#todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017/2018?

Nós vamos ao encontro do mais forte!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Melanogaster »

Realmente, o Jair vai adorar ver este review por aqui... capaz até de finalmente dar uma chance ao jogo e conhecê-lo melhor.
Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por overday »

Nunca cheguei a terminar o Miracle World. Na infância eu tinha o Master com Sonic na memória, então joguei Alex Kidd poucas vezes na casa de amigos.

Tô querendo muito comprar esse jogo (já que é o único Alex Kidd que não tenho na coleção) mas é difícil achar completo e em bom estado :(
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

overday escreveu:Nunca cheguei a terminar o Miracle World. Na infância eu tinha o Master com Sonic na memória, então joguei Alex Kidd poucas vezes na casa de amigos.

Tô querendo muito comprar esse jogo (já que é o único Alex Kidd que não tenho na coleção) mas é difícil achar completo e em bom estado :(
O legal desse desafio é justamente a gente revisitar jogos que nunca conseguiu terminar ou mesmo jogar, tá sendo bem interessante isso. E o problema dele nem é conseguir achá-lo completo, é encontrá-lo neste estado e sem custar um rim.

E algo que não faz sentido algum é a Tec Toy nunca ter relançado o cartucho de AKMW em caixa plástica ou mesmo em caixa de papelão. Mesmo que ela tenha alternado modelos com ele e Sonic na memória, certamente um monte de gente (como você e eu, que também tive Master III com o ouriço) ficamos sem a possibilidade de comprar o jogo nas lojas simplesmente por ele não estar mais disponível!
Melanogaster escreveu:Realmente, o Jair vai adorar ver este review por aqui... capaz até de finalmente dar uma chance ao jogo e conhecê-lo melhor.
É bom que ele fica motivado a terminar o Alien Syndrome com o qual estava pelejando :lol:

Como ainda estou num bom humor notável, além de ter terminado o AKMW de novo (sem continues, ainda que na última vida, e testando o curioso fato de que dá para desequipar o bracelete, coisa que desconhecia), resolvi me redimir por ter queimado o supracitado e fazer um favor a todos, aproveitando outro título que veio no pacote :mrgreen:

Ghostbusters

Imagem
Você salva o mundo de um deus da destruição e o prefeito te dá singelas cinco mil doletas pelo feito...

Imagem
Um poeta desfolha a bandeira
E a manhã tropical se inicia
Resplendente, cadente, fagueira
Num calor girassol com alegria
Na geleia geral brasileira
Que o Jornal do Brasil anuncia


Aqui o resumo da ópera vai primeiro - seria inverdade dizer que Ghostbusters de Master System é totalmente ruim; o problema é que ele envelheceu mal pra caramba e os defeitos ficaram ainda piores com o tempo. É o típico jogo que você precisaria ter ganhado em um Natal de presente de uma tia e só ter o mesmo para jogar por um bom tempo, porque você acaba se afeiçoando ao mesmo pela necessidade e se dispõe a terminá-lo. Situação semelhante deve ter acontecido com muita gente que ganhou um Phantom System no final de 1989 e teve que jogar a respectiva versão que vinha inclusa até que o pai concordasse em comprar aquele Super Irmãos que seu amiguinho da escola tinha mas não emprestava.

O jogo surgiu originalmente no C64, feito pela lenda David Crane - sim, aquele que fez Pitfall! e por isso tem lugar garantido no Paraíso - reaproveitando um jogo de batalha de carros nunca lançado. Desta versão, saíram um monte de ports com resultados variáveis, até o Atari ganhou uma. Comparando a versão de Master com a de NES, uma das mais conhecidas por aqui, o console da Sega leva vantagem em praticamente tudo. Os gráficos são algo melhores, o sistema de continuar o progresso foi herdado das versões de computador e aquela parte da escada é infinitamente mais bem feita, com você podendo controlar seu personagem livremente ao invés da apertar desenfreado de botões. Céus, até mesmo a bolinha saltitante de karaokê da tela título, para você acompanhar a música, foi mantida aqui. Em compensação, o som tem uns momentos meio estranhos, desafinando feio na música de fundo. Um detalhe interessante: o jogo foi feito nos EUA, mas quando colocado no Master japonês, ele mostra a tela inicial do Mark III ao invés da original. Outra coisa curiosa é o fato do cartucho, pelo menos comigo, não funcionar direito quando colocado na saída traseira do console via Gender Adapter, ele geralmente trava ou reinicia após algum tempo. Jogando com um adaptador no slot principal, o jogo funciona normalmente. Não achei registro disso na net, então pode ser uma situação peculiar do meu setup mesmo :|

Ghostbusters segue o roteiro do filme original, que eu imagino que todo ser humano de respeito tenha visto e seja fã. Em todo caso, lá vai a coisa: três parapsicólogos/cientistas expulsos de sua faculdade por conta de experiências resolvem abrir um serviço para, ãh, capturar fantasmas. Com o aumento da atividade paranormal na cidade, que mal sabem eles tem a ver com uma divindade louquinha para destruir a existência, o negócio prospera e eles se precisam enfrentar não só os avatares do tal bicharoco como também coisas mais perigosas, como a burocracia da prefeitura. Aqui, após abrir sua conta no banco (e receber congratulações por entrar no maravilhoso mundo dos negócios), você precisa comprar um carro e equipá-lo. Apesar de haver um monte de itens diferentes, eu recomendo comprar apenas a comida de fantasma (que evita que os fantasmas se aglomerem, formem um Monstro de Marshmallow e destruam prédios), os dois detectores básicos, o aspirador de fantasmas e uma penca de armadilhas. Embora você possa comprar raios melhores, armadilhas que não precisam ser esvaziadas e coisas do tipo, realmente não existe a necessidade de fazê-lo - até mesmo porque essas coisas são caras e você precisa juntar dinheiro, não gastar ainda mais.

Daí, o jogo segue por um bom tempo a seguinte ordem: um prédio pisca, você vai até ele na tela do mapa, faz o mesmo percurso (só que agora de carro), captura os fantasmas e de vez em quando volta ao quartel-general para esvaziar armadilhas e recuperar caça-fantasmas desmaiados; tudo isso gera algum dinheiro, sendo que você precisa juntar pelo menos 10.000 dólares para passar para a próxima fase. No início é até bacana, lembra a atmosfera do filme, mas aí você repete uma, duas, três, dez vezes e a coisa fica modorrenta demais :| Você certamente já juntou os 10 contos há tempos, mas precisa esperar a barra de energia psicocinética se encher três vezes para que o Gozer apareça e só aí passar para a próxima parte.

(detalhe: o manual e o jogo chamam o Gozer de GORZA e o Zuul de ZULE, belíssima tradução. Ah, e o casalzinho que fica rondando as ruas são a Sigourney Weaver e o Rick Moranis :mrgreen: )

Se você conseguiu sobreviver à repetição infinita, parabéns. O Monstro de Marshmallow guarda a entrada do prédio amaldiçoado e fica pulando feliz demais para lá e para cá. Você precisa então aproveitar uma brecha e passar com pelo menos dois caça-fantasmas por ele. Daí você precisa subir as escadas, que como eu disse antes funciona em um esquema muito mais light que do NES (nunca consegui passar dessa parte lá), atirando nos fantasmas que aparecem. Chegando à cobertura, você precisa encarar o GORZA (hehehehe) e seus fiéis ajudantes Vinz e ZULE (hehehehe²). Aqui o esquema é desviar dos raios e bolas de fogo lançadas contra você, que te matam instantaneamente, e acabar com a energia do GORZA (hehehehe³) antes que a energia dos seus próprios raios acabe. Você tem três chances. Pegando o jeito após perder uma ou duas vidas, não é uma tarefa difícil; para dizer a verdade, na minha última vida o chefe simplesmente ficou parado em um ponto da tela saracoteando sem atirar após ser atingido a primeira vez, não sei se por bug ou feature. Com isso, mesmo sem tocar no jogo desde a época e sem nunca tê-lo zerado antes, terminei-o na primeira tentativa aqui. A dificuldade maior é realmente superar a repetição da primeira parte...

Veredito: vale pelo caráter histórico (foi um dos nossos primeiros títulos aqui) e pela ligação com a obra-prima que é são os dois primeiros filmes, para pegar em um dia em que estiver de muito boa vontade. Caso realmente esteja procurando algo para se divertir com esse tema, prefira uma trinca bem melhor de jogos da franquia: Ghostbusters de Mega, um puta jogo de plataforma, New Ghostbusters II de Famicom (não é aquela versão horrenda do NES, é um título nipo-europeu estilo Goof Troop) e também o Ghostbusters: The Game de Wii, que poderia muito bem ser o terceiro filme da série. Tenho os três e recomendo :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Nem vou falar nada, vocês já haviam aberto as porteiras dos jogos bons no fim do passado mesmo :(

Sobre Ghostbusters, lembro de ter terminado ele após entender como funciona a lógica do jogo. Concordo que não é grande coisa mesmo.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Falando nisso, acho melhor atualizar as duas listas para quem quiser se aventurar nas mesmas... Vamos lá, meu povo :|

Terminando um jogo desta lista...

Ace of Aces
Action Fighter
Alien Syndrome
American Baseball
Andre Agassi Tennis
Asterix and The Great Rescue
Back to the Future II
Battlemaniacs
Blade Eagle 3D
Champions of Europe
Chapolim x Drácula Um Duelo Assustador
Cheese Cat-Astrophe Estrelando Speedy Gonzales
Chuck Rock
Cyborg Hunter
Daffy Duck In Hollywood
Dead Angle
Dragon Maze
Dynamite Duke
Ecco the Tides of Time
F1
F16 Fighter
Flash, The
Férias Frustradas do Pica Pau
Gain Ground
Gangster Town
Gauntlet
George Foreman KO Boxing
Ghost House
Global Defense
Golfamania
GP Rider
Great Voley
Heroes of the Lance
Impossible Mission
Incredible Hulk, The
James Bond 007 - The Duel
James Pond 2 Codename RoboCod
Jungle Book, The
Kung Fu Kid
Lemmings
Lion King
Maze Hunter 3D
Missile Defense 3D
Ms. Pacman
Olympic Gold
Operation Wolf
Populous
Poseidon Wars 3D
Predator 2
Pro-Wrestling
RoboCop 3
RoboCop versus The Terminator
Sega World Tournament Golf
Simpsons Bart vs. Space Mutants, The
Simpsons Bart vs. The World, The
Slapshot
Spider-Man Return of the Sinister Six
Spy vs. Spy
Star Wars
Streets of Rage II
Super Kick Off
Superman The Man Of Steel
Sítio do Pica Pau Amarelo
Taz in Escape From Mars
Terminator, The
The Smurfs
Ultima IV
Ultimate Soccer
Wanted
Wimbledon
Winter Olympics
World Cup USA 94
World Games
Y's
Zillion II


... fica liberado um jogo desta.

After Burner
Castle Of Illusion
Choplifter
E-SWAT
Fantasy Zone II
Fantasy Zone: The Maze
Forgotten Worlds
Ghouls'n Ghosts
Golden Axe Warrior
Kenseiden
Land of Illusion Estrelando Mickey Mouse
Moonwalker
Mônica no Castelo do Dragão
Ninja Gaiden
Out Run
Out Run 3D
Outrun Europa
Phantasy Star
Power Strike
Power Strike II
Psycho Fox
R.C. Grand Prix
Sonic Spinball
Sonic the Hedgehog
Sonic the Hedgehog 2
Sonic the Hedgehog Chaos
Streets of Rage II
Strider
Super Mônaco GP
Turma da Mônica em O Resgate
Zillion
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Tem jogo bom nas duas!

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu:Tem jogo bom nas duas!
Claro que tem! É como eu propus páginas atrás (e só o fofo do Melanô opinou, para não me deixar no vácuo :cry: ): tem jogos bons na lista de desafios, mas é coisa que exige dedicação e certo tempo, tipo Ultima, Y's e Lemmings. Se alguém quiser pegar dois ou mais dessa lista em sequência, como o próprio Melanogaster andou fazendo, não há problema algum.
Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por overday »

Mal posso esperar para participar com algum jogo mas vou me segurar aqui até o meu framemeister e cabos scart chegarem, quero me aventurar novamente no Master com a máxima qualidade possível para mim :swet:
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Melanogaster »

Jair escreveu:Tem jogo bom nas duas!
Dê o troco na mesma moeda! Zera Phantasy Star, logo!
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Melanogaster escreveu:Dê o troco na mesma moeda! Zera Phantasy Star, logo!
OK, oficialmente você não é mais fofo :roll:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Não é má ideia heim!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Moonwalker

Imagem
Que foto medonha.

Tirando o pó do tópico, tanto porque depois de dias insalubres de loucura no trabalho (quebrado só pelos joguetinhos de Android) eu precisava jogar algo mais familiar e também porque aparentemente os amigos andam desanimados com o desafio - não é uma cobrança, só uma constatação :cry:

Continuando na proposta de deixar os emuladores de lado e cavucar as coisas que nem sabia que tenho em cartucho, achei este Moonwalker. A exemplo de outros da coleção, este aqui é o original da locadora que alugava quando moleque, ou seja, é exatamente o mesmo espécime que me fez passar por momentos inesquecíveis de raiva e frustração, a serem delineados mais à frente. Para aumentar a coincidência, eu o comprei no mesmo dia em que o Michael Jackson morreu :shock: Alguém simplesmente desovou um lote de jogos de Master por lá na mesma data e entre eles estava o bendito, ainda lembro da vendedora brincando que ele em breve ia valer uma fortuna antes de me vender pelo precinho bacana de sempre (como eu sinto falta daquele lugar, caramba...).

A história, como todo mundo sabe, é baseada em um dos segmentos do filme homônimo estrelado pelo cantor. Michael precisa salvar diversas criancinhas sequestradas por um vilão malvado, uma trama que incidentalmente lembra um bocado Shinobi mas com zumbis e dança no lugar dos ninja. A semelhança do jogo do Musashi também está na jogabilidade, que se difere do beat' em up isométrico do arcade no qual o Michael atacava os inimigos com o leigan do Yusuke. Temos aqui um jogo de plataforma competente, ainda que um tanto repetitivo - é basicamente abrir/checar coisas para achar as crianças e desviar dos inimigos - mas com uma boa variedade de fases seguindo os temas do filme e também de Thriller. O ataque principal de Michael, um chute, não tem lá exatamente a eficiência necessária, além de uma área de efetividade bem curiosa - já errei um zumbi com o pé do personagem encostando nele, mas as aranhas que estão no nível do solo são mortas de longe, vai entender. Ah, e claro,temos a ótima trilha sonora, obviamente saturada de sucessos do cantor, é um destaque à parte.

O jogo segue na busca por criancinhas até o sexto estágio, no qual Michael se torna um robô. Diferente da versão do Mega Drive, na qual isso acontecia no chefe da fase anterior para que ele derrotasse uma penca de capangas do vilão Mr. Big, aqui a coisa se torna um estágio em terceira pessoa no qual o Robomichael precisa atirar nos capangas em duas plataformas à sua frente... O que também lembra um bocado a fase bônus de Shinobi. Após esta parte, vem a DESGRAÇADA da fase 6-2, que me tirou do sério diversas vezes quando era criança. Eu simplesmente não conseguia passar da mesma, que consiste em quatro canhões numa parede que se abrem alternadamente e tentam atingir a nave-Michael - diferente do estágio estilo Wing Commander (que só saiu no ano seguinte) da versão Mega. Em todas as vezes em que aluguei o jogo, neste mesmíssimo cartucho, eu desisti aqui. Eu simplesmente não conseguia entender o esquema de desviar dos tiros e perdia a paciência. Quando "recuperei" o jogo, em 2009, passei dela em poucas tentativas, entendendo claramente o esquema dos lasers, e me surpreendi. Desta vez, oito anos sem pegar no jogo, passei de segunda! O jovem Xisto estaria orgulhoso :mrgreen:

Um clássico do console e obrigatório na coleção de todo mundo. Mesmo sendo uma versão simplificada do jogo do Mega, está longe de ser uma das conversões aguadas que viriam depois. Para jogar assobiando/cantando junto :eek:
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Melanogaster »

Esse era um que gostaria de zerar no console mas que geralmente nem tento, em função das baixas perspectivas de passar da fase 6-2. A única vez que o fiz foi há mais de dez anos, depois de trocentos reloads no emulador. Talvez devesse tentar novamente em breve; vai ver agora, a wiser and older Drosophila, eu consiga abstrair o pattern do chefe e evitar a enxurrada de tiros perseguidores.
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Corredor X »

Melanogaster escreveu:Esse era um que gostaria de zerar no console mas que geralmente nem tento, em função das baixas perspectivas de passar da fase 6-2. A única vez que o fiz foi há mais de dez anos, depois de trocentos reloads no emulador. Talvez devesse tentar novamente em breve; vai ver agora, a wiser and older Drosophila, eu consiga abstrair o pattern do chefe e evitar a enxurrada de tiros perseguidores.
Não tem nem um padrão exato, o negócio é mesmo dar sopa em uma posição para atrair o tiro, vê-lo sendo disparado, ir para um dos lados para que ele te siga e então voltar para a posição inicial no último momento possível. O tiro vai continuar a te perseguir, mas por conta da parábola que a trajetória dele se torna, vai só tirar um fino da nave mesmo. Dá certo em boa parte das vezes.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: #todosossucessosdomaster - zeraremos tudo em 2016/2017?

Mensagem por Jair »

Não lembro de ter achado tão dificil na época...mas faz tanto tempo também!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder