Preço Master System em 1989

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Preço Master System em 1989

Mensagem por geraldofigueras »

Achei um texto que cita o preço de lançamento do Master System no Brasil em Setembro 1989 a 1500 cruzados novos. Atualizados para hoje, isso seria uma média de R$3000.

Fiquei pasmo. Na minha memória nostálgica, o SMS não era um brinquedo de luxo.

Ou meus pais ganhavam mais do que eu imaginava, ou eles eram muito sem noção :lol:
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por Dav »

Nessa epoca os videogames eram caros imagina o Mega Drive? hoje nao e incomum encontrar o pessoal com mais de um videogame da mesma geracao mas ter dois naquela voce poderia ser chamado de "mentiroso" "filho do silvio santos" "ganhou na loteria" kkkkkk

foi um comeco dificil para a Tectoy a luta contra os NES Clones,o surgimento do clone do Mega Drive,fitas piratas e o mercado cinza.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por Odin »

Quem vê os preços daquela época convertidos para reais nos dias de hoje, pode parecer barato, mas naquele tempo o salário mínimo era menos de 100 reais, se a gente atualizar os preços daquela época para os valores atuais vai ver que talvez nos dias de hoje talvez seja mais fácil e barato de adquirir os consoles de hoje do que naquela época, mesmo os valores de hoje parecendo ser maiores :lol:

Meu pai por exemplo, em janeiro de 1997 o salário mínimo era 150 reais, e o SNES que eu queria custava 250 reais, na época ele era bombeiro e não tinha sido promovido a sargento ainda, o salário dele era 500 reais, lembro como se fosse hoje eu mostrando para ele pouco antes do natal de 1996 o SNES que eu queria num Carrefour, achando que ele iria me dar ele no natal, mas ele não deu, foi me dar em um mês depois em janeiro no meu aniversário, e o coitado me deu com mais um controle junto, deve ter gasto uns 300 reais no meu console com o controle, comprou em 10 vezes que eu lembre, na época ele custou dois salários mínimos, então custou mais de dois mil reais nos dias de hoje, praticamente o preço de um PS4, na época já tinha o PS1, o N64 e o Saturn que eram consoles de última geração, imaginem quanto eles custavam na época já que o SNES que era de geração anterior custava quase dois salários mínimos... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por geraldofigueras »

Sim, e considerando que naquela época não havia opção cinza - não tinha opção de Master System sem ser da Tec Toy -, não tinha como escapar do preço. A partir do Mega Drive o mercado se abriu mais. Lembro de catar uma Mega Drive japonês nos classificados e ser consideravelmente mais barato do que o da Tec Toy. E de mandar serrar a trava do cartucho hahahaha

A gente reclama do Brasil hoje, mas naquela época era uma selva. Pensa que o Master System foi lançado pela Tec Toy nesse país:

- proibido importações e empresas estrangeiras
- não existia código de trânsito
- não existia CLT
- não existia estatuto da criança e do adolescente
- o primeiro presidente eleito democraticamente em décadas recém iria assumir posse
- inflação média anual de 1200%!

Hoje é Brasil Nutella :lol:
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por Jair »

Os classificados dos jornais eram inundados de anúncios de mega e snes vindos do Paraguai, eu lembro claramente de ficar namorando eles.

Isso é claro foi depois que os 16 bits estourarem.

Sent from my Pixel 3a XL using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por overday »

geraldofigueras escreveu: Ter Nov 30, 2021 11:50 pm Sim, e considerando que naquela época não havia opção cinza - não tinha opção de Master System sem ser da Tec Toy -, não tinha como escapar do preço. A partir do Mega Drive o mercado se abriu mais. Lembro de catar uma Mega Drive japonês nos classificados e ser consideravelmente mais barato do que o da Tec Toy. E de mandar serrar a trava do cartucho hahahaha

A gente reclama do Brasil hoje, mas naquela época era uma selva. Pensa que o Master System foi lançado pela Tec Toy nesse país:

- proibido importações e empresas estrangeiras
- não existia código de trânsito
- não existia CLT
- não existia estatuto da criança e do adolescente
- o primeiro presidente eleito democraticamente em décadas recém iria assumir posse
- inflação média anual de 1200%!

Hoje é Brasil Nutella :lol:
A CLT não foi criada na década de 40, na época do Getúlio?
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por geraldofigueras »

overday escreveu: Qua Dez 01, 2021 3:42 pm
geraldofigueras escreveu: Ter Nov 30, 2021 11:50 pm Sim, e considerando que naquela época não havia opção cinza - não tinha opção de Master System sem ser da Tec Toy -, não tinha como escapar do preço. A partir do Mega Drive o mercado se abriu mais. Lembro de catar uma Mega Drive japonês nos classificados e ser consideravelmente mais barato do que o da Tec Toy. E de mandar serrar a trava do cartucho hahahaha

A gente reclama do Brasil hoje, mas naquela época era uma selva. Pensa que o Master System foi lançado pela Tec Toy nesse país:

- proibido importações e empresas estrangeiras
- não existia código de trânsito
- não existia CLT
- não existia estatuto da criança e do adolescente
- o primeiro presidente eleito democraticamente em décadas recém iria assumir posse
- inflação média anual de 1200%!

Hoje é Brasil Nutella :lol:
A CLT não foi criada na década de 40, na época do Getúlio?
Errei a abreviação! Tava pensando em Código de Defesa do Consumidor e escrevi CLT :!:
Toe Jam is a wiener
tisurame
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 12, 2018 5:08 pm

Re: Preço Master System em 1989

Mensagem por tisurame »

De fato o valor corrigido pela inflação daquilo que custava o Master System em 1989, ano de seu lançamento no Brasil, seria algo equivalente a incríveis R$3000 (e alguns quebrados).

Mas confesso que não sei dizer se comprar um Master System naquela época seria exatamente equivalente a pagar R$3000 por um videogame hoje em dia.

Porém, o que eu acho mais incrível são os preços dos jogos. Estou observando um anúncio do jornal O Globo de outubro de 1989. Nele, o valor do Master System é de NCz$ 1.450,00 (mais ou menos R$3000). Os jogos de 1 Megabit custavam NCz$ 199,00 (R$422) e os de 2 Megabits custavam NCz$ 259,00 (R$549).

Imaginem pagar mais de R$500 por um jogo de Master System, que dependendo pode ter 30 minutos de duração.

Em Abril de 1990, já com uma nova moeda, a situação parece ter melhorado (ou quase). Um anúncio da Casa&Video mostra o Master sendo vendido a Cr$ 15.290 (ou R$ 1.929).

Os jogos tinham o seguinte preço (já convertidos em reais):

1 Mega: R$ 238
2 Megas: R$ 314
4 Megas: R$ 883 (!!!)

Os jogos em questão de 4 megas eram After Burner e R-Type. Quase 900 reais para jogar After Burner de Master! Eu preferiria mil vezes continuar jogando River Raid do Atari, que aliás é bem melhor que esse port.

Em outro anúncio da mesma época o Master System estava sendo vendido pelo equivalente a 1900 reais. No mesmo anúncio o Phantom estava saindo por 1410 reais. O jogo (pirata) mais barato do Phantom custava a partir de 190 reais. Já um jogo original da Tectoy tinha como preço mínimo 420 reais.

Em dezembro de 1990 chegava o Mega Drive nas lojas, custando (usando um cupom de desconto) o equivalente a R$4.732 na Casa & Video. Os jogos custavam a partir de R$560.

Nesse mesmo anúncio do final de 1990 o Master System estava R$1515 (bem mais barato). E o Phantom estava saindo por R$1114, que já são valores mais acessíveis para a classe média.
Responder