Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Libert_Vance
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am

Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Libert_Vance »

Fala pessoal, estou lançando esse tópico com o intuito de esclarecer um fato curioso do período incerto de representação da Nin**ndo pela NC Games aqui no Brasil, mais precisamente na época do Nin**ndo GameCube. Não bastasse o desempenho 'sob os radares' (ou melhor, cult) do respectivo console-cubo mundo afora, eclipsado, como bem sabemos, pelo Play2, a instável relação da Nin**ndo com o mercado brasileiro pós rompimento com a sua representante nacional, a Gradiente, de logo Playtronic, significou um enorme revés à cruzada de popularização do GC no Brasil. E muito provavelmente em torno dessas questões, todos os jogos do console-cubo, como sabemos, apesar de lançados por aqui através de certa representatividade, nunca foram devidamente localizados em português BR.

Grosso modo, é isso que se costuma veicular, MAS, conforme um anúncio de propaganda de contracapa da NC Games estampado em diversas edições antigas, de 4ª e 5ª dezena da revista Ni***ndo World, numa nota de exceção a essa tendência

Imagem

podemos ver o que parecia ser um esforço primário, no mínimo interessante, de promover o console e sua line up inicial de 6 jogos para o público brasileiro. Pela imagem pouco dá pra se notar de específico desse tal de material traduzido, a não ser que parecia uma imagem de fins ilustrativos, mas olhando-se bem de perto, pode-se discernir o clássico 'manual de instruções' escrito no canto inferior. Ou seja, além do conjunto completo original americano caixa+encarte+manual+MiniDVD, estava sendo disponibilizado um segundo manual em português do Brasil e (como fiquei sabendo mais tarde, quando vim a ter um desses em mãos) de dimensões maiores do que o tradicional! Logicamente, o manual sendo maior (do tamanho do case), ele era vendido plastificado por fora, como um brinde acoplado à respectiva versão do jogo.

Bom, tenho resistido em escrever algo à respeito, basicamente porque não tinha conseguido nenhum material que pudesse apresentar em primeira mão à vocês, comprovando essas informações. Mas por muita sorte acabei adquirindo uma versão completa do jogo Eternal Darkness, dessa primeira leva nacional e que, por uma feliz coincidência, veio, inadvertidamente, com um desses manuais traduzidos. Digo isso porquê, à época, eu não sabia desse segundo manual mas o vendedor me garantiu que tinha comprado tudo junto, mesmo também não sabendo me explicar o porquê desse tal material extra.
Abaixo estão as fotos comparativas do meu exemplar:

Imagem


Imagem


Imagem

Só não dá pra saber se havia planos de se estender essa confecção de manuais em português para outros jogos, ou era mesmo só uma linha já planejada de primeiros jogos... Bom, fica a dica^^ Se alguém achar outro exemplar não mencionado, que compartilhe aqui!
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Jair »

Interessante, provavelmente teve mais. Difícil é achá-los.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Libert_Vance
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Libert_Vance »

Jair escreveu:Interessante, provavelmente teve mais. Difícil é achá-los.
Jair, eu até espero que tenham sido feitos mais, porém nunca encontrei outra imagem de promoção comprovando essa suposição. E eu também nunca vi nenhum outo manual em português além dos de Smash Bros Melee, Wave Race Blue Storm e esse meu do Eternal Darkness. O problema de encontrá-los é que, como eles vinham por fora do case do jogo, muitos compradores desavisados devem ter simplesmente descartado-os. E considerando, claro, que todo o estoque dessa leva "nacional" foi, de fato, vendido e não recolhido. O curioso é que nem todas as cópias desses 6 jogos à venda eram nacionais, muito pelo contrário, já que era comum encontrar os mesmos jogos sendo vendidos como a edição americana, convencional. O que me leva a crer que essas versões específicas nacionais, além de ser de tiragem muito limitada como promoção de 'inauguração do sistema' em território nacional, foi, muito provavelmente, a primeiríssima leva desses jogos no Brasil.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Jair »

Bem interessante mesmo, belo achado.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Odin »

Com certeza esses jogos com manuais em português foram um dos poucos lançados aqui no Brasil de forma oficial, eles devem ter sido uns dos poucos jogos fabricados aqui também pela Gradiente, mas a parceria dela com a Ni***ndo já estava quase no fim, então foram produzidos poucos jogos :cry:

A Gradiente já chegou a lançar o Game Cube aqui, eles são raros de se achar, mas existem, pena que nunca vi um pessoalmente, dizem até que a bios é em português, mas infelizmente nunca a vi... Como ele chegou a ser lançado aqui, com certeza também foram fabricados alguns jogos e acessórios nacionais, mas a produção não deve ter durado nem 1 ano, já que a parceria acabou em 2003...

Confesso que tenho certa mágoa com a Ni***ndo pelo descaso dela com o Brasil, ela até que estava sendo bem representada pela Gradiente, mas depois que acabou essa parceria parece que a Ni***ndo não esta nem ai para o Brasil mais... :-x
Imagem

Imagem

Imagem
Libert_Vance
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Libert_Vance »

É isso mesmo Odin, dado que a Gradiente representou só o despontar da vida do GC aqui no Brasil, os unicos jogos que ela de fato localizou, foram os seis aí de cima. Inclusive tirei uma foto da parte de trás do manual do Eternal Darkness que mostra o registro de distribuição Gradiente.

O que pode confundir é que, depois de terminada a parceria com a Gradiente, a NC Games logo em seguida começou a distribuir os jogos, mas ao invés de continuar a linha de trabalho de localização à exemplo da Gradiente, não, ela só traduzia o folheto genérico de segurança e estampava um selo azulzinho metálico no centro da arte de capa do jogo.

Pelo menos isso ainda era pouco frente ao que a empresa faria depois com os jogos de PS3 e Wii, cobrindo quase metade da arte de trás do case com um informativo inútil.
Libert_Vance
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Libert_Vance »

Imagem

A imagem acima é da parte de trás do manual d Eternal Darkness... Distribuição Gradiente. Última vez que o nome dessa empresa esteve associada à Ni****do. Some-se a isso o rompimento da Rare com a Ni***ndo e temos motivos em dobro pra lamentações... 2003 não foi um ano fácil mesmo.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Odin »

Libert_Vance escreveu:A imagem acima é da parte de trás do manual d Eternal Darkness... Distribuição Gradiente. Última vez que o nome dessa empresa esteve associada à Ni****do. Some-se a isso o rompimento da Rare com a Ni***ndo e temos motivos em dobro pra lamentações... 2003 não foi um ano fácil mesmo.
Temos que lamentar 2003 mesmo... :D

Depois desse jogo a Ni***ndo não esteve nem ai para o Brasil mais... E a Rare por um bom tempo levou a Ni***ndo nas costas, principalmente na geração do N64... Essa parceria foi lendária, talvez por causa da Rare o SNES conseguiu vencer a guerra dos 16 bits e com certeza se não fosse ela, o N64 teria sido um fiasco talvez maior que o Virtual Boy, mas ele foi um grande console principalmente por causa dos jogos da Rare... E agora essas parcerias não existem mais...
Imagem

Imagem

Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Rogue »

haha eu lembro. Eram só esses 6 mesmo. Acho que até já discutimos isso aqui a alguns anos.

Com isso o GBA SP ficou sem representação né. Será possível que a Gradiente não conseguia manter só o Game Boy Advance pra ter lucro?

Poxa...
^^
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por darini »

Odin escreveu:
Libert_Vance escreveu:A imagem acima é da parte de trás do manual d Eternal Darkness... Distribuição Gradiente. Última vez que o nome dessa empresa esteve associada à Ni****do. Some-se a isso o rompimento da Rare com a Ni***ndo e temos motivos em dobro pra lamentações... 2003 não foi um ano fácil mesmo.
Temos que lamentar 2003 mesmo... :D

Depois desse jogo a Ni***ndo não esteve nem ai para o Brasil mais... E a Rare por um bom tempo levou a Ni***ndo nas costas, principalmente na geração do N64... Essa parceria foi lendária, talvez por causa da Rare o SNES conseguiu vencer a guerra dos 16 bits e com certeza se não fosse ela, o N64 teria sido um fiasco talvez maior que o Virtual Boy, mas ele foi um grande console principalmente por causa dos jogos da Rare... E agora essas parcerias não existem mais...
Um jogo de que tenho certeza da versão "nacional" é o need for speed most wanted. Cheguei a tê-lo com esse manual externo. O triste é que vendi o jogo sem ele, mas acabei jogando fora meses atrás numa arrumação que fiz no meu quarto.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
mattmess
Mensagens: 604
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 4:09 pm
Localização: Novo Horizonte

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por mattmess »

O meu GameCube é nacional, com a BIOS em português. Comprei do darini. Já os jogos eu não posso provar, mas lembro de ter visto um Luigi's Mansion com o encarte nacional nas Americanas.
"A única função legítima que um computador pode exercer é executar games." - Eugene Jarvis, criador de Defender e Robotron.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6065
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Os Seis Jogos de GC e seus Manuais Made In Brazil

Mensagem por Jair »

BIOS em português? Acho que todos são, não?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder