Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por Odin »

Pessoal é o seguinte, semana passada eu tinha ganho um lote de itens de consoles de um senhor, inclusive meu Videorama, só que vejo mais alguns controles manches junto e um Memory Game da Milmar, mas os controles manches, dois eram de PC, que eram iguais, e mais dois também eram iguais, mas achei que eram para Atari 2600, que são esses da marca Power Tron:

Imagem

Eles são idênticos a aqueles controles Super Game PRO da CCE, eu até achei que fosse eles quando vi pela primeira vez, mas quando cheguei em casa vi que eram de outra marca que eu desconhecia, chamada Power Tron, e no label dela diz que é "compatível com o sistema Sega", então desconfiei que eles eram compatíveis com o Master System.

Mas testado eles agora no meu Master System 3, vi que realmente eles eram compatíveis, eles tem o botão 1 e 2, mas 3 dos 4 botões correspondem a um botão, e um dos botões correspondem ao outro botão do controle do Master, que é um da base, os dois do manche e o outro da base são o outro botão do controle do Master, só não descobri ainda quais são os botões 1 e 2 do controle do Master. A principio quando vi eles achei que fossem só controles clone do controle da CCE, mas eles são para o Master mesmo, pois quase todos sabemos que os controles do Master e Mega são compatíveis com o Atari 2600, e acabei me enganando achando que eram só controles para Atari.

Só que agora andei pensando em outra coisa, pois já que confirmei que esses controles são realmente para o Master System, será que não foi a própria CCE que lançou esses controles, usando outra marca alternativa, para poder vender controles compatíveis para outros consoles, inclusive para os da Sega que a Tectoy fabricava aqui de forma oficial?

Um desses controles estava falhando um pouco para os lados, ai abri eles, e não gostei do que vi, pois os contatos do direcional eram daqueles estilo latinha, que a alavanca quando encosta nos contatos, ela aperta essas latinhas, e não são daqueles contatos mais comuns, que são com tinta condutiva e borrachinha encostando neles, mas consegui limpar ele e deixar o controle normal novamente.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por Odin »

Bom pessoal, hoje abri novamente o controle que estava falhando, pois queria colar um dos suportes para parafuso dele que tinha quebrado, mas quando estava colando ele reparei nisso:

Imagem

E olhando a parte de baixo da carcaça também tem a mesma coisa:

Imagem

Então cheguei na conclusão que esses controles eram fabricados na verdade pela CCE, e que provavelmente ela usava essa marca Power Tron para lançar controles e outros acessórios para consoles concorrentes... Aqui está mais uma foto de baixo dele:

Imagem

Engraçado que ela usou a mesma carcaça do controle PRO do Supergame para fazer esse do Master, a diferença é que um dos quatro botões é um botão diferente, provavelmente o botão 2 do controle do Master, e os outros três botões eram o mesmo botão, provavelmente o botão 1. Fiquei surpreso em descobrir que esse controle manche era para o Master, achava que só a Dynacom fabricava controles genéricos para ele, com aquele Dynastc dos botões azuis, mas agora sem querer descobri que a CCE também fabricava um outro manche.
Imagem

Imagem

Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por ReBirFh »

1. Pelo CNPJ essa empresa Still foi aberta em 87.
2. Consultando o INPI dá pra descobrir que essa marca "PowerTron" foi registrada ou houve uma tentativa em 16/12/1991.
3. É possível que essa Still tenha comprado da CCE os moldes de injeção plástica ou até pode ser alguma empresa do mesmo grupo. Já ouvi dizer que esses moldes são relativamente caros.

Minha teoria é de que a CCE tenha parado de utilizar os moldes e resolveu vender ou já vendia a carcaça pronta para utilização por terceiros.

Se pesquisar em revista desse período de 1991/1992 deve encontrar alguma propaganda dele.

Nesses anúncio tem umas imagens boas da caixa e manual:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... m-novo-_JM
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por Odin »

ReBirFh escreveu: Seg Jan 27, 2020 1:45 am 1. Pelo CNPJ essa empresa Still foi aberta em 87.
2. Consultando o INPI dá pra descobrir que essa marca "PowerTron" foi registrada ou houve uma tentativa em 16/12/1991.
3. É possível que essa Still tenha comprado da CCE os moldes de injeção plástica ou até pode ser alguma empresa do mesmo grupo. Já ouvi dizer que esses moldes são relativamente caros.

Minha teoria é de que a CCE tenha parado de utilizar os moldes e resolveu vender ou já vendia a carcaça pronta para utilização por terceiros.

Se pesquisar em revista desse período de 1991/1992 deve encontrar alguma propaganda dele.

Nesses anúncio tem umas imagens boas da caixa e manual:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... m-novo-_JM
Pois é pode ser isso que você disse também, infelizmente é algo muito difícil da gente descobrir. A CCE pelo que sei era dona da Vic Videogames, que fabricava aqueles cartuchos azuis de 72 pinos, um deles eu tenho que é o Super Grafix (Que na verdade era o jogo Videomation do NES). Sobre o lance dos moldes, eu estava falando com um amigo de outro fórum esses dias e ele me disse que eles realmente são bem caros, seja moldes usados ou se a pessoa manda fazer, ele me disse que um cara pagou uns 100 mil por moldes de cartuchos de 72 pinos, imagina um molde desse controle ai quanto custaria...

Eu lembro que a muitos anos eu tive um controle genérico parecido com esses, mas os botões eram vermelhos, não lembro se era exatamente nesse formato, mas eram bem parecidos, e eram de uma marca chamada Digivision, talvez fosse o mesmo molde também, mas infelizmente não lembro se era no mesmo formato, já que me desfiz dele a quase 10 anos, pois estava com defeito...

Fiz um pequeno review sobre esse controle, irei edita-lo agora, acho que hoje posto ele aqui.
Imagem

Imagem

Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por ReBirFh »

Tem duas propagandas dele na primeira edição da Ação Games.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7323
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre controles manche da marca Power Tron para Master System

Mensagem por Odin »

ReBirFh escreveu: Qui Jan 30, 2020 9:22 pm Tem duas propagandas dele na primeira edição da Ação Games.
Vou dar uma olhada, acho que tenho ela aqui que baixei do Data Cassete uma vez.

Pior que hoje refiz o review que tinha feito desse controle, fiz um vídeo melhor, se conseguir encaixar vou tentar adicionar isso no vídeo.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder