[curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

[curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Dav »

Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Imagem

11/05 – este dia é marcado no coração de todos os fãs da Sega pois foi nesta data no ano de 1995, que o 32-bit da empresa foi lançado nos EUA. O console foi concebido originalmente para ser uma verdadeira máquina 2D , como consta em vários livros entre eles o “Service Games” e o “Console Wars”, mas por conta de algumas mudanças em seu hardware acabou virando uma grande mistura, que por fim dificultou o trabalho das softhouses em criar títulos para o sistema.

Sega Saturn

Mas, mesmo com todas as dificuldades inerentes do Saturn, o grande console de 32-bit da Sega teve ótimos títulos, muitos destes bem memoráveis. Ele era a verdadeira máquina dos sonhos para todos os jogadores que gostavam de títulos de luta, sendo que as suas conversões eram quase perfeitas! Além disso, era a casa de vários jogos exclusivos da Sega, incluindo várias conversões de arcades famosos desenvolvidos pela casa do Sonic, e também de outras desenvolvedoras, como os jogos de luta da Capcom e da SNK.

Imagem

O console estava sendo desenvolvido em paralelo com um outro projeto da Sega, conhecido como Projeto Mars e que acabou virando o periférico 32X, que permitia ao Mega Drive acessar o poder dos 32-bit de uma certa forma.

Mas vamos colocar aqui algumas curiosidades sobre este console que marcou toda uma geração e que competiu bem com o S**y PlayStation, o grande arrasa-quarteirão daquela época.

A Sega da América queria fazer uma parceria com a S**y para a criação de um novo console. Mas enquanto a S**y achou a parceria interessante, a Sega do Japão optou por criar um console próprio;
Por conta de Virtua Fighter, um ótimo título de luta criado pelo game designer Yu Suzuki , o projeto do Sega Saturn sofreu a sua primeira alteração, pois o sucesso do jogo poligonal foi estrondoso e o mercado percebeu que aquilo era o futuro;
O próprio desenvolvimento do PlayStation foi voltado para o universo poligonal por conta de Virtua Fighter;
Hideki Sato e 27 engenheiros trabalharam incessantemente para mudar a arquitetura do Saturn, após pedido de Hayao Nakayama (lendário CEO da Sega na época)
Durante o lançamento original do Sega Saturn, havia 16 variações do console, onde 9 delas eram exclusivas do Japão;
No Japão, o console contava com uma mascote chamada Segata Sanshiro, paródia de Sugata Sanshiro, judoka ficíticio e personagem de um filme de Arika Kurosawa. Segata, que estrelou vários comerciais do Saturn, era um eremita muito poderoso que tinha como missão mostrar o verdadeiro caminho do Sega Saturn para as pessoas que não estavam jogando e consequentemente, lhes dar uma lição física. Seu lema era: “Sega Saturn, SHIRO!” que significa “Jogue Sega Saturn” ou “Sega Saturn branco”, já que o shiro permite as duas palavras.
O Sega NetLink era um modem para o Sega Saturn que permitia partidas online;
Os três títulos mais vendidos no Sega Saturn foram: Virtua Fighter 2 (1.703.000 de unidades), Sega Rally Championship (776.000 unidades) e Virtua Fighter (711.000 unidades);
Empresas poderiam utilizar o slot de cartucho do console para expandir a memória do mesmo. Capcom e SNK lançaram seus próprios cartuchos RAMs;
A Tectoy lançou o console no Brasil em 30 de agosto com cinco títulos: Virtua Fighter, Daytona USA, Panzer Dragoon, Clockwork knight e WorldWide Soccer


http://blogtectoy.com.br/sega-saturn-vo ... -detalhes/
Imagem
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Gate »

Não sabia dessa da S**y... Então não foi só a Ni***ndo que desperdiçou essa chance?
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Odin »

Também não sabia dessa história, então não foi só a Ni***ndo que fez bobagem, a Sega também deu um tiro no pé :lol:

Outra curiosidade era que o ator que fazia o Segata Sanshiro era bastante famoso no Japão, pois ele foi o ator que fez o primeiro Kamen Rider em 1971, e hoje ele tem 71anos :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Pagan Race »

A SEGA do Japão sempre "capava" a SEGA americana....

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Dav »

Possiveis prototipos nunca vistos do Sega Saturno

Imagem

Imagem

Prototipos de Sega Saturn.
Según la información de la que dispongo existen 4 en todo el mundo. Se enviaron 2 a Sega Europa y otros 2 a Sega America para decidir el aspecto final de la Saturn. Se muestran modelo A y C (No hubo B al parecer). Lógicamente, se puede ver quien gano. Jeje.

Son una pieza de museo, que antes de subir a eBay, prefiero que se lo quede alguien de aqui. Aunque no dudo que seguramente obtenga bastante mas. Las vendería con el compromiso de mantenerlas y no venderlas lógicamente.

No las vendería si no tuviese una razón de peso.
Si alguien quiere las 2 podemos ver el precio, pero en principio el precio es por unidad.

Estas dos piezas deberían ser maquetas o prototipos de la carcasa de la consola de SEGA. En los comentarios, la persona que las pone a la venta confirma que no son funcionales, que dentro no tienen la circuitería necesaria y todo lo demás para ser una consola de verdad, al parecer serían diseños preliminares del aspecto de la carcasa que tendría la consola.

Y bueno, lo que supongo que os está rondando ya la cabeza. ¿Son o no son auténticos? Pues esa es la clave. Yo me aventuro modestamente a decir que sí que lo son. No conozco al usuario ni la procedencia de estas consolas pero mi experiencia me dice que si fuesen una falsificación estarían relamente bien realizadas, y viendo la versión con aspecto dorada coincide plenamente con otros diseños o fotos de muy mala calidad que habíamos podido ver de aquella manera en viejos magazines de la época. En general, no puedo confirmarlo pero mi instinto me dicen que son legítimos.

Las consolas se ve que son macizas y pesan una barbaridad. Esto habría que verlo más como un molde de diseño del aspecto que tendría la consola y que según él enviaron a SoA y SoJ en teoría para que se fueran haciendo una idea del proceso de diseño y el aspecto que tendría el nuevo hardware.

http://www.segasaturno.com/portal/posib ... t9147.html

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por DMN_Sonic »

Este primeiro é lindo... Cara que fantástico. Eu achava o primeiro modelo japonês top mas esse protótipo é mais bonito ainda.

Curioso tem a menção "cartucho" na tampa, será que teríamos jogos em cartucho assim como é o irmão do Saturno Sega Titan?

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Corredor X »

Cara, eu fico imaginando o custo envolvido na concepção dos consoles antigamente... A grana que eles gastavam com esses primeiros projetos, a prototipagem, o custo dos moldes de coisas que nunca chegariam a ser usadas... Hoje em dia essa parte é mais fácil, mas imagino que a complexidade dos projetos e a necessidade de fazer algo viável e a um preço "possível" para o consumidor sejam bem maiores também.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Odin »

Uma pena que eles não funcionam, acho que eram só carcaças para escolherem o modelo, talvez esse primeiro tenha dado origem aos modelo 1, e talvez ele tenha sido pré escolhido e depois adaptaram o design para caber a placa nele.

Esse segundo eu achei esquisito, mas achei ele legal também... O engraçado é que o Sega Pluto tem o design totalmente diferente deles, mas que eu lembre, talvez o Pluto seja um protótipo de um novo modelo de Saturn, pois ele tinha modem embutido, e era totalmente funcional, talvez ele teria sido um terceiro modelo de Saturn que não chegou a ser lançado.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Zillion »

Esse segundo modelo parece inspirado no Sega CDX.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Jair »

Já havia uma foto desse segundo, sendo indicado como o gigadrive. Fantástico!

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por DrasgonDigger »

Hoje em dia os caras metem uma impressora 3D para ter noção de como vai ficar kkkk.

O primeiro cheguei a ver uma foto de um protótipo na Ação Games, era bem parecido.

Saudade de qdo comprava minhas revistas na banca. :(
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
thiago_jp
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 11:20 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por thiago_jp »

Livro muito bom que acompanha a história da Sega/Ni***ndo até meados de 1996. Conta em detalhes essa parceria abortada da Sega-S**y.


Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por Sonymaster »

Muito legal esse texto, em outro fórum eu vi uns vídeos falando dos protótipos, tem até alguns mais bonitos que o produto final :-)

[BBvideo=560,315]https://youtu.be/x4g4v7HIAgI[/BBvideo]
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/JM_aN7LYSZ4[/BBvideo]
celsojunflu
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:36 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por celsojunflu »

Valeu pela postagem, sequinho para comprar um saturn e me redimir por n ter comprado na época...
Avatar do usuário
thiago_jp
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 11:20 pm

Re: [curiosidade] Sega Saturn – Você sabia destes detalhes?

Mensagem por thiago_jp »

celsojunflu escreveu: Seg Mar 19, 2018 10:56 am Valeu pela postagem, sequinho para comprar um saturn e me redimir por n ter comprado na época...
Na época era um console caro de comprar e manter. Meu primeiro Saturn foi em 2001 e não tive acesso a muitos jogos (mesmo piratas).
Responder