Super Fantasy Zone – Um clássico colorido dos arcades que veio para o Mega Drive!

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Super Fantasy Zone – Um clássico colorido dos arcades que veio para o Mega Drive!

Mensagem por Sonymaster »

Lançado para o Mega Drive em 1992, Super Fantasy Zone foi o último game de uma série que nasceu nos arcades em 1986, desenvolvido pela própria Sega e com fortes inspirações no clássico TwinBee, desenvolvido pela Konami um ano antes.

Imagem

Antes de Sonic ou mesmo de Alex Kidd, a Sega por um período teve como mascote Opa-Opa, a simpática navezinha senciente (uma criatura viva) que é justamente o personagem principal do game.

Imagem

O jogador assume o comando de Opa-Opa, que deve salvar o seu mundo, Fantasy Zone, de uma invasão de forças inimigas. O elemento mais interessante do game é ser possível controlar a navezinha tanto para a direita como para a esquerda, um diferencial dos jogos de nave daquela época, que em sua grande maioria tinham um deslocamento de tela fixo, sem essa liberdade de movimentação.

Outro ponto que chama bastante a atenção é o seu visual fofíssimo e colorido, com um estilo todo único. Mas, apesar dos gráficos fofuxos, o jogo possui um nível de dificuldade bem elevado, com inimigos pipocando por todos os cantos da tela.

Imagem

Não demorou muito para que o Master System (e outros sistemas da época) ganhasse uma versão do jogo, onde acabou se tornando bem popular. Opa-Opa ainda estrelou um segundo jogo para arcades e Master System em 1987, o Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, que basicamente seguia mesma fórmula do antecessor, mas com visuais melhorados (e ainda mais coloridos) e a introdução do irmão do herói, o Upa-Upa.

Entre o final dos anos 80 e metade dos 90, Opa-Opa apareceu em outros games como Fantasy Zone: The Maze (Arcade, Master System), Fantasy Zone (Game Gear) e Super Fantazy Zone (Mega Drive), mas o personagem logo foi colocado para escanteio pela Sega com o surgimento de Alex Kidd e posteriormente de Sonic.

Imagem

Super Fantasy Zone foi desenvolvido pela Sunsoft, sob licença da Sega, que caprichou na produção do game, que é na verdade uma releitura do Fantasy Zone original, apresentando novos inimigos e níveis.

Aqui ao invés de simplesmente coletar power-ups como a maiorias dos shumps, é possível comprá-los, usando moedas deixadas por inimigos derrotados. O jogador pode escolher entre asas e motores, uma variedades de armas, bombas mais poderosas e até vidas extras.

Imagem

Opa-Opa ainda apareceu no clássico anime Zillion (teve até um episódio centrado nele, mas seu nome foi traduzido como Bongo aqui no Brasil) e fez algumas aparições em outros títulos da Sega, sendo a mais notória no jogo Sega & Sonic All Stars Racing, de 2010.

Apesar de estar meio esquecido nos arquivos da Sega, os fãs sempre se lembrarão desse personagem que esbanja carisma e estarão torcendo pelo seu retorno triunfal em um novo e colorido game.

Fonte: Tectoy
Avatar do usuário
peixemacaco
Mensagens: 108
Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm

Re: Super Fantasy Zone – Um clássico colorido dos arcades que veio para o Mega Drive!

Mensagem por peixemacaco »

Joguei pouquissimas vezes.... Muito colorido mesmo.

Teve versão pro N i n t e n d i n h o pra completar seu tópico...

Falou!
Nelson a:placasat:a
Responder