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Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Mar 12, 2018 4:49 pm
por Odin
Precisamos criar um tópico de recomendações ou não de mídias de CD e DVD para gravações de jogos, pois isso seria muito útil para quem é leigo, também seria legal um outro, ou no mesmo tópico com dicas de gravações e programas recomendados.

O DMN me fez lembrar de algumas mídias antigas, algumas me pareciam simples demais, mas tenho algumas boas e funcionando até hoje, quem nunca teve uma mídia da Dr. Hawk? :lol:

Mas a melhor mídia que vi até hoje foi uma que tinha um desenho de um disco de viníl em cima, uma pena que não tenho mais nenhuma, que eu lembre era da Philips, acho que não existe mais.

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Mar 12, 2018 6:05 pm
por Danlucio
DMN_Sonic escreveu: Seg Mar 12, 2018 3:19 pm Principalmente em consoles mais novos a marca faz muito peso. Lembro de quando fui procurar saber sobre jogos de X360 e tem marcas que não aceitam de jeito nenhum no console.

O fator da velocidade é como os dados são gravados, é como escrever algo bem rápido, você pode até escrever mas não pode ficar 100% legível, ainda mais em mídia zoada. O ideal é sempre fazer o casamento entre mídia e velocidade.

Eu também tenho jogos de Saturn de 10000 anos atrás gravados a 2X que pegam que é uma maravilha até hoje.

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Pois é, 360 é um parto à parte, jogos XGD3 precisam ser gravados em modo Truncado (até o fim da mídia) e não são todos gravadores (hardware) que suportam isso e nem toda mídia. Aqui na minha cidade ainda encontro no camelódromo 2 barraquinhas especializadas em mídias óticas, coisa rara e uma mídia que não é das melhores mas se dá bem no 360 são as com ID Umedisc, tem várias marcas, o pessoal costuma comprar da Elgin que tem preço mais acessível, o problema é que precisa conhecer o vendedor pq só ele vai poder te dizer o ID da mídia, não tem como ter certeza antes de colocar pra gravar e ver os dados do disco, no caso do 360 uso o CloneCD. Voltando as mídias CD-R, as melhores sempre foram as fabricadas pela Taiyo Yuden, tinha umas douradas em 1996 quando eu comprava coletâneas de jogos piratas para MS-DOS que ainda estão perfeitas quase 25 anos depois. Ela fabrica para algumas marcas no mercado e tb vende diretamente, no Brasil complicado achar atualmente, no Ebay tem mas lá tb sai caro. Pensando na realidade do mercado atual uma mídia ainda achavel e não tão cara com qualidade mediana são as Ricoh, não confundir com as fabricadas pela Ritek, que são bomba (Philips, Arita, Fujifilm), as Ricoh vem com o nome Ricoh mesmo e tem a linha Standard e premium, a linha Standard se acha no iML. Outra mídia dificil de dar problema é a Verbatim, mas cada dia mais rara e cara e existem falsificações rodando por ai

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Jun 25, 2018 7:25 pm
por overday
Eu gravo CDs de todos os consoles de CD "pirateaveis" (Saturno, Sega CD, Dreamcast, 3DO, PC Engine) sempre usando o imgburn e botando a menor velocidade que o meu gravador tem (acho é 10x), nunca tive problemas. Isso de ficar caçando gravador de 1 ou 2x creio ser uma bela lenda urbana. Não vejo o porquê disso fazer qualquer diferença. São gravados bits no CD, é 0 ou 1, não tem "1 gravado melhor em velocidade baixa do que 1 gravado em velocidade alta". Uma vez que todos os zeros e uns estão no disco o console não sabe se foi gravado lento ou rápido. Basta você se certificar de sempre marcar aquela opção de verificar o disco após o fim da gravação, que todo software tem, e se a verificação for OK então todos os dados da imagem original estão devidamente gravados, não importa a velocidade.

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Jun 25, 2018 9:16 pm
por Odin
Eu acho que esse lance de velocidade é mais para DVDs mesmo, pois já gravei centenas de jogos de PS2 e sempre que gravava em velocidades mais rápidas nunca deu certo as gravações, coincidentemente só funcionavam quando eu gravava na menor velocidade possível, então acho que esse lance das velocidade deve ser só com DVDs mesmo... :D

Já sobre CDs, tem alguma coisa a mais com jogos de Dreamcast, pois tive problemas com muitos jogos, eu consegui gravar uns 6 ou 7 discos sem problemas das dezenas que tentei gravar... Deve ser por causa do lance dos GD e dos formatos das ISOs... :D

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Jun 25, 2018 11:19 pm
por overday
Com Dreamcast a história é diferente porque os jogos originais são em outra mídia, são GDs de 1 GB então os pirateiros tinham de arrumar um jeito de diminuir o jogo clandestinamente para 700 MB para caber em um CD. Com isso, a chance de dar cerda é grande.

Quando a ISO é feita a partir de um jogo que já era em CD e nada precisa ser eliminado ou adaptado, aí é só questão de usar uma mídia boa mesmo e correr pro abraço.

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Ago 13, 2018 10:26 am
por Gigacom
Lá no tópico do "Tudo sobre o Sega Saturn" comento sobre esse esquema de gravação. Abaixo, o que escrevi por lá há... vejamos... uns 10 anos atrás:


Gravando jogos de Saturn em CD-R
Obs: primeiro antes de mais nada, me retiro a responsabilidade sobre qualquer erro ou dano que possa ser provocado por quem seguir esse manual, e acima de tudo, não vou enviar midia de CD para quem tiver perdido as suas na tentativa de se gravar uma imagem!!! E nem adianta chorar, ameçar com processo, ou sei lá o que....
► Exibir Spoiler

Esse assunto é pouco tratado nos fóruns e rodeado de mitos. Uns dizem que se tem que gravar o CD à velocidade de 1x ou 2x, outros dizem que o CD-R tem que ser daqueles com fundo preto, outros ainda dizem que CD-R acaba com o leitor do Saturn. Bem, a boa noticia é de que tudo isso é balela. Os CDs podem ser gravados em qualquer velocidade que a sua gravadora permita, e lê muito bem qualquer CD-R do mercado sem risco de estragar o leitor.
Na internet alguns sites tem uma coletânia inteira dos jogos do Saturn, disponível para download. Alguns sites são:

http://romhustler.net/
http://www.coolrom.com/
http://www.sega-saturn.us/beta/news.php

As imagens dos CDs vem em diversos formatos, sendo nescessário a utilização de pelo menos do Nero e do Alcohool 120% para gravação dessas imagens em CDs.
Outro detalhe a se atentar é quanto à nacionalidade da imagem do Jogo: americana, japonesa, européia. Portanto, sempre que preciso, deve-se fazer a conversão desses jogos para a nacionalidade do seu Saturn. Existe um programa muito bom e que recomendo para essa tarefa, é o SatHeader (você pode baixá-lo a partir desse endereço: http://www.rysley.com/pages_html/satheader.htm ).
Será preciso tambem um bom software conversor de audio, que possa converter arquivos mp3 e ogg para Wave.

De posse desses programas, é nescessário saber um pouco sobre imagens de CD. Segue abaixo explicação sobre as imagens que encontrarás dos CDs do Saturn:

CUE: arquivos CUE são arquivos de texto que indicam para o software que irá fazer a gravação da imagem, em qual parte do CD ele deve inserir os dados. É normal você encontrar uma imagem do CD com os dados todos e o CUE anexado. É comum mais ainda você encontrar uma imagem de CD com vários arquivos de audio juntos, então a tarefa do CUE será indicar para o Nero por exemplo, que ele deverá gravar o arquivo de dados primeiro no CD, e em seguida o arquivo de audio 1, depois o 2 e assim por diante. Os arquivos de audio nas imagens do Saturn são as trilhas sonoras do jogo, ou alguma mensagem que a fabricante do game deixou ali.

BIN: arquivos BIN são a imagem em código binário puro do CD. São sempre acompanhados de um arquivo CUE, sem ele não pode ser gravado corretamente no CD. É comum que uma imagem venha com o BIN, o CUE e mais alguns arquivos de audio em mp3, wave ou ogg.

ISO: na prática, as imagens em ISO são as mais facéis de se gravar, por ser compatível com a maior parte de softwares para gravação de CDs. Por vezes ocorre dele tambem vir acompanhado do arquivo CUE e mais alguns de audio.

MDS e MDF: esse tipo de arquivo é o utilizado em imagens feitas pelo Alcohool. Basicamente um funciona como os dados em si, e o outro semelhante ao CUE.

NRG: arquivo de imagem do Nero. É muito dificil de se encontrar, mas de todos é o mais simples de se gravar, já que os arquivos todos, tanto os de dados quanto de audio, vem embutido nele.

Muitas imagens dos jogos do Saturn vem o arquivo de dados em ISO ou BIN, e junto com ele vários arquivos de audio. Esses arquivos de audio como já disse, são os que formam a trilha sonora do jogo. A maioria sempre vem em formato mp3, justamente para facilitar o download. Sendo assim, é nescessário fazer alguns ajustes antes de gravar a imagem. O primeiro deles, e converter os arquivos mp3 em WAVE em 16-Bit estéreo à 44.1 khz, mais ou menos do que isso e o Saturn poderá não ler o audio. Feito a conversão, é nescessário reconfigurar o arquivo CUE para que ele indique ao gravador o nome exato dos arquivos de audio. Para isso, abra o SatHeader, clique no menu Extra e depois em CUE file maker, vá então até a pasta onde se encontram a imagem do CD e os arquivos de audio já convertidos (tenha o cuidado de deixar somente os arquivos WAVE), e clique em Generate. O programa deverá gerar um arquivo CUE com as informações corretas para gravação do CD, salve esse arquivo na mesma pasta da imagem.

Após a conversão do audio, e a criação do arquivo CUE, volte para a tela inicial do SatHeader, e clique em File / Open, e abra o arquivo de dados da imagem (o SatHeader só é compatível com BIN, NRG, ISO e CDi). Fazendo isso, o SatHeader deverá exibir todas as informações do jogo, e principalmente, o que nos interessa, a nacionalidade da imagem. A nacionalidade aparecerá em Country Codes. Sempre, em qualquer situação, selecione a nacionalidade USA/Canada se o seu Saturn for um Tec Toy, selecionar a nacionalidade Brasil poderá provocar conflitos em vários jogos. Feita a correção da nacionalidade (quando preciso), salve a alteração, e assim poderemos passar para a proxima etapa.

A gravação das imagens depende acima de tudo da compatibilidade do software. O Nero por exemplo é um excelente gravador, porém não reconhece arquivos em MDF. O Alcohool por sua vez, é o mais indicado, porém é dificil conseguir uma copia ilimitada dele. Como o Nero é o mais conhecido de todos, vamos começar por ele:
Abra o Nero Express, e clique na opção "Copia de disco", nela você poderá selecionar a opção "Gravar imagem", clique nela. Na tela do Nero, procure a imagem do jogo (para que apareça todos os formatos compatívies, na tela de busca selecione "todos os tipos", é só olhar com calma que você acha), depois de achar a imagem, selecione QUALQUER velocidade de gravação (não importa se será 1x ou 89x) e mande queimar o disco.

Obs: a velocidade de gravação não influi em nada no disco; os programas dão a opção de se escolher a velocidade para se evitar erros na gravação em computadores lentos ou com alta carga de programas na memória; portanto, se o seu computador é relativamente novo, não se preocupe quanto à isso, basta que na hora em que estiver gravando você não vá jogar Call of Duty 4 por exemplo...
Após a gravação, coloque o CD no Saturn e divirta-se!!!

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Qua Out 03, 2018 1:36 am
por Pagan Race
Em resumo a tudo ao invés de investir em um PC antigo comprei um gravador externo da Toshiba com velocidade mínima de 8x, USB 2.0.

Se não der certo aí parto pro PC.

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Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Ter Out 09, 2018 6:38 pm
por DMN_Sonic
Pagan Race escreveu:Em resumo a tudo ao invés de investir em um PC antigo comprei um gravador externo da Toshiba com velocidade mínima de 8x, USB 2.0.

Se não der certo aí parto pro PC.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Se gravar no mínimo 8X já é excelente, uma ótima velocidade.

Apesar de haver vários relatos eu estou nessa brincadeira a muitos anos e por experiência posso dizer sim que velocidade é um fator importante.

Dos vários consoles que tive e das gravações que já fiz era nítida a diferença quando se opta pela velocidade. Eu tive um gravador da Pioneer que os meus backups de Saturn são todos dele e são impecáveis, pegam melhor que uns mídia prata que tenho. Fui gravar o Radiant Silvergun esses dias pra jogar a 12X e não leu nada.

Há o fator mídia também que esta é de fato a mais confusa porém se você vem um gravador legal que tenha ao menos 8X de mínimo você pode mandar bala.

Hoje eu comprei um leitor para um velho guerreiro que tenho, um Compaq Presario 1200, um laptop de 1999. O leitor na verdade é um combo de DVD ROM/CR-RW e grava a 4X, espero que esteja tudo OK com ele e também espero reportar aqui caso haja sucesso.

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Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Ter Out 09, 2018 8:52 pm
por DMN_Sonic
Voltando com double-post pra falar a respeito da sorte que eu sei com o gravador que citei antes.

Ele é para um laptop antigo, um Compaq Presario 1200 e tem as seguintes specs:

Celeron 766Mhz
64MB Ram PC133 SDRAM
8 MB Vídeo integrado
Era um HD de 6GB que morreu, coloquei um de 40GB
Tinha o drive de CD, coloquei este combo

Eu vi bem barato e resolvi apostar, 25 reais com frete dá pra tentar e aí eu instalei Nel e foi OK.
Imagem
Este é o cara que eu comprei, um combo DVD/CD-RW. Como este modelo de laptop teve muitas versões as peças de algumas delas são intercambiáveis e aqui foi uma das que deu certo.

Imagem
Ele instalado

Depois de ter feito o teste de leitura de CD e DVD que foi perfeito decidi fazer um teste com o IMGBurn, como ele tem o Windows ME acabou aceitando numa boa. Peguei um jogo original de Saturn, Dead or Alive e fiz uma cópia. Pegou perfeito e de primeira com mídia vagabunda.

Imagem
Gravando a 2X


Então a velocidade pode sim influenciar no resultado final, existem muitos fatores mas esse pode ajudar no fim das contas.

Não que um drive que grave a 8X não possa gravar um jogo bem gravado, longe disso, pois eu já fiz isso e também deu certo porém na busca do maior sucesso tem que se atentar desde o gravador até a mídia que usa.

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Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Dom Out 14, 2018 8:05 am
por Gate
DMN_Sonic escreveu: Ter Out 09, 2018 8:52 pmImagem
Gravando a 2X
Que coisa linda...

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Qui Dez 27, 2018 3:50 pm
por Pagan Race
Tentei gravar aqui com gravadores atuais, algumas coisas rodaram parcialmente, mas o resultado final não foi bom pois todos em algum momento travaram.

Decidi por comprar de algum vendedor, e comprei uma réplica original do Enemy 0 e Shinning Force 3, ambos com caixas capas e manuais impressos em impressora digital, assim como a Midia.

O vendedor garante a qualidade da réplica. Vamos ver.

Enquanto isso continuo a garimpar um gravador de CD antigo.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk


Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Qui Dez 27, 2018 3:54 pm
por Pagan Race
Tentei gravar aqui com gravadores atuais, algumas coisas rodaram parcialmente, mas o resultado final não foi bom pois todos em algum momento travaram.

Decidi por comprar de algum vendedor, e comprei uma réplica original do Enemy 0 e Shinning Force 3, ambos com caixas capas e manuais impressos em impressora digital, assim como a Midia.

O vendedor garante a qualidade da réplica. Vamos ver.

Enquanto isso continuo a garimpar um gravador de CD antigo.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk


Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Seg Nov 30, 2020 6:57 pm
por overday
Concordo com o colega acima.

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Sáb Out 16, 2021 6:26 pm
por Zillion
Minha pequena experiência, no meu Saturno japonês de botões redondos não consegui fazer o swap e tampouco instalar o Pseudo no ARP e não leu nenhum cd-R gravado da marca HP tanto no Magic ISO como no ImgBurn na menor velocidade suportada pelo gravador, coloquei a 4x e também ele não informa a velocidade que está gravando. Pode ser o leitor cansado más como não tenho o mod chip no console, terei de testar outras mídias e velocidades e talvez tenha de forçar o trimpot para ler? Já no DC gravei tanto jogos como o utopia em cd-rs da marca Max Print e funcionou de boa.

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Enviado: Sáb Dez 11, 2021 3:11 pm
por Zillion
Zillion escreveu: Sáb Out 16, 2021 6:26 pm Minha pequena experiência, no meu Saturno japonês de botões redondos não consegui fazer o swap e tampouco instalar o Pseudo no ARP e não leu nenhum cd-R gravado da marca HP tanto no Magic ISO como no ImgBurn na menor velocidade suportada pelo gravador, coloquei a 4x e também ele não informa a velocidade que está gravando. Pode ser o leitor cansado más como não tenho o mod chip no console, terei de testar outras mídias e velocidades e talvez tenha de forçar o trimpot para ler? Já no DC gravei tanto jogos como o utopia em cd-rs da marca Max Print e funcionou de boa.
Bom consegui finalmente colocar o Satan para rodar com ARP/Pseudo e mídias gravadas, felizmente não era leitor e tampouco a velocidade de gravação (4x).
Rodando liso mídias Ridata e Max Print, CD's gravados com o IMGBurn, agora é passar a noite sem dormir. :lol: