Jogo #2 - Shapes And Columns (Columns)
Tinha ligado o Master para jogar
Aztec Adventure (por sinal, estou alcançando a metade da sétima fase agora, perdendo vidas bestas antes disso) e depois da primeira tentativa, resolvi testar outro jogo, que veio a ser o
Columns - o label do meu é o variante com o nome original, aliás. Tinha colocado ele na pilha de cartuchos mais para uma partidinha descompromissada do que para incluí-lo no desafio, só que como eu acabei jogando-o mais do que o
AA - visto que não tocava nele faz tempo - e percebi que danadinho ia ser uma ovelha negra da lista por não ter final, resolvi já tratar dele logo.
Eu adorava esse jogo quando moleque. Nunca fui muito bom nele, mas sempre me diverti à beça. Um dos bilhões de puzzles surgidos após o advento de
Tetris, este aqui tem uma proposta até mais simples (juntar pelo menos três pedras preciosas em uma reta) mas que ao mesmo tempo pode ser desafiadora, visto que as peças apenas aparecem em uma linha vertical e obedecendo também a este sentido de mudança. Se você já jogou qualquer outro título do gênero originado por ele, desde
Puyo Puyo até
Candy Crush, periga justamente se dar mal em um primeiro momento justamente pela simplicidade dele, no qual não é possível montar formas com as peças (como um quadrado) ou mesmo premeditar muitos combos por conta dessa mesma limitação.
Procurando a respeito, vi que o jogo realmente não tinha final no modo Original, você apenas precisa manter-se vivo o maior tempo possível. Na primeira foto acabo de chegar no nono nível, possivelmente o mais alto segundo as configurações do jogo e no qual é impossível se demorar muito
Ainda matei mais umas pedras, quase 500 no total, antes do game over, mas preferi tirar a foto antes visto que não daria para pausar na tela final, que dura poucos segundos. Isso também ocorre no modo Flash, no qual você deve eliminar uma pedra específica do fundo da tela em um tempo determinado - reparem que nem deu tempo de colocar a tag na tela, tive uns três segundos para largar o controle e tirar a foto
Esse modo, por sinal, é bem interessante e tem um final, sendo quase que exigido do jogador ter a manha de matar as pedras na diagonal para conseguir livrar-se das que estão no caminho para a principal. Algo que eu acho fantástico também é a música deste modo; ela sempre me lembrou
Phantasy Star de alguma maneira, principalmente os temas dos labirintos, acho que pelo timbre e algumas notas aqui e ali. Mal sabia eu quando garoto que a semelhança não era gratuita: o compositor dos dois jogos, Tokuhiko Uwabo (o Bo) é o mesmo
Recomendado desde sempre, um clássico do console.