King's Field US [PS1]
Graças ao Gate e o Odin eu fui mexer de novo no PS2 e fuçando em vários esquemas que havia descoberto anteriormente lembrei da possibilidade de jogar games de PS1. Lembro de ter usado o Macete para jogar um dos RPGs mais desafiantes da minha vida que foi o supracitado que só conheci por causa do Dark Souls.
Na verdade King's Field já havia passado duas vezes na minha vida e nem sabia. Uma delas foi quando eu ainda estava nos primeiros anos de coleção e na loja que comprava vários jogos apareceu esse jogo em longbox do PS1 pra comprar, tinha até perguntado o quanto queria e era 100 reais... Achei caro e não comprei, que vacilão eu fui...
A outra vez foi quando em meio a uns games piratas mídia prata que havia pego emprestado tinha o Shadow Tower, outra serie derivante dessa, joguei e achei bem legal e difícil. Aliás, acho que vai ser o próximo da lista...
Quando comecei a jogar Dark Souls depois de um tempo fui ler sobre a produção do jogo e tal e falava que vinha de Demon Souls e que desse por sua vez era um sucessor espiritual de King's Field. Ai você pensa "nossa, um Dark Souls de PS1! Deve ser da hora!". Aí você se depara com um game lento de primeira pessoa e que pra dar uma porrada demora pra caramba e você pensa, no que se parece com a série Souls?
Em muita coisa, de começo só parece um RPG velho que envelheceu muito mal mas depois que você roda um pouco ele, aprende a lutar e se recuperar as coisas mudam e a cada avanço você descobre que ele se parece mais com Souls do que pensa. Veja esses detalhes:
Correr - sim, aqui você pode mas assim como Souls você perde estamina e dessa forma você vai golpear mais fraco ou nem vai poder.
Golpear - cada arma tem um estilo, alcance e animação diferentes e todas elas gastam a sua estamina.
Magias - assim como o Demon Souls come MP e usa uma estamina de magia que só deixa usar a magia se estiver cheia.
Clima - o jogo é todo escuro e tenso, deixando você bem perdido e preocupado com o que vem por ai.
Portas secretas - está cheio delas e no mesmo esquema Souls mas aqui você aperta o X ao invés de golpear, não obstante tem até item escondido em buraco secreto na parede!
Monstros apelões - sim, aqui uma caveira te mata com um ou dois golpes no começo.
E não para por aí, o grinding é absurdo e necessário assim como Souls tem. Os itens apesar de serem quase todos encontrados pelo jogo outros só comprando por quantias absurdas, o que faz você vender nem o que pode pra adquirir e poe aí vai.
O jogo é seco, não te informa nada, nem o que fazer e nem praonde ir. Você decide o que fazer e é isso que mais pressiona o jogador. Você roda por um monte de lugar e quando finalmente acha uma chave ou item tem que voltar tudo pra poder ver no que dá e tudo com o medo de morrer à toa pela chuva de inimigos e armadilhas que o jogo te reserva.
A Loré do jogo também é oculta, o que se sabe é que seu nome é Alexander e você foi pra ilha pra encontrar a Moonlight Sword e devolver ao seu reino e só, tudo se descobre conversando muito com os NPCs, aqui mais um detalhe de Souls, um NPC pode ter três, quatro e até mais falas se você insistir na conversa e você debe insistir, tornando esse jogo quase impossível de zerar se for em japonês sem um walkthrough.
No fim depois de muita habilidade e jogatina você zera e dá um vazio enorme, ainda mais sabendo que a Moonlight Sword é o final do jogo e apesar de poder pegar ela antes de matar o Kalam... Ops, Guyra não vai servir de nada pois já está no final do jogo.
Depois desse apaixonado review vamos às fotos:
Esse seria o set final do jogo. Todo o set final do Seath e a Dark Slater que Duz ser a única capaz de derrotar o Guyra.
Esse é o Guyra, o boss final do jogo. Coincidência ou não ele parece o Kalameet, boss secreto e ultra apelão do DLC de Dark Souls.
Depois de passar um belo sufoco vem isso:
As espadas se cruzam e mostra depois as magias maia fortes do jogo, seguem os textos
E os créditos
Essa imagem final é bem bonita, ela fica num quadro na casa de uma velhinha e tem uma informação vital nela pra avançar no jogo. Aqui ficou mais mesmo de memória dos grandes guerreiros elfos que lutaram na ilha contra o mal.
Uma imagem um pouco mais limpa:
É isso ae galera, esse aqui na verdade é o segundo jogo da série mas o primeiro ocidental, uma confusão similar ao Final Fantasy onde enumeraram o jogo conforme o lançamento em cada país, ficando discrepante. Porém foi nesse que saíram as maiores idéias da Saga Souls e com certeza vale à jogatina, se você aguentar todos is bugs, gráficos poligonais básicos e jogabilidade travada vai achar um grande jogo por debaixo dele!
Agora ou eu jogo o primeiro Japa (devidamente traduzido lógico...) ou o Shadow Tower que é tão FDP quanto!
Um adendo interessante é que o primeiro jogo, o original japonês foi o 17° jogo para PS1, isso com 13 dias do console lançado, então é raro só de existir esse jogo!
Sobre os King's Field II US (3 JP) ele é bom, mas descaracteriza muito dos antecessores e não traz a mesma sensação. O ultimo da saga, o Ancient City (ou 4 JP) parece ser um bom jogo mas consegue ter a jogabilidade mais travada ainda que os anteriores,deixando o jogo bem chato.
Essa serie de jogos é bem cara e difícil de colecionar por ser um titulo obscuro. Em 2007 a From Software lançou um box com todos os jogos principais comemorando os 20 anos do jogo,mas custa um rim quando se acha:
Notem a fonte escrita "Dark Side Box" parece de qual jogo??? Hhmmmmm...
Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...