Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Fala galera, meu nome é Roberto e já acompanhava o fórum a uns anos atrás, acho até que me inscrevi mas esqueci do login

Bom, o que acontece é que nunca tive contato com o Sega Saturn, ele foi um console que vi só em locadoras mas não joguei nele

Hj estou tentando garimpar no ML um para ser o primeiro dá Sega a entrar na minha coleção (Já tive Master e Mega mas foram vendidos na infância)

Primeiramente estava pra pegar o Mega, mas como já conheço bem o console fiquei com muita vontade de pegar o Saturn talvez até o Dreamcast

Mas será que ainda vale a pena pegar o Saturn?

Não estou muito familiarizado com as possibilidades de cada aparelho japonês, americano e nacional sobre chaveamento e cartucho de mudança de região

Colocar CD pirata detona o leitor?

Desculpem se forem perguntas bobas, mas é pq não conheço nada dele. Mas é um aparelho que marcou a minha infância justamente por isso, por não ter jogado.

Valeu
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Corredor X »

Beto escreveu:Mas será que ainda vale a pena pegar o Saturn?
Vale, e muito.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »

Beto escreveu:Fala galera, meu nome é Roberto e já acompanhava o fórum a uns anos atrás, acho até que me inscrevi mas esqueci do login

Bom, o que acontece é que nunca tive contato com o Sega Saturn, ele foi um console que vi só em locadoras mas não joguei nele

Hj estou tentando garimpar no ML um para ser o primeiro dá Sega a entrar na minha coleção (Já tive Master e Mega mas foram vendidos na infância)

Primeiramente estava pra pegar o Mega, mas como já conheço bem o console fiquei com muita vontade de pegar o Saturn talvez até o Dreamcast

Mas será que ainda vale a pena pegar o Saturn?

Não estou muito familiarizado com as possibilidades de cada aparelho japonês, americano e nacional sobre chaveamento e cartucho de mudança de região

Colocar CD pirata detona o leitor?

Desculpem se forem perguntas bobas, mas é pq não conheço nada dele. Mas é um aparelho que marcou a minha infância justamente por isso, por não ter jogado.

Valeu
Primeiramente bem vindo.
Segundamente nada é bobo e perguntou aos caras certos.

O Saturn é um console que tem uma proposta diferente do PlayStation, ele tem uma biblioteca de jogos focada em jogos 2D de qualidade, aí você acaba tendo jogos como RPG e luta bem comuns pra ele mas não fica atrás em jogos 3D sendo um console com boas conversões de arcade e jogos originais muito bons.

Ele vai ter Resident Evil, Virtua Fighter, Daytona USA, Tomb Raider, Gex e outros títulos comuns mas os exclusivos são bem mais divertidos como Panzer Dragoon, Deep Fear, Dragon Force, Castlevania Symphony of the Night (EU sei que tem pro PlayStation mas a do Saturn é mil anos luz melhor), Radiant Silvergun, Nights e mais.

Os ports de games de luta são geralmente de 1 para 1, ou seja, não peça em nada com o original do arcade, ao contrário do rival que sofre perda de frames e corte de quadros de animação o Saturn os roda com perfeição tanto os games da Capcom Quanto os da SNK.

Para um Basic setup do console com pouca grana você deve ter o console com cabos e um controle japonês/brasileiro, o americano não é tão bom.

O console você deve chavear, ou seja, fazer com que ele troque de região. Outro mod a ser feito mas tem considerações é o swap trick, ele permite jogar games gravados porém se mal feito pode diminuir a vida útil do leitor.

Agora se quer um "starter pack" Você deve comprar o console já chaveado, um modchip pra ler gravados ou então um cartucho que faz a função do desbloqueio, o Pseudo Saturn.

Ambas as opções são muito caras sendo que uma dessas peças facilmente estão na casa dos 200 reais pra cima, então depende do bolso.

Agora o "deluxe pack" do console pra rodar tudo além dos itens citados anteriormente você deve ter ou um Multi Cart que é 4 em 1 (Action Replay + memory card + cartucho de 1Mb RAM+ cartucho de 4Mb) e já traz tudo que precisa, inclusive alguns desses também tem a função do Pseudo Saturn desbloqueando o console.
Ou então você compra cada um separado, o cartucho de memory Card e os cartuchos de 1Mb RAM e 4Mb RAM. Lembrando que o Saturn tem memória interna mas é curta e em algum momento o cartucho de memory Card serves faz necessário.
Outro item bacana é o controle 3D, vulgarmente conhecido como controle analógico. Muitos games do console se beneficiam disso e vale muito tê-lo, recomendado.

Outro ponto perguntado é sobre o leitor de CD. Ele é um tanque de guerra, uma máquina absurda, mesmo com mídias gravadas o bicho aguenta e muito mas claro para maior durabilidade você deve usar mídias de boa qualidade no mínimo. Com o uso intenso de mídias gravadas pode chegar a três anos de durabilidade, sendo que o PlayStation só aguenta até um ano e meio.

Ou seja, no fim pra se ter os bons recursos do console gera um gasto grande, o que deve ser analisado se vale à pena ou não, para isso recomendo ver vídeos de review do console e também uns gameplays de jogos exclusivos e ports como o próprio Resident Evil que é inferior ao do PlayStation porém a qualidade é a mesma.

Eu como amante da plataforma recomendo a compra mas lembre-se o que falei no início que a proposta do console é outra e que você pode não se acostumar com isso.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Odin »

É exatamente tudo o que o DMN disse, nem precisa eu mudar nada...

Não precisa você se preocupar com o leitor, pois acho que ele é o melhor feito até hoje, é muito mais resistente que o do PS1 por exemplo, e ele é realmente o melhor para jogos 2D, só perde no 3D, mas acho que os jogos da SNK para ele conseguem ser melhores ainda que os do Neo Geo, os da Capcom também são maravilhosos.

Se você conseguir um Saturn, não importa se americano, nacional, ou japonês, opte por comprar jogos japoneses, pois são muito mais baratos, os americanos são 5 vezes mais caros que eles em alguns casos, e se seu Saturn não for japonês, é só você chavear ele, tem tutoriais fáceis que ensinam a chavear, tem um bem fácil que foi feito em um dos meus, que é por Reset, é só soldar uns fios na placa.
Imagem

Imagem

Imagem
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Estou bem interessado em um bloqueado com cabos, dois jogos originais mas com riscos é um controle não original por 340,00 no ML. Diz o cara que nunca abriu, tem foto de parafuso lacrado e tal

O chaveamento acredito que eu consiga fazer

Mas se for comprar dois controles novos já vou desembolsar mais uns 200,00
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Odin »

Beto escreveu:Estou bem interessado em um bloqueado com cabos, dois jogos originais mas com riscos é um controle não original por 340,00 no ML. Diz o cara que nunca abriu, tem foto de parafuso lacrado e tal

O chaveamento acredito que eu consiga fazer

Mas se for comprar dois controles novos já vou desembolsar mais uns 200,00
O chaveamento é fácil, se você souber soldar direitinho e tiver uns fios finos consegue fazer numa boa, o chaveamento por reset pelo menos, já o com a chavinha creio que é um pouco mais complicado, mas nem tanto...

Estou meio por fora dos preços atuais do Saturn, mas achei esse valor meio alto, dê uma garimpada no OLX que talvez você ache mais barato, mas se você puder ficar com esse e quiser ele, vá em frente.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »

Eita... As coisas estão feias mesmo com qualquer console... 100 reais num controle de Saturn deu até medo agora.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Odin »

DMN_Sonic escreveu:Eita... As coisas estão feias mesmo com qualquer console... 100 reais num controle de Saturn deu até medo agora.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Eu só tenho um controle bom, um preto modelo 2 da Tectoy que comprei do Jair a uns 5 anos por menos de 40 reais, e outro genérico Frankenstein todo errado que deixo de reserva, se eu precisasse comprar um agora estaria ferrado... Um dia queria um 3D, mas pelo jeito que estão as coisas esse controle acabou virando um sonho, e não mais um desejo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Acabei de ver um vídeo tutorial para fazer o pseudo Saturn a partir do cartucho Action replay plus. Aparentemente mais prático e não tão invasivo, porém 190,00

Vou estudar as possibilidades

Na Olx até tem alguma coisa, mas nunca fechei negócio com nada fora dá minha cidade. Sou noob em negociação por ali de outros locais
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »

Beto escreveu:Acabei de ver um vídeo tutorial para fazer o pseudo Saturn a partir do cartucho Action replay plus. Aparentemente mais prático e não tão invasivo, porém 190,00

Vou estudar as possibilidades

Na Olx até tem alguma coisa, mas nunca fechei negócio com nada fora dá minha cidade. Sou noob em negociação por ali de outros locais
Com um pouco de paciência pega mais barato:
Imagem
Aqui é no AliExpress, é um lugar que para esses itens ultimamente está sendo uma boa fuga. Veja um leitor pro Saturn lá:
Imagem

Uma boa garimpada no eBay também é uma boa pedida:
Imagem
Imagem

Lembrando que há tributação para objetos acima de 100 dólares, então comprar consoles lá fora o risco é alto de ter que pagar a mais.

O valor de tributação é de 60% cima do produto+frete, então qualquer coisa acima de 2 quilos ou que seja enviada na forma Colis Posteaux e EMS a chance é alta.
Porém itens pequenos de fretes mais simples, como registrados simples ou mesmo sem registro difícilmente são, aí é que mora a vantagem de comprar cabos, controles e até jogos lá de fora.
Se quiser saber mais sobre eu explico como comprar de lá de fora com uma previsibilidade maior de riscos.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Achei na Olx um com dois controles originais não os 3d, bloqueado mas sem jogos por 250,00
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por DMN_Sonic »

Beto escreveu:Achei na Olx um com dois controles originais não os 3d, bloqueado mas sem jogos por 250,00
Aí sim, um bom valor e bem justo.

Aí chaveia ele, compra um jogo bem bobo americano e outro japonês e faz o swap trick, pronto, pra começar você tem um Saturn que vai rodar um monte de jogo da hora.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Galera agradeço demais pelas dicas. Estão me ajudando muito

Se tudo deu certo acho que hj fecho com esse que comentei de 250,00
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por Beto »

Feito o negócio, amanhã o Saturn inicia sua viagem pra cá

Agora preciso de um jogo original para o Saturn nacional

Se tiverem algum estou interessado

No mais muito obrigado pelas dicas
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Sega Saturn, ainda vale a pena a aquisição?

Mensagem por tectoy »

Aeee, mais um jogador de Saturn!
Beto escreveu:Se tudo deu certo acho que hj fecho com esse que comentei de 250,00
Pra quem mora perto da Sta. Efigênia, dá pra negociar um console bloqueado + cabos + 1 controle original + 1 jogo (geralmente Virtua Fighter 2) por uns 230,00 ou 240,00 (s/ caixa). E para comprar controles originais avulsos, não compensa nem ML, nem OLX, nem Sta. Efigênia... Como já disseram, tá saindo mais barato comprar de vendedor japonês no eBay. Se você achar um bom anúncio, com todas as taxas de importação e armazenamento cada controle sai uns 80,00. Se vc der sorte de ser liberado sem tributação, uns 45,00. Se achar um pack com 2, ainda melhor. Obs: infelizmente no eBay vc só vai encontrar controles cinzas e brancos que compensam, os pretos geralmente vem dos EUA/EU e tem fretes absurdos... :cry:
Beto escreveu:Acabei de ver um vídeo tutorial para fazer o pseudo Saturn a partir do cartucho Action replay plus. Aparentemente mais prático e não tão invasivo, porém 190,00

Vou estudar as possibilidades
Mais uma vez, compensa importar... Mas desta vez olhe antes no AliExpress, eu lembro que o melhor preço vinha de lá. Recomendo muito esse cart, principalmente nos modelos sem o led de acesso, onde pelo menos pra mim o swap trick é quase impossível. Além dele ter 7812875243 funções e ser recuperável :lol:
Beto escreveu:Agora preciso de um jogo original para o Saturn nacional
Sei que pra fazer swap trick só precisa de um mesmo, mas se você estiver interessado em jogos originais nacionais e morar próximo à Sta. Efigênia, lá é o lugar. Dá pra encontrar sem muita dificuldade alguns ainda lacrados por 25,00!
DMN_Sonic escreveu:Castlevania Symphony of the Night (EU sei que tem pro PlayStation mas a do Saturn é mil anos luz melhor)
Sou fã incondicional do Saturn, mas permita-me discordar plena e respeitosamente dessa afirmação... :lol:
Responder