After Burner
Figurinha marcada nas locadoras e nos pedidos de compras de natal, After Burner é um jogaço que esteve presente na vida de todo moleque possuidor do Master System nos anos 90 - nem que fosse emprestado de um amigo ou assistindo o gameplay na casa do primo rico.
Claramente inspirado em Top Gun, aqui pilotamos um F-14 "Thundercat", com direito a épica decolagem a partir de um porta aviões da SEGA e indo de encontro a milhares de outros aviadores inimigos em uma guerra no maior estilo um contra todos!
Esse joguinho fez parte de um grupo de games de arcades de sucesso da SEGA que foram recriados para o Master System, de modo que a empresa pudesse manter a promessa do "um arcade em sua casa" que era uma das frases de marketing da SEGA na tentativa de conquistar o público para que comprassem um Master System. Nessa leva temos Space Harrier, HangOn, Golden Axe, Out Run e After Burner, todos jogos dos arcades e de grande sucesso e que aportaram no 8-bits da SEGA de algum modo.
Em relação as demais versões da franquia, vemos aqui algumas semelhanças e grandes diferenças em relação ao arcade... os quais destaco:
1 - Há alguns pousos em terra durante a missão, igual no arcade, sendo o primeiro pouso acompanhado pela motinha do HangOn na decolagem e o segundo pouso acompanhado pela Testarossa de OutRun.
2 - Não há fase de bônus na versão Master System...
3 - Nas fases 6, 12 e 18, você precisa enfrentar uma fortaleza voadora. É um "chefão" por assim dizer. Não se vê essa fortaleza no arcade e nem no Mega Drive.
4 - No Master System é possível destruir os mísseis inimigos utilizando o canhão do F-14.
5 - O míssil do F-14 é bem lerdinho... demora muito para atingir o alvo e particularmente o achei um tanto inútil na maior parte do tempo.
6 - Não tem como fazer o afterburner no F-14 do Master System. Sendo assim, o avião permanece sempre numa mesma velocidade todo o tempo.
7 - Continue só funfa através de manha
O jogo é longo, desafiante e bem difícil... me lembrou demais quando estava jogando Choplifter, onde claramente os programadores fizeram algumas passagens para que lhe tirassem vidas sem fim ou lhe transformasse em profeta (de modo a fazer milagre ou conseguir ajuda divina para não morrer
).
São 18 níveis ao todo, que se passam por diversos cenários assim como nas outras versões da franquia. Quanto ao gameplay em si, ele é lento se comparado as outras versões, havendo poucos quadros de animação e uma variedade de inimigos muito menor.
Algumas curiosidades sobre o universo do game:
1 - O F-14 apelidado de Tomcat (a SEGA o chama de Thundercat) foi um dos caças mais poderosos e emblemáticos da guerra fria. Avião esplendido em todos os sentidos, tinha como principal função proteger a frota de superfície marítima e os porta aviões americanos. Era armado com misseis Sidewinder para combates a curta distância, Sparrow para combates a curta e média distância e com os poderosos Phoenix, missil de longuissímo alcance e muito poderoso, projetado especialmente para alcançar os bombardeiros soviéticos antes que esses pudessem colocar seus misseis anti-navios dentro do alcance de seus alvos.
Possui asas de geometria variável, sendo que quando esta a velocidade subsônica suas asas se abrem garantindo maior sustentação ao avião, e a altas velocidades elas se fecham formando um delta, facilitando ao avião alcançar velocidade altíssima em um curto espaço de tempo. É a formação ideal para um caça-interceptador.
O F-14 foi aposentado pela marinha americana por infelizmente, ter um alto custo de manutenção e operação, sendo que até hoje não se encontra no arsenal das forças armadas americanas, nenhum avião que consiga garantir o mesmo perímetro de defesa que o F-14 conseguia através da combinação velocidade+Phoenix.
2 - No game, as derivas do F-14 estão em um angulo menor que 90º. Provavelmente fizeram isso para fazer com que as derivas se destacassem no desenho do caça do jogo, muito embora ficassem identicas as derivas do caça soviético Mig-29.
3 - No game, encontramos um F-14 com canhões duplos e misseis ilimitados. Na vida real, o F-14 é armado com um fudendo Vulcan M61, canhão único com canos rotativos capaz de chapinhar qualquer alvo com muitas balas! Quanto aos misseis, o F-14 original podia ser configurado de diversas formas, sendo a mais ofensiva delas constituída de 4 Phoenix, 2 Sparrow e 2 Sidewinder.
4 - Afterburner é uma capacidade de alguns motores a jato de dispensar combustível puro após o sistema de compressão de ar, gerando uma pressão absurda no escape dos gases na saída do motor a jato, dando assim um ganho de potência abrupto e altíssimo ao avião. É uma capacidade essencial em todo avião de caça, porém consome muito mas muito combustível em pouco tempo, sendo utilizado somente em situações de extrema nescessidade e com muita parcimonia. Alguns exemplos: em decolagens emergências e em interceptação, para fugir de algum inimigo, para cair fora de uma área muito rápido, para ganhar potência em manobras evasivas ou de combate, etc.
5 - O F-14 sempre voava com um piloto e um oficial, que era responsável por cuidar de toda a suíte eletrônica e de armas do avião. Logo, sempre havia uma dupla voando um F-14.
6 - Por fim... os inimigos que vemos durante o jogo são todos aviões inspirados em caças e helicópteros ocidentais. Não há nenhum inimigo inspirado nos temidos caças soviéticos. Curiosamente, o avião que abastece o F-14 no ar é claramente inspirado no Myasushchev M-4, que foi um dos poucos bombardeiros a jato da União Soviética.
Olha aí o TomCruise!
Galera no porta aviões recebendo o avião depois da missão...
E o piloto sendo parabenizado por algum oficial de alta patente.