Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

Criançada, faz algumas semanas eu li um boato interessante na net. Ele dizia que a Hyperkin, notória fazedora de clones do NES para os dias de hoje, iria demonstrar na Midwest Gaming Classic seu novo console, que supostamente rodaria NES, SNES, Mega e Game Boy Advance em uma única plataforma. Até aí nada de mais, toda semana parece que sai um bicho desses lá fora. O que diferenciava este Retron 4 era uma anunciada saída HDMI a 720p. Fiquei meio cabreiro e esperei para ver qual é.



Aí vem a convenção, e os caras apresentam (meio nervosamente) o bicho, que agora ganhou um slot de Famicom e o nome de Retron 5:

Imagem

Link para os slides da apresentação:

http://hyperkin.com/blog/2013/03/retron ... g-classic/

Em resumo: o console promete ser compatível até com os chips especiais dos cartuchos (desde sempre o ponto fraco dos clones), suporte aos três tipos de controles clássicos, um joystick bluetooth com microswitches (lembram do Neo Geo CD?), saves, aceleração de velocidade, áudio melhorado etc. No vídeo, eles anunciam que iriam demonstrá-lo em funcionamento com Street Fighter Alpha 2 de SNES, outro terror dos clones, mas não achei gameplay disso ainda. Ah, e vai sair custando menos de 100 doletas.

Confesso que sou bem preconceituoso com esses clones novos, mas fiquei interessado nesse carinha para o NES... Se rodar conforme o prometido, o som for bom e não engasgar com os Castlevania III e Maniac Mansion da vida, rola demais comprar um pela qualidade do vídeo.

O que acharam dele?
Imagem
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Será que ele também é compatível com os jogos do Game Boy Classic? Seria uma mão na roda usar sua aceleração para subir o nível dos Pokémons do GBA ou de qualquer outro RPG até o limite. Pena que não veio com slot para Game Gear (aí seria refeição completa). Em todo o caso, é sempre bom esperar pela opinião de quem já tiver comprado (já que você mesmo disse ser desconfiados dos tais clones).
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

Ankoku Dragon escreveu:Será que ele também é compatível com os jogos do Game Boy Classic?
Tanto o Classic quanto o Color, está confirmado no release deles. Na demonstração, alguém pergunta se, com um adaptor (tipo o da Tototek ou o clássico da Dynacom) seria possível ele funcionar com jogos da Master. O cara responde que, embora não possa dar uma confirmação oficial, ele não vê porque não. É o mesmo cara que disse que roda Virtua Racing de boa mas confessou não saber o que era um filtro HQ2X. Logo... <geek>
Em todo o caso, é sempre bom esperar pela opinião de quem já tiver comprado (já que você mesmo disse ser desconfiados dos tais clones).
Pois é, estou louco para ver um gameplay ou review dele. E sou desconfiado porque a maioria desses clones não passa de Polystations em plásticos melhores. Dois exemplos práticos:

. certa vez, eu vi um clone chinês que reproduzia inacreditavelmente bem os canais extras de som do Famicom, coisa que o NES não faz. Mas o sujeito apenas conseguiu mostrar a tela inicial dos jogos, pois que a qualidade do console era tão ruim que o conector de controles se partiu na mão dele ao tentar encaixar um joystick. :roll:
. um par de anos atrás, eu descobri um desses clones de NES e SNES conjugados que tinha uma saída s-video. Como estava no auge do meu amor para com esse tipo de conexão, fui louco ver os reviews... Descobri que o lado NES só funcionava com o vídeo composto normal, além do som do lado SNES (se bem me lembro) parecer um enxame de abelhas a:xa

Por umas dessas, é que eu só vou acreditar nesse clone depois de ver um Akumajou Densetsu da vida rodando lisinho nele, sem filtros e tal. E aí eu me despeço do tubão com todas as honrarias.
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por darini »

Tenho um FC-3 não-sei-o-quê, que peguei com o Natale. Até que não é tão ruim assim, não. Roda Starfox de boa, portanto deve rodar o Virtua Racing também.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Vectorman »

darini escreveu:Tenho um FC-3 não-sei-o-quê, que peguei com o Natale. Até que não é tão ruim assim, não. Roda Starfox de boa, portanto deve rodar o Virtua Racing também.
É esse que tu tens, Dadá?
Imagem
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por darini »

Quase igual. O meu tem 3 entradas: MD, SNES e NES. O adaptador Mega / Master também funciona de boa.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

Se eu não me engano, esse seu é um dos que tem a melhor compatibilidade, inclusive ele roda Super Mario RPG se for o que estou pensando. Mas ainda assim, coisas mais complexas como Castlevania III e até umas surpresas como Gauntlet não devem rodar.
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

Informações bacanas: perguntei a alguns companheiros de um fórum estrangeiro que foram à MGC se tinham visto o console por lá. Todo mundo que teve a oportunidade de jogá-lo ficou surpreso com o bichinho em ação, disseram que Street Alpha 2 de SNES roda macio nele, tanto em HD quanto numa TV de tubo (deixaram ambos ligados lado a lado). Também disseram que o controle é supreendentemente bom, responde bem e é confortável de usar.

Agora, a melhor parte: um deles bateu papo com um dos desenvolvedores da Hyperkin e ele contou em off um detalhezinho que não estava na apresentação, se não me engano: o produto final vai ter a possibilidade de transferir saves, via USB e cartão SD, do computador para os cartuchos e vice-versa. Agora, pensem nas possibilidades disso... <oldmrgreen>
Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por darini »

Ele é tudo aquilo que o Zeebo poderia ter sido.
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

darini escreveu:Ele é tudo aquilo que o Zeebo poderia ter sido.
Né?
Imagem
Avatar do usuário
thiago_jp
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 11:20 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por thiago_jp »

Em um Mercado Livre da vida deve chegar custando uma fortuna a:cry:a
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por darini »

Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Kollision
Mensagens: 802
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 5:16 pm
Localização: Cuiabá - MT
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Kollision »

nosa

+ de 30.000 jogos
rodan entre 85% e 95% igual ao originais

obrigado kero naum
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por darini »

Gostei do novo eufemismo criado pelo povo no ML: "brindes".
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Retron 5, o retroconsole de cartuchos definitivo?

Mensagem por Corredor X »

Esse troço rodando Mega consegue ser pior do que meu velho 486 emulando em 1997. Sério.
Imagem
Responder