Como limpar restos de cola de contact da caixa do Dreamcast?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Como limpar restos de cola de contact da caixa do Dreamcast?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Olá pessoal. Alguém sabe como retirar restos de cola de papel contact? Há um tempo atrás, eu tentei encapar a caixa do meu Dream com papel contact, mas acabei desistindo. Consegui tirar da parte externa sem problemas mas a cola da parte de dentro é bastante difícil de sair. Vocês tem alguma ideia de como limpar a cola? A foto a seguir mostra a parte que quero limpar.

http://www.image-share.com/upload/3510/175.jpg
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como limpar restos de cola de contact da caixa do Dreamc

Mensagem por Odin »

Nunca fiz isso, mas já vi dizer que passando ferro de passar talvez resolva :D
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Como limpar restos de cola de contact da caixa do Dreamc

Mensagem por Corredor X »

Se fosse do lado impresso/plastificado, eu aconselharia a usar (sempre com cautela) o magnífico Tira-Grude; só que nesse lado aí ia ferrar feio o papelão. Acho que uma possibilidade seria você pegar um secador de cabelo, colocar na temperatura baixa, deixar o feixe de calor direcionado no local e esfregar de leve com um cotonete, como se estivesse tentando tirar uma camada de tinta com uma espátula. A ideia aqui é esquentar a cola para que ela se solte, basicamente o mesmo princípio da sugestão do Odin mas um pouco menos arriscado - eu já tive alguns incidentes curiosos com ferro de passar e papel fazendo placa de circuito... Ainda assim, é necessário ficar de olho para ver se o calor do secador não está fazendo mal para a caixa :|
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Como limpar restos de cola de contact da caixa do Dreamc

Mensagem por Melanogaster »

Em superfícies mais "hidrofílicas" como o papelão eu costumo usar a cola de um outro pedaço do próprio material, se possível, colando e puxando moderadamente e repetidas vezes. Caso as circunstâncias sejam mais sensíveis, pode-se ir aumentando a aderência do material gradativamente, também (e.g. fita crepe > Durex > o próprio papel Contact > durecão dos Correios > Silver Tape > Super Bonder > dedo do Homem-Aranha > etc.).
Imagem
Responder