Sega Saturn: 100v ?

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

arthurdecastro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Fev 20, 2015 7:21 pm
Localização: Porto Alegre

Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por arthurdecastro »

Olá. Pela primeira vez tenho um Sega, em específico um Saturn Japonês. Andei pesquisando, mas alguns sites diferem, então queria saber: o videogame pede 100v (Japão). Eu vou precisar encontrar algum adaptador ou poderia ligar numa corrente 110v?

a:placasat:a
Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Jair »

Não, a nossa corrente na verdade é 127v mas os aparelhos eletrônicos aguentam essa diferença.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
arthurdecastro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Fev 20, 2015 7:21 pm
Localização: Porto Alegre

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por arthurdecastro »

Jair escreveu:Não, a nossa corrente na verdade é 127v mas os aparelhos eletrônicos aguentam essa diferença.

Não tem problema mesmo? A propósito, é minha primeira vez com um Sega :roll:
Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Gigacom »

Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
arthurdecastro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Fev 20, 2015 7:21 pm
Localização: Porto Alegre

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por arthurdecastro »

Gigacom escreveu:Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Vou ver então... Mas acho que vou usar ele numa fonte que tenho que permite regular a voltagem pra 100v.


Obrigado pelas respostas :eek:
Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Neto »

arthurdecastro escreveu:
Gigacom escreveu:Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Vou ver então... Mas acho que vou usar ele numa fonte que tenho que permite regular a voltagem pra 100v.


Obrigado pelas respostas :eek:
Faz isto mesmo que é o correto, e vai evitar um desgaste prematuro dos componentes da fonte, observe que de 100V para 127 são 27% de aumento é um aumento considerável para os componentes da fonte, meus aparelhos japoneses uso um estabilizador de TV antigo com chave (Abri ele e alterei umas espiras para obter 100v na saída). Só para efeito de comparação ligue uma fonte de Mega Japonês direto na tomada e via o transformador a voltagem de saída vai ser maior apesar do Mega suportar até uns 25v devido a seu regulador interno a fonte do Mega Japonês vai esquentar mais e qualquer pico da concessionária de energia sua fonte pode não aguentar, pois já está rodando em cima de 27%.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
arthurdecastro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Fev 20, 2015 7:21 pm
Localização: Porto Alegre

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por arthurdecastro »

Neto escreveu: Faz isto mesmo que é o correto, e vai evitar um desgaste prematuro dos componentes da fonte, observe que de 100V para 127 são 27% de aumento é um aumento considerável para os componentes da fonte, meus aparelhos japoneses uso um estabilizador de TV antigo com chave (Abri ele e alterei umas espiras para obter 100v na saída). Só para efeito de comparação ligue uma fonte de Mega Japonês direto na tomada e via o transformador a voltagem de saída vai ser maior apesar do Mega suportar até uns 25v devido a seu regulador interno a fonte do Mega Japonês vai esquentar mais e qualquer pico da concessionária de energia sua fonte pode não aguentar, pois já está rodando em cima de 27%.
Então, eu consegui uma fonte bem antiga que estabiliza para 110v, as vezes colocando um pouco abaixo. Ela foi perfeita! xD aliás, é engraçado que na memória do saturn ainda tinha os saves do antigo proprietário. Queria conseguir logo um daqueles memory card para salvar o progresso. Imagino quantos anos deve ter aquela pilha da bios.....
Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
tilipe
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Out 01, 2010 1:47 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por tilipe »

Eu sempre usei o Saturno JAP normal na tomada, porém no meu bairro a energia não fica oscilando. Tem lugares no brasil que daria problemas mesmo. É ridiculo termos que estabilizar a rede dentro de casa pq a operadora mantém equipamentos velhos.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Rogue »

arthurdecastro escreveu:
Neto escreveu:Então, eu consegui uma fonte bem antiga que estabiliza para 110v, as vezes colocando um pouco abaixo. Ela foi perfeita! xD aliás, é engraçado que na memória do saturn ainda tinha os saves do antigo proprietário. Queria conseguir logo um daqueles memory card para salvar o progresso. Imagino quantos anos deve ter aquela pilha da bios.....
Não dura mais de 2 anos não. Os saves não devem ser tão antigos assim. É claro que ele pode ter copiado do Cartucho de Memória, então a data pode não estar relacionada com a bateria.
^^
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Corredor X »

Aliás, falando nesse assunto de bateria do Saturn: seria possível fazer um mod para substituir a bateria dele por uma recarregável, como no Dreamcast? Isso quebraria um galho considerável, eu prefiro ligar o console a cada duas semanas por um tempinho do que perder todos os saves a cada alguns meses. Eu sei que o contrário é possível, pois eu precisei substituir a recarregável da minha placa MVS por uma comum, mas e o inverso?
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Jair »

Se for compatível por que não?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sega Saturn: 100v ?

Mensagem por Corredor X »

O detalhe é que, pelo menos no caso do Neo Geo, você precisa retirar do caminho um circuitinho responsável por proporcionar a recarga da bateria. Além do fato de que seria necessário refazer um circuito semelhante no Saturn, ainda tem o detalhe disso ser viável... Basicamente, no MVS, ela serve para guardar recordes e a configuração da BIOS, mas realmente não sei se o fato de o Saturn guardar saves e outras configurações complique o uso de uma bateria recarregável. Como não entendo patavinas disso... :lol:

EDIT: achei duas opções interessantes sobre o assunto, uma delas vai para os Favoritos :lol:

http://www.db-elec.com/home/lab-posts/s ... ryrequired - mod que retira totalmente a bateria, mas precisa acertar a hora toda vez que liga ¬¬

https://www.assemblergames.com/forums/s ... fe-battery - troca da bateria por outras de maior capacidade, para durar beeeeem mais.
Imagem
Responder