Referências a filmes nos jogos.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Estava jogando essa semana Grid 2 e notei duas referencias bem bacanas nas conquistas do jogo.

Uma delas é uma referência ao filme "Gone in 60 seconds" de 1974, o filme é mais conhecido pelo Remake que teve no ano 2000 com o Nicolas Cage e Angelina Jolie, mas a história do filme original é bem diferente.

Segue um resumo da história.
Maindrian Pace é um investigador de seguros respeitável que dirige uma oficina de desmanche de carros em Long Beach, Califórnia e também é o lider de uma equipe especializada em roubo de carros, ele compra carros batidos em leilões e retira as identificações passando para os carros roubados e assim ficam limpos para revender, sempre seguindo a regra que os carros roubados devem ser segurados. Ele recebe uma encomenda de um traficante de drogas e recebe um pagamento alto para entregar 48 carros de uma lista em 5 dias no porto da cidade e então eles começam a rastrear e roubar os carros antes do prazo terminar. Esse filme é famoso por ter uma das cenas de perseguição mais longas da história com mais de 40 minutos.

Conquista volta pela rota Wabash em 60 segundos ou menos, no caso do jogo apesar da referencia ao filme o carro usado é um Mustang Mach 1 de 1969 e a pista fica em Chicago.
Imagem

Poster do filme Gone in 60 Seconds 1974
Imagem

Ford Mustang 1973 Mach 1 "Eleanor" usado no filme.
Imagem

Link para o filme original de 1971 completo, legendado no youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=eJq2iisvz-o


A segunda referência é ao filme "Vanishing point" no Brasil "Corrida contra o destino", o filme original é de 1971 mas também teve um remake em 1997 que é bem parecido com o filme original.

Resumo da história retirado do Wikipédia.
Kowalski é um ex-fuzileiro e herói da Guerra do Vietnã condecorado com a Medalha de Honra, ex-piloto de corridas e ex-policial demitido da corporação depois de evitar uma tentativa de estupro feita por um colega policial, dedica-se a transportar carros para um pequena oficina. Em um desses trabalhos ele deve levar um Dodge Challenger '70 de Denver, no Colorado, para São Francisco, na Califórnia. Kowalski faz uma aposta de entregar o carro em um dia e meio e para isso terá que cobrir mais de 1800 km de estrada, mas uma pequena infração por alta velocidade no percurso se transforma em uma perseguição pela polícia rodoviária de três estados americanos, onde ganha notoriedade e é transformado em ídolo e chamado de a "última alma livre" e o "último heroi americano" pelo DJ cego Super Soul (Little), que descobre a caçada a Kowalski interceptando o rádio da polícia

Conquista Corrida contra o destino.
Imagem

Poster do filme Vanishing Point de 1971.
Imagem

Dodge Challenger R/T 1970 usado no filme.
Imagem

O remake é basicamente a mesma história mas o Kowalsky deixa a mulher gravida em casa antes de partir na viagem e durante a viagem ela vai ao hospital para o parto.

Poster do Remake feito em 1997.
Imagem

Dodge Challenger R/T 1971 usado no remake.
Imagem

Link para o remake de 1997 legendado
https://www.youtube.com/watch?v=9nWa-SxFyYo
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Corredor X »

Vixe, dá para falar horas no assunto :mrgreen: Gosto muito desse tipo de referências nos troféus/achivements, God Of War mesmo tem uma quantidade inacreditável de menções aos filmes mais diversos: De Volta Pro Futuro, Transformers o Filme (o desenho, não as marmotas do Michael Bay), O Desafio do Dragão, Duro de Matar, Tubarão e por aí vai - muitos são referências à música também. Agora, eu acho que a série que mais homenageia/se inspira/adapta/pega na cara dura coisas do cinema é mesmo Metal Gear Solid, principalmente pelo amor desmedido do Kojima pela sétima arte. Todos os jogos tem alguma coisa nesse sentido, mas o MGS2 deve ser o campeão absoluto por conta dos diálogos do Naked Snake com a Para-Medic, que é fã de ficção científica e fica interpelando o protagonista a esse respeito.

Ah, e esse mesmíssimo Dodge Charger 1970 ainda seria parte importante do À Prova de Morte do Tarantino, justamente por conta de Corrida Contra o Destino :eek:
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Dav »

no relançamento do Sonic CD para jogar com o Tails o desafio ou desbloqueiofaz um referencia ao De Volta para o Futuro...88 Miles per Hour.
Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Acredito que deve ter muitos outros jogos com referências assim e as vezes as pessoas nem se ligam por não conhecer o filme em questão.

Acho esse assunto bem interessante, se souberem de mais algum fiquem a vontade pra postar, eu só reparei nesse por enquanto, muitos desses filmes antigos relacionados a carros/corridas eu assisti na infância e ainda tenho muitos deles em DVD :lol:
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Corredor X »

Boa parte das referências de Metal Gear estão aqui (cuidado, spoilers comendo solto):

http://metalgear.wikia.com/wiki/Media_i ... ear_series

Snatcher também era repleto de citações visuais e narrativas: Blade Runner (a mais óbvia, o jogo é quase uma adaptação do filme), Duna, Exterminador do Futuro, Vampiros de Almas/Invasores de Corpos e por aí vai. Já Policenauts tinha muito de Máquina Mortífera e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Como vemos, o Kojima é chegado num filminho :lol:

Ah, tem outro bacana: TODOS os troféus de Until Dawn são referências a filmes de terror!
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Odin »

Eu gosto bastante desses filmes, mas por incrível que pareça eu só vi os Remakes, os originais de Corrida contra o destino e o Gone In 60 seconds eu nunca vi... Vou ver se encontro eles para ver agora, principalmente o Corrida contra o destino que eu sou fã... Achei bem interessante ver esses carros quando eram novos, o Challenger branco nesse filme original era zero km na época... Uma coisa que fico triste, é que nesses remakes e nos originais também eles destroem centenas desses carros, um que vi que foi bastante destruído foi o famoso Charger 68, esse carro já foi destruído milhares, nos corridas contra o destino, nos Velozes e Furiosos, naquele outro filme do Nicholas Cage, aquele que ele vai para o inferno, mas um que acho que esta em extinção de tanto destruírem carros é aquele Impala do Sobrenatural, cada temporada acho que eles inutilizam uns 100 carros, teve uma série que não lembro o nome agora, que a cada episódio eles destruiam um Charger 68, esse carro esta ficando raro agora de tanto usarem em filmes e destruírem :cry:

Sobre jogos, lembro que em Shadow Warrior, na primeira fase, aparece um carrinho de controle remoto do Mach 5 de Speed Racer, o personagem até fala, Go Speed Racer Goooo! Tem uma fase do Duke Nukem 3D Atomic que tem o tema do Missão impossível, fora outros que observei durante anos, mas que não lembro agora, são muitos :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Odin o Gone in 60 seconds original e coloquei o link to post inicial, assisti ele ontem ainda, já o Corrida contra o destino original eu nunca achei nem em torrent e muito menos com legendas.

A série e filme aonde destruiram vários Dodge charger de 1968 é Dukes of Hazzard(Os gatões no Brasil), essa eles detonavam sem dó dos carros mesmo.

Muitos dos carros da Chrysler eram usados em filmes porque na época ela vendia os carros bem baratos para as empresas e dizem que eles também alugavam por 1 dólar por dia. Pode ver que os filmes dos anos 70 principalmente as viaturas policiais eram tudo da linha Chrysler.

Estava vendo as conquistas dos jogos que tenho e achei uma citando o De volta para o futuro no jogo Forza Motorsport 4, amanhã vou tentar ganhar ela.

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Odin »

Pois é, era essa a série mesmo... Muita gente detesta essa série por isso :lol:

Parece que agora alguns filmes estão usando réplicas desses carros, deviam criarem indústrias para fazerem réplicas de carros antigos para o cinema, me da vontade de chorar quando assisto algum filme com carros antigos e verem eles sendo destruídos sem dó, que pecado... Carros sagrados que sempre desejei ao menos dar uma volta pelo menos em um :lol:

Eu sempre gostei bastante do DeLorean, desde quando assisti aos De Volta para o Futuro pela primeira vez, foi um dos primeiros carros que me chamou a atenção quando criança... Agora que você falou dele, lembrei que ele aparece em RE 2 e 3:

Imagem Imagem

No RE2 também aparece o Mini Cooper do Mr Bean :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Pois é, e hoje em dia esses carros são caros, eles tem que usar replicas em alguns filmes mesmo.

Muito bacana esse DeLorean, e ainda está coberto com uma bandeira, muito legal. Esse RE2 é um jogo que queria muito.

Uma outra que é bacana também é no GTA V tem uma missão que você tem uma encomenda de roubar vários carros exóticos e em uma delas você tem que se infiltrar em um estúdio de gravação, roubar as roupas do personagem e entrar na cena pra conseguir roubar um Aston Martin igual do filme 007, e inclusive na fuga você consegue usar todos os truques do carro pra despistar, dá pra usar os pregos pra furar os pneus, as metralhadoras na dianteira do carro, etc.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Odin »

Nunca tinha visto essa missão do GTA 5, deve ser muito legal :lol:

Desde o San Andreas a Rockstar colocava carros parecidos com carros de verdade, nele tinha carros bastante parecidos com o GT-40, Viper, Pontiac Trans AM, Kombis entre outros, mas sempre com seus famosos nomes de carros, Voodoo, Cheeta, Stallion, Uranus, entre outros :lol:

Esse Delorean da bandeira dos EUA eu já tinha reparado a mais de 10 anos quando joguei RE3 pela primeira vez, mas só me dei conta desse do RE2 a alguns anos, pois quase nunca jogava o cenário 2 do RE2, nele aparecia outros carros e motos também, sempre fiquei curioso com aquela moto que aparece antes do personagem entrar na delegacia :D
Imagem

Imagem

Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Essa missão é bem bacana, depois você ainda usa esse Aston Martin quando vai fazer a entrega dos carros roubados.

Acho que eles fazem isso pra não ter que pagar por usar o nome real dos carros, igual nos Forza mais antigos, os carros da Porsche se chamam RUF, acho que só depois que eles fecharam uma parceria com a marca pra usar o nome real.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por Odin »

GuiLobato escreveu:Essa missão é bem bacana, depois você ainda usa esse Aston Martin quando vai fazer a entrega dos carros roubados.

Acho que eles fazem isso pra não ter que pagar por usar o nome real dos carros, igual nos Forza mais antigos, os carros da Porsche se chamam RUF, acho que só depois que eles fecharam uma parceria com a marca pra usar o nome real.
Pois é, no GTA é isso mesmo, mas eles copiam descaradamente os carros, mas acho que isso não é considerado ilegal, só se usasse os nomes mesmo :lol:

Sobre o RUF, ela existe de verdade, essa marca também tem nos jogos do Gran Turismo, ela é uma marca alemã alternativa que fabrica carros sobre os chassis da Porshe, como acho que as produtoras não querem pagar uma grana preta para ter os carros da Porshe, elas vão e Ruf mesmo que provavelmente é mais barato a licença :lol:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruf_Automobile
Imagem

Imagem

Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Referências a filmes nos jogos.

Mensagem por GuiLobato »

Deve ser isso mesmo, essa por ser uma empresa menor deve ser bem mais barato.

No GTA eles são quase idênticos, no GTA 5 tem um porsche muito igual o 911 mas eles mudaram só as lanternas traseiras, acho que isso já tira qualquer problema.
Responder