Sega Channel - O serviço de distribuição digital do Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Sega Channel - O serviço de distribuição digital do Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Atualmente os serviços de distribuições digitais são um setor de grande importância para as empresas de videogames, e pouco a pouco estão ganhando a preferência dos jogadores, que estão deixando de lado os produtos físicos.

Muitos utilizam serviços digitais como Steam, Live e PSN, mas o que poucos devem se lembrar é que a própria Sega lançou um serviço semelhante e revolucionário para a época (a década de 1990) para ser usado no Mega Drive. Apresentamos o Sega Channel!

Imagem

Serviço Digital Da Sega

O SEGA Channel foi concebido como um meio de distribuir jogos para o Mega Drive por meio digital, ao invés de usar os cartuchos físicos, pela transmissão de dados através da televisão a cabo (e não pela internet, como utilizada hoje).

O serviço foi lançado nos Estados Unidos em 1994, e tinha como objetivo oferecer aos seus usuários a possibilidade de jogar jogos completos, ou ainda de testar demos de títulos que só seriam lançados em alguns meses.

Os jogadores pagariam uma mensalidade e ganharia acesso a uma grande biblioteca de jogos.

Imagem

Uma Estação Online de Jogos

Mas como funcionava esse tal de Sega Channel? Muito simples, além do console em si, eram necessários um contrato com uma provedora de TV a cabo e um cartucho especial que era acoplado ao console.

Assim, os dados digitais seriam transmitidos pelo provedor de cabo e recebidos pelo cartucho Sega Channel, que por sua vez faria a conversão para seu código de programa – de forma parecida com um canal de televisão comum.

Como visto no diagrama abaixo (via SegaRetro), havia vários sinais envolvidos na transmissão do Sega Channel, na época todos analógicos, e portanto, suscetíveis a ruídos e distorções na transmissão.

Imagem

Ao requisitar um jogo usando o Sega Channel, o assinante então espera uma sincronização do sinal com o pedido e então o jogo era baixado e armazenado na memória RAM do sistema.

No entanto, nada era salvo permanentemente – se o usuário desligasse o console, todos os dados salvos seriam perdidos e o jogo teria que ser baixado novamente.

Imagem

Além dos jogos completos, o Sega Channel oferecia outras opções para os assinantes, como o Test Drive, uma jogatina de jogos já lançados ou que estavam por sair por tempo limitado.

Assim como acontece atualmente com alguns títulos nos consoles modernos, o jogo contava com um temporizador, que resetava o game após o seu término – mas o jogador poderia jogar novamente quantas vezes quisesse.

Jogos de ação duravam 20 minutos enquanto que jogos de RPG ofereciam até 30 minutos.

Imagem

E no Brasil?

Infelizmente não tivemos aqui no Brasil um serviço tão completo quanto o Sega Channel, mas a TecToy lançou dois serviços online igualmente revolucionários para a época.

Imagem

O primeiro foi o Mega Net, um cartucho especial que tinha um cabo que se ligava na linha telefônica e permitia ao usuário acessar conteúdo online  pela TV, como mandar e receber e-mails e ler revistas eletrônicas como a TecToy News. O Brasil também recebeu o Mega Net 2, que tinha como grande diferencial permitir partidas online entre os jogadores, em tempo real e cada um em sua casa – e com direito a ranking online! Bem legal, não é?



O segundo serviço foi o TeleBradesco Residência, o qual permitia aos jogadores (ou os seus pais) acessarem a sua conta do Bradesco através da linha telefônica – um serviço muito bem-vindo para quem não queria enfrentar fila de banco só para consultar saldos ou extratos.

Fonte: Tectoy
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sega Channel - O serviço de distribuição digital do Mega Drive

Mensagem por Jair »

O mais engraçado é que quem escreveu a matéria fala serviço digital algumas vezes mas então fala que a transmissão era toda analógica, duh.

Sent from my moto g(7) power using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Sega Channel - O serviço de distribuição digital do Mega Drive

Mensagem por Rony_Ket »

Jair escreveu: Qua Ago 12, 2020 1:04 am O mais engraçado é que quem escreveu a matéria fala serviço digital algumas vezes mas então fala que a transmissão era toda analógica, duh.

Sent from my moto g(7) power using Tapatalk
Transmissão via Cabo já era digital nesta época!

Os canais de TV analógicos conviveram por muitos anos junto com a transmissão digital de dados, especialmente isto ocorreu nos serviços da Net e TVA aqui.
Os sinais podiam ser misturados sem problemas

A transmissão via satélite nesse caso na modulação QPSK provavelmente já utilizava o padrão DVB!
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Sega Channel - O serviço de distribuição digital do Mega Drive

Mensagem por Johnnie Walker »

Eu iria curtir pra caramba um serviço online para o Megão nos dias de hoje.
Imagem
Responder