Especial NES - Os jogos da Sega

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Especial NES - Os jogos da Sega

Mensagem por B - Mark »

Especial NES: Os jogos da Sega para o console

Nos anos 80, iniciou-se a rivalidade entre a Ni***ndo e a Sega com seus consoles de 8 bits que são respectivamente o NES e o Master System.

E outro ramo em que a Sega atuava era o dos Arcades onde surigiram vários clássicos da empresa como Shinobi, After Burner e Space Harrier.

Hoje em dia é normal ver um jogo da Sega para um sistema da Ni***ndo, após a empresa sair do mercado de consoles devido a problemas com o Dreamcast ela se tornou uma softhouse que produz jogos para os consoles de várias empresas, entre elas a sua ex-concorrente Ni***ndo.

Mas nos anos 80, com o sucesso de vários jogos de Arcades da Sega várias softhouses que produziam jogos para o NES conseguiram a licença da Sega para fazerem conversões de seus jogos para o NES.

E surpreendentemente a Sega autorizou as conversões de seus jogos para um sistemas concorrente, porque assim ela estaria ganhando dinheiro com isto.
Lembrando que na época a Ni***ndo impôs uma cláusula contratual que impedia as softhouses de fazerem jogos para sistemas concorrentes como o Master System.

Porém, vários destes jogos eram inferiores nos gráficos e até na jogabilidade se comparados aos jogos originais dos Arcades e até as versões do Master System, que tinha maior capacidade gráfica que o NES.

Curiosamente, nenhuma empresa lançou uma adaptção de Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star ou qualquer outro jogo da Sega que surgiu no Master System; só pegaram os jogos que saíram para Arcades.

Para ser sincero, não gostei do Shinobi e do Altered Beast para NES; mas reconheço que os After Burner 1 e 2 ficaram bons; e na minha opinião são os melhores jogos da Sega que foram convertidos para o NES.

Comparação: NES X Master System
Confiram aqui as imagens da versão de um jogo para NES quando é comparada com a versão do Master System:

After Burner - NES X After Burner - Master System
Imagem X Imagem

Fantasy Zone II - NES X Fantasy Zone II - Master System

Imagem X Imagem

Shinobi - NES X Shinobi - Master System

Imagem X Imagem

Space Harrier - NES X Space Harrier - Master System

Imagem X Imagem


Os jogos

After Burner
Imagem

Fabricante: Tengen
Ano: 1989

Conversão do jogo para Arcades onde vc controla um caça supersônico e que foi lançado somente nos EUA pela Tengen, uma subdivisão da Atari criada para produzir jogos para consoles da Sega e da Ni***ndo. Este jogo não tem a licença da Ni***ndo.

After Burner II

Imagem

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1989


2a versão do After Burner que saiu originalmente para Arcades e que ganhou uma versão para o Mega Drive e esta para o NES.
After Burner II saiu somente no Japão.

Alien Syndrome

Imagem

Fabricante: Sunsoft
Distribuidora nos EUA: Tengen
Ano: 1988


Jogo em que você escolhe entre os personagens Rick e Mary que estão dentro de uma nave alienígena e que terão que salvar seus amigos que foram capturados por aliens.

Jogo mediano que foi lançado no ocidente pela Tengen.

Fantasy Zone ( Japão - Sunsoft )
Imagem

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1987


Fantasy Zone é um shotter da Sega que saiu para Arcades em que você enfrenta várias criaturas estranhas denominadas menons que invadiram a Fantasy Zone; além do protagonista Opa - Opa ter marcado presença no anime Zillion, que foi produzido para divulgar o Master System no Japão.

É um jogo mediano com gráficos inferiores às versões para outros sistemas e que nunca foi lançado no ocidente.

Fantasy Zone ( EUA - Tengen )

Imagem

Fabricante: Tengen
Ano: 1989


Dois anos depois da Sunsoft lançar sua versão de Fantasy Zone para NES no Japão, a Tengen resolveu fazer a sua própria versão para o mercado americano.

Sua jogabilidade é mediana, mas seus gráficos ficaram bem inferiores à versão da Sunsoft que foi lançada somente no Japão.

Fantasy Zone II: The teardrop of Opa - Opa
Imagem

Fabricante: Sunsoft
Ano: 1988


Continuação de Fantasy Zone, na qual Opa Opa terá que enfrentar uma nova horda de menons.

Gráficos e jogabilidade medianas.

Fantasy Zone II só foi lançado no Japão.

Juuoki ( Altered Beast )
Imagem

Fabricante: Asmik
Ano: 1990


Conhecido como Altered Beast no Ocidente, este jogo conta a história de um centurião romano morto em batalha e que foi ressucitado por Zeus para salvar sua filha Athena das mãos de Neff, deus do Mundo Subterrâneo.

Este jogo, apesar de ser bem inferior a outras versões ele possui fases e criaturas exclusivas em que o personagem pode se transformar.

Shinobi
Imagem

Fabricante: Tengen
Ano: 1989


Esta versão de Shinobi para o NES foi baseada na versão do Master System e não na do Arcade.
Isso se deve ao fato do personagem ter medidor de life, que apareceu na versão do Master, já que no Arcade o personagem morre na primeira panacada que leva.

Space Harrier
Imagem

Fabricante: Takara
Ano: 1988


Space Harrier é um jogo bem conhecido nos Arcades e nos sistemas da Sega, mas esta versão do NES certamente é desconhecida por muitos pelo fato de ter saído somente no Japão.

O jogo possui gráficos e sons fracos, mas tem uma jogabilidade razoável.
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Especial NES - Os jogos da Sega

Mensagem por Edi (FZ2D) »

A SEGA deixar licenciar alguns de seus jogos de Arcade para o console da Ni***ndo na época ate que era compiensivel. Existem vários para PC-Engine. É visto que todos os jogos do SMS ficavam superiores em relação as versões do Nes, mas licenciar seus mascotes oficiais como Alexx Kidd e o concorrente direto de Final Fantasy na época seria tolice. Muito legal esse artigo B-Mark. Parabéns. :D
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Responder