CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
thiago_jp
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 11:20 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por thiago_jp »

Já vi muito esse problema de mídia vazada em jogos originais de saturn. Os de GameCube costumam descascar na parte superior, mas felizmente nesse caso apenas a parte estética é comprometida.

http://img163.imageshack.us/img163/9410/a6fp.jpg
Ricardo2010
Mensagens: 79
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 11:58 pm
Localização: Gonzaga, Minas Gerais, Brasil.

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por Ricardo2010 »

Então, no fim das contas, daqui uns cem anos, veremos jogos do Atari 2600 por aí,
mas os do Dreamcast e Saturno não?

Ou, em outros termos: os jogos lançados em cartuchos sobreviverão muito mais do que os lançados em
mídia ótica (cds, gds, dvds, bds. e eu sei lá o que mais :lol: ).

a:placadc:a a:placadc:a a:placadc:a
Os que temem a morte, morrem duas vezes.
Redjones
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Ago 27, 2015 11:17 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por Redjones »

Esse tema é preocupante, estamos nos deparando com um problemão a curto/médio prazo.. já perdi muita mídia original de CD e DVDs originais, desde jogos e softwares. Pesquisando é nítido ver que a oxidação...e o melhor a fazer é combater a umidade. Há algum tempo mantenho cds e dvd's sempre com saquinhos de silica gel dentro da caixa... são baratos e de tempo em tempo é só trocá-los... pelo menos desde então perdi nenhuma mídia... fica a dica pessoal.
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por Ankoku Dragon »

Aonde encontramos esses sacos de sílica gel, Red? a:-?a
rfberquo
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Jan 15, 2016 11:27 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por rfberquo »

Conservação de cds é tipo uma batalha perdida. A recomendação é gravar suas isos e qdo seu cd morrer, regrava lo
camunai
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:23 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por camunai »

Pessoal qual o melhor software recomendado para gravação de cds para saturn e dreamcast?
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por DMN_Sonic »

Por isso tantos projetos para substituir os drives dos aparelhos como o GDEmu de Dreamcast, Rhea do Saturn e o PSIO de PlayStation.

Na minha sincera opinião é emular um jogo com 100% de certeza que rodará como original, mas ainda é emular, meu PS2 tá lotado de jogos no HD USB mas na hora de jogar God of War é no disco original.

Pois é galera, os CDs não são os melhores amigos para um colecionador, é um dos motivos de não comprar para os games como Saturn e Dreamcast, como não temos um método eficaz de evitar o dano do tempo eu fico com receio de dar 100 reais num jogo que pode me deixar na mão

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por Neto »

DMN_Sonic escreveu:Por isso tantos projetos para substituir os drives dos aparelhos como o GDEmu de Dreamcast, Rhea do Saturn e o PSIO de PlayStation.

Na minha sincera opinião é emular um jogo com 100% de certeza que rodará como original, mas ainda é emular, meu PS2 tá lotado de jogos no HD USB mas na hora de jogar God of War é no disco original.

Pois é galera, os CDs não são os melhores amigos para um colecionador, é um dos motivos de não comprar para os games como Saturn e Dreamcast, como não temos um método eficaz de evitar o dano do tempo eu fico com receio de dar 100 reais num jogo que pode me deixar na mão

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Tenho PS2 Tijolão e jogo God of War direto do HD, e meu jogo foi transferido para o HD a partir do jogo original, esse jogo é dupla camada e se ripar ele errado ele vai travar na troca de camadas.

Jogar o jogo no console original não é emulação, pois o conceito de emulação se refere a reproduzir códigos projetados para máquina A rodarem na máquina B, no caso dos loaders eles servem para fazerem o endereçamento do jogo no HD.
Por exemplo o jogo Sonic Unleashed não roda pelo HDLoader no PS2, mas roda pelo Open PS2Loader, a diferença fica por conta da região de memória ocupada pelo Loader, que no HDLoader conflita com o código do Sonic Unleashed.

Um exemplo semelhante de como funciona um Loader a grosso modo seria o Game Genie que monitora as requisições de acesso e aplica o patch.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por DMN_Sonic »

Ah sim, se analisar por termos técnicos não é emulação, mas me causa a mesma santa sensação, eu até me iludo com o PS2 achando que é normal mas se eu colocasse um Rhea num Saturn eu não teria uma situação confortável em saber que não é um CD ali.

É uma questão até purista (estranho pra mim pois não sou) mas é um grande vilão a mídia de CD e nos sobra essas peripécias para continuar jogando próximo de uma experiência original.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por gundamkt »

Também evito comprar cds de games. o cuidado é pior.
Eu mesmo tive meu sonic adventure comprano com meu dreamcast( em 2001) se degradar em 3 anos , na época. não colocava em lugar baixo, alias tinha um cuidado enorme. engraçado é ver nos fórums gringos, o pessoal achando que é lenda o disc root. Nosso clima não ajuda muito não. Assisti um documnetário sobre a conservação de disketes daqueles pcs japas dos anos 80 e o cara falou que para evitar a biodegradação dele é preciso manter em condições de temperatura e umidade espécificas o tempo. Pra quem tem cds/ dvds na coleção, vai como o outro user falou, lavar bem as mãos e também deixar esfriar a mídia antes de colocar no seu cantinho.
Vou começar a fazer um desumidificador de giz de quadro negro:
http://dicasutilbox.blogspot.com.br/201 ... ofo-e.html
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por gundamkt »

gamework-videogames escreveu:os meus jogos e consoles guardo em gavetas com aqueles saquinhos de cilica gel, e nunca tive problemas nem com oxidacao nos chips nem cd´s.
Sílica-gel ou gel de sílica é um material usado para absorver umidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico.
Quem trabalha ou tem conhecido em laboratório de universidade pode conseguir bolinha grandes de sílica em pote de 500g. naõ sei quanto esta pois tem que pedir cotação com vendedor. Outra dica e ver a solução caseira que postei anteriormente.
victormimi
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mar 15, 2016 9:21 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por victormimi »

a:placasat:a
[/Spoiler]]meu sega saturn queimo ja torque o fucivel mas tem um chip laranja que que pego fogo lebrado liquei liguei ele no 120 no 220
rfberquo
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Jan 15, 2016 11:27 pm

Re: CDS saturn e gds dreamcast, porque estragam com o tempo?

Mensagem por rfberquo »

Não tem jeito, pra durar bem, deve se se preocupar com a umidade e luz solar.
Responder