Resultado do retrobright no Dreamcast

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por overday »

Meu DC estava com a tampa bastante amarelada (só a tampa, estranhamente), o que me incomodava bastante. O controle também estava, dava pra ver claramente a diferença de tom quando eu inseria o VMU branco ou quando deixava ele do lado do console.

Imagem

Lembrei então do tal "retrobright", a solução de clareamento que usam para trazer de volta a cor original dos consoles amarelados. Fiz uma fórmula meio adaptada, simplesmente misturei água oxigenada cremosa e detergente neutro, mas o resultado não poderia ter sido mais satisfatório:

Imagem

Eu havia feito o procedimento na tampa semana passada e hoje fiz no controle. Aqui tem uma foto que tirei ontem que mostra como ele também estava amarelado, comparado com o console ao lado:

Imagem

Recomendo fortemente pra quem tem DC amarelado e fica com receio de fazer :)
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por Gate »

Vc misturou os dois e pincelou sobre a tampa ou diluiu tudo em água?
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por overday »

Gate escreveu: Sáb Out 12, 2019 9:34 pm Vc misturou os dois e pincelou sobre a tampa ou diluiu tudo em água?
Só misturei a mesma quantidade de água oxigenada 40 cremosa + detergente neutro, pincelei sobre a área amarelada e deixei meia hora no sol. Nem precisei repetir, uma rodada apenas já ficou assim.
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por Gate »

Ficou perfeito. Fiz isso uma vez no meu Saturn, só com água oxigenada cremosa (40 vol). Eu não soube fazer direito, ficou bem ruim. As pinceladas ficaram estampadas na carcaça e pra corrigir eu tive que diluir 1L de água oxigenada líquida (10 vol), imergir a carcaça manchada num pote transparente e colocar no sol por 4 horas.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por Odin »

Ficou muito bom overday, você conseguiu fazer da melhor maneira possível. Eu só fiz o retrobright uma vez e acabei ficando meio traumatizado, pois tentei tirar o amarelado do meu controle de Dreamcast, que na época era o único que eu tinha, só que como meu pátio é quase todo coberto por uma área, e não tinha um espaço para colocar a carcaça no sol, acabei usando uma lâmpada incandescente, só que essa lâmpada além de demorar pra baralho, pois levou uns 4 dias para tirar o amarelado, na última sessão que fui colocar, a lâmpada acabou caindo em cima da carcaça, bem na parte de cima, e acabou derretendo a carcaça, ficando um buraco bem no meio da carcaça, na época fiquei bem desanimado, pois a carcaça já estava quase branca, nessa última sessão talvez ela teria ficado 100% de novo, ai não fiz mais, acabei colocando uma carcaça de controle pirata nesse controle e ele ficou uns cinco anos com essa carcaça, até um amigo me doar uma carcaça de outro controle original com defeito. Mas sei que se o cara colocar no sol não tem comparação, não dá para comparar a força do sol com uma lâmpada incandescente... :lol:

Um dia ainda quero fazer isso na minha carcaça do meu Saturn Branco, e talvez no meu NES, vou seguir essa mesma dica sua, anteriormente eu tinha usado água oxigenada 40 volumes misturada com alvejante de roupas.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por overday »

Gate escreveu: Dom Out 13, 2019 7:59 pm Ficou perfeito. Fiz isso uma vez no meu Saturn, só com água oxigenada cremosa (40 vol). Eu não soube fazer direito, ficou bem ruim. As pinceladas ficaram estampadas na carcaça e pra corrigir eu tive que diluir 1L de água oxigenada líquida (10 vol), imergir a carcaça manchada num pote transparente e colocar no sol por 4 horas.
A água oxigenada é muito forte, aplicar ela sozinha acaba estragando o negócio, por isso a ideia é diluir em alguma outra substância cremosa
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por naldin »

Ficou muito bom. Eu só fiz esse procedimento uma vez em meu SNES, ficou ótimo, mas um ano depois amarelou de novo aí desisti do processo.
Mega Drive 17 Tectoy
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por Odin »

naldin escreveu: Qui Out 24, 2019 7:32 pm Ficou muito bom. Eu só fiz esse procedimento uma vez em meu SNES, ficou ótimo, mas um ano depois amarelou de novo aí desisti do processo.
É esse o meu maior medo, por isso sou a favor de uma pintura, mas se eu for fazer isso, só faria se fosse uma cor 100% idêntica ao original.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por overday »

Se demorar um ano pra ficar amarelo de novo tá ótimo, é só fazer de novo, o procedimento não demora uma horinha mesmo rs...
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Resultado do retrobright no Dreamcast

Mensagem por Odin »

overday escreveu: Sex Out 25, 2019 10:07 am Se demorar um ano pra ficar amarelo de novo tá ótimo, é só fazer de novo, o procedimento não demora uma horinha mesmo rs...
Pois é, a não ser se o cara usar uma lâmpada, ai leva uns quatro dias... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder