Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Master

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Pessoal só lembrando que a fonte que me referi acima, a Junicode Condensed se refere ao manual do Master System, que é o que estou trabalhando no momento, onde é usada uma versão mais magra da fonte, já a capa e os labels acredito que seja a bold ou regular bold.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Odin »

Hi-Fi.el escreveu:Pessoal, voltando a discussão de anos atrás sobre a fonte da Tectoy usada nas labels e manuais. a:placa:a

Pois bem, continuo não sabendo, mas estava pesquisando a tal fonte esses dias e através do site Font Squirrel, e consegui algo muito parecido mesmo, em uma função do site chamada Identify Fonts, muito legal, ela dá sugestões de fontes a partir de uma imagem. Muitas não tinha nada a ver mas achei a fonte Junicode (condensed) e realmente não tinha encontrado nada tão parecido.

Para vocês terem uma idéia, digitei uma página inteira do manual do Jogos de Verão do Master System e comparei com a mesma pagina da imagem, correlacionando as mesmas medidas de pagina e tamanho da fonte e tudo ficou muito parecido no alinhamento da página, com diferença total de apenas meia linha. Todas as outras fontes, inclusive as sugeridas aqui tava dando diferenças em média de meia página.

Como a maioria das fontes, essa fonte tem varias variações como bold, italic, regular, etc. A variação do Master System é a Condensed.

Bom, a noticia ruim é que quando eu abri o Word, ele só me apresentou a regular, sendo que instalei todas as variações, inclusive a condensed. Para conseguir enxergar a fonte em Condensed eu preciso fazer uma gambi, :cry: eu seleciono um outro estilo na aba 'Pagina Inicial' do Word e depois volto a selecionar a fonte Junicode, ai sim exergo ela da forma condensed, não me perguntem pq. Ou a fonte tem problemas ou eu estou fazendo algo errado. Caso alguém saiba o que está acontecendo, poste aqui na discussão.

Falow,Abs.
Sobre as fontes, você precisa largar o arquivo delas para a pasta fonts do Windows, mas acho que você já sabe disso, mas sobre como visualizar elas, acho que essas fontes mais personalizadas só devem aparecer mesmo em editores de imagens e outros editores de texto mais avançados, em qual Word você testou essas fontes? Se for no padrão do Windows, o Wordpad com certeza elas não devem aparecer, mas se for o do Office eu acho que elas aparecem.

Uma dica para você testar essas fontes seria baixando o programa Photofiltre, é um editor de imagens mais simples que o Photoshop e é bem menor, deve ter menos de uns 30 MB... Crie um arquivo de imagem e teste a fonte nele, foi esse programa que usei para fazer esse label que postei acima, existe uma versão gratuita dele.
Imagem

Imagem

Imagem
Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Odin escreveu:
Hi-Fi.el escreveu:Pessoal, voltando a discussão de anos atrás sobre a fonte da Tectoy usada nas labels e manuais. a:placa:a

Pois bem, continuo não sabendo, mas estava pesquisando a tal fonte esses dias e através do site Font Squirrel, e consegui algo muito parecido mesmo, em uma função do site chamada Identify Fonts, muito legal, ela dá sugestões de fontes a partir de uma imagem. Muitas não tinha nada a ver mas achei a fonte Junicode (condensed) e realmente não tinha encontrado nada tão parecido.

Para vocês terem uma idéia, digitei uma página inteira do manual do Jogos de Verão do Master System e comparei com a mesma pagina da imagem, correlacionando as mesmas medidas de pagina e tamanho da fonte e tudo ficou muito parecido no alinhamento da página, com diferença total de apenas meia linha. Todas as outras fontes, inclusive as sugeridas aqui tava dando diferenças em média de meia página.

Como a maioria das fontes, essa fonte tem varias variações como bold, italic, regular, etc. A variação do Master System é a Condensed.

Bom, a noticia ruim é que quando eu abri o Word, ele só me apresentou a regular, sendo que instalei todas as variações, inclusive a condensed. Para conseguir enxergar a fonte em Condensed eu preciso fazer uma gambi, :cry: eu seleciono um outro estilo na aba 'Pagina Inicial' do Word e depois volto a selecionar a fonte Junicode, ai sim exergo ela da forma condensed, não me perguntem pq. Ou a fonte tem problemas ou eu estou fazendo algo errado. Caso alguém saiba o que está acontecendo, poste aqui na discussão.

Falow,Abs.
Sobre as fontes, você precisa largar o arquivo delas para a pasta fonts do Windows, mas acho que você já sabe disso, mas sobre como visualizar elas, acho que essas fontes mais personalizadas só devem aparecer mesmo em editores de imagens e outros editores de texto mais avançados, em qual Word você testou essas fontes? Se for no padrão do Windows, o Wordpad com certeza elas não devem aparecer, mas se for o do Office eu acho que elas aparecem.

Uma dica para você testar essas fontes seria baixando o programa Photofiltre, é um editor de imagens mais simples que o Photoshop e é bem menor, deve ter menos de uns 30 MB... Crie um arquivo de imagem e teste a fonte nele, foi esse programa que usei para fazer esse label que postei acima, existe uma versão gratuita dele.
Odin, meu Word é do Office 2016 mesmo, mas agora fuçando um pouco mais, acredito que problema esteja na fonte, quando coloco o grupo (bold, italic e bolditalic) das fontes Junicode Regular e Junicode Condensed na pasta Fontes do Windows 10, estranhamente aparece na pasta apenas um ícone Junicode, mas tudo bem, quando o icone da fonte é triplo significa que dentro dela tem variações, mas quando abro ela, somente encontro o grupo do Regular, o que aconteceu com o grupo do Condensed? Pois é, como não conseguia visualizar no Word, passei a sobrescrever a Junicode instalada na pasta Fontes somente com o grupo Junicode Condensed e foi ai que o Word começou a ter um comportamento estranho, ora apresentava a regular, ora apresentava condensed e ai pensei, a:-?a carai, eu não sobrescrevi? Pq ele ta pegando a regular? E comecei a desconfiar que tinha resquício invisível pra mim na pasta Fontes e decidi não mais sobrecrever, e sim desinstalar a Junicode e instalar denovo e ai outro comportamento estranho, desta vez na pasta Fontes. Quando eu desinstalava a Junicode, aparecia do nada outra com nome Junicode BoldRegular, a:oa intrigado desinstalei essa também, aparecia outra do nada! :-x Falando sério elas não estavam lá! Surgiam do nada como se estivessem escondidas ocultamente ou sei lá. a:Pa Depois de desinstalar umas 5, ai sim finalmente a pasta estava sem o Junicode. Aí sim, instalei somente o grupo Junicode Condensed, nem instalei o outro, e agora tá funcionando direitinho. a:wink:a Bom, sobre o que aconteceu, eu não estou muito certo, mas acredito as 4 ou 5 vezes que desinstalei, foi reflexo de todas as vezes que tentei forçar a condensed sobrescrevendo a anterior, que eu pensava que como sobrescritas, o Windows descartava, mas não de alguma forma elas estavam lá, ocultas mas estavam, e essa confusão de Junicodes é que deve ter bagunçado o Word. Bem é só um palpite...

Vlw, abs
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Alcorr »

Odin escreveu:Eu também não manjo nada de Photoshop, mas peguei um label vazio que achei e fiz esse provisório baseado no label vermelho "Diênesis" :mrgreen:

Imagem

Não sei se ficou bom e nem sei se existe o label vermelho desse jogo, mas se precisar esta ai :lol:
Odin, ficou fera essa label que fez, parabéns. Realmente também não sei se existe a versão vermelha dessa label pro Genesis, no Mega Drive nacional realmente tem:

Imagem

Mas como vi você falando do PhotoFiltre, peguei uma label template preta do Genesis, mas que necessitaria de alguns ajustes pra ficar exatamente como a original. Como tenho este programa também, vou pegar a cover (arte da caixa), dar uma acertada na template que peguei e criar uma nova. Se ficar legal posto aqui pra vocês, e já fica pronta pra outros que precisarem também.

Vou tentar criar algo como o que está neste cartucho:

Imagem
For the time being...
Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Alcorr, como vcs conseguem uma template da cover preta do Mega? É a primeira vez que vc faz ou já manja de fazer?

Abs.
Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Alcorr, vi algumas imagens desse jogo na Sega Retro:

Imagem

Imagem

Do genesis só vi estas:

Imagem

https://segaretro.org/images/thumb/0/0c ... S_Cart.jpg
Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Alcorr, mais uma que achei no site Guardiana:

Imagem

Lá tem bastante coisa legal tbm.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Corredor X »

Dica: se quiser fazer uma label 100% idêntica ao SMGP preto da TT, use a imagem do carro da caixa de papelão do Master:

https://www.sega-brasil.com.br/fullalbu ... fm_sls.png

Dá para usar a da caixa azul também, mas precisa mexer um pouquinho no tom, a da branca é idêntico. A caixa nacional do Mega, bem como a versão Genesis, cortaram fora um pedaço do carro, hábito comum demais naquela época. Quando eu fui fazer a label de Altered Beast, eu precisei usar a arte do manual da versão japonesa de PC Engine porque era a única que tinha a continuação de imagem, ausente em todas as capas ocidentais. Já para Rambo III, eu tive que reconstruir as montanhas do fundo/lateral do cenário no Photoshop, porque simplesmente a arte completa não existe em outro lugar :|
Imagem
Hi-Fi.el
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 11:05 pm

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Hi-Fi.el »

Eh a capa brasileira que vi aqui ta em baixa resolução:

Imagem

um exemplo da label preta:

Imagem

Da pra ter uma noção, mas a roda do carro ta meio cortado memo, em comparação com a do Master.
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Alcorr »

Hi-Fi, agradeço sua ajuda, brother. Deu pra ter umas referências também, mas ao invés de tentar "montar" uma label unindo partes de imagens do cartucho que existem internet afora, decidi criar a minha própria, vejam como ficou (espero que não tenha ficado muito amador :oops: ):

[EDIT]

Tentei ao máximo recriar a mesma imagem deste cartucho que eu postara anteriormente (pois acho bem bonito o tema quadriculado preto do Mega Drive/Genesis):

Imagem

Talvez ainda sejam necessários alguns ajustes, mas de qualquer forma atendeu à minha necessidade; e gostei tanto da "brincadeira" que acabei criando um modelo das labels deste tema para o Genesis e para o Mega Drive:

[EDIT]

[EDIT]

Especialmente na do Mega Drive ainda acho que daria pra melhorar, o símbolo de marca registrada ainda não está 100%. Sou todo ouvidos para sugestões, dicas, etc. E quem curtir e quiser utilizar estes modelos, fique à vontade. a:)a
Editado pela última vez por Alcorr em Sex Fev 03, 2017 9:54 pm, em um total de 1 vez.
For the time being...
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Odin »

Ficou bom os seus labels Alcorr, para quem não manja muito de edição ficou muito bom, ainda bem que existe esses labels pré prontos que o cara só edita e adiciona umas imagens, eles já me salvaram algumas vezes. Lembrando que mesmo que você não tenha ficado 100% satisfeito, quando você imprimir esse talvez ele fique melhor ainda pois ele vai diminuir e as imperfeições talvez até sumam.

Se você precisar de medidas para imprimir, eu tenho umas aqui que anotei a alguns anos, quando fiz alguns labels usei essas:

Tamanho em pixels: 886 largura x 803 altura
Tamanho em mm: 75,01 largura × 67,99 altura

Viva o Photofiltre! O editor dos iniciantes! :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Alcorr »

Valeu, Odin. Obrigado pelas medidas sugeridas, anotado aqui. Realmente, como você falou, imprimi uma de teste e possíveis pequenas imperfeições que poderiam existir tornam-se imperceptíveis quando a label fica do tamanho pra se colar no cartucho.

Fora que ao observar atentamente, tanto a label do Genesis quanto a do Mega Drive Tec Toy também apresentavam alguns "deslizes" quanto ao padrão do quadriculado, como sua centralização... Então, para o que eu precisava, ficou até que acima do eu esperava. :-D

E é como disse: viva o PhotoFiltre! :mrgreen: :lol:
For the time being...
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Rianov »

Odin,

Tenho o cartucho original do Super Mônaco GP. O estado não é excelente, mas posso tirar uma foto com boa qualidade e montar no photoshop com a parte de cima para você imprimir e colar...

É do cartucho TecToy, preta e quadriculada e escrito Mega Drive.

É só falar!
Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Alcorr »

Rianov escreveu:Odin,

Tenho o cartucho original do Super Mônaco GP. O estado não é excelente, mas posso tirar uma foto com boa qualidade e montar no photoshop com a parte de cima para você imprimir e colar...

É do cartucho TecToy, preta e quadriculada e escrito Mega Drive.

É só falar!
Rianov, não sei o Odin, mas eu ficaria muito feliz se pudesse fazê-lo! :mrgreen:
For the time being...
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Tutorial: capas e labels de cartuchos de Mega Drive e Ma

Mensagem por Rianov »

Alcorr e Odin, segue arquivo!

Eu tentei fazer no photoshop, mas não lembrava que minha label estava tão zoada rsrs... Cheguei a fazer mas, na hora de salvar, deu pau! Foi o destino, pois aí peguei os modelos que você me mandou!

Como referência, segue o cartucho original tb...

Imagem

Imagem

Imagem

Foi o que deu para fazer hj...
Imagem
Responder