Gravação de jogos para Sega Saturn

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Pagan Race »

Bom dia.
Pessoal gostaria de saber qual a melhor e os melhores programas para estar gravando jogos para o Saturn, pois gravei algumas mídias mas as mesmas não ficaram boas.

Existe algum tutorial no fórum ou algum método q vcs usam? Lembrando que vou usar o método SWAP TRICK.

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk



Editado pela última vez por Pagan Race em Dom Out 22, 2017 9:11 am, em um total de 2 vezes.
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Gate »

Depende muito, imagens pra Saturn aparecem em muitos formatos diferentes (BIN+CUE, ISO+MP3, ISO+WAV, ISO sozinha, MDF+MDS, um formato estranho em que as faixas de áudio são comprimidas por um programa chamado Monkey's Audio, etc.) e pra cada um tem um ou outro gravador que é melhor. Uma coisa você já deve saber: grave sempre seus CDs na velocidade mínima possível (no meu caso é 8x e roda de boa, mas se você tiver um drive velho, dá pra usar ele num sistema operacional velho como o Windows XP ou anterior para atingir velocidades ainda menores, até 1x).

Para BIN ou ISO, a maioria do pessoal usa o IMGBurn e gosta muito, eu particularmente detesto o IMGBurn porque ele falha demais e já me estragou muito CD. BIN e ISO representam mais ou menos 85% das imagens que você vai encontrar por aí, e na minha opinião o Nero é o melhor gravador pra essas imagens.

Para MDF, o único gravador direto é o Alcohol, mas o Alcohol é terrível porque ele te obriga a instalar um drive virtual igual ao Daemon Tools, e eu já tive que formatar meu PC uma vez por causa desse drive virtual que ele instala (ele eventualmente impede que o computador inicie). Mas tem um programa chamado IsoBuster que consegue ler essas imagens MDF e extraí-las para uma ISO, e depois é só gravar pelo Nero.

Para imagens comprimidas com Monkey's Audio é complicado, porque você terá que baixar esse programa pra converter as faixas de .ape para .wav, e mais um conversor para converter .wav para .bin.

Às vezes, pode aparecer um formato ECM+CUE. O ECM nada mais é que um BIN comprimido, e você precisará de um programa drag-n-drop pra converter o .ecm pra .bin. Esse programa está por todo o lado da internet e é fácil de achar.

E mais uma dica importante: uma imagem de jogo de Saturn é normalmente composta por 1 faixa de dados (a primeira) e várias faixas de áudio (as restantes). Mas tem jogos (como Nights, Last Bronx, Samurai Spirits RPG, etc.) que possuem as duas primeiras faixas de dados, o que eles chamam de double data track. Então, antes de gravar seus jogos, verifique se a imagem possui mais de uma faixa de dados (você pode verificar isso lendo o arquivo CUE, ou vendo se existe mais de uma faixa ISO na pasta da imagem). ABSOLUTAMENTE NENHUM gravador convencional consegue gravar esses jogos. Depois de muito tempo pesquisando e desperdiçando CDs, eu encontrei apenas um único gravador que consegue gravar essas imagens com sucesso, chamado BlindWrite. Mas você tem que pegar uma versão abaixo da 7.0, porque dessa versão pra cima o suporte à estrutura de double data track foi descontinuado, pois todo mundo parou de usar.

Espero que com isso você tenha menos dores de cabeça do que eu tive tentando descobrir essas coisas sozinho há uns 15 anos atrás... :lol:
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Odin »

Belo tutorial Gate, você podia postar ele na sessão técnica? Seria interessante porque ele ficaria mais destacado em um tópico e não se perderia no meio de outras postagens :mrgreen:

Essas suas dicas são muito importantes, pois não se vê muitos desses detalhes por ai, acho que para gravar esses discos a pessoa teria que investir em um PC antigo, com mais de 10 anos, e com um gravador IDE, mas agora me bateu uma curiosidade, de testar em um PC mais atual, com drive Sata, mas com Windows XP instalado, e os devidos programas de gravação retrôs também, vá que dê certo? :lol:

O IMGBurn eu acho válido para gravar jogos de Dreamcast, pois existem plugins necessários para gravar as imagens, mas se for ISO, ou BIN + CUE, o Nero acho que não existe outro melhor... Eu sempre uso o Nero 8 Micro para gravar essas imagens, e sempre dá certo, ele só tem os dois programas básicos do pacote, o Express e o Bourning Rom que é o que é usado para gravar as imagens, é só botar em 4 vezes ou menos que ele grava de boa. Já outras imagens não tenho experiência, já perdi muitos discos tentando gravar jogos de Dreamcast, até achar o IMGBurn, os outros discos que gravava eram só discos de PS1 e PS2. E pior que o IGMBurn realmente da muitos erros de gravação, até agora não consegui grava todos os 3 discos do Shenmue, ainda falta conseguir gravar disco 3, mas como ele é o único que consegui gravar imagens de Dreamcast, ainda uso ele :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Gate »

Ah ok, vou fazer a postagem na área técnica.

Pois é Odin, o ideal seria um PC antigo com gravador IDE. Há alguns anos atrás eu achei um Compaq com Windows ME por uns 250 reais na Santa Efigênia aqui em SP, com gravador IDE. Eu conseguia gravar em 2x com aquele gravador usando o Nero 6.0, mas ele acabou pifando depois de pouco tempo. Tenho que dar uma andada por lá novamente nas lojas que vendem computadores usados de empresas pra ver se ainda resta um desses por lá.

O IMGBurn ainda é bom pra gravar imagens de Dreamcast como você disse, e também de PS, mas ele já foi muito melhor. Eu lembro que ele era minha única opção na época em que eu ainda tinha banda larga, isso há mais de 10 anos atrás. Era bem confiável, hoje em dia parece ter mudado pra pior em alguns aspectos, mas quando o Nero me deixa na mão o IMGBurn é a minha segunda opção.
James Lopan
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jan 19, 2018 12:14 am

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por James Lopan »

Por favor, se alguém tiver o jogo NBA LIVE 98 para sega saturno me passa por email, ou algum link desse jogo. Já baixei em todos os sites e todos vem com o mesmo erro. Pensei em comprar o jogo original, mas tá muito caro, tenho um sega saturno desbloqueado, eu baixo a iso, e gravo no cd. Nunca tive problemas, possuo mais de 200 jogos baixados, e todos rodam lisos, somente o NBA LIVE 98 que não tive sucesso. Se alguém conseguir esse jogo pra mim eu ficarei muito grato. Obrigado a todos.
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Pagan Race »

Tenho uma dívida.

É possível gravar jogos para Sega Saturn usando um gravador externo USB? S atualiza ficaria boa?

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Odin »

Pagan Race escreveu: Seg Fev 19, 2018 8:38 am Tenho uma dívida.

É possível gravar jogos para Sega Saturn usando um gravador externo USB? S atualiza ficaria boa?

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk
Eu creio que não... Pois esses gravadores devem gravar mais rápido por serem mais novos e modernos, mesmo que você use um programa mais antigo para gravar, como um Nero 7 ou 8 e botando em 2X, ele deve gravar bem mais rápido... :D

Para gravar esses discos sem problemas só com um PC antigo com gravador IDE, que grava em velocidade mais baixa, jogos desses consoles dessa geração só nessa velocidade.
Imagem

Imagem

Imagem
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Pagan Race »

Difícil..... Essa configuração Atenderia pra queimar jogos de Saturn?

Imagem

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk


Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Odin »

Putz, esse ai é relíquia, acho que nem gravador de CD tem, só diz que é 52X, mas acho que é só a velocidade do leitor :lol:

Não precisa ser um tão antigo, pode ser um PC de 2004, 2005, um bom Pentium 4 de 2 Ghz com 256 de ram e HD de 40 GB já da conta do recado, com um gravador IDE de DVDRW. O Windows dele pode ser um XP com um Nero 8 Micro e os outros programas escênciais para gravar jogos de alguns consoles específicos, caso queira gravar para outros. Só tome cuidado com a escolha das peças.
Imagem

Imagem

Imagem
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por DrasgonDigger »

Qualquer pc que consiga fazer um gravador gravar a 2X já resolve \O.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por DMN_Sonic »

Uma coisa que ninguém nota na hora da gravação é que há sim diferença entre tipos de gravador. Os mais novos não gravam a menos de 12X, mesmo que você especifique no programa que usa, então de fato para que você possa ter qualidade nas gravações você precisa de um gravador antigo. Os melhores são da Pioneer e da S**y pois geralmente tem maiores opções de velocidade.

Se ainda tiverem achando que não basta usar o IMGBurn. Coloca pra gravar em 1X e ele vai depois mostrar no log de gravação que a velocidade não é suportada e irá gravar na velocidade mínima suportada pelo aparelho.

Infelizmente hoje fica mesmo difícil usar mídias pra jogar por conta disso.m eu tive uma vez um da Pioneer que gravava a 4x e era um sonho, rodava tudo de boa nos consoles, hoje se eu gravo algum pra Dreamcast ou Saturn fica travando.

Enviado de meu moto x4 usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Sønic[U.G] »

Bem lembrado DMN... mesmo quem não tem ou não pretende ter um PC mais antigo eu aconselho adquirir um gravador mais antigo que suporte baixas velocidades (acredito que algumas lojas ainda devem ter desses de estoque antigo sobrando) e um cabo que converte IDE para USB, caso queira gravar jogos para rodar nos consoles.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Doctor_KX
Mensagens: 55
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 3:59 pm
Localização: Carazinho/RS

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Doctor_KX »

No meu caso, tenho um gravador externo da HP, com cabo USB, e coloquei ele rodar numa máquina virtual com Windows XP (por causa dos drivers). Funciona 100% bem, gravo jogos em 1x com ela.
Acho mais fácil rodar assim numa máquina virtual do que ter um PC antigo só para isso. Claro, acredito que dá certo porque é externo e USB, mas na época achei várias gravadoras externas a venda.

abraço
Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por Danlucio »

Já gravo CDs para diversos sistemas desde 2000 e cheguei a conclusão que não é necessário ter um gravador de CD que grave a baixas velocidades (abaixo de 5x). A parte mais difícil de gravar uma mídia para um sistema antigo como o Sega CD ou Saturn é achar uma mídia de boa qualidade. Mídias de boa qualidade custam caro e são cada dias mais raras, considerando que grande parte das marcas apenas colocam seu logo na mídia feita por poucos fabricantes ao redor do mundo. Sempre escolha a velocidade mínima do seu gravador, sistema operacional não influi nessa escolha, quem dita a velocidade mínima é o gravador, se seu gravador aceita um mínimo de 16x, não tem problema, eu já gravei jogos com velocidades até maiores e estão funcionando perfeitamente 10 anos depois, assim como o videogame. Como eu disse anteriormente, o ponto crítico inclusive para a sobrevivência do seu console é a escolha de uma mídia premium,e, não se deixe enganar por marcas famosas, na internet existem tabelas que relacionam marcas a fabricantes e faixas de qualidade.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Gravação de jogos para Sega Saturn

Mensagem por DMN_Sonic »

Danlucio escreveu:Já gravo CDs para diversos sistemas desde 2000 e cheguei a conclusão que não é necessário ter um gravador de CD que grave a baixas velocidades (abaixo de 5x). A parte mais difícil de gravar uma mídia para um sistema antigo como o Sega CD ou Saturn é achar uma mídia de boa qualidade. Mídias de boa qualidade custam caro e são cada dias mais raras, considerando que grande parte das marcas apenas colocam seu logo na mídia feita por poucos fabricantes ao redor do mundo. Sempre escolha a velocidade mínima do seu gravador, sistema operacional não influi nessa escolha, quem dita a velocidade mínima é o gravador, se seu gravador aceita um mínimo de 16x, não tem problema, eu já gravei jogos com velocidades até maiores e estão funcionando perfeitamente 10 anos depois, assim como o videogame. Como eu disse anteriormente, o ponto crítico inclusive para a sobrevivência do seu console é a escolha de uma mídia premium,e, não se deixe enganar por marcas famosas, na internet existem tabelas que relacionam marcas a fabricantes e faixas de qualidade.
Principalmente em consoles mais novos a marca faz muito peso. Lembro de quando fui procurar saber sobre jogos de X360 e tem marcas que não aceitam de jeito nenhum no console.

O fator da velocidade é como os dados são gravados, é como escrever algo bem rápido, você pode até escrever mas não pode ficar 100% legível, ainda mais em mídia zoada. O ideal é sempre fazer o casamento entre mídia e velocidade.

Eu também tenho jogos de Saturn de 10000 anos atrás gravados a 2X que pegam que é uma maravilha até hoje.

Enviado de meu moto x4 usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder