DC Novo e Bichado.. Aff...

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

vlad_djkax
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:28 pm

DC Novo e Bichado.. Aff...

Mensagem por vlad_djkax »

Bom, galera, segue minha breve e rápida experiência como técnico em eletrônica (HA HA!) mexendo em um DC..

Bom, como vocês podem ver, o bagulho é, teoricamente:

- Tec Toy, logo azul, bivolt, e com a entrada do cabo de força com os dois lados arredondados, com a entrada de video meio esquisita e modem 56K.

ImagemImagem

O vendedor explicou os podres do console, que seriam:

- Problema no motor do leitor OU no leitor em si (canhão?) ...
- Problema no direcional do controle.

ImagemImagemImagemImagemImagem

O fato é que, após dar uma limpada (sopro) na poeira acumulada, tentei encaixar o do flat no canhão. 38 minutos depois e 15 minutos antes do almoço, consegui enfiar o c... na m.... do buraco (sim, a viadagem do procedimento me emputeceu, hehehe). Resgatei o cabo de força do meu Sat (o único compatível com o buraco de força de bordas redondas), liguei tudo na TV, e confirmando o anúncio, o treco realmente não leu nádegas.

O motor está funcionando na teoria, pois o disco gira E o canhão volta pra posição inicial, no centro de tudo. Mas como o barulho dele está BEM diferente do normal, e como tá com uma aparência velha pra porra, duvido que esteja bem das catracas, heheh...

Já o canhão, faz aquele movimento sexy de sobe e desce na tentativa de ler algo mas... nada funfou. Fiz o teste moreno de olhar diretamente na lente do treco, mas não vi nem sombra do feixe. Como não fiquei cego, chuto que pode ser algo relacionado à potência do canhão, MAS... encheu o saco de bancar o técnico, e guardei tudo.

De resto, o VMU funciona de boa, e as portas dos controles parecem estar bem. O controle em si é que deve estar com o cabo ferrado, pois o VMU acendeu e apagou umas 3x enquanto conectado, sem mencionar que ele estava encaixado naquele sulco que faz o cabo ir pra frente de forma "torada", quase "esgoelada", logo, os fios devem estar em mau estado. Aliás, na minha humilde opinião, foi idéia de jerico da SEGA projetar o controle daquela forma... custava por a p... do cabo saindo do jeito tradicional? Aff....

O modem, não testei, mas testarei em breve. Só não dá pra saber a velo do bicho... talvez eu o abra....

Também não tenho a certeza de que a fonte seja realmente bivolt, não tive coragem de testá-la em uma tomada comum...

Por último, observei, na parte inferior da carcaça superior (aff) umas infos legais sobre a "suposta" data de fabricação, pelo menos da carcaça... Acredito que dê pra vocês observarem na foto, mas em todo caso, temos 4 indicações:

- 2 prováveis de data: no caso, 03 E 00, provavelmente indicando mês e ano
- região: USA, JPN e MULTI.. no caso, MULTI
- e uma indicação bisonha de 6 letras, de A a F... neste caso, ela é B... ao lado, temos uma "legenda" disso:
-- A: 330
-- B: 250
-- C: F1350
-- D: 824V
-- E: AF-348
-- F: (nada)

Alguém tem idéia de que diabos se trata esse último campo de infos?

Imagem

Bom, é isso, se alguém tiver uma idéia de como por o aparato pra funcionar de uma forma simples, aceito sugestões :mrgreen:

Em breve, um pequeno relato da quase experiência online com meu DC titular (não, não nada do tipo Leonan, seus noronhas, hehehahaohooho )...

ImagemImagem
Vlad - Dj Kax

Imagem Imagem
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: DC Novo e Bichado.. Aff...

Mensagem por darini »

Porra, eu quero ir no Maiden! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: DC Novo e Bichado.. Aff...

Mensagem por Corredor X »

O laser deve ter pifado de todo ou, com sorte, precisa de uma regulagem no pequeno potenciômetro que o controla. Já o barulho estranho tem toda a cara de ser falta de lubrificação naquele "parafuso" que leva o canhão de um lado para outro. Uma mínúscula gota de óleo de máquina na peça, espalhada bem, dá conta do recado.
Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: DC Novo e Bichado.. Aff...

Mensagem por Rogue »

Corredor X escreveu:O laser deve ter pifado de todo ou, com sorte, precisa de uma regulagem no pequeno potenciômetro que o controla. Já o barulho estranho tem toda a cara de ser falta de lubrificação naquele "parafuso" que leva o canhão de um lado para outro. Uma mínúscula gota de óleo de máquina na peça, espalhada bem, dá conta do recado.
hmm, aproveitando, tem certeza que só óleo de máquina faz um serviço bom? Me recomendaram graxa grafitada, o que acha?
^^
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: DC Novo e Bichado.. Aff...

Mensagem por Corredor X »

A graxa deve ser melhor mesmo, Rogue, porque teoricamente ela "adere" melhor à peça e fica por lá mais tempo, por conta da consistência. Acredito até que essa graxa é o que é colocado de fábrica nele, não? Eu usei o óleo porque era o que tinha à mão... Acho que o importante mesmo é ter cuidado com o excesso, para que não vaze tudo, e limpar a substância anteriormente colocada antes de aplicar a nova.
Imagem
Responder