Old PC gaming - minha máquina final

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Jair »

Eu iria de 98, o prompt de commando dele vai lhe ajudar a rodar alguns jogos que são chatos de rodar em dos puro. O win 3.1 não vai lhe acrescentar nada

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

O Windows 3.1 é só uma interface gráfica para o DOS, ele nem é um sistema operacional nativo, o bagulho é tão pequeno que não deve ter nem 20 MB, para instalar ele é fácil, mas acho que não vai mudar em nada o MS-DOS...
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Rony_Ket »

DMN_Sonic escreveu:...
O Rony, uma vez citando sua Old Rig PC você falou que usa o Win 3.11, ele facilita o uso de games em DOS? Digo na questão de poder usá-los sem haver incompatibilidade.

Estou bolando um .BAT maroto como menu pra acessar cada jogo que eu instalar de DOS, me poupando trabalho mas se o Win 3.11 fizer de boa sem prejudicar os games como o W98 faz eu vou colocar ele pra rodar.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Instalo o Windows 3.11 no meu PC Oldware justamente por simples e pura nostalgia (usei bastante Windows 3.1 na infância para jogar), porém rodando os games de MS-DOS diretamente dele, vai ser ainda pior que rodar do MS-DOS puro.

Recomendo configurar direitinho a placa de som no Win 98 e rodar os games de MS-DOS de dentro dele mesmo, é o método mais prático de se fazê-lo.

Para rodar os games no MS-DOS (tanto faz com Win 3.11 instalado ou não...) vai ter que configurar CD-ROM, placa de som, etc, tudo na mão mesmo.

Por isso mesmo eu recomendo placas que sejam nativas para MS-DOS (como as SoundBlaster (16/AWE32/AWE64), série ESS AudioDrive), pois os seus softwares de setup já configuram tudo prontamente.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Rony_Ket escreveu:Instalo o Windows 3.11 no meu PC Oldware justamente por simples e pura nostalgia (usei bastante Windows 3.1 na infância para jogar), porém rodando os games de MS-DOS diretamente dele, vai ser ainda pior que rodar do MS-DOS puro.

Recomendo configurar direitinho a placa de som no Win 98 e rodar os games de MS-DOS de dentro dele mesmo, é o método mais prático de se fazê-lo.

Para rodar os games no MS-DOS (tanto faz com Win 3.11 instalado ou não...) vai ter que configurar CD-ROM, placa de som, etc, tudo na mão mesmo.

Por isso mesmo eu recomendo placas que sejam nativas para MS-DOS (como as SoundBlaster (16/AWE32/AWE64), série ESS AudioDrive), pois os seus softwares de setup já configuram tudo prontamente.
Eu também instalo em meus PCs, e recentemente no meu Wii, o Windows 3.1 só por nostalgia também, achei uma versão em português depois de anos e de vez enquanto dou uma brincada nele... Meu primeiro PC foi um 486 SX com 25 Mhz, e vinha o 3.1 nele :lol:

Mas é melhor rodar no DOS puro mesmo, pelo prompt fica ruim e perde máquina, pois esta executando o Windows junto. Tem uns programas que executam mouse, CD-Rom e outros programas, é só configurar eles para executarem pelo autoexec quando iniciar o DOS, ai não precisa ficar abrindo um por um cada vez que inicia o DOS.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Valeu pelas dicas galera. Pensei que o Win 3.11 ajudaria dando uma interface mas se é pra perder compatibilidade vou de DOS mesmo.

Ontem chegou a placa de som, não é a top da Creative mas já senti uma grande diferença jogando ontem.

Em jogos mais recentes e elaborados o ganho não foi alto, apesar da placa PCI ter som emulado toca mais instrumentos que a Vibra 16 xv, porém com o som dando umas tropeçadas, coisa que a Vibra não faz, e na boa, apesar de mais simples a música do Doom ficou fantástica.

Eu deixei o Config.sys e o autoexec.bat do Win98 normal, só adicionei a detecção da Vibra, aí fiz um .Bat a parte com tudo pra carregar automaticamente, ou seja, o mouse, CD-ROM e os complementos da Vibra pra ativar, ainda deixei à parte também a configuração da placa PCI caso queira usar as duas em algum jogo específico

Também comecei ontem a montar o .bat pra criar o menu de jogos mas fui testar o Warcraft nesse menu e fiquei até as duas jogando!!!

O ruim é que no Bat do DOS 7 não deixa criar uma lista com argumentos IF como nos do NT pra frente, você tem que usar a opção CHOICE com o ERRORLEVEL e deixa tudo um pouco mais restrito, aí tive que bolar no esquema de páginas os jogos, como menu de multi carts pra dar conta de tudo.

Acredito estar chegando ao final da obra, queria colocar mais alguma coisa nele pra ocupar as vaias abertas porém não tenho ideia, além de um leitor branco não sei o que pôr ali, eu até pensei em montar um dock com sensor de temperatura mas tiraria o ar de Old School, ou então colocar aqueles numerais mostrando a potência do PC. O Zip Drive eu desisti, muito caro pra pouca coisa, no PC já tem entrada USB a matar de pau.

Coloquei o outro HD de 80GB que tinha aqui e tirei o de 40GB que estava me dando problema, agora tem 160GB prum PC Old, é coisa demais, mas fiz isso pois o PC titular, meu AMD FX-6100 deixei pra minha esposa usar e fiquei com esse que montei.

Pois é, agora preciso de sugestões sobre o que mais posso fazer com ele, se precisa de algo melhor ou diferente e se manter o combo Win98+Dos 7 e WinXP é o ideal ou devo colocar algo no HD extra.

Essa Odisséia está sendo tão prazerosa quanto foi o MMX I, porém colhendo melhores frutos! Montei um PC Old show de bola com o mínimo de grana possível.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Eu ia recomendar um drive de 5 1/4 em uma dessas baias, só para enfeite mesmo e deixar ele mais retrô, mas nem pense em ver os preços dele no ML, vá em algum ferro velho ou reciclagem de PCs que você consegue um de graça :lol:

Eu tenho um Zip Drive aqui, só um drive interno, mas também queria os disquetes ZIP, até hoje não consegui um, tenho diversos disquetes de 5 1/4, duas caixas lacradas, mas nenhum ZIP, vou ver se consigo algum um dia, não deve ser difícil de achar. Eu sou muito curioso com essas mídias mais antigas :D

Eu também queria uns drives brancos, tenho 4 aqui, mas um é relíquia, um CD-Rom de 32X nunca usado, os outros 3, dois são DVDRW LG que estão nas últimas e um combo da Samsung, aquele mesmo drive que vinha nos XBOX classic também, guardei esses 3 para tentar achar alguém que recupere um dia, no mais só tenho drives pretos.

Acho que você vai ter que colocar umas tampas de baias mesmo para tapar as baias que sobrarem.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Odin escreveu:Eu ia recomendar um drive de 5 1/4 em uma dessas baias, só para enfeite mesmo e deixar ele mais retrô, mas nem pense em ver os preços dele no ML, vá em algum ferro velho ou reciclagem de PCs que você consegue um de graça Imagem

Eu tenho um Zip Drive aqui, só um drive interno, mas também queria os disquetes ZIP, até hoje não consegui um, tenho diversos disquetes de 5 1/4, duas caixas lacradas, mas nenhum ZIP, vou ver se consigo algum um dia, não deve ser difícil de achar. Eu sou muito curioso com essas mídias mais antigas :D

Eu também queria uns drives brancos, tenho 4 aqui, mas um é relíquia, um CD-Rom de 32X nunca usado, os outros 3, dois são DVDRW LG que estão nas últimas e um combo da Samsung, aquele mesmo drive que vinha nos XBOX classic também, guardei esses 3 para tentar achar alguém que recupere um dia, no mais só tenho drives pretos.

Acho que você vai ter que colocar umas tampas de baias mesmo para tapar as baias que sobrarem.
Sobre o drive de 5 eu também pensei mas a utilidade seria a mesma do Zip Drive, nenhuma.

Sobre o Zip Drive tem um cara no ML vendendo um pack de 10 discos de 100MB por 40 reais se não me engano.
(A não ser que você queira negociar esse drive comigo, tenho alguns planos pra ele...)

E as baias eu acabei roubando do Pentium 4 que tem guardado aqui sem uso, são pretas mas ao menos tampa o buraco.

EDIT:
Se liga:
Imagem

Minha idéia era de gravar alguns jogos de DOS e Windows e fazer uns labels nervosos pra eles, assim teria fisicamente um game num formato específico de uso, como eu gosto de tornar o virtual em concreto seria bem legal. No tempo que tive o MSX eu transformei todos disquetes que eu tinha em 720Kb, gravei jogos neles e fiz labels pra cada um, então se queria jogar um game de MSX era só caçar pela label marota e por no bicho pra rodar.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Infelizmente esse ZIP eu só tenho ele e foi presente de um amigo aqui do fórum, se eu tivesse outro até lhe doava um :|

A uns 2 anos atrás ainda se achava esses ZIP Drive por 10, 20 reais no máximo, mas vendo agora fico cada vez com mais raiva do ML :evil:

Os disquetes naquele tempo eu achava baratos também, tinham muitos usados, mas agora se acham poucos que valem a pena, esse que você postou eu acho que vale, se eu fosse você pegava eles mesmo ainda não tendo o drive, pois uma hora pode aparecer um drive, e quando vê você não tem os disquetes como eu, e quando você for comprar os disquetes, eles estão 5 vezes mais caros, já até perdi a conta de quantas vezes me aconteceu isso com outras coisas :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Pois é, eu até pensei em comprar e deixar guardado mas não tenho esperança de achar um drive desses barato, então prefiro deixar pra lá.

Agora só preciso fazer o menu pra selecionar os jogos automaticamente, apesar de já ter montado um aqui tá dando uns bugs na hora de carregar certos jogos. Eu até achei uns programas que preciso testar que monta menus pra DOS.

Em relação a hardware eu acredito ter chegado no final dele pois não há nada a se adicionar, já fuçei muito no ML pra ver se ainda havia algo que pudesse equipar nas baias mas nada me convenceu, na verdade até tem uns itens legais de tuning mas tiraria toda magia retro do PC então eu desisti.

Quando eu deixar ele no ponto ideal farei um vídeo de review dele.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

Hoje eu finalizei o projeto do Positivo, eu peguei o monitor original dele e deixei instalado na sala para o meu pai usar, eu só tive que tirar o drive de disquetes e coloquei no lugar um leitor de cartões e USB, e também tinha adicionado uma placa wifi no lugar do modem de discada, quando der tiro uma foto dele, pior que ele ficou 100% funcional, vou dar um jeito de arrumar o Leadership Dual Core e deixar ele para o meu pai para pegar o Positivo de volta :lol:

Esse Positivo é um Celerom 2,66 Ghz, eu tenho dois processadores Pentium 4 aqui, os dois são diferentes, vou ver se um deles cabe na placa dele e substituo esse Celerom, já tive Celerom demais :D

Sobre o seu projeto, a não ser que você queira dar mais uma personalizada, acho que ele já esta bom assim, com o tempo você consegue mais algum componente retrô, ele já tem drive de DVDRW, USBs, HD bom, tem até Wireless, é o primeiro Pentium 3 que vejo na minha vida com Wireless, já esta bom demais assim :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Pois é cara, a placa wireless foi pra facilitar o uso da internet nele, mas só roda essa placa no win98, se a uso no Win XP dá pau e reinicia o PC não sei porque.

Pois falei tanto do drive que surgiu um por 50 reais no ML, estou aqui me coçando pra comprar o drive + os discos. O medo é se ele estiver ligando mas danificado aí eu me ferro todo.

Eu estou pensando também em usar um teclado wireless nele, o meu FX-6100 tem um da Microsoft, o modelo 800 e pegou numa boa nele, até no modo DOS sem frescura nenhuma, porém é um adicional nada retro à ele.

Essa fórmula do retro me prende à certas evoluções que poderia fazer.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

DMN_Sonic escreveu:Pois é cara, a placa wireless foi pra facilitar o uso da internet nele, mas só roda essa placa no win98, se a uso no Win XP dá pau e reinicia o PC não sei porque.

Pois falei tanto do drive que surgiu um por 50 reais no ML, estou aqui me coçando pra comprar o drive + os discos. O medo é se ele estiver ligando mas danificado aí eu me ferro todo.

Eu estou pensando também em usar um teclado wireless nele, o meu FX-6100 tem um da Microsoft, o modelo 800 e pegou numa boa nele, até no modo DOS sem frescura nenhuma, porém é um adicional nada retro à ele.

Essa fórmula do retro me prende à certas evoluções que poderia fazer.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Estranho esse lance da placa wireless, pelo menos no 98 ele roda, a minha placa é uma Intelbras, ela até que não é ruim, funcionou de boa em 3 PCs que testei ela, tanto no XP quanto no Seven que foi no Leadership quando usei essa placa a primeira vez, nos outros dois foi no Semprom e nesse Positivo agora, os dois XP, quero ver se consigo outras placas Wireless USB, essa é PCI que eu lembre.

Se você puder gastar esses 50, se eu fosse você compraria, o problema seria se for no estado mesmo, mas pelos preços que estão agora eu arriscaria... Eu vi um leilão ontem de um Zip Drive externo, começava a 49 reais o lance e ninguém tinha dado um lance ainda, esses externos sempre foram caros desde quando eu via os internos a 10 reais, o mais barato que vi até hoje foi 150 reais, se você se interessar dê uma olhada lá, faltava 5 dias para terminar.

Se você gosta de jogar na TV, o teclado sem fio eu acho que ficaria bem melhor.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Segue o vídeo sobre o PC retrô que falei aqui. Tem umas coisinhas legais e uma bela surpresa no final de um jogo que acredito ter sido o Jair que indicou no tópico de games zerados.

https://youtu.be/R-xU7YxTkYU


Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por Odin »

DMN_Sonic escreveu:Tem umas coisinhas legais e uma bela surpresa no final de um jogo que acredito ter sido o Jair que indicou no tópico de games zerados.
Seria o 1 real? :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Old PC gaming - minha máquina final

Mensagem por DMN_Sonic »

Não... Um Indie game recente que usa o .NET 4.0 e rodou numa boa nele...

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder