Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Hoje chegou o cartucho de expansão do Saturn (HSS-0150) e estou tendo vários problemas para fazê-lo funcionar. O problema é que o de 4MB e o Action Replay também se recusam a funcionar várias vezes (que me deixa bastante frustrado: sempre que consegui foi por sorte). Alguém sabe algum jeito de fazê-los funcionar de primeira? Obrigado.

Obs: já limpei os carts com álcool isopropilico.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por DMN_Sonic »

No meu Saturn o truque é colocar o cart até o final normalmente é depois eu puxo o lado esquerdo pra cima e vai normal. Tem sempre um macete. Os dois Saturn que tenho tem macete.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Pollux »

O cart não é o problema e sim o conector, que tem pinos bem finos.
Pegue uma camiseta velha, com tecido fino e um cartão plástico fino, mais fino que cartão de banco, pode ser de seguro, plano de saúde etc.
Faça um U com o tecido e coloque o cartão, umedeça o tecido com álcool ou WD40 e enfie o cartão envolto no tecido no slot, como se o cartão fosse o chip do cartucho de forma que o tecido esfregue dos 2 lados de dentro do slot. Você vai notar que vai sair bastante sujeira, depois disso funciona bem.
Ponã
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:51 am

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Ponã »

Pollux escreveu:O cart não é o problema e sim o conector, que tem pinos bem finos.
Pegue uma camiseta velha, com tecido fino e um cartão plástico fino, mais fino que cartão de banco, pode ser de seguro, plano de saúde etc.
Faça um U com o tecido e coloque o cartão, umedeça o tecido com álcool ou WD40 e enfie o cartão envolto no tecido no slot, como se o cartão fosse o chip do cartucho de forma que o tecido esfregue dos 2 lados de dentro do slot. Você vai notar que vai sair bastante sujeira, depois disso funciona bem.
Pollux, só recomendo não usar o WD-40, que é oleoso e pode bloquear os contatos. Tente usar spray de limpa contatos, é só esperar ele evaporar pra poder ligar. Costuma resolver com esses casos de Osmar Contato™.
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Neste caso, qual spray limpa contatos vocês recomendam?
Ponã
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:51 am

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Ponã »

Ankoku Dragon escreveu:Neste caso, qual spray limpa contatos vocês recomendam?
Não só o limpa contatos, mas qualquer coisa da Wurth é boa:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Odin »

Eu nunca testei o slot dos meus dois Saturn porque não tenho nenhum cartucho para eles :lol:

Mas recomendo usar o limpa contatos também, eles secam em 2, 3 segundos, e da para usar depois, eu só tive um spray desses, o que tive era um da Luxcar, mas acho que todos são bons.

Eu já vi gente usando esses sprays com os consoles ligados, mas acho que não é bom fazer isso não :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Pollux »

Ponã escreveu:
Pollux escreveu:O cart não é o problema e sim o conector, que tem pinos bem finos.
Pegue uma camiseta velha, com tecido fino e um cartão plástico fino, mais fino que cartão de banco, pode ser de seguro, plano de saúde etc.
Faça um U com o tecido e coloque o cartão, umedeça o tecido com álcool ou WD40 e enfie o cartão envolto no tecido no slot, como se o cartão fosse o chip do cartucho de forma que o tecido esfregue dos 2 lados de dentro do slot. Você vai notar que vai sair bastante sujeira, depois disso funciona bem.
Pollux, só recomendo não usar o WD-40, que é oleoso e pode bloquear os contatos. Tente usar spray de limpa contatos, é só esperar ele evaporar pra poder ligar. Costuma resolver com esses casos de Osmar Contato™.
WD40 nunca deve ser borrifado diretamente em nada eletrônico, o melhor e passar num pano e esfregar, por que se não fica nojento e não tem como limpar depois.
Ele é oleoso mas isso serve pra proteger contra oxidação e mofo.
Uso limpa contatos também, mas ele não limpa tão bem quando esfregar num pano com WD40, principalmente em cartuchos.
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por tectoy »

Olá! Eu sei que já fazem 2 meses e meio desde a última resposta, mas acho que é importante dizer isso aqui... Eu tenho 3 Saturns e todos deram problema no slot do cartucho. Um deles (o modelo 1) não pegava nem com macumba, e os outros dois funcionavam uma vez em cada vinte.

Levei o modelo 1 na assistência técnica (isso há uns 300 anos atrás) e o cara consertou em 30 segundos pra mim e nem me cobrou. Ele falou que o lance é com os parafusos. Abra a tampa do slot e olhe lá dentro, tem 2 parafusos. Se eles estiverem apertados, o cartucho não pega! Pegue uma chave phillips, solte um pouquinho os parafusos e teste (não é pra desrosquear tudo, só um pouquinho). Se não funcionar, solte mais um tiquinho e vá testando, até funcionar. Quando funcionar não vai mais falhar. Pelo menos isso que aconteceu nos meus 3.

Eu sei que parece uma coisa idiota e, honestamente, não sei qual o motivo disso funcionar, mas juro que nunca mais tive problemas com cartucho em nenhum dos 3. Acho uma pena ninguém saber disso, mas tente e depois diga se funcionou!
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Odin »

tectoy escreveu:Olá! Eu sei que já fazem 2 meses e meio desde a última resposta, mas acho que é importante dizer isso aqui... Eu tenho 3 Saturns e todos deram problema no slot do cartucho. Um deles (o modelo 1) não pegava nem com macumba, e os outros dois funcionavam uma vez em cada vinte.

Levei o modelo 1 na assistência técnica (isso há uns 300 anos atrás) e o cara consertou em 30 segundos pra mim e nem me cobrou. Ele falou que o lance é com os parafusos. Abra a tampa do slot e olhe lá dentro, tem 2 parafusos. Se eles estiverem apertados, o cartucho não pega! Pegue uma chave phillips, solte um pouquinho os parafusos e teste (não é pra desrosquear tudo, só um pouquinho). Se não funcionar, solte mais um tiquinho e vá testando, até funcionar. Quando funcionar não vai mais falhar. Pelo menos isso que aconteceu nos meus 3.

Eu sei que parece uma coisa idiota e, honestamente, não sei qual o motivo disso funcionar, mas juro que nunca mais tive problemas com cartucho em nenhum dos 3. Acho uma pena ninguém saber disso, mas tente e depois diga se funcionou!
Valeu pena dica, eu tenho dois Saturn aqui, mas nunca usei a entrada de cartuchos deles por não ter nenhum cartucho, mas se um dia conseguir um e der esse problema, vou fazer isso que você disse :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Corredor X »

Olha só, interessante isso! :eek:
Imagem
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Funcionou! A dica que o Tectoy postou dá certo mesmo. Só de vez em quando que meu Saturn resolve me trollar com os carts mas agora ficou mais fácil dele reconhece-los. a:mrgreen:a :-D
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Odin »

Ankoku Dragon escreveu:Funcionou! A dica que o Tectoy postou dá certo mesmo. Só de vez em quando que meu Saturn resolve me trollar com os carts mas agora ficou mais fácil dele reconhece-los. a:mrgreen:a :-D
Quem sabe esse problema acabe de vez soltando só mais um pouco os parafusos :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por overday »

Meu Saturno nunca me deu dor de cabeça com o slot, nem usando o 4mb, nem o 1mb, nem o ROM do kof95 nem o action replay. Tomara que continue assim...
Beto
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 7:52 am

Re: Por que o slot de cartucho do Saturn nos odeia?

Mensagem por Beto »

Vou fazer o teste qdo chegar meu ARP
Responder