Sobre os códigos de barra (esperança?)
Moderador: Moderadores
Sobre os códigos de barra (esperança?)
Sentados,coluna ereta e pés tocando no chão preparem-se para ler um muitinho....
Assim como muitos aqui (vejam como esse pequeno trecho mostra o quanto a vírgula é importante) também tenho curiosidade sobre quais jogos foram lançados no Brasil e paralelo a lista do Corredor X, eu criei uma lista no excel que inclui além do tipo de caixa, diversas outras variáveis (letra,acessórios compatíveis,Nº de Jogadores,faixa etária...) e a maior dificuldade é devido a falta de registro, descobrir em que ano eles foram lançados aqui. Sem saber o que fazer (mãos na cabeça e olhar desolado) eu percebi que os jogos foram lançados em pelo menos 5 tipos de caixa (provavelmente nessa ordem)
1º Caixas de papelão
2º Caixas de plástico pretas sem código de barras
3º Caixas de plástico pretas com código de barras
4º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor sólida
5º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor degradê (gradiente)
(Caixas de papelão vermelhas são apenas edições especiais)
Após achar algumas capas com qualidade suficiente para identificar o código de barras eu percebi que tinha um número ao lado dele que era bastante similar aos 6 dígitos do código de barras e curioso fui pesquisar sobre ele.
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc580676.aspx
http://www.adams1.com/upccode.html
http://www.barcodeisland.com/ean13.phtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Barcode
Terminada a pesquisa comparei alguns jogos de Master System com alguns de Mega Drive.
POWER MONGER (MEGA DRIVE)
7891196044397
BALLZ 3D (MEGA DRIVE)
7891196046650
SHINING IN THE DARKNESS (MEGA DRIVE)
7891196046513
SHINING FORCE 2 (MEGA DRIVE)
7891196041266
DRAGON CRYSTAL (MASTER SYSTEM)
7891196023446
ALLADIN (MASTER SYSTEM)
7891196028427
ARIEL THE LITTLE MERMAID (MASTER SYSTEM)
7891196026355
ANDRE AGASSI TENNIS (MASTER SYSTEM)
7891196025426
ALTERED BEAST (MASTER SYSTEM)
7891196025020
Conclusão:
os 3 primeiros dígitos identificam o país
logo 789 = Brasil
depois tem 4 dígitos que identificam o fabricante
1196 = TEC TOY
logo depois 2 dígitos identificam o sistema
04 = Mega Drive; 02 = Master System; 06 = Sega CD; 15 = 32X.
3 dígitos identificam o produto
xxx = produto
1 dígito (o último) é o verficador que não tem importância nenhuma
Será que é possível que o número do produto siga uma ordem cronológica tornando possível ir aos poucos preenchendo as lacunas até ter uma lista definitiva de lançamentos?
Quem se habilita a identificar os outros dígitos de sistema (Saturn,Dreamcast,Game Gear) e verificar se o hardware tem número de sistema independente?
Assim como muitos aqui (vejam como esse pequeno trecho mostra o quanto a vírgula é importante) também tenho curiosidade sobre quais jogos foram lançados no Brasil e paralelo a lista do Corredor X, eu criei uma lista no excel que inclui além do tipo de caixa, diversas outras variáveis (letra,acessórios compatíveis,Nº de Jogadores,faixa etária...) e a maior dificuldade é devido a falta de registro, descobrir em que ano eles foram lançados aqui. Sem saber o que fazer (mãos na cabeça e olhar desolado) eu percebi que os jogos foram lançados em pelo menos 5 tipos de caixa (provavelmente nessa ordem)
1º Caixas de papelão
2º Caixas de plástico pretas sem código de barras
3º Caixas de plástico pretas com código de barras
4º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor sólida
5º Caixas de plástico vermelhas com código de barras e logotipo em cor degradê (gradiente)
(Caixas de papelão vermelhas são apenas edições especiais)
Após achar algumas capas com qualidade suficiente para identificar o código de barras eu percebi que tinha um número ao lado dele que era bastante similar aos 6 dígitos do código de barras e curioso fui pesquisar sobre ele.
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc580676.aspx
http://www.adams1.com/upccode.html
http://www.barcodeisland.com/ean13.phtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Barcode
Terminada a pesquisa comparei alguns jogos de Master System com alguns de Mega Drive.
POWER MONGER (MEGA DRIVE)
7891196044397
BALLZ 3D (MEGA DRIVE)
7891196046650
SHINING IN THE DARKNESS (MEGA DRIVE)
7891196046513
SHINING FORCE 2 (MEGA DRIVE)
7891196041266
DRAGON CRYSTAL (MASTER SYSTEM)
7891196023446
ALLADIN (MASTER SYSTEM)
7891196028427
ARIEL THE LITTLE MERMAID (MASTER SYSTEM)
7891196026355
ANDRE AGASSI TENNIS (MASTER SYSTEM)
7891196025426
ALTERED BEAST (MASTER SYSTEM)
7891196025020
Conclusão:
os 3 primeiros dígitos identificam o país
logo 789 = Brasil
depois tem 4 dígitos que identificam o fabricante
1196 = TEC TOY
logo depois 2 dígitos identificam o sistema
04 = Mega Drive; 02 = Master System; 06 = Sega CD; 15 = 32X.
3 dígitos identificam o produto
xxx = produto
1 dígito (o último) é o verficador que não tem importância nenhuma
Será que é possível que o número do produto siga uma ordem cronológica tornando possível ir aos poucos preenchendo as lacunas até ter uma lista definitiva de lançamentos?
Quem se habilita a identificar os outros dígitos de sistema (Saturn,Dreamcast,Game Gear) e verificar se o hardware tem número de sistema independente?
Editado pela última vez por ReBirFh em Qua Dez 10, 2008 11:03 am, em um total de 1 vez.
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
O Geraldo, claro!ReBirFh escreveu: Quem se habilita a identificar os outros dígitos de sistema (Saturn,Dreamcast,Game Gear) e verificar se o hardware tem número de sistema independente?
[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
- geraldofigueras
- Mensagens: 869
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
- Localização: Tokyo, Japão
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Nossa, que teoria interessante! Hoje a noite vou olhar meus jogos com calma pra ver se segue uma linha cronológica. Tomara
Toe Jam is a wiener
-
- Mensagens: 8564
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Muito bem observado isso, ReNasÇido. Depois vou observar isso pelos jogos que tenho e mais o que conseguir achar na net. Por ora, uma pequena contribuição: o código do Dreamcast enquanto console é 19 e o Game Gear, embora não tenha os códigos de barra, tem esse "modelo nr." nas caixas também - não posso informar nenhum completo porque não tenho um único jogo que não seja japonês de ambos os consoles
Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Pelo que eu li ele é só um checksum para ver se todos os outros dígitos estão seguindo o padrão, se você reparar o Modelo Nº sempre acaba em zero.Corredor X escreveu:Será que esse verificador não tem mesmo importância?
<offtopic>As letras maiúsculas são as iniciais do meu nome, ReBirFh é um erro proposital</offtopic>
-
- Mensagens: 8564
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Eu reparei nisso sim... Engraçado, os carts americanos e japoneses de Mega aparentemente seguem uma mesma numeração, 670-XXXX, porque será que a TT adotou uma nova?
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19
Também tinha estranhado isso. Não só alguns jogos de game gear tem apenas esse "Modelo nº:", mas também alguns acessórios. E existem jogos que não tem ambos como o Ayrton Senna, Sega Chess e outros de Master com caixa de papelão.Corredor X escreveu:Muito bem observado isso, ReNasÇido. Depois vou observar isso pelos jogos que tenho e mais o que conseguir achar na net. Por ora, uma pequena contribuição: o código do Dreamcast enquanto console é 19 e o Game Gear, embora não tenha os códigos de barra, tem esse "modelo nr." nas caixas também - não posso informar nenhum completo porque não tenho um único jogo que não seja japonês de ambos os consoles
Será que esse verificador não tem mesmo importância?
Não sei se faz diferença, mas só uma correção. Ele nem sempre termina em zero, mas sim com um algarismo que está na parte superior do código (na maioria das vezes é zero).ReBirFh escreveu:Pelo que eu li ele é só um checksum para ver se todos os outros dígitos estão seguindo o padrão, se você reparar o Modelo Nº sempre acaba em zero.Corredor X escreveu:Será que esse verificador não tem mesmo importância?
-
- Mensagens: 8564
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
<offtopic> Eu sei que é um erro proposital, miguxo, a minha piada em relação a isso também foi. Não estou tripudiando do seu conhecimento de inglês, da tecla caps lock do seu teclado ou coisa do tipo, relaxa </offtopic>ReBirFh escreveu:<offtopic>As letras maiúsculas são as iniciais do meu nome, ReBirFh é um erro proposital</offtopic>
-
- Mensagens: 8564
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Já estava indo quando reparei nisso (por isso o double post, perdão): o número do Saturn e do DC são iguais mesmos, Gentil?Gentleman escreveu:Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19
E partindo do princípio que esses números correspondem à ordem em que os consoles foram lançados (talvez com alguns outros produtos eletrônicos relacionados da TT no meio, seria o 01 o Pense Bem?), o Sega CD então teria sido lançado antes do Game Gear por aqui? Alguém tem alguma lembrança a respeito?
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Lista de Revistas do pense bem ....
-
- Mensagens: 8564
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Não dá idéia, janeiro tá chegando aí e eu fico um bocado entediado nessa época... Se bem que não precisa se preocupar comigo, quem gosta de fazer lista para eletrônicos child-friendly por aqui é o Mattmess...
Brincadeiras à parte, acho que é uma explicação plausível para essa numeração pulada da TT. Eles não devem ter dados números novos para cada facelift de console, logo deve haver alguns brinquedos eletrônicos interativos com subprodutos (como o Pense Bem e seus subprodutos, como bem citou) nesse meio aí, com seus códigos derivados, para fins de organização.
Pena que a primeira leva de jogos dos consoles não recebeu esse número também, não? Imagina se isso está mesmo na ordem e nós achássemos uns números pulados nas caixas de papelão...
Brincadeiras à parte, acho que é uma explicação plausível para essa numeração pulada da TT. Eles não devem ter dados números novos para cada facelift de console, logo deve haver alguns brinquedos eletrônicos interativos com subprodutos (como o Pense Bem e seus subprodutos, como bem citou) nesse meio aí, com seus códigos derivados, para fins de organização.
Pena que a primeira leva de jogos dos consoles não recebeu esse número também, não? Imagina se isso está mesmo na ordem e nós achássemos uns números pulados nas caixas de papelão...
- geraldofigueras
- Mensagens: 869
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
- Localização: Tokyo, Japão
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Cara, do jeito que a TT é, eu imagino um funcionário deles entrando diariamente aqui e contando pros outros:
"olha, o pessoal lá do forum parece saber do que se trata esses códigos de barra. e nós aqui achando que era só pra passar direto pelo caixa do supermercado..."
"olha, o pessoal lá do forum parece saber do que se trata esses códigos de barra. e nós aqui achando que era só pra passar direto pelo caixa do supermercado..."
Toe Jam is a wiener
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
A idéia passou pela minha cabeça. Mas já que ninguém deu continuidade à lista do Pico...Corredor X escreveu:Não dá idéia, janeiro tá chegando aí e eu fico um bocado entediado nessa época... Se bem que não precisa se preocupar comigo, quem gosta de fazer lista para eletrônicos child-friendly por aqui é o Mattmess...
"A única função legítima que um computador pode exercer é executar games." - Eugene Jarvis, criador de Defender e Robotron.
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Ei, isso é uma boa idéia!! Eu apóioReBirFh escreveu: Lista de Revistas do pense bem ....
Re: Sobre os códigos de barra (esperança?)
Estranhei também amigo, mas esses números do Saturn e do Dreamcast são iguais. Talvez o modelo transparente de Saturn que foi lançado depois do Dreamcast tenha uma numeração diferente, não? O que eu achei de diferente no código dos dois foi aquele algarismo que fica em cima da barra. No Saturn parece que é um 6 e o Dreamcast não tem.Corredor X escreveu:Já estava indo quando reparei nisso (por isso o double post, perdão): o número do Saturn e do DC são iguais mesmos, Gentil?Gentleman escreveu:Tópico interessante! O de Game Gear= 07, o de Saturn= 19 e o de Dramcast = 19
E partindo do princípio que esses números correspondem à ordem em que os consoles foram lançados (talvez com alguns outros produtos eletrônicos relacionados da TT no meio, seria o 01 o Pense Bem?), o Sega CD então teria sido lançado antes do Game Gear por aqui? Alguém tem alguma lembrança a respeito?
Outra coisa, já que o Modelo nº, é uma espécie de confirmação do código de barras, por que alguns jogos de game gear e acessórios que não apresentam código de barras iniciam o Modelo nº com 01?
PS: Nestes casos notei que o inicial do Modelo nº do Master seria: "011" e o do Game Gear: "012".