Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Pessoal a dois dias consegui meu controle Asa que já estava de olho a algum tempo, e só ontem pude testar ele, pois estava ocupado com algumas tarefas aqui, só que me surgiu umas dúvidas sobre o funcionamento dele, pois nunca tinha jogado em um antes e não entendi as funções dele...

Imagem

A primeira dúvida é que ele tem uma chavinha com 4 posições, chamadas de A, B, C e D, só que quando ela está na posição A, os dois botões de disparo, que não tem marcação, funcionam como como botão 1, e se eu botar na posição B, só funciona o botão de disparo do lado do direcional, o do outro lado não funciona, já a posição C não lembro bem, mas acho que só funciona o botão do outro lado como 1 também, e o controle só funciona normalmente os botões 1 e 2 se deixar ele na posição D, ai ele funciona como controle normal. Também reparei que a função Auto Fire, que me parece ser a mesma do Rapid Fire, não tem diferença alguma nos jogos, testei dois jogos, o After Burner e o R-Type, será que esse controle só é compatível com alguns jogos? E para que diabos servem essas chaves? Estou achando até que esse controle veio com defeito, menos mal que se tiver defeito, eu posso trocar ele por outro, já que ainda tem um disponível na loja que peguei...

Uma pena que o Agrobel apareceu aqui a algumas semanas, mas não está por aqui agora, acho que ele vai demorar para aparecer de novo, senão ele poderia me sanar essas dúvidas, pois lembro que ele tinha comprado esse controle aqui uma vez, foi a primeira vez que eu tinha visto esse controle :D

Mas alguém aqui conhece bem esse controle e poderia me ajudar? Se estiver com defeito vou trocar ele imediatamente.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Dei uma olhada na Wiki e acho que já descobri o mistério, acontece que esse controle não era só para o Master System, pensei que fosse só para ele, mas ele é compatível com vários sistemas diferentes, e os principais são o Master System, Atari/Commodore, MSX e Amstrad:

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/J ... ter_System

Por isso ele tinha essa chave com quatro posições, cada posição era para um sistema diferente, e para jogar no Master System ele tem que estar na posição D da chave para funcionar corretamente, por isso ele só funcionava o 1 e o 2 na posição D. Já o Auto Fire parece que só é compatível com alguns jogos, pelo que vi ele não fez diferença no After Burner e no R-Type que eu tinha testado, preciso ver com quais jogos ele é compatível.

Achei engraçado a Tectoy só informar sobre o Master System, já que o controle é compatível com vários sistemas diferentes, se bem que ela fabricava só o Master, certamente ela não quis fazer propagada dos outros consoles... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Agrobel »

É, Odin, pela sua descriçao eu não poderia ajudar muito. Aquele controle que comprei, joguei pouquissimas vezes e não lembro dessas particularidades. Mas lembro que ele era da Quickshot, uma fabricante de acessórios muito boa na época. Devem ter feito parceria com a TEC TOY para divulgação, na época. E eu não lembrava que ele tem rapid fire. Como é um recurso que nunca lembro da existência, não me faria falta. Mas acho estranho o rapid fire funcionar apenas em determinados jogos. Sempre achei que fosse um recurso de hardware, não de software.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Beleza Agrobel, eu testei o controle novamente depois que olhei a Wiki e aprendi a usar ele, agora sei que ele esta funcionando normalmente.

Acontece que a Quick Shot lançou ele lá fora como um controle para vários sistemas, e a Tectoy trouxe ele para cá e lançou ele como um controle de Master System, sem informar que ele também é compatível com Atari, MSX, entre outros, e quando botei a chavinha nele na posição A, ele funcionava o botão 1 nos dois botões, e nas chaves B e C também funcionavam estranho, ai achei que ele estava com defeito, mas ele funciona normalmente na chave D, que é a chave que deixa ele compatível com o Master System... :lol:

Depois que descobri isso e fui testar ele novamente, espetei ele no meu Master Collection e joguei um pouco de Fantasy Zone com ele, e o Auto Fire é compatível com esse jogo, dei muita risada jogando com esse controle, pois os tiros saem muito mais rápidos, e dobrados, o que torna os jogos compatíveis bem mais fáceis :lol:

o R-Type também é compatível, eu tinha testado ele errado ontem, ai hoje vi que ele funciona normalmente com esse controle também, só o After Burner eu não senti diferença, mas pelo que pesquisei, a grande diferença dele para o Rapid Fire, é que essa função Auto Fire do controle Asa ativa os dois botões para eles ficarem turbo, já o Rapid Fire você pode ativar só um botão, ou os dois ao mesmo tempo, fora que com o Rapid Fire você pode usar vários controles diferentes com ele.
Editado pela última vez por Odin em Sáb Mai 04, 2019 11:07 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Jair »

Bom que o Wiki ajudou, fui eu inclusive quem criou a página e as fotos, eu tinha o controle asa mas já vendi.

Sent from my moto x4 using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Jair escreveu: Sáb Mai 04, 2019 11:01 pm Bom que o Wiki ajudou, fui eu inclusive quem criou a página e as fotos, eu tinha o controle asa mas já vendi.

Sent from my moto x4 using Tapatalk
Todas as fotos você tinha pego da internet? E você saberia me dizer se aquela primeira foto do controle é de um controle da Tectoy? Tem uma coisa que me chamou bastante a atenção nessa foto agora, pois tem um label em baixo do controle mostrando para quais sistemas eram as posições da chave, esse label não tem no meu controle, ai queria saber se esse controle da imagem é gringo ou se é o da Tectoy. Eu não achei em nenhum outro lugar essa informação das chaves, só nessa imagem agora.

Esqueci de dizer que o nome original do controle é Flight Grip, e o modelo dele é QS-129F, mas esse modelo já diz na carcaça dele, só o nome não dizia.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Jair »

Odin escreveu: Dom Mai 05, 2019 3:58 pm
Jair escreveu: Sáb Mai 04, 2019 11:01 pm Bom que o Wiki ajudou, fui eu inclusive quem criou a página e as fotos, eu tinha o controle asa mas já vendi.

Sent from my moto x4 using Tapatalk
Todas as fotos você tinha pego da internet? E você saberia me dizer se aquela primeira foto do controle é de um controle da Tectoy? Tem uma coisa que me chamou bastante a atenção nessa foto agora, pois tem um label em baixo do controle mostrando para quais sistemas eram as posições da chave, esse label não tem no meu controle, ai queria saber se esse controle da imagem é gringo ou se é o da Tectoy. Eu não achei em nenhum outro lugar essa informação das chaves, só nessa imagem agora.

Esqueci de dizer que o nome original do controle é Flight Grip, e o modelo dele é QS-129F, mas esse modelo já diz na carcaça dele, só o nome não dizia.
As três primeiras fotos são minhas, ele tinha o label com os sistemas sim.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Jair escreveu: Qua Mai 08, 2019 6:26 pm
Odin escreveu: Dom Mai 05, 2019 3:58 pm
Jair escreveu: Sáb Mai 04, 2019 11:01 pm Bom que o Wiki ajudou, fui eu inclusive quem criou a página e as fotos, eu tinha o controle asa mas já vendi.

Sent from my moto x4 using Tapatalk
Todas as fotos você tinha pego da internet? E você saberia me dizer se aquela primeira foto do controle é de um controle da Tectoy? Tem uma coisa que me chamou bastante a atenção nessa foto agora, pois tem um label em baixo do controle mostrando para quais sistemas eram as posições da chave, esse label não tem no meu controle, ai queria saber se esse controle da imagem é gringo ou se é o da Tectoy. Eu não achei em nenhum outro lugar essa informação das chaves, só nessa imagem agora.

Esqueci de dizer que o nome original do controle é Flight Grip, e o modelo dele é QS-129F, mas esse modelo já diz na carcaça dele, só o nome não dizia.
As três primeiras fotos são minhas, ele tinha o label com os sistemas sim.
Pois é, interessante isso, deve ser a única menção desses sistemas nos controles vendidos pela Tectoy, já o meu não tem esse label, e nem tem marca dele no lugar, ai fico na dúvida se teve versões que vieram e outras versões que não vieram esse label. Mas tem outro lá onde peguei esse, vou dar uma olhada lá quando for na loja novamente para ver se ele tem esse label. Eu escolhi esse porque as inscrições dele estavam nas cores originais, o outro estava com as inscrições amareladas, ele tinha sido o primeiro que peguei nas minhas mãos, mas ai depois fui olhar o meu e fiquei com ele, quem sabe o outro tenha, mas nem vi porque eles estavam embalados por um plástico... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Fui na loja dos meus amigos entregar dois consoles que tinha consertado, um SNES e um Mega Drive asiático, e fui dar uma olhada no controle que tinha sobrado lá para ver se tinha o tal label, mas eles acabaram vendendo ele a alguns dias, e para um comprador de SP ainda. Esses dois controles Asa ficaram dois anos lá sem ninguém se interessar, vi eles desde a primeira vez que conheci lá, mas agora foram vendidos em menos de uma semana... Acho que alguém de algum fórum que postei o que eu tinha comprado viu que só tinha um sobrando e resolveu comprar antes que seja tarde demais... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dúvidas sobre o controle Asa de Master System

Mensagem por Odin »

Aproveitando que fiz um novo review, estou postando aqui também esse novo review do controle Asa, espero que ajude também quem esteja procurando por informações sobre esse controle, pois as únicas informações que queria só achei no Wiiki do Sega Brasil :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem
Responder