[Dossiê Space Invaders]

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Kobayashi
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[Dossiê Space Invaders] - O Game que Revolucionou a Indústria dos Jogos Eletrônicos!

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Kobayashi jogando o mega clássico Space Invaders em sua versão original para arcade (1978)

Introdução

Space Invaders é um game mais importante para a indústria dos jogos eletrônicos do que se imagina. Lançado pela desenvolvedora Taito Corporation no distante ano de 1978, ele viria a se tornar o pai de todos os shoot´em up e um dos games mais importantes e influentes de todos os tempos!

Sucesso comercial absoluto em seu tempo, Space Invaders foi o primeiro shoot´em up também conhecido como shmup, gênero que engloba games em que o protagonista combate um grande número de inimigos, atirando neles e ao mesmo tempo desviando de seus tiros. Cabe um parêntese aqui: Spacewars! concebido em 1961 não é considerado um shmup legítimo ou verdadeiro, visto que neste game apenas dois jogadores, cada um controlando uma nave, duelam um contra o outro não se encaixando, portanto, na definição de shmup descrita acima. Particularmente, considero Spacewars! apenas um shooter com elementos de simulação espacial (há a presença do elemento gravidade no jogo).

Conheça a trajetória do mega clássico Space Invaders acompanhando as linhas que se seguem:


História e Legado

Space Invaders foi criado pelo experiente designer japonês Tomohiro Nishikado. O primeiro protótipo do game consistia em atirar em pessoas, aviões e tanques. Entretanto, quando a Taito viu o protótipo disse a Nishikado: “você não pode atirar em pessoas e você não deve criar uma imagem de guerra”, então Nishikado mudou imediatamente seus planos, convertendo os personagens do game para monstros, contudo, ele ainda estava tentando decidir sobre qual foco e rumo deveria dar ao game, foi quando então ele ouviu falar sobre um filme de ficção científica que estava sendo produzido nos Estados Unidos. O nome do filme era Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977). Com base nesta influência ele decidiu focalizar o jogo no espaço e convertou os monstros em aliens, os invasores (invaders) do espaço que dão título ao game.

A inspiração de design para os elementos de Space Invaders veio inicialmente do romance Guerra dos Mundos de H.G Wells. É importante ressaltar que esta influência só pode ser atribuída para a nave-mãe que cruza a tela durante o jogo e que foi o primeiro sprite desenhado por Nishikado no game. Já os invasores em si foram inspirados em criaturas marinhas tais como: polvos, lulas e caranguejos.

Finalizada a versão final, o game foi lançado para arcade e virou um imenso sucesso no Japão e no Estados Unidos. No Japão, chegou ao ponto de causar um inusitado problema: a falta de moedas de 100 yens (justamente as que eram utilizadas para jogar Space Invaders!) Foram relatados até casos de pessoas que furtavam para jogar o game!

Shigeru Miyamoto, o pai de Mario, considera Space Invaders um game que revolucionou a indústria dos jogos eletrônicos. No site IGN, Space Invaders é citado em primeiro lugar na sua lista dos Top 10 jogos mais influentes (vide aqui: http://games.ign.com/articles/840/840621p1.html ).

Com enorme popularidade, Space Invaders abarrotou de dinheiro os cofres da Taito Corporation, tornando-se uma das mais bem sucedidas peças de entretenimento de seu tempo rivalizando até mesmo com o blockbuster do cinema Guerra Nas Estrela que, ironicamente, foi uma das inspirações na concepção deste clássico game.

A versão de Space Invaders para o console americano Atari 2600 que viria ser a primeira licença oficial de um arcade convertida para um console, datada de 1980 se tornou o primeiro Killer App para consoles de mesa vendendo mais de um milhão de unidades e quadruplicando as vendas do Atari 2600! A versão do Atari 2600, entretanto, não foi meramente uma cópia da versão original, pois os desenvolvedores colocaram diversas variações do game (acessíveis através do botão select) o que agradou muito tanto a crítica quanto os jogadores.

Com a popularização de Space Invaders, outras empresas de entretenimento eletrônico decidiram também investir no gênero, lançado nos anos seguintes outros shmups sendo que os que mais se destacaram foram: Asteróides da Atari, Galaga/Galaxian e Xevious da Namco, Defender da Willians, Scramble, Super Cobra e Gradius da Konami, R-Type da Irem e isso só para citar alguns do primeiros, vindo muitos outros depois não só para arcade, mas para consoles de mesa.

Vale a pena mencionar que Pac-Man (1980), outro mega clássico dos arcades, só seria lançado dois anos depois de Space Invaders, então, de certa forma, Pac-Man se beneficiou da massificação dos arcades iniciada com Space Invaders.


O Game

O objetivo de Space Invaders é conter, através do seu canhão laser, uma horda de detestáveis invasores espaciais que estão atacando o planeta Terra e desejam invadi-lo a todo custo. Na empreitado, você acumula pontos a cada invasor abatido, sendo que à medida que os aliens vão sendo eliminados, sua movimentação na tela, bem como a músicas, tornam-se cada vez mais rápidos proporcionando momentos crescentes de adrenalina durante a jogatina (o último alien de cada estágio, como visto no vídeo acima, é barra pesada, se deslocando muito rapidamente).

Ao derrotar toda a onda de aliens inimigos na tela, uma nova onda aparece e assim indefinidamente, até o jogador sucumbir. Sim, os invasores são invencíveis. :D


Space Invaders trouxe inovações importantes para o mundo dos games que posteriormente seriam copiadas em inúmeros jogos:
  • Foi o primeiro a utilizar a idéia de dar um número de vidas limitado aos jogadores. Após perder a última vida, o game terminava.
  • O game popularizou o conceito de High Scores (melhores pontuações) e o foi primeiro a permitir que eles fossem salvos na própria máquina do arcade, estimulando assim outros jogadores a tentarem superá-lo.
O hardware utilizado em Space Invaders era o seguinte:

CPU : 8080 (@ 1.9968 Mhz)
Chip de Som : SN76477 (@ 1.9968 Mhz)
Orientação da tela: Vertical
Resolução de vídeo : 224 x 240 pixels



Sequências

Space Invaders recebeu várias sequências nos arcades, bem como diversas conversões para consoles. Nas linhas seguinte, Irei focar apenas nas principais sequências lançadas para os arcades:
  • [*] Space Invaders - Part II (1980)

Kobayashi jogando Space Invaders - Part II

Nesta primeira sequência de Space Invaders lançada para arcade em 1980, a paleta de cores aumentou, tornando o jogo mais colorido se comparado ao primeiro da série. Houveram também melhorias no gameplay, além de ser o primeiro jogo da história a inserir uma intermissão entre as fases.
  • [*] Return of the Invaders (1985)

Kobayashi jogando Return of the Invaders

Cinco anos depois de Space Invaders – Part II é lançado o game Return of the Invaders. Houve diversas mudanças significativas não só no departamente gráfico e de cores, como também uma maior complexidade de movimentos e padrão de ataque dos aliens.
  • [*] Space Invaders '91

Kobayashi jogando Space Invaders '91

Lançado no ano de 1991 e também conhecido como Majestic Twelve: Space Invaders part IV. Esta sequência trouxe diversas novidades a série, como power-ups que podem ser pegos ao abater a nave mãe que cruza a parte superior da tela. Estes powerups permitem tiros possantes de laser que arrasam muitos invasores de uma tacada só; congelamento do tempo (uma enorme borboleta aparece na tela, conforme pode ser vista no vídeo acima) e neste momento o movimento dos aliens cessa, facilitando sobremaneira atingi-los e etc. Um game muito legal em minha opinião.
  • [*] Space Invaders DX (1994)

Kobayashi jogndo Space Invaders DX

Esta versão foi uma espécie de homenagem a série, trazendo de volta os clássicos com uma série de novas opções como um modo competitivo de dois jogadores, a inclusão de um modo paródia, onde no lugar do canhão padrão podem ser usados outros personagens vistos em outros famosos jogos da Taito como Bubble Bobble, Arkanoid, Darius e etc.
  • [*] Space Invaders ´95

Kobayashi jogando Space Invaders '95

Game muito bom com gráficos bonitos e fofinhos, sons muito legais, jogabilidade agradável e bosses no final de fases! E uma novidade super bem vinda: a qualquer momento você dispõe de um canhão em que, pressionando o botão de tiro e mantendo pressionado, permite disparar poderosas rajadas de laser e arrasar vários inimigos de uma só vez (sistema semelhante ao de R-Type)


Space Invaders nos dias de hoje:

Space Invaders está presente nos consoles e portáteis atuais como o DS, PSP, Wii, Xbox 360 e PS3. Uma das versões mais badalas pelo público e crítica é Space Invaders Extreme:

Kobayashi jogando Space Invaders Extreme

Outros games são Space Invaders Infinity Gene (PSN e XBLA), Space Invaders Get Even (Wii), Space Invaders Revolution (DS), Space Invaders Evolution (PSP) e Space Invaders Extreme 2 (DS)

Como todo clássico que se preze, a saga de Space Invaders não tem prazo para acabar. <oldmrgreen>

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<oldlol>

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