Página 1 de 1

Adaptador de Impressora para o Saturn

Enviado: Sáb Dez 24, 2016 9:14 pm
por tectoy
Fala pessoal!

[BBvideo=560,340]http://www.youtube.com/watch?v=4lvsUpmI3SI[/BBvideo]

Outro dia eu comprei de um vendedor no MercadoLivre um NetLink na caixa, e ele me enviou esse item junto. Perguntei se ele tinha mandado por engano e ele respondeu que era de brinde, mas que também não sabia pra quê servia. BELO BRINDE a:roll:a

Dei uma pesquisada no código dele e descobri que é um adaptador de impressora produzido pela Koei, que vinha num pacote com um CD e uma impressora aparentemente comum. Achei a ISO do CD na internet mas está completamente em japonês, não entendo nada. Teoricamente, ele se comunica com o Saturn através da porta serial e precisa de uma fonte externa pra funcionar. Mas tem uma entrada para outro cabo serial, tem duas entradas pra alimentação, é um rolo...

Mas a pergunta é: alguém sabe se isso funciona com qualquer impressora? O conector é o mesmo de impressoras antigas. Tenho uma LX810 mas ela não funciona mais, então não consigo testar, mas compraria uma boa só pra ver meu Saturn imprimir uma folha de papel!!!

Re: Adaptador de Impressora para o Saturn

Enviado: Sáb Dez 24, 2016 10:17 pm
por Odin
Primeiramente bem vindo ao fórum, quando vi o seu nick pela primeira vez pensei que era alguém da Tectoy que se registrou aqui para divulgar e fazer propaganda do novo Mega, já que o fórum é voltado a Tectoy e a Sega :lol:

Sobre o adaptador, esse adaptador é conhecido já, e infelizmente ele não aceita impressoras atuais, principalmente as USB, a entrada que ele aceita é de impressoras antigas com cabo serial, geralmente impressoras dos anos 90, tinha um membro aqui que tinha um adaptador desses, o Jair, só não sei se o adaptador era o mesmo seu, mas era para impressoras antigas.

Acho que esse acessório só serve agora para enfeite mesmo, a não ser que você tenha uma dessas impressoras antigas e queira usar ele, mas é legal para ter como um item curioso.

Re: Adaptador de Impressora para o Saturn

Enviado: Sáb Dez 24, 2016 11:03 pm
por tectoy
Muito obrigado, Odin. Feliz Natal! Quem dera eu fosse da Tec Toy... :lol:

Então, eu tenho uma dessas impressoras matriciais jurássicas, porém ela já morreu faz tempo. O braço não tem força pra ir e voltar, há algum problema com o motor.

Mas eu fiquei confuso com o layout dele. O negócio tem uma entrada serial ao mesmo tempo que tem um outro cabo serial saindo dele, tem uma entrada de força enquanto sai um outro cabo de força, e não tem nenhuma foto do conjunto montado na internet pra saber. Tem UM vídeo no YT em que o cara acha que talvez a entrada serial nele sirva pra deixar aberta a possibilidade de usar simultaneamente o adaptador e o drive de disquete.

O CD parece algum tipo de editor de texto tipo Word, achei isso lindo! Mas considerando que precisa de software pra funcionar é ainda mais provável que ele contenha drivers da impressora original, incompatíveis com as comuns.

Enfim, eu sei que a curiosidade vai acabar me matando, então eu vou ver se acho uma dessas impressoras funcionando pra confirmar :mrgreen:

Re: Adaptador de Impressora para o Saturn

Enviado: Dom Dez 25, 2016 7:50 pm
por Odin
Eu lhe entendo, também sou curioso com esses itens obsoletos e as vezes tenho curiosidade de ver eles funcionando, principalmente itens de informática, eu tenho uma paixão por aqueles disquetes antigos, principalmente aqueles de 5 1/4. Tenho alguns drives e disquetes funcionando aqui, e gosto de brincar com eles e com sistemas operacionais antigos :lol:

Eu acho que essa entrada, ou o cabo serial a mais serve para encaixar outro item com entrada serial, tipo um Scanner, ou outro objeto que seja usado no computador, pode servir para conectar um modem também... Só não entendi o porque dessa entrada e o cabo de fonte que sai dele, talvez ele esteja faltando algum acessório... :D

Talvez essa sua impressora possa voltar a funcionar perfeitamente, esse problema no braço talvez seja falta de lubrificação, talvez com o milagroso WD-40 ela volte a funcionar de boa :mrgreen:

Infelizmente é muito difícil achar uma impressora dessas funcionando, pois elas eram muito frágeis, se as atuais as vezes estragam ou dão algum problema do nada, imagina as antigas, mesmo elas sendo fabricadas com material de melhor qualidade na época, elas tem mais de 20 anos :D