Sobre os códigos de barra (esperança?)

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por ReBirFh »

Sentados,coluna ereta e pés tocando no chão preparem-se para ler um muitinho....

Assim como muitos aqui (vejam como esse pequeno trecho mostra o quanto a vírgula é importante) :lol: também tenho curiosidade sobre quais jogos foram lançados no Brasil e paralelo a lista do Corredor X, eu criei uma lista no excel que inclui além do tipo de caixa, diversas outras variáveis (letra,acessórios compatíveis,Nº de Jogadores,faixa etária...) e a maior dificuldade é devido a falta de registro, descobrir em que ano eles foram lançados aqui. Sem saber o que fazer (mãos na cabeça e olhar desolado) eu percebi que os jogos foram lançados em pelo menos 5 tipos de caixa (provavelmente nessa ordem)

1º Caixas de papelão
2º Caixas de plástico pretas sem código de barras
3º Caixas de plástico pretas com código de barras
4º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor sólida
5º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor degradê (gradiente)
(Caixas de papelão vermelhas são apenas edições especiais)

Após achar algumas capas com qualidade suficiente para identificar o código de barras eu percebi que tinha um número ao lado dele que era bastante similar aos 6 dígitos do código de barras e curioso fui pesquisar sobre ele.

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc580676.aspx
http://www.adams1.com/upccode.html
http://www.barcodeisland.com/ean13.phtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Barcode

Terminada a pesquisa comparei alguns jogos de Master System com alguns de Mega Drive.

POWER MONGER (MEGA DRIVE)
7891196044397
BALLZ 3D (MEGA DRIVE)
7891196046650
SHINING IN THE DARKNESS (MEGA DRIVE)
7891196046513
SHINING FORCE 2 (MEGA DRIVE)
7891196041266
DRAGON CRYSTAL (MASTER SYSTEM)
7891196023446
ALLADIN (MASTER SYSTEM)
7891196028427
ARIEL THE LITTLE MERMAID (MASTER SYSTEM)
7891196026355
ANDRE AGASSI TENNIS (MASTER SYSTEM)
7891196025426
ALTERED BEAST (MASTER SYSTEM)
7891196025020

Conclusão:
os 3 primeiros dígitos identificam o país
logo 789 = Brasil
depois tem 4 dígitos que identificam o fabricante
1196 = TEC TOY
logo depois 2 dígitos identificam o sistema
04 = Mega Drive; 02 = Master System; 06 = Sega CD; 15 = 32X.
3 dígitos identificam o produto
xxx = produto
1 dígito (o último) é o verficador que não tem importância nenhuma



Será que é possível que o número do produto siga uma ordem cronológica tornando possível ir aos poucos preenchendo as lacunas até ter uma lista definitiva de lançamentos?

Quem se habilita a identificar os outros dígitos de sistema (Saturn,Dreamcast,Game Gear) e verificar se o hardware tem número de sistema independente?
Editado pela última vez por ReBirFh em Qua Dez 10, 2008 11:03 am, em um total de 1 vez.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por darini »

ReBirFh escreveu: Quem se habilita a identificar os outros dígitos de sistema (Saturn,Dreamcast,Game Gear) e verificar se o hardware tem número de sistema independente?
O Geraldo, claro! 8)

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por geraldofigueras »

Nossa, que teoria interessante! Hoje a noite vou olhar meus jogos com calma pra ver se segue uma linha cronológica. Tomara :shock:
Toe Jam is a wiener
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Corredor X »

Muito bem observado isso, ReNasÇido. Depois vou observar isso pelos jogos que tenho e mais o que conseguir achar na net. Por ora, uma pequena contribuição: o código do Dreamcast enquanto console é 19 e o Game Gear, embora não tenha os códigos de barra, tem esse "modelo nr." nas caixas também - não posso informar nenhum completo porque não tenho um único jogo que não seja japonês de ambos os consoles :oops:

Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por ReBirFh »

Corredor X escreveu:Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Pelo que eu li ele é só um checksum para ver se todos os outros dígitos estão seguindo o padrão, se você reparar o Modelo Nº sempre acaba em zero.


<offtopic>As letras maiúsculas são as iniciais do meu nome, ReBirFh é um erro proposital</offtopic>
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Corredor X »

Eu reparei nisso sim... Engraçado, os carts americanos e japoneses de Mega aparentemente seguem uma mesma numeração, 670-XXXX, porque será que a TT adotou uma nova?
Imagem
Gentleman
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 5:48 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Gentleman »

Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19

Corredor X escreveu:Muito bem observado isso, ReNasÇido. Depois vou observar isso pelos jogos que tenho e mais o que conseguir achar na net. Por ora, uma pequena contribuição: o código do Dreamcast enquanto console é 19 e o Game Gear, embora não tenha os códigos de barra, tem esse "modelo nr." nas caixas também - não posso informar nenhum completo porque não tenho um único jogo que não seja japonês de ambos os consoles :oops:

Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Também tinha estranhado isso. Não só alguns jogos de game gear tem apenas esse "Modelo nº:", mas também alguns acessórios. E existem jogos que não tem ambos como o Ayrton Senna, Sega Chess e outros de Master com caixa de papelão.
ReBirFh escreveu:
Corredor X escreveu:Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Pelo que eu li ele é só um checksum para ver se todos os outros dígitos estão seguindo o padrão, se você reparar o Modelo Nº sempre acaba em zero.
Não sei se faz diferença, mas só uma correção. Ele nem sempre termina em zero, mas sim com um algarismo que está na parte superior do código (na maioria das vezes é zero).
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Corredor X »

ReBirFh escreveu:<offtopic>As letras maiúsculas são as iniciais do meu nome, ReBirFh é um erro proposital</offtopic>
<offtopic> Eu sei que é um erro proposital, miguxo, a minha piada em relação a isso também foi. Não estou tripudiando do seu conhecimento de inglês, da tecla caps lock do seu teclado ou coisa do tipo, relaxa :lol: </offtopic>
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Corredor X »

Gentleman escreveu:Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19
Já estava indo quando reparei nisso (por isso o double post, perdão): o número do Saturn e do DC são iguais mesmos, Gentil?

E partindo do princípio que esses números correspondem à ordem em que os consoles foram lançados (talvez com alguns outros produtos eletrônicos relacionados da TT no meio, seria o 01 o Pense Bem?), o Sega CD então teria sido lançado antes do Game Gear por aqui? Alguém tem alguma lembrança a respeito?
Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por ReBirFh »

:roll: Lista de Revistas do pense bem .... :lol:
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Corredor X »

Não dá idéia, janeiro tá chegando aí e eu fico um bocado entediado nessa época... Se bem que não precisa se preocupar comigo, quem gosta de fazer lista para eletrônicos child-friendly por aqui é o Mattmess... :lol:

Brincadeiras à parte, acho que é uma explicação plausível para essa numeração pulada da TT. Eles não devem ter dados números novos para cada facelift de console, logo deve haver alguns brinquedos eletrônicos interativos com subprodutos (como o Pense Bem e seus subprodutos, como bem citou) nesse meio aí, com seus códigos derivados, para fins de organização.

Pena que a primeira leva de jogos dos consoles não recebeu esse número também, não? Imagina se isso está mesmo na ordem e nós achássemos uns números pulados nas caixas de papelão... :lol:
Imagem
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por geraldofigueras »

Cara, do jeito que a TT é, eu imagino um funcionário deles entrando diariamente aqui e contando pros outros:

"olha, o pessoal lá do forum parece saber do que se trata esses códigos de barra. e nós aqui achando que era só pra passar direto pelo caixa do supermercado..."
Toe Jam is a wiener
mattmess
Mensagens: 604
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 4:09 pm
Localização: Novo Horizonte

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por mattmess »

Corredor X escreveu:Não dá idéia, janeiro tá chegando aí e eu fico um bocado entediado nessa época... Se bem que não precisa se preocupar comigo, quem gosta de fazer lista para eletrônicos child-friendly por aqui é o Mattmess... :lol:
A idéia passou pela minha cabeça. Mas já que ninguém deu continuidade à lista do Pico...
"A única função legítima que um computador pode exercer é executar games." - Eugene Jarvis, criador de Defender e Robotron.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Vectorman »

ReBirFh escreveu::roll: Lista de Revistas do pense bem .... :lol:
Ei, isso é uma boa idéia!! Eu apóio :lol: :lol:
Imagem
Gentleman
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 5:48 pm

Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)

Mensagem por Gentleman »

Corredor X escreveu:
Gentleman escreveu:Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19
Já estava indo quando reparei nisso (por isso o double post, perdão): o número do Saturn e do DC são iguais mesmos, Gentil?

E partindo do princípio que esses números correspondem à ordem em que os consoles foram lançados (talvez com alguns outros produtos eletrônicos relacionados da TT no meio, seria o 01 o Pense Bem?), o Sega CD então teria sido lançado antes do Game Gear por aqui? Alguém tem alguma lembrança a respeito?
Estranhei também amigo, mas esses números do Saturn e do Dreamcast são iguais. Talvez o modelo transparente de Saturn que foi lançado depois do Dreamcast tenha uma numeração diferente, não? O que eu achei de diferente no código dos dois foi aquele algarismo que fica em cima da barra. No Saturn parece que é um 6 e o Dreamcast não tem.

Outra coisa, já que o Modelo nº, é uma espécie de confirmação do código de barras, por que alguns jogos de game gear e acessórios que não apresentam código de barras iniciam o Modelo nº com 01?

PS: Nestes casos notei que o inicial do Modelo nº do Master seria: "011" e o do Game Gear: "012".
Responder