Dreamcast - diferenças de modelos

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

ohmguru
Mensagens: 199
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 3:22 am

Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por ohmguru »

Alguém com bastante conhecimento sobre Dreamcast pode me informar uma coisa?
Que há diferença entre modelos japas e americanos isso eu já sei que há. Parece que os modelos japas possuem peças de metal nos chips internos ou outro lugar lá dentro, resultado que dá muito mais resistencia se comparado com os modelos americanos e europeus, que levam peças de plástico. Acho até que isso pode ser constatado pelo próprio peso dos aparelhos. Parece que o Japa é visivelmente mais pesadinhow. Beleza, essa parte eu já sei. O que eu queia saber é o seguinte:

O leitor do Japa tem mais qualidade tbm, ou é a mesma coisa?
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Mensagem por Jair »

Não existe essa diferença de região, o jp não dura mais que o nacional e tal.
O que acontece é que existem diversas revisões do hardware, que atinge todas as regiões. O primeiro modelo lançado em 1998 tinha algumas peças metálicas sobre os chips que ajudam a distribuir o calor, mas isso foi removido posteriormente a favor de dissipadores.

Existem também modelos de coolers de 2 e 3 pinos, e algumas diferenças nos drives de GD, mas nada que possamos acusar um ser melhor do que outro.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
ohmguru
Mensagens: 199
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 3:22 am

Mensagem por ohmguru »

Jair escreveu:Não existe essa diferença de região, o jp não dura mais que o nacional e tal.
O que acontece é que existem diversas revisões do hardware, que atinge todas as regiões. O primeiro modelo lançado em 1998 tinha algumas peças metálicas sobre os chips que ajudam a distribuir o calor, mas isso foi removido posteriormente a favor de dissipadores.

Existem também modelos de coolers de 2 e 3 pinos, e algumas diferenças nos drives de GD, mas nada que possamos acusar um ser melhor do que outro.

ah cara, dessas eu nem sabia, valeu ae pelas infos! :)
O Dreamcast é um ótimo aparelho, acho que em qualquer parte do mundo! :)
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Mensagem por Jair »

Vale lembrar que algumas revisões não rodam cd-r. Muitos dos DC com logo azul lançados pela TecToy caem nessa categoria...


Jair,
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Gigacom »

Eu fiz algum Tudo Sobre Dreamcast??? Acho que não, bem que podia fazer né...

Mas enfim, é bem como você disse mesmo Jair. Não importa muito a origem do Dreamcast, geralmente a qualidade dele é mantida, seguindo uma baseline.

Há algumas diferenças, a questão das peças de metal e do cooler de metal (muito mais baruiento que o de plástico) são diferenciais, mas não chegam a influir em alguma coisa. O leitor então... é igual em todas as regiões.

Mas há uma ressalva. Alguns Dreamcasts que foram integrados na Europa (não necessariamente fabricados por inteiro, mas algumas peças apenas) sofrem com qualidade de fonte (verdadeiras gambiarras e porcalhices!). Sério mesmo, já peguei um Dream europeu e o bicho era um nojo eletronicamente falando. Com isso vários defeitos apareciam no console, defeitos esses que não tinham como concertar por danificarem vários CIs na placa mãe e até nos VMUs!

Já aqui em terras brasilis, não estou certo se a TecToy fabricou algo para o Dream ou não, mas algumas fontes de consoles brasileiros são verdadeiras pérolas. Bem feitas, ótimos componentes, bi-volts e de alta qualidade. São as melhores fontes que já vi em qualquer console, muito boas mesmo.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Jair »

Prêmio da pá pra você!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Corredor X »

Gigacom escreveu:Já aqui em terras brasilis, não estou certo se a TecToy fabricou algo para o Dream ou não, mas algumas fontes de consoles brasileiros são verdadeiras pérolas. Bem feitas, ótimos componentes, bi-volts e de alta qualidade. São as melhores fontes que já vi em qualquer console, muito boas mesmo.
Devem ser importadas então... ¬¬

Uma pergunta séria aqui agora, totalmente demovida dos meus problemas com os hardwares mexidos da TecToy (e da Sega da França, mas isso é assunto para outro tópico): alguma coisa que a TT modificou nos consoles realmente supera os originais? Porque a única coisa que eu acho superior neles* é em termos de design nas embalagens, o padrão visual nacional dos primeiros tempos é infinitamente superior às contrapartes americana e europeia. Até virem as caixas azuis e vermelhas e ferrarem com tudo, mas até aí em termos de capas e labels, a TT foi soberana.


*descontada é claro a coragem de trazer a SEGA para o Brasil e o trabalho de mercado deles, além de terem pintando em belas tintas uma parte importantíssima da nossa infância - nisso eles são epicamente imbatíveis.
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Gigacom »

Jair escreveu:Prêmio da pá pra você!
Hehehehe <oldmrgreen> Tem muito tópico bom abandonado há anos, alguns valem a pena desenterrar e trazer à conversa de volta.

Xisto, sobre os consoles europeus, sejam lá quais forem, eu notei que alguns são uma porcaria! Via de regra, os melhores em peças e acabamento eram os americanos e japoneses, com nós logo em seguida (não somos ruins, mas não tão bons), vindo então os asiáticos e de looooooooooooooooonge os europeus. Lembro de um Mega europeu que peguei, a porcaria tinha até o slot de cartuchos rebitado na placa mãe... Não consegui na época identificar se era francês... desconfiava de que fosse inglês...

Mas enfim, os consoles da Sega seguiam um padrão, todos eles, vindos lá do Japão. Então, mesmo quando apareciam consoles por aqui desprovidos até de alma (aqueles quase-tudo-em-um de MD3 e MS3), tudo era desenhado e projetado pelos japas. Acho que a participação da Sega em consoles e versões brasileiras foi até o MD3 que vinha com uns 10 jogos na memória... depois disso, a Sega tirou o corpo fora (ou terá sido deixada de lado pelaTreco Toy???).

Todavia é importante lembrar que vários componentes eram fabricados aqui: placa mãe, capacitores, switches, controles, cabos, slots, carcaça... O que não era, era mais coisa do tipo CI, como processadores e chips de MaskRom. A coisa mudou de figura quando os periféricos do Mega começaram a aparecer, a partir daí praticamente tudo que compõe os consoles já vinham prontos de algum lugar do mundo, exceto os MD e MS nossos.

Ah rapaz! Agora lembrando bem, tem uma coisa sim em que nós superamos os consoles de qualquer outro país. Lembra daquele Master Super Compact, que na verdade era um Master 3 enfiado e grudado com cola quente dentro do Super Compact? Pergunta aí qual país do mundo teria uma mão de obra especializada em gambiarras tão competente quanto a brasileira para produzir em série e em massa tal pérola colecionável? Pergunta, pergunta vai.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por DMN_Sonic »

Na boa, do tempo que coleciono games e abro eles o hardware brasileiro é de uma competência grande, já abri vários MD e SMS e é claro, as REV 0 dos aparelhos são sólidas e muito bem fabricadas, a coisa vai ficando porca com o tempo, para economizar custos, pega um Master System III REV 0 e outro REV 2 pra você ver, a diferença é nítida, não que o REV2 seja muim, mas o REV 0 é de longe mil vezes melhor, assim como o MD3, tenho um REV 0 e outro REV1 e nossa cara, é outra coisa, peças de qualidade e muito mais robusto, é como o SNES antigo com o baby, a versão posterior é um lixo mas a antiga dura pacas.

Já em questão do Dreamcast, eu tenho um de logo vermelho US que é excelente, nem o leitor está gasto até hoje, mas é o de logo vermelho. Hardware simples e robusto e nunca me deixou na mão, nem aquele problema maldito de ficar resetando ele me deu, tenho ele há quase 10 anos e tá aí rodando PS Online via schthack e curtindo um gqme online.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Corredor X »

Concordo contigo que temos modelos robustos por aqui, taí os Megas I e II que são obras-primas. Mas em se tratando de modelos nacionais, caso você queira explorar o console ao máximo, eles no fim das contas acabam devendo por alguma funcionalidade... Principalmente se você quiser modificá-lo para alguma coisa. Não me entenda mal, eu adoro as fabricantes nacionais (com exceção da Playtronic), tenho verdadeira paixão por um console TT ou Polyvox e como disse lá em cima sou eternamente grato por elas. É justamente por isso que eu fiquei realmente triste ao perceber que NENHUM - repito, NENHUM - dos consoles que uso para jogar são nacionais, por conta justamente de algumas dessas pequenas "mexidas" que foram dadas para os consoles que acabaram limitando o que eles poderiam fazer em sua totalidade.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por DMN_Sonic »

Talvez o maior problema era o sistema de cores da época, o que hoje é verdadeiramente uma dor-de-cabeça nas tvs mais novas, eu comprei uma LED 24 para jogar meus consoles e usar no meu pc aqui e só passei raiva, a imagem fica muito borrada, claro por causa da resolução, mas fica algo muito horrível e não algo suportável... jogar em TV maiores então nem se fala que lixo... fui jogar aqui meu Megazinho numa de 42 led daqui de casa também e por incrível que pareça, dá delay na imagem para o controle!!! É como se a imagem saísse um tempo depois que o de costume, então claro o maior culpado é o sistema de cores... nem vou falar do Saturn, tenho um HST-3200 e um nacional 1º modelo, a diferença na imagem é brutal...
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por Zillion »

DMN_Sonic escreveu:Talvez o maior problema era o sistema de cores da época, o que hoje é verdadeiramente uma dor-de-cabeça nas tvs mais novas, eu comprei uma LED 24 para jogar meus consoles e usar no meu pc aqui e só passei raiva, a imagem fica muito borrada, claro por causa da resolução, mas fica algo muito horrível e não algo suportável... jogar em TV maiores então nem se fala que lixo... fui jogar aqui meu Megazinho numa de 42 led daqui de casa também e por incrível que pareça, dá delay na imagem para o controle!!! É como se a imagem saísse um tempo depois que o de costume, então claro o maior culpado é o sistema de cores... nem vou falar do Saturn, tenho um HST-3200 e um nacional 1º modelo, a diferença na imagem é brutal...
Isso só vai resolver se vc comprar esse cara aqui;
http://www.ebay.com/itm/Scart-HDMI-to-H ... 4852705cf9
E um desse;
http://www.ebay.com/itm/Sega-Megadrive- ... 19e548f7fc
Fica muito bacana, eu vi na casa de um colega.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por DMN_Sonic »

O mais engraçado é que acabei de adquirir um Sega CDX e a diferença mesmo com cabo RCA é brutal, amo meu Mega Drive, mas está sendo melhor jogar no CDX ultimamente... a imagem na TV de tubo então, nossaaa sem comparação....
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
toadjbp
Mensagens: 97
Registrado em: Dom Out 23, 2011 4:38 pm

Re: Dreamcast - diferenças de modelos

Mensagem por toadjbp »

Então eu não tive sorte com os CDX, todos perdiam feio em imagem pro Mega Drive 1....
Responder