Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Nós vamos ao encontro do mais forte!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Odin »

Infelizmente nunca joguei esse overday, pois esse é um dos jogos que só quero jogar o dia que tiver o cartucho original, pior que em 2014 perdi de comprar um Phantom System numa feira que tinha ele, o Adventure Island 3, mais uns jogos originais por 150 reais, naquele dia só tinha 50 reais e ofereci ele só pelo Metroid, mas o garoto que estava vendendo só queria vender o lote todo por 150, e não consegui comprar por falta de grana, quase chorei... :lol:

Mas é um jogo que talvez eu não curta muito por ser mais simples, mas o Super Metroid do SNES é uma obra prima, esse sim eu recomendo, é um dos meus jogos favoritos do SNES, só perde para o Zelda: A link to the Past, não sei se você já jogou esse, mas esse é outro patamar... Eu joguei muito pouco esse do NES, mas o pouco que joguei pude ver que a versão de SNES, que já zerei algumas vezes, é extremamente superior a ele, esse sim é um jogo interessante e bastante complexo.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Terminei Golden Axe Beast Rider, do PS3. Já fazia tempo que eu não terminava algo desse console, então pensei em dar uma olhada nos jogos que eu comecei no passado mas abandonei na metade por algum motivo, pra tentar terminar agora, e este foi o primeiro que vi.

Imagem

Há um consenso de que é um jogo ruim, mas enquanto eu jogava eu fiquei pensando, o que faz dele um jogo ruim, exatamente? Acho que o tipo de jogo escolhido, um hack and slash, é a escolha mais adequada para fazer em 3D algo próximo do que era Golden Axe em 2D. Tem jogo que é tão bugado (exemplo: Conan Exiles) que acaba se tornando um jogo ruim. Outros são repetitivos demais, acabam se arrastando a um ponto em que você acaba desistindo. Esse aqui não vi grandes bugs, a jogabilidade é OK, a duração é adequada (umas 5 horas no total), então acabei chegando à conclusão que ele "é ruim" por ser muito sem graça, na falta de uma expressão melhor. Os gráficos são ok (para a época), não horríveis mas não ótimos, fica na média. A jogabilidade também. O enredo também. Basicamente tudo é assim, mediano, fizeram apenas o suficiente pra passar de ano mas não apresentaram nada especial que faça você lembrar do jogo ou querer jogar cada vez mais, tanto que a minha nota seria um... 5. Nem 0, nem 10, a média. O que é uma pena, já que esse jogo acabou enterrando uma franquia que antes era tão boa.

O nome do jogo também não ajuda, dá a entender que o foco do jogo é montar nos bichos mas não é verdade. Tem sim partes onde você pode pode montar nos bichos que encontra ou que tira de inimigos, assim como já tinha nos jogos 2D. Não é que o jogo se baseie nisso ou algo assim. Tem até alguns lances legais que fizeram com isso pois cada bicho tem habilidades especiais (como ficar invisível para passar de alguns obstáculos, outros são mais fortes e podem derrubar algumas coisas, outros são pesados para serem deixados em cima de botões, etc). E não dá pra deixar de citar: o jogo é muito fácil, todos os inimigos sempre atacam com um brilho que pode ser laranja ou azul, se for laranja é só esquivar e contra atacar, se for azul é só rebater o golpe e contra atacar, não há grandes desafios.

Acho que não devem se aventurar novamente em um Golden Axe 3D tão cedo, mas quem sabe nessa onda de reviver franquias da Sega alguém faça um novo 2D, seria ótimo. Por hora, fico satisfeito por ter riscado esse da lista, meu TOC por deixar jogos pela metade agradece.


Edit: depois de terminar o Golden Axe dei uma olhada em outros jogos de PS3 e acabei lembrando de Puppeteer. Esse eu realmente não lembro por que larguei já que sempre achei ele excelente, provavelmente na época eu comprei algum jogo que esperava muito, dei uma pausa nesse pra continuar depois e acabei esquecendo completamente de voltar a jogar. E acabei descobrindo, ao carregar o save, que já estava na penúltima fase, então faltava só jogar mais um pouquinho pra terminar a:|a

Imagem

Pra quem não conhece, recomendo fortemente. É um jogo de plataforma com visão lateral que simula um teatro de marionetes, as fases se passam em um palco e você vai ouvindo as reações da plateia, é bastante original. Mas sem dúvidas o que mais me chamou atenção no jogo é a dublagem brasileira, uma das melhores que eu já vi (ou melhor, ouvi) em um jogo. Não botaram Roger, Pitty e afins, nem dubladores desconhecidos, o jogo é cheio de vozes que já estamos habituados. Por simular uma peça, o tempo todo há um narrador contando os acontecimentos, é a voz que mais se ouve no jogo, e na versão brasileira essa voz é do Carlos Campanille, que a maioria deve reconhecer por ser a voz do Freeza de Dragon Ball. As vozes são parte tão importante do jogo que a primeira coisa que aparece nos créditos são os nomes dos atores, inclusive com bastante destaque, normalmente os nomes dos dubladores são apresentados no fim dos créditos em uma listinha simples então achei legal terem dado tanto destaque.

Imagem

O jogo é exclusivo para PS3 e se bem me lembro chegou a ser "dado" na Plus em algum momento. Além disso, o disco é (ou pelo menos era) fácil de achar então não há desculpa para não jogar esse jogo simplesmente excelente.

Fica aí um vídeo do começo do jogo, para ilustrar a dublagem.

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

Soul Calibur 2, Xbox

Ainda prefiro o primeiro jogo no Dreamcast, mas essa segunda versao tamb'em 'e muito boa! Terminei com o Kilik numa jogada rapida.
2021-03-26 23_44_17-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg
2021-03-26 23_44_17-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg (14.64 KiB) Exibido 1786 vezes
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

Como já estava com a mão na massa, resolvi terminar o Soul Calibur de Dreamcast:
2021-03-29 21_07_53.jpg
2021-03-29 21_07_53.jpg (14.31 KiB) Exibido 1754 vezes
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Os dois primeiros Soul Calibur são tão bons, o de DC dispensa comentários e o 2 de GameCube é muito maneiro por ter o Link. Do 3 em diante, pra mim, acabou perdendo a graça, mas os dois primeiros são clássicos demais a:cry:a

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Odin »

Eu só joguei o Soul Calibur 2 no PS2 na época, joguei ele pouco tempo depois de lançado e pouco antes de comprar, vi ele num programa de games na TV e tinha visto o Link lutando contra os outros personagens, mas na época não tinha noção que ele só aparecia na versão de Gamecube e fui seco comprar a versão de PS2 achando que ele aparecia, mas não apareceu... Primeiro achei que ele fosse secreto, mas depois me dei conta que a versão de PS2 não tinha ele, foi aquela decepção... :lol:

Só matei a vontade de jogar esse jogo com o Link quase 10 anos depois quando descobri as maravilhas do Wii desbloqueado com o Nintendont... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

After Burner II, arcade

Resolvi testar um controle manche da logitech que comprei por micharia, deu um pouco de trabalho de configurar no retroarch mas agora funciona que é uma delícia :-)
2021-04-16 08_40_38-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Zerei pela primeira vez o jogo original, o pontapé inicial do que viria a ser a maior e mais bem sucedida franquia de jogos de corrida: Need for Speed no 3DO. Ou melhor, "Road & Track Presents: The Need for Speed", que era o título completo do jogo.

Imagem

► Exibir Spoiler

Só anos depois eu descobri como troca de campeonato no jogo já que o menu dele é bizarro, sempre tinha jogado só as pistas da cidade e só agora pela primeira vez joguei as da montanha e da praia, então só agora terminei o jogo de fato. Meu 3DO está cansado e não está mais lendo CDs gravados direito, ainda mais em jogos que têm cenas FMV (ou seja, praticamente todos do console), então foi a hora de fazer algo que faz os acumuladores de jogos, que compram os games só pra deixar na prateleira, derramarem lágrimas de sangue: abri a minha unidade do jogo que estava lacrada desde seu lançamento em 1994, o CD pôde ver a luz do dia após quase 30 anos a:cry:a

Imagem

Imagem

Quanto ao jogo em si, era totalmente à frente do seu tempo, não existia nada perto de ser tão avançado quando se tratava de jogos de corrida em consoles. Eu acho essa versão melhor do que a "incrementada" que posteriormente saiu para o PS1 e o Saturno, na verdade são jogos tão diferentes que essas outras versões deviam ter se chamado NFS 2. Essa de 3DO tem menos conteúdo, apenas 3 "campeonatos" de 3 pistas cada, e você corre apenas contra um adversário. No PS1 e Saturno há mais pistas, adversários, tipos de corrida, mas mesmo assim essa original parece que controla melhor, é mais legal de jogar.

Tenho que pegar também a versão original do Road Rash do 3DO, eu só joguei os ports de PS1/Saturno mas a original também é melhor em alguns aspectos.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

July, Dreamcast

Quem aqui já ouviu falar de July? Provavelmente poucos, e eu entendo o motivo: parte da primeira leva de jogos para Dreamcast, é uma "visual novel" só lançado no Japão. Mas o que é um visual novel?

Segundo a wikipedia (traduzi e resumi do inglês): "Um gênero de ficção, com um estilo de narrativa que utiliza muito texto e onde a interatividade é feita através imagens estáticas, ou ocasionamente vídeos.". Trazendo para nossa realidade, é um tipo de jogo que lembra aqueles livros onde podíamos escolher os caminhos e haviam múltiplos finais.

Por que diacho resolvi jogar isso? July sempre foi bombardeado com reviews ruins por causa do gênero, mas o que sempre me deixou curioso era descobrir como os primeiros jogos de Dreamcast parecem. Todos sabemos que o lançamento americano do Dreamcast foi um sucesso, mas em contra partida o lançamento japonês foi bem morno (pra não dizer pior). E July é um daqueles jogos que todos metem o pau mas nunca ao menos testaram. Esse foi o principal motivo para eu jogá-lo.

É claro que sendo um jogo totalmente em japonês, a barreira linguística sempre foi impeditivo. Mas o retroarch agora suporta tradução quase em tempo real, utilizando as APIs do Google. Após configurado corretamente (pesquise no Google), é só pressionar uma tecla e o emulador tira uma foto do jogo e sobe para o Google que traduz todos os textos da imagem, e a tradução então é exibida na tela. Funciona, mas como toda tradução feita por computadores o resultado é longe de perfeito. Eu diria que entendi em torno de 65% da história, pois muitas vezes o texto traduzido não faz sentido nenhum. Grande parte do problema é tradução do Japonês, o Google não funciona muito bem com Japonês infelizmente.

Contarei a história do jogo resumidamente, então aqui vem spoilers ;-)

Em July controlamos dois indivíduos: Makoto, um estudante que perdeu a irmã em uma atentado (explosão de um ônibus) 6 anos atrás, e Joshua, uma pessoa que passou por experimentos médicos e que agora quer vingança. No jogo, nós navegamos através de um mapa com diferentes localidades (hospital, casa, escola, parque, etc), e basicamente ficamos indo e voltando entre esses lugares, conversando com diferentes pessoas para que isso nos permita avançar para novas narrativas. As pessoas vão dando dicas sobre a historia, as vezes não falam nada de útil mas na maioria das vezes ajudam de alguma forma. O interessante é que os dois protagonistas nunca interagem até o final do jogo, que foi algo inusitado.

Makoto recebe ajuda de diferentes pessoas, principalmente Eriko, uma amiga que entende de computadores e quem tem a casa queimada quando eles começam a investigar uma empresa chamada NAX. Essa empresa produz armas para diferentes países e é o grande vilão do jogo.

Faz 6 anos desde o atentado que vitimou a irmã de Makoto, todo ano uma cerimonia acontece para lembrar essa tragédia. A mãe de Makoto também estava no ônibus e até hoje em está no hospital, desacordada. Durante a cerimônia um homem entrega um disquete a Makoto. Eriko utiliza o disquete e ganha acesso a um sistema que ela não conhece, logo depois sua casa é destruída em um incêndio. A polícia não quer investigar o caso por pressão de alguém desconhecido. Makoto e Eriko procuram ajuda de uma entidade chamada Ingot, que protesta contra a empresa chamada NAX.

Enquanto isso Joshua está a procura de determinadas pessoas para executar sua vingança. Ele conversa com diversas pessoas e executa seu plano a sangue frio.

Makoto se torna um soldado da Ingot, que é uma espécie de religião que luta contra NAX. O que ele acaba descobrindo é que a Ingot e NAX trabalham juntos para criar o ser humano perfeito, usando alterações genéticas. Eles querem criar esses seres "sem sexos", e destruir os humanos comuns. A líder máxima da Ingot é uma mulher chamada "Virgin Mother Carmine", que parece muito com a irmã morta de Makoto. Lá nos finalmente eles descobrem que Carmine é a irmã dele, a NAX executou aquele atentado para poder capturá-la pois ela era uma pessoa "sem sexo" muito poderosa. Eles a conectaram a computador para pode expandir seus poderes, com isso ela tem acesso as bases militares ao redor do mundo, para executar o plano de destruição da raça humana.

Joshua descobre mais sobre seu passado e a ligação da Ingot com a NAX, ele enfrenta alguns dos novos humanos "sem sexos", poderosos seres que lembram mais monstros que humanos, e também descobre sobre seu passado e a ligação com o Jean, da NAX.

Makoto e Eriko conseguem fazer Carmini retornar a sua consciência anterior, e ela muda os alvos do plano de destruição, apontando para a Ilha da Ingot e para as fábricas da NAX. Makoto, Eriko, Joshua e Patty conseguem fugir a tempo e se salvar. A irmã de Makoto utiliza seus poderes para finalmente acordar sua mãe.

A história bem resumida é essa acima, jogo é dividido em capítulos, 17 para cada personagem. Como falei anterioremente, passamos a maior parte do tempo falando com diferentes personagens, mas não é necessário falar com todo mundo para terminar o jogo. Inclusive o jogo permite monitora sua performance, apresentando um resumo dos capítulos e quantas pessoas encontramos ou não. Segundo pesquisei no antigo web site do jogo, ao achar todas as pessoas algo diferente acontece no final, para mim faltaram 28 pessoas pois da metade de jogo em diante resolvi acelerar e comecei a não falar com todos. Também segundo o web site do jogo, há múltiplos finais dependendo das escolhas que fazemos. Essa é basicamente o máximo de interação que vemos: em alguns momentos podemos selecionar as respostas que vamos dar as pessoas. Algumas respostas podem levar ao Game Over (poucas, mas acontecem), outras alteram seu relacionamento com as pessoas. Inclusive tem uma espécia de indicador no canto superior esquerdo, que muda dependendo de como vai o relacionamento entre Makoto e Eriko e que teoricamente (de novo, tirei do site), pode afetar o final.

A história é esquisita, em determinado momento até conhecemos um orangotango que fuma cigarros e fala nosssa língua. Eu sinceramente achei uma viagem!

Graficamente o jogo é simples, basicamente imagens estáticas com alguns vídeos em CG aqui e alí. São imagens em 2D para reprensentar os cenários e personanges. É engraçado que Makoto na maioria das vezes é representado pelo desenho dele sem camisa, sei lá por que escolheram dessa forma.
O jogo não tem censura, mostra muita violência principalmente quando Joshua mata as pessoas, algo que não estamos acostumados a ver. Os seres "serem sexo" que ele enfrenta também são super esquisitos, parecem que saíram de um filme do Alien.

A trilha sonora até que é legal, ela foi lançada em CD no Japão e pode ser encontrada na Internet: July No Sekai Music Collection.

Abaixo algumas das imagens do jogo, as quais acho mais impactantes.
► Exibir Spoiler
E por último subi para o youtube vídeos com os finais dos dois personagens, aparentemente não existe nada assim lá, esses são vídeos exclusivos.. Esses são, na teoria, dois dos finais possíveis. No final com Joshua é exibido Jean e a tradução quer dizer: Jean ainda vive. Imagino se pra finalmente derrotá-lo é necessário encontrar todos os personagens.





Valeu a pena? Pela curiosidade sim, mas depender da tradução do Google é muito chato, primeiro por que nem sempre ela faz sentido, segundo por que quebra o ritmo do jogo ter que pressionar uma tecla e esperar um segundo para a tradução aparecer.
Recomendo? Não :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Lego Rock Band (PS3).

Imagem

Tava querendo jogar um Rockband/Guitar Hero já que não jogava há anos e lembrei que o Lego tem um modo campanha legalzinho e que ainda não tinha terminado, então o fiz agora.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Finalmente terminei o Final Fantasy X-2 HD Remaster, no PS Vita. Primeira vez que termino FFX-2, tinha começado a jogar há mais de 2 anos mas com a pandemia nem tinha mais mexido no Vita, agora lembrei do jogo, vi que já estava perto do fim e resolvi terminar.

Imagem

Achei o jogo melhor do que eu esperava, achava que ia ser mais um joguinho de dança do que RPG mas não deve muito ao FFX "normal". Achei legal o esquema de roupas que, na verdade, são o sistema de jobs do jogo. Gostei do fato que você pode trocar a roupa durante a luta, mudando totalmente o conjunto de comandos/habilidades do personagem no meio da batalha. Pena que o jogo acaba ficando fácil demais com algumas roupas, como os trajes especiais de cada personagem (que são o "limit" do jogo), que são extremamente overpowered. Pra se ter uma ideia, eu zerei o jogo em um nível bem baixo (por volta do nível 40), simplesmente porque não há nenhuma necessidade de farm ou coisa do tipo, quando encontra um inimigo mais forte, é só usar a roupa especial e pronto. O último chefe mesmo, tem umas 5 formas diferentes, derrotei todas só usando a roupa especial da Paine :/

De modo geral gostei, foi uma boa surpresa, embora a história do jogo seja uma bela ostra e os tripulantes da nave que elas usam sejam insuportáveis.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Com a recente aquisição do Samurai Shodown NeoGeo Collection, resolvi fazer uma "maratona" dos jogos numerados desta excelente série. Normalmente eu jogo com o Haohmaru pois é o personagem que mais gosto, então pra variar resolvi zerar cada jogo com um personagem diferente, que não seja o Haohmaru.

Comecei zerando na coletânea do Switch o primeiro jogo, com o Ukyo:

Imagem

Continuei zerando o Samurai Shodown II no Neo Geo Mini, com a Charlotte:

Imagem

O terceiro também zerei na coletânea do Switch, com o Genjuro. Esse jogo nem tem final direito, só uma tela de texto a:roll:a

Imagem

O quarto episódio, o melhor da série, também foi no Neo Geo Mini, desta vez com o Jubei:

Imagem

O 5 eu terminei e descobri que a versão americana não tem final, mas a japonesa sim. Então zerei de novo, desta vez o Samurai Spirits Zero, com o Yoshitora:

Imagem

E por fim, o sexto episódio, zerei na coletânea que saiu pro PS2 (Anthology). Esse não está na recente coletânea que saiu para Switch/PS4 porque era um jogo da Atomiswave, e não do Neo Geo. Zerei com a Iroha:

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

Moonwalker, Arcade
2021-05-06 15_36_14.jpg
Atirem as pedras, mas eu prefiro a versão para consoles :-) nunca gostei de jogos com visão isométrica, acho confuso de controlar. Imagino que a SEGA mudou o estilo do jogo ao convertê-lo para os consoles exatamente por causa dos controles, por que esse cara não parece extremamente avançado graficamente para inviabilizar uma conversão mais fiel.

Vale a pena jogar.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por Jair »

Sonic Pocket Adventure, NGPC

Fazia muito tempo que eu queria jogar esse cara, e valeu a pena a espera. Fantástica conversão para o portátil da SNK.

O que acho mais legal é que as fases são conversões dos jogos de Mega, adoro ver até onde os desenvolvedores conseguem ir quando fazer conversões assim ao invés de inventar um jogo novo, ficou bem legal.
Screenshot 2021-05-07 090919.jpg
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2021

Mensagem por overday »

Esse jogo é bem maneiro, praticamente um Sonic 2 portátil.
Trancado