A participação do presidente da Sega no Master System brasileiro

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

A participação do presidente da Sega no Master System brasileiro

Mensagem por Sonymaster »

Apesar do sucesso no Brasil, Europa e Oceania, o Master System não se deu tão bem no resto do mundo. Ao menos nos principais mercados (Japão e Estados Unidos), o desempenho foi péssimo, nada menos que ofuscado pelo Ni***ndo.

A Sega atribuía parte da culpa pelo fiasco americano a seu parceiro local, a fabricante de brinquedos Tonka. Sem experiência com videogames, não trabalharam bem com distribuição nem marketing. Pra piorar, a Ni***ndo vinha numa série de ações pesadas de controle de mercado, como a cláusula de exclusividade que impunha a parceiros. Quem quisesse produzir e lançar jogos para NES, não podia fazê-los para consoles rivais. Claro que optavam pelo sucesso (e dinheiro) do Nintendinho.

Imagem

Cada vez mais insatisfeita com o modelo da Tonka, a Sega assumiu as rédeas do console na América, mas não adiantou. Foi com essa desconfiança em fabricantes de brinquedos que aparece certo dia uma empresa brasileira, querendo licenciar o Master System no Brasil.

Dava pra confiar na tal de Tectoy?

Negócios anteriores em brinquedos, como a pistola Zillion, foram uma porta aberta. Os japoneses resolveram dar uma chance, e o resto você sabe: deu muito certo, virando o melhor mercado do Master.

Imagem

Tudo graças só ao trabalho da própria Tectoy? Lógico que quase todos os méritos são deles, mas como revelou Stefano Arnhold em entrevista ao UOL, um pequeno e curiosíssimo capítulo da história esteve escondido por muito tempo.

Foi a participação do fundador da Sega, David Rosen, no lançamento do Master System brasileiro.

Imagem

David Rosen (ao centro), com o presidente da Tectoy, Stefano Arnhold (esq) e o chefe de produtos ao consumidor, Dai Sakurai, supostamente em 1985. 
"Tivemos umas coisas muito bacanas", explicou Arnhold. "O Sr. David Rosen é o fundador da Sega. Como sabem, a Sega é uma empresa americana, que foi criada no Japão para servir às forças armadas norte-americanas com aqueles jogos antigos, grandes, de submarino*... Arcades de não sei quantos metros, enfim... Que depois foi vendida para os japoneses. E ele comprou uma casa em Beverly Hills com a venda que..." [expressão de admiração].
O estranho não é o presidente da Sega participar de um produto no Brasil. Em si já seria incomum --- afinal, o país tinha representante e a matriz determina metas, mas não faz os planos. O louco é que aconteceu quase ao acaso.
"E olhe o que acontece: ele vem ao Brasil, em algum cruzeiro, e para em Santos", continuou Arnhold. "E o Daniel [Dazcal, um dos fundadores da Tectoy], muito espertamente, mandou o chofer buscá-lo em Santos pra passar o almoço com a gente, almoçar aqui em São Paulo e tal."
Imagem

Claro que não ficou só no almoço...
Ele veio, se sentou à minha frente e disse "How can I help you?" [risos]. Podia ter falado qualquer coisa, menos essa frase, né? Falei "Bom, estou fazendo aqui o lineup de jogos, entre Pistola Light Phaser, Óculos-3D, jogos de esporte, simulação de direção, de luta, e tal. Você pode me ajudar?". Ele falou "Ah, isso é uma das coisas que mais gosto de fazer". Ele não perdeu o navio por muito pouco. Ficamos não sei quantas horas desenhando o lineup pro lançamento, foi uma coisa assim... fantástica.
Rosen, àquela altura, era um executivo experiente, mas com longo passado empresarial e empreendedor. No Japão, fundou a Rosen Enterprises, que além de cabines fotográficas, máquinas como caça-níqueis e arcades, operou também boliches. Sua empresa se fundiria anos depois com a Service Games, dando origem à Sega.
Fonte: Memoria Bit
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6056
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: A participação do presidente da Sega no Master System brasileiro

Mensagem por Jair »

Não sei se a história é verdade mas a foto tá aí.

Sent from my moto g(7) power using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: A participação do presidente da Sega no Master System brasileiro

Mensagem por geraldofigueras »

Na verdade o Stefano, no primeiro contato com a SOJ já queria o Master System, mas acabou só conseguindo Zillion como uma forma de teste.

O teste deu certo, e a pistola vendeu no Brasil mais do que no Japão. Isso fez com que a SOJ confiasse na TT pra fazer a distribuição.

Contribuiu também que no pitch da TT eles afirmaram que a Sega precisava era de uma empresa 100% dedicada aos produtos deles. A Gradiente, que também estava em tratativas, foi preterida justamente pela TT atacar com "vocês não querem uma empresa que está mais preocupada em aúdio e vídeo, colocando videogame em terceiro lugar".
Toe Jam is a wiener
Responder