Jogatina Sega Brasil - Terminados 2018 (e 2019 até alguém criar o novo tópico?)

Nós vamos ao encontro do mais forte!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2018 (e 2019 até alguém criar o novo tópico?)

Mensagem por overday »

Zerei ontem o 58º jogo do ano, The Messenger, no Switch (o jogo também saiu para PS4). Pqp, que jogão.

Imagem

Quando vi os primeiros vídeos desse jogo, no ano passado, me interessei muito. Infelizmente a princípio saiu apenas digitalmente, mas esse ano foi lançado em mídia física, então comprei na hora. É mais um daqueles jogos que imitam um estilo retrô e homenageiam algum clássico do passado, e desta vez o homenageado é Ninja Gaiden. A princípio você olha e acha que é uma cópia de Ninja Gaiden, mas com um pouco mais de atenção percebe que ele tem aquele "um pouco mais" que dá uma identidade própria, que neste caso são as viagens no tempo. Quando via os vídeos do jogo eu percebia que ao passar por algumas barreiras/portais no cenário a fase mudava, assim como o personagem. Sem saber o contexto achei que seria algum lance de realidade alternativa, mundo paralelo, algo assim, mas após jogar eu descobri que na verdade em determinado ponto da história do jogo o seu personagem ganha o poder de avançar ou retroceder 500 anos, e é isso que acontece quando se passa por essas barreiras. Uma coisa MUITO legal que eu não tinha percebido pelos vídeos é que sutilmente os desenvolvedores fizeram uma metáfora ao representar esta "passagem no tempo" fazendo com que o jogo, quando está "no passado", fique com um estilo mais 8 bits (inclusive a parte sonora), e quando está "no futuro" fica com estilo 16 bits. Sacada genial, eu realmente não tinha percebido isso, achava que o jogo como um todo tinha um estilo intermediário entre as duas gerações mas só ao jogar eu percebi que ele claramente muda do padrão 8 bits para 16 bits durante as passagens de tempo. Capturei estas telas abaixo para ilustrar isso, é a mesma parte do mapa antes e depois de passar pela barreira que muda o tempo:

Imagem

Imagem

Esta passagem no tempo tem um propósito, não é mera perfumaria. Você ganha esta habilidade só depois de passar por todas as fases, quando teoricamente acha que está terminando o jogo, aí descobre que na verdade está apenas começando. Precisa então voltar e explorar tudo que já passou (podendo acessar novamente qualquer fase a qualquer ordem) e percebe que existem vários obstáculos e passagens que diferem entre os dois pontos temporais, então precisa ficar utilizando as barreiras para avançar e retroceder o tempo a seu favor para descobrir e explorar novos caminhos, encontrando novos itens e habilidades necessárias para terminar de fato o jogo. Nas capturas acima dá pra ver, percebam que no canto superior esquerdo há uma passagem que antes não havia, enquanto o buraco na esquerda, antes acessível, agora não é mais. Essas passagens no tempo abrem inúmeras possibilidades de exploração.

No fim das contas terminei o jogo com 100% em 13 horas aproximadamente, o que é uma duração bem justa. Fiquei especialmente feliz que no final aparece um "to be continued" então espero que a continuação de fato saia, será outra compra certa.
DrasgonDigger
Mensagens: 2356
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Jogatina Sega Brasil - Terminados 2018 (e 2019 até alguém criar o novo tópico?)

Mensagem por DrasgonDigger »

Fiz um tópico para os de 2019 :(.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Responder