Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

ReBirFh
Mensagens: 1230
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por ReBirFh » Sáb Jan 25, 2020 10:11 pm

Diferente dos demais consoles da SEGA lançados pela Tec Toy, nos lançamento do Dreamcast é possível obter através do "modelo" do jogo, uma ordem cronológica ou mesmo uma listagem dos jogos lançados.

Porém, em que pese nossa lista esteja finalizada,pelo menos nunca ouvir sequer rumor ou vi menção a um jogo que não esteja na lista, permanecem algumas lacunas como pode ser observado abaixo:

Imagem

A pergunta é: Se nossa lista está completa, o que seriam essas lacunas?

Ontem fiquei pensando alguns dessas itens corresponderia internamente na Tec Toy ao disco demo Generators e ao WEB Browser, mas ainda assim restam duas lacunas. Uma pode ser o Generators 2, não sei se foi lançado por aqui, mas e o número 32? Saiu mais algum demo? Cancelamento de última hora? nossa lista não está completa?

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 5291
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por Jair » Dom Jan 26, 2020 11:57 pm

Bem pescado, e o speed devil's é o único com número que não segue a ordem.
Difícil saber, até porque, qual era a razão prós números serem assim?

Sent from my moto x4 using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.

ReBirFh
Mensagens: 1230
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por ReBirFh » Seg Jan 27, 2020 8:59 pm

Esse do Speed Devils foi erro meu, termina em 6 mesmo. Todo jogo do Saturn e Dreamcast termina com 6 no modelo.

Tem mais ou menos uma lógica, esse número do modelo define o sistema, o tamanho do jogo/preço. Na época do dreamcast ja tinha abolido essa história de letra.

Acho que já postei anos atrás.



Código de barras = CCCMMMMLLLSSX

CCC - país - (789) - Brasil [padrão mundial]
MMM - fabricante - (1196) - Tec Toy [padrão mundial]
LLL - Sistema/letra/tamanho da rom
SS - Não identifiquei um padrão, exceto no Dreamcast
X - Dígito verificador [padrão do código de barras]

os 6 últimos números são o modelo nº, sendo que o último dígito é descartado e transformado em 0 até perto do final do SEGA CD e 6 em alguns lançamentos do SEGA CD em diante.

Modelo Nº = LLL.SS0/6

LLL =

021. = - (256K)
023. = B (1 MEGA)
024. = A (2 MEGA)
025. = B (2 MEGA)
026. = C (2 MEGA)
027. = D (2 MEGA)
028. = - (4 MEGA)
030. = - (8 MEGA)

A letra correspondia ao preço do jogo

Avatar do usuário
Scrivani
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 12:10 am

Re: Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por Scrivani » Sáb Abr 04, 2020 10:03 pm

Eu não conhecia toda essa padronização, obrigado pelas informações amigo!

Assim fica clara a ordem em que eles foram "catalogados", porém podemos dizer que seguiu a mesma ordem de lançamento ao mercado?

Talvez isso possa ter sido simultâneo a alguns blocos de jogos, em outros, represente realmente o intervalo de lançamento americano e até chegar aqui...

Pois agora como tenho o privilégio de ter todos eles vou colocar nessa ordem aqui kkk


Quanto a questão principal do tópico, fica a curiosidade de quais seriam essas lacunas, pois tirando as excessões que você citou do Planet Web e Generator 1 e 2, podemos pensar talvez nos jogos que foram vendidos pela Tectoy, mas não tiveram a produção da Arte nacionalizada, os encartes e manual.

Digo isso, pois como pode ser consultado em um tópico antigo daqui, pude verificar com pessoas que trabalharam na Tectoy bem como por observação "empírica" que: Alguns jogos com embalagem total americana foram distribuídos pela Tectoy aos revendedores e lojas de games.

Alguns exemplos são:
Sonic Shuffle, 18 Wheeler

Avatar do usuário
Scrivani
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 12:10 am

Re: Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por Scrivani » Sáb Abr 04, 2020 10:11 pm

Verificar últimas páginas:

viewtopic.php?t=431

Avatar do usuário
Scrivani
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 12:10 am

Re: Dreamcast Tec Toy: O mistério dos jogos 1,2,14 e 32

Mensagem por Scrivani » Sáb Abr 04, 2020 10:15 pm

" EMBALAGEM AMERICANA
32 Sega Rally 2 Championship - US Version *
33 Quake 3 Arena US Version *
34 Crazy Taxi - US All Star Version *
35 House of Dead 2, The - US All Star Version *
36 Metropolis Street Racer - US Version
37 Sonic Shuffle - US Version
38 Marine Fishing - US Version
39 Ecco the Dolphin: Defender of the Future - US Version
40 Space Channel 5 - US Version
41 18 Wheeler: American Pro Trucker - US Version

* Penso que para estes casos que também tem versão nacional, a intenção pode ter sido importar ao modo normal para adicionar à embalagem nacional e possivelmente foi um plano abortado, tendo ficado no estoque. Por outro lado é apenas uma possibilidade, pois é possível também que não estivessem levando esse detalhe a ferro e fogo e poderiam distribuir na versão americana mesmo. "


Conforme podemos ver acima, o que estiver nessa lista como US Version e sem asterisco na frente, pode ser sérios candidatos abandonados dos tais 1, 2, 14 e 32!!

Responder