorria com o Win98.

Mas ainda acho chato a maneira de entrar no modo DOS, você tem que selecionar o Win98 na tela de boot e ficar apertando F8 pra chamar a tela de boot do W98 e selecionar prompt de comando, aí vai.

Agora não sei se compro a placa de som ISA ou não. Tenho que fazer testes extensivos agora pra ver se não terei problemas com esse som emulado da placa.

O PC ficou bem do jeito que queria, está bem legal de jogar nele, ainda mais que agora está tudo ligado, então é bem cômodo usar ele.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Para mim sempre foi nostálgico iniciar o PC e apertar o F8 para entrar no DOS :lol:

Sobre a entrada paralela, uma das desvantagens desses PCs antigos é exatamente que para instalar qualquer controle, também em alguns mouses e teclados especiais precisam de driver também, o bom da era USB é que quase tudo é plug and play, na maioria dos casos nem precisa instalar nada que já instala direto, ou senão o próprio dispositivo vem com um driver para instalar ou vem com um disco.

Lembro que os primeiros CDs com emuladores que tive contatos, vinham com uns tutoriais ensinando a adaptar esses controles antigos de consoles para as portas seriais, ainda devo ter por aqui algum desses CDs antigos :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Jair »

Quem nunca fez um desses paralelos? :-)

Aliás eu tenho dois controles arcades de snes, um deles adaptados para paralelo. Interessam DMN? São da época que eu tinha saco e paciência para isso.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Jair escreveu:Aliás eu tenho dois controles arcades de snes, um deles adaptados para paralelo. Interessam DMN? São da época que eu tinha saco e paciência para isso.
Esses dias eu iria lhe perguntar sobre um controle de SNES arcade que você tinha me falado nas primeiras compras que fiz de você, mas achei que você tinha vendido a muito tempo, não sabia que você tinha outro adaptado :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Odin escreveu:
Jair escreveu:Aliás eu tenho dois controles arcades de snes, um deles adaptados para paralelo. Interessam DMN? São da época que eu tinha saco e paciência para isso.
Esses dias eu iria lhe perguntar sobre um controle de SNES arcade que você tinha me falado nas primeiras compras que fiz de você, mas achei que você tinha vendido a muito tempo, não sabia que você tinha outro adaptado Imagem
Olha ae Odin! A oportunidade...

Eu já tenho um USB montado que uso no PS3 mas também no PC.

Agora pra games em DOS eu tenho que descobrir como usar esses controles pois ele se amarra no Windows pra funcionar...

Joystick em DOS só pela Joyport? Pois se for eu me ferrei ...

Sobre dar triplo boot em DOS, W98 e WXP tem um esquema sim mas tem que reinstalar os SOs e na boa, não tenho saco pra isso, vou ver como sempre ativar a tela de boot do W98 pra ter a opção de Prompt de Comando e já era. Mas ficaria estiloso se no boot do XP, o NTLDR tivesse uma maneira de carregar o DOS do W98 à parte...

Pra ser franco minha aventura em DOS sempre foi com o W98 junto, digo pra games, então instalar e carregar drivers, fazer um .bat marotos pra inicializar com um esquema específico pra games é a primeira vez.

Outra coisa que irei fazer é ligar o buzzer do PC na placa de audio por alguma auxiliar pois eita barulho chato daquela droga!!! Fui jogar o Golden Axe é os efeitos sonoros saem por lá, é mó bizarro! É o Outrun também só pelo buzzer. Pra ver o quão velho são esses games...

Pois eu vou me segurar pra comprar a placa ISA de áudio. Mesmo sendo emulado o som é decente, só me preocupo mesmo com a compatibilidade nos jogos, mas caso for eu compro e linko as duas.

EDIT:

Só um vídeo que vi recentemente sobre a Roland 401 e uma nova placa clone que está sendo vendida.

Da metade pro final o cara testa vários games e a qualidade é impressionante...
https://youtu.be/WdfXdsN3fcU

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Jair »

Odin escreveu:
Jair escreveu:Aliás eu tenho dois controles arcades de snes, um deles adaptados para paralelo. Interessam DMN? São da época que eu tinha saco e paciência para isso.
Esses dias eu iria lhe perguntar sobre um controle de SNES arcade que você tinha me falado nas primeiras compras que fiz de você, mas achei que você tinha vendido a muito tempo, não sabia que você tinha outro adaptado Imagem
Semana que vem posto umas bat fotos.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Eu sempre tive curiosidade em ver o controle Arcade que o Jair me falou em 2010, mas nem sabia que eram dois :lol:

Sobre os joystick em DOS, que eu lembre tinha um programa para calibrar joysticks no DOS, e acho que na maioria dos jogos também tinham programas para configurar os joysticks nos jogos, alguns jogos davam para configurar nos menus também.

Faz muitos anos que não vejo isso, mas tinha um programa chamado Partition Magic que dava para fazer esses boots personalizados, acho que naquela ISO dos Windows 3 em 1 que indiquei tinha uma versão desse programa, mas nunca testei essa, talvez sirva para isso. Aliás, tem uns programas interessantes naquela ISO também, como um programa para DOS chamado Mouse, que dava para colocar mouse no DOS.

Um conhecido meu, o mesmo que tinha o Pentium 166 Mhz com 24 MB de ram que eu sempre contei histórias e tive meus primeiros contatos com a internet, sabia fazer umas configurações legais, ele configurava o Autoexec.bat e abria vários programas por ele quando iniciava o Windows, mas não vejo isso a 15 anos, esqueci de como ele fazia para programar isso :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

O setup que eu fiz eu encontrei num vídeo de um canal que só fala de hardware antigo, é bem técnico os vídeos dele, mas muito explicativos, e ele ensina a configurar o CD-ROM, o mouse e placas Soundblaster com umas linhas de inicialização e uns drivers marotos.
Segue o vídeo :
https://youtu.be/Y6HzttM6wS0

Tem o link no vídeo do pack que ele montou.

No meu caso só não instalei o driver da Soundblaster pois eu não tenho, acabei encontrando um driver pra Ensoniq que eu tenho e funcionou, mas com som bem emulado, então eu comprei a Soundblaster 16 vibra VX.

Quando chegar no final setup vou fazer um vídeo dela e vai ter mais jogatina nela!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Rony_Ket escreveu:Se já tem Win 98 instalado aí nessa maquina, porque não usar ele mesmo, visto que ele já possui o MS-DOS?

Em último caso para alguns pouquíssimos games mais cri cri, cria um .bat para configuração da placa de som (se existir drivers adequados para a mesma em modo MS-DOS), e dá um boot no PC em modo MS-DOS real (Iniciar -> Desligar -> Reiniciar em modo MS-DOS).
O Rony, uma vez citando sua Old Rig PC você falou que usa o Win 3.11, ele facilita o uso de games em DOS? Digo na questão de poder usá-los sem haver incompatibilidade.

Estou bolando um .BAT maroto como menu pra acessar cada jogo que eu instalar de DOS, me poupando trabalho mas se o Win 3.11 fizer de boa sem prejudicar os games como o W98 faz eu vou colocar ele pra rodar.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Jair »

Não existe nada fácil nessa época. Qemm386, emm386, vários bat e assim adiante.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Jair escreveu:Não existe nada fácil nessa época. Qemm386, emm386, vários bat e assim adiante.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
Fla não Jair. Tô apanhando igual cachorro pra acertar aqui a configuração das duas placas de som.

Já consegui ligar mas ainda estou avaliando qual esquema deixar e depois começar a montar o .BAT dos jogos.

Eu só fiquei pensando se facilitaria sem impactar usando o Win 3.11 pois senão eu instalo aqui no DOSBox e copio a pasta pra ser executado via prompt.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder