#todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017/2018?

Nós vamos ao encontro do mais forte!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Imagem

Pode riscar o Alien Syndrome da lista :-)

Esse é um cara que sempre olhei torto por causa da jogabilidade meio travada, mas depois de jogar muito a versão arcade resolvi tentar a versão do SMS novamente.

Todo mundo está careca de saber (vide dcfan) que o Master é o rei dos ports, diversos jogos foram parar no nosso 8 bits preferido, alguns receberam tratamento de gala, outros nem tanto. Acho que Alien Syndrome ficou no meio termo.

A versão para fliperama roda na placa System 16 e é várias vezes superior a versão 8 bits (com seus 2 MEGA), não tem jeito.

Alien Syndrome no fliperama funciona da seguinte forma: escolha seu personagem e percorra diversas espaçonaves tentando salvar seus amigos enquanto detona com os aliens. As fases são abertas mas as vezes envolvem muitos vai e vem atrás dos prisioneiros e da saída. Pra deixar o negócio mais tenso ainda temos um limite de tempo antes da espaçonave explodir, e ele é curto! No final de cada fase encontramos os chefes, um mais bizarro que o outro, e é claro o tempo ainda está passando enquanto o enfrentamos.

É possível perceber claramente que a SEGA se inspirou no filme Aliens, o jogo bebe muito dele, e o faz bem. Os inimigos são bem interessantes, as músicas e os efeitos sonoros também. A ambientação é muito boa.

Na conversão para Master a SEGA removeu o scroll das telas, deixando-as estáticas, focando no lado clautrofóbico das fases. Agora temos verdadeiros labirintos para percorrer apesar do número de inimigos na tela ter caído drasticamente, isso provavelmente foi propositável por causa da capacidade técnica do aparelho, mas deixa o jogo sufocante, os inimigos estão sempre a poucos pixels de nosso personagem.

Os níveis sofreram muitas alterações, agora só o primeiro lembra realmente o primeiro nível do jogo original. Alguns chefes foram substituídos por outros mas são tão bizarros quanto. A maioria dos inimigos também são exclusivos do Master System, apenas um e outro vieram do arcade. A música lembra o arcade, inclusive a que toca durante as batalha com os chefes. Uma coisa muito boa é que essa versão manteve a opção de 2 players, que normalmente é cortado sumariamente nessas conversões.

A jogabilidade meio travada que citei no segundo parágrafo acontece por que ao entrar em uma tela os inimigos vão aparecendo aleatóriamente, mas por alguns instantes ficam piscando e nesses momentos estão invencíveis (mas também não nos atingem). Isso faz com que as vezes eles apareçam bem ao nosso lado e com isso temos que agir rápidamente para sair de perto deles, várias "cheap deaths" acontecem assim e são um saco. Mas após jogar por um tempo consegui me acostumar com esse sistema e até imagino que tenham optado por ele para não poluir demais a tela e causar slowdowns (que ocorrem quando há varios inimigos na tela).

Ao se acostumar com esse sistema, o jogo começa a ficar bem legal. A dificuldade maior então se torna encontrar os prisioneiros e enfrentar os chefes a tempo.

Os chefes não são tão difícies se chegarmos até eles com a arma laser, mas a situação piora muito se perdermos uma vida e tivermos que enfrentá-lo com a arma original.

Aliás as armas foram herdadas da versão arcade: laser, fogo e o tiro que começamos. Além deles ainda temos um warp que nos transporta para outro ponto do mapa, um item que acaba com todos os inimigos na tela e também algumas "interrogações" que podem nos tornar invencíveis. Esses extras não existem na versão original, mas em contrapartida há mais armas.

Alien Syndrome (USA, Europe)000.gif
Alien Syndrome (USA, Europe)003.gif
A próxima imagem até coloquei em spoiler por que é algo que não vemos todos os dias:
► Exibir Spoiler
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Joia, finalmente você desencantou este :lol: Muito bom, menino boiadeiro! E é realmente doido pensar em quantos jogos foram "inspirados" na franquia Alien e nos designs do H.R. Giger:

. Alien Syndrome
. Xenophobe
. Metroid
. Contra
. R-Type
. Doom
. Resident Evil
. Snatcher

. etc.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Imagem

Forgotten Worlds

Seguindo em frente com as conversões, Forgotten Worlds é um jogo que terminei na época dourada e que guardava boas lembranças, lembranças que agora foram chamuscadas ao ver que o game envelheceu bem mal.

A versão original dos arcades roda na placa CPS-1 na Capcom, e até a conversão para Mega sofreu para reproduzi-la (o cartucho de 4 MEGA apenas não ajuda também), então não podíamos esperar nada fantástico para o Master.

Em FT controlamos um ou dois soldados sem nomes, em uma espécie de shooting up. Os personagens fazem o papel das naves e giram em 360 graus para poder atirar para todos os lados, um conceito interessante mas que nas conversões caseiras criam problemas já que os controles ficam comprometidos.

Na versão para Master os botões giram o personagem enquanto o tiro é automático, a sensibilidade é ruim então ao tentar girar o personagem por diversas vezes acabei atirando para cima ou para baixo mas não no inimigo. Por sorte ou por design isso não atrapalha tanto quanto parece.

A versão original é super rápida, com muitos inimigos e tiros para todos os lados. Os backgrounds são bonitos e tudo muito detalhado. A versão para Master sofreu cortes drásticos nos gráficos e o número de inimigos na tela é muito inferior (existe slowdown aqui e ali). Claro que não podemos comparar a capacidade técnica das máquinas, mas os 2 MEGA do jogo de SMS não ajudam muito. Ah é claro que opção para 2 jogadores já era...

A SEGA tentou manter o jogo bastante fiel ao original, as fases são bem parecidas, os inimigos, as armas, a loja de itens, tudo lembra bastante o arcade. Os chefões também são reproduções do fliperama apesar de apenas alguns terem sobrevivido a essa conversão. O Master ainda ganhou uma fase de baixo da água, sabe-se lá por que.

As músicas lembram as originais mas achei que ficaram bem ruizinhas, irritantes mesmo.

Algumas cut scenes que ocorrem durante as fases e no final também foram mantidos, o que é bem legal, mas eu preferia deixá-las de lado e ter os gráficos in game melhorados.

Na minha opinião não figura entre as melhores conversões que o Master recebeu, mas é divertido. Perto dos outros shooting ups que temos na máquina é bem fraco.
Forgotten Worlds (Europe)001.gif
Forgotten Worlds (Europe)000.gif
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Imagem

Strider

Perceberam que eu tenho uma queda por conversões não é? :-)

Eu só fui conhecer o Strider original no arcade através da emulação, minha relação com o jogo começou no Mega. Gastei muito dinheiro jogando nas locadoras da vida já que não tinha o console em casa, e pirava muito no jogo, o chefe da terceira fase então onde giramos de cabeça para baixo com o som de alarme ao fundo é algo que acho fantástico até hoje. Strider com certeza foi um jogo que definiu os 16 bits para mim.

Exatamente por isso que eu esperei essa conversão para Master com bastante expectativas. Tinha certeza que uma versão 8 bits ficaria legal apesar da inferioridade técnica.

O resultado é um mistura complicada de explicar: a SEGA copiou bem o jogo original, as fases estão lá, grande parte dos chefes e tal, mas por outro lado há muitos problemas!

Começando pela música, basicamente existem duas: A que toca durante as fases e a que toca durante os chefes. Elas são inspiradas no arcade mas doem o ouvido demais. E enquanto o arcade é forrado de efeitos sonoros, no Master eles são praticamente nulos pois tirando a sua espada não existe mais nada. Sonoricamente falando é uma das piores conversões que joguei, infelizmente.

Como falei acima as fases são bem fieis ao original, mas extremamente vazias. Você encontra um ou outro inimigo, que parece mais turistas que estão de passagem. Podemos perceber grandes vazios onde no fliperama há grandes estruturas e vários inimigos, e no SMS não se deram o trabalho de colocar nada no lugar. Na última fase logo antes do último chefe inclusive há espaço para os outros chefes (que se repetem no original) e no Master eles não aparecem (tirando o macaco robô que faz uma ponta). Esqueça a ação frenética do arcade, não existe aqui, é tudo muito lento. Seus saltos parecem em câmera lenta, e não se deram ao trabalho nem de fazer uma animação de seu braço usando a espada, ela parece mais um bambolê ao seu redor. Lamentável.

Os robôs drones que nos ajudam durante o jogo foram resumidos a um nessa versão, e são pouco úteis. As cutscenes durante as fazes ainda existem, são bem simples mas estão lá e ajudam a contar a história.

Minha diversão nessas conversões é comparar o que foi mantido dos originais, e como foi mantidos. Strider no arcade e no Mega é claro está anos luz acima de qualquer coisa que já vimos no Master System, mas mesmo sabendo disso a impressão que fica dessa versão não é boa, e olha que quando criança eu até gostava dela, forçava a barra devido ao fanboyzismo ;-)

Se você gosta de Strider jogue por curiosidade, é curtinho e vai lhe irritar rapidinho, mas vale a curiosidade.

Aliás na época dourada eu descobri sem querer a seleção de fases, de tanto que dei porrada no controle :lol:
Strider (USA, Europe)000.gif
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Fiz uma pesquisa rápida pra tentar descobrir quem fez essa conversão do Strider, e parece me que foi o mesmo cara que converteu os Flintstones, outro jogo terrível. Percebe-se claramente que foi feito nas coxas, o que é uma pena.

edit: Ah foi a Tiertex quem programou o jogo, isso explica as coisas.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Imagem

Alien Storm é um jogo lançado originalmente nos arcades para a placa System 18, bem superior ao Mega Drive, então imagine o Master System! Mas o resultado dessa conversão não é ruim não, como tentarei descrever.

A Terra está sendo invadida por Aliens mortos de fome, que adoram uma bisteca humana. Nossos três combatentes estavam de boa vendendo seus sanduíches quando a bagunça começou, e por que não fazer hamburguer de ET?

São três personagens: Gordon (que é a cara do Elvis), Karla (ausente da versão do SMS) e o robô Scooter (chamado de Slammer no SMS). Cada um possui suas próprias técnicas, armas e golpes especiais, mas eu particularmente não acho que exista muita diferença de performance entre eles.

Alien Storm nos arcades foi desenvolvido pelo Time Shinobi, que por sua vez também criou Altered Beast, Shinobi, Golden Axe, dentre outros, e podemos ver isso facilmente pois é impossível não compará-lo ao jogo do machado dourado. Por outro lado Alien Storm é bem menos sério, há diversas situações que nos fazem rir facilmente: seja os humanos correndo, gritando e sendo devorados, ou as frases que nossos personagens falam durante o jogo, ou até as cutscenes que são uma piada (inclusive o final, fantástico!).

Agora que já apresentei o jogo original, vamos falar da conversão caseira de 8 bits. O jogo de Master copia em partes o fliperama: os dois personagens masculinos são os mesmos (se fosse hoje em dia a ausência feminina seria motivo de protestos), os monstros, os chefes e as músicas são bastante inspiradas nas originais. O que sofreu alterações drásticas foram os cenários, eles ficaram bem mais simples e na maioria das vezes são diferentes, mas não comprometem. Lembrando que é um cartucho de 2 MEGA apenas.

Essa versão manteve as fases de corrida onde nosso personagem sai em disparada atrás de um bando de aliens, e inclusive o nível onde corremos e enfrentamos uma nave extraterrestre. E é claro as fases de tiro em primeira pessoa dentro das lojas estão aqui e ficaram bem legais, é só uma pena que não permitiram usar a pistola Light Phaser nesses momentos.

A jogabilidade é muito boa e diferente da conversão de Golden Axe por exemplo, a gente consegue realmente controlar o personagem. Os monstros seguem aquele padrão de tentar nos emboscar mas são fáceis em relação ao fliperama. Com poucos monstros na tela e com a jogabilidade lenta, se torna um jogo relativamente fácil, mas mesmo assim divertido.

O final é simples, apenas a imagem abaixo com o scroll dos créditos.

Apesar de curto eu gosto muito de Alien Storm, vale a pena conferir.
Alien Storm (Europe)003.gif
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Gostei de ver, Jair! :mrgreen: Mesmo com o singelo fato de que Forgotten Worlds ia ser justamente meu próximo jogo da lista para matar saudades (adoro essa versão) e que eu nunca zerei nem Strider nem Alien Storm no Master e ia tentá-los eventualmente. Deixa para depois então, vamos para os próximos! \o/

Aliás, existe uma forma mais tranquila de matar os chefes no AS? Eu agarro justamente neles :roll:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Os chefes de Alien Syndrome? Achei os bem fáceis, questão de decorar. Mas sempre chegue neles com o laser senão já era...
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Melanogaster »

Nossa, quanto jogo triste de uma só vez... parabéns! Um belo favor à lista.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Odin »

Eu conheci o Strider em 2001 e foi justamente essa versão de Master, quando conheci uma década depois a versão de Mega eu pensei, é o mesmo jogo? :lol:

Comparando os jogos, a trilha sonora desse Strider eu achei medonha, essa música das fases é irritante e fica na cabeça da gente por horas, eu tenho esse cartucho até hoje e não quero jogar por causa da música, pois sei que ela gruda na cabeça :lol:

Também acho esse Strider lento, mas sobre o Alien Storm, eu gosto bastante da versão de Mega, mas ainda não quis jogar a versão de Master... Eu comprei a versão de Mega em 2012 e foi o primeiro cartucho que comprei em uma loja que vou até hoje, esse jogo me fez render boas risadas, tem um ET que acho engraçado que aparece comendo uma casa na segunda fase, e sempre me matava de rir dessas fases das corridas, eu achava engraçado o jeito que eles correm :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Melanogaster, não são tão ruins vai :-)

Odin, teste o Alien Storm do fliperama, você vai rachar o bico.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Odin »

Jair escreveu:Odin, teste o Alien Storm do fliperama, você vai rachar o bico.
Beleza, vou dar uma olhada, a algum tempo baixei um pacote de MAME para Wii e acho que tinha ele junto :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

O final de Alien Storm de arcade (Golden Axe e Altered Beast não ficam muito atrás) está entre as coisas mais bizarras, hilárias e metalinguísticas já feitas na história dos videogames, nunca entendi porque as versões caseiras cortaram as cutscenes. Espaço na memória? Públicos diferentes em termos de idade entre arcade e consoles, como acontece com mangás e animes? Censura? Alienígenas? Nunca saberemos.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Streets of Rage 2

Briga de Rua, Bare Knukle, Knukles do Sonic (estilo darini de ser), não interessa, todo mundo sabe que Streets of Rage fez muito, mas muito sucesso no Brasil. Eu sempre fico impressionado quando lembro que o Master recebeu conversões dos dois jogos, conversões que só fui conhecer através da emulação pois quando foram lançados eu já vivia a onda dos PCs.

Enquanto a primeira versão para SMS arrebentou (na minha opinião), essa segundo jogo deixou a desejar. Primeiro por que alteraram o motor gráfico: SOR2 apresenta sprites minúsculos e com poucos detalhes em comparação ao primeiro jogo. Não são ruins mas fico imaginando o motivo de terem tomado essa decisão pois mesmo assim o número máximo de inimigos na tela não passa de dois. Ao menos não temos flicker algum, mesmo assim não acho que justifica a mudança. Ainda falando dos gráficos vários inimigos da versão do Mega aparecem aqui, inclusive os chefes. As fases também foram reproduzidas em partes e por incrível que pareça todos os golpes da versão original dão as caras. Por outro lado o personagem Max foi deixado de lado, e é claro a opção para dois players já era :-(

Entrando no assunto de golpes, os controles na maior parte do tempo responde bem mas a quantidade de movimentos disponíveis para serem executados no direcional + 2 botões acabou embananando um pouco meus reflexos.



O que definitivamente estraga o jogo em minha opinião é a dificuldade de enfrentar os inimigos, principalmente os chefes, sem tomar uma surra. Eles podem facilmente lhe encurralar e derrubar umas três vezes seguidas quase tirando toda a energia do personagem. Isso não acontece no jogo original e acabou com minha paciência rapidinho. Os chefões então, mesmo me utilizando de golpes especiais eram 1 ou 2 vidas perdidas facilmente. Depois de algumas partidas é possível pegar a manha dos chefes e derrotá-los em sua maioria com voadoras, ainda assim eu tenho a impressão que o jogo começa bem difícil e vai ficando fácil aos poucos.

Sobre as músicas e efeitos sonoros, apesar de serem produzidas pelo Yuzo Koshiro não me chamaram a atenção. Algumas lembras as originais, mas passam despercebias.

Enfim se você gosta de SOR2 como eu vale a pena conferir esse jogo, principalmente se tiver a paciência necessária. Parece que a versão para GG é mais fiel e melhor que essa do SMS, talvez um dia em um desafio para GG eu a teste.
Streets of Rage II (Europe)005.gif
Streets of Rage II (Europe)004.gif
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Ninguém joga com o Max mesmo :P E eu preciso voltar à minha rotina de sempre para brincar no desafio, principalmente porque tô doidinho para testar o adaptador novo que chegou - o terceiro da série :lol:
Imagem
Responder