Análise: Fighter´s History Dynamite ( Neo Geo / Arcade )

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Análise: Fighter´s History Dynamite ( Neo Geo / Arcade )

Mensagem por B - Mark »

Análise: Fighter´s History Dynamite ( Neo Geo / Arcade )

Imagem

Título: Fighter´s History Dynamite ( Karnov´s Revenge na Europa )
Plataforma: Neo Geo / Arcade
Gênero: Luta 1 X 1
Fabricante: Data East
Memória: 122 Mega
Ano: 1994


Imagem
Capa do jogo - Japão

Imagem
Capa do jogo - Europa

Depois de fazer o review do Fighter´s History para Super NES, agora trago o review de sua sequência que é Fighter´s History Dynamite.

Mudanças na nova versão

Imagem

Feilin teve o visual desse golpe mudado, provavelmente para evitar novos problemas nos tribunais

Em 1994, a Data East foi processada pela Capcom por causa de seu jogo de luta Fighter´s History que foi criado com o objetivo de pegar carona no sucesso de Street Fighter II, estrelado por Ryu e cia assim como outras empresas cujos principais exemplos são a SNK com Fatal Fury, Art of Fighting, Samurai Shodown, King of Fighters entre outros títulos e a Midway com Mortal Kombat que tiveram sucesso e conseguiram fazer frente ao SF2 mas a Data East ao produzir seu proprio jogo de luta para concorrer com SF2 acabou exagerando nas semelhanças e o resultado parou nos tribunais onde milagrosamente conseguiram vencer a Capcom.

No mesmo ano, a Data East lançou a sequência de seu jogo chamada Fighter´s History Dynamite para o Neo Geo da SNK já que em 1993 ela se tornou uma das poucas softhouses licenciadas para dar suporte ao videogame considerado de elite e também para a placa MVS dos Arcades e uma versão para Neo Geo CD.

O Arcade do Fighter´s History tinha seu controle copiado do SF2 que era uma alavanca e 6 botões ( 3 de soco e 3 de chute nos níveis fraco, médio e forte ).

Como o jogo foi feito para o Neo Geo que tinha 4 botões só ficaram os socos e chutes nos níveis fraco e forte.

Alguns personagens também foram alterados como Matlok, que passou a usar cabelo vermelho e calça azul no lugar do cabelo loiro e calça verde provavelmente para reduzir sua semelhança com o Guile do SF2 já que ele também tinha alguns golpes smilares ao dele e Feilin que teve mudanças no grafico de seu golpe que lembra o Flash Kick de Guile.

Os cenarios tambem sofrem mudanças a cada round. Um exemplo e o cenario do Mizoguchi que no Round 1 se passa ao entardecer e no Round 2 se passa a noite.

Outra novidade do jogo são a inclusção de golpes que tiram mais da metade da energia do adversario, que na epoca era novidade e que surgiu em Fatal Fury 2 e Art of Fighting, produzidos em 1992.

Na Europa, um novo título

Imagem

Ao contrário do jogo anterior que manteve seu título original ao redor do mundo seu nome por lá é Karnov´s Revenge, o que acaba gerando uma confusão porque Karnov estrelou um jogo de plataforma para Arcades que teve versões para outros sistemas como o NES.

Muitos podem pensar que Karnov´s Revenge seja uma sequência do jogo de plataforma que saiu em 1987 ao invés de uma sequência do Fighter´s History.

Controle

Imagem

How to Play: Sempre presente nos jogos para Arcades e Neo Geo

A - Soco Fraco
B - Soco Forte
C - Chute Fraco
D - Chute Forte

Champion Edition
O jogo mais parece uma expansão do anterior do que uma continuação porque não teve nenhuma mudança em seu sistema de jogo.

Ele conta com os 9 lutadores anteriores mais a possibilidade de jogar com os 2 chefes sem truques como na versão para SNES e 2 novos lutadores que no caso são Yungmie e Zazie mais o personagem secreto Ox, que veio do Karate Champ.

Clown e Karnov, os 2 chefes do jogo anterior ainda tem o mesmo status de chefes nesta continuação.

Os lutadores

Imagem

O jogo tem 14 lutadores que estão divididos em 4 grupos que são veteranos, novatos, chefes e secreto.

Veteranos:

- Ray ( EUA ): Ganhou um golpe especial que se trata de uma versão mais poderosa de sua corrida com cabeçada.

- Feilin ( China ): Seu golpe similar ao Flash Kick de Guile teve seu grafico alterado pelo fato dele ser quase identico ao do militar do SF2, Alem das cores de suas roupas terem sido mudadas.

- Ryoko ( Japão ): Ganhou um golpe especial que e um super arremesso. Similar ao Dynamite Izuna Otoshi de Jubei Yamada do Fatal Fury 2. Seu cenario se passa no festival Japones Bon Odori.

- Mizoguchi ( Japão ): Seu novo golpe chama - se Special Tiger Bazzoka.

- Jean ( França ): Seu novo golpe e um salto mortal que serve como anti aereo.

- Marstorius ( Itália ): Não notei nenhuma mudança no gladiador.

- Matlok ( Inglaterra ): O punk teve suas cores mudadas alem de ganhar um especial que tira muita energia do oponente. Desta vez ele entrou no novo torneio visando obter recursos para financiar uma turne mundial de sua banda.

- Samchay ( Tailândia ): Seu golpe em que ele agarrava o adversario e dava cotoveladas na cabeça dele foi amenizado em relação ao jogo anterior.

- Lee ( China ): Assim como Marstorius tambem não percebi nenhuma mudança nele em relaçao ao jogo anterior. No 2o round, passa a chover em seu cenario, mas os lutadores não se molham. Somente o mestre de LEE e seus alunos que acabam pegando chuva.

Novatos:

Imagem

Yungmie e Zazie: Luta entre novatos na selva do Quenia

- Yungmie ( Coréia do Sul ): Lutadora de Tae Know Do que deseja vingar a morte de seus pais que foram mortos por Karnov. Curiosamente ela anda parecido com o Ryu e tem um pulo acrobatico parecido com o da Chun Li.

- Zazie ( Quênia ): Lutador de Karate Queniano que sonha em ser famoso.

Chefes

Clown ( Origem desconhecida )
Imagem

Não notei nenhuma mudança em Clown, comparado com a versão do Super NES. Seu cenario se passa em um castelo que aparece arruinado no 2o Round alem dele ser menos fantasioso que seu cenario do jogo anterior.

Karnov ( Rússia )
Imagem

O lutador responsavel pela organização do torneio quer vingança pela sua derrota anterior.
Seu sprite foi mudado e agora ele esta mais alto e gordo alem de contar com uma cicatriz na barriga. Seu cenario de passa em um castelo na Russia no periodo do inverno e sua musica e a mesma do jogo Karnov para NES.

Secreto

OX
Imagem

Touro originario do Karate Champ que aparecia na fase de bonus do jogo. Para que ele apareça o jogador não pode perder um round e nem usar continues. Seu cenario e o mesmo do Ray, mas sem as pessoas assistindo.

Ox surge apos o final do personagem ser exibido.

Ports

Neo Geo CD - O jogo e o mesmo das versões em cartucho, mas com trilha sonora melhor e loadings entre os rounds

Saturn - Lançado somente no Japão, e necessario o uso do cartucho de 1MB para rodar o jogo.
Ele tambem tem como extra o jogo Fighters History - Mizogucho Kiki Ippatsu que foi lançado exclusivamente para Super NES.

Relançamentos
Apos a falencia da Data East em 2003, a G - Mode comprou os direitos de Fighters History Dynamite e de outros jogos da empresa e agora ela o colocou para download.

Virtual Console - O jogo foi relançado no sistema de downloads do Wii no dia 08 de Junho de 2010 no Japão pelo preço de 900 Wii Points no Japão. Ainda não tem data de lançamento nos EUA, Europa e Coreia do Sul.

Zeebo - A Tectoy trouxe esse jogo junto com alguns outros titulos da Data East apos fechar contrato com a G Mode. O jogo custa 1290 Z Credits, o que corresponde a R$ 12,90.

Mangá

Imagem

Em 1995, a Data East licenciou um Mangá ( HQ Japonesa ) com roteiro e arte de Genichiro Tsugumo composto de dois volumes e lançado somente no Japão.

Vol 1 - Lançado em 10 de Abril de 1995
Vol 2 - Lançado em 09 de Outubro de 1995

Minha opinião
Conheci esse jogo em 1994 atraves de uma materia da Ação Games, mas nunca consegui achar o jogo em nenhum fliperama ou o cartucho AES para jogar em locadora.

So pude joga-lo em 2003 atraves de emuladores.
Responder