Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

Desde sua estreia, em Sonic the Hedgehog 2, de 1992, Tails conquistou espaço entre os fãs do azulão e, desde então, é presença constante nos jogos da série. Mas, nunca havia contado, até então, com um game próprio. Foi apenas em 1995, e para o Game Gear, que o simpático personagem enfim ganhou um game pra chamar de seu.

Imagem


Surpreendentemente, o game não era um “clone de Sonic“, com um Tailssolitário correndo pelas fases. Ao invés disso, a primeira aventura de Tails se apresentou como um Metroidvania, muito interessante por sinal.

Após a consagração definitiva em 1994, com Sonic the Hedgehog 3, e, mais tarde, com Sonic & Knuckles, no ano seguinte, os fãs do azulão não contaram com nenhum game novo da série principal. Entretanto, a SEGA seguia “experimental”. Tentando novidades com sua franquia, nesta época o problemático e cancelado Sonic X-Treme já estava dando trabalho, em seu desenvolvimento para o Saturn.

Imagem


Já o Game Gear, recebeu neste ano seis games diferentes da série. Todos buscando levar algo de novo para a franquia. E também buscando alavancar as vendas do portátil, que vivia tempos difíceis com o Game Boy a cada dia caminhando para ser um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.

Imagem

Sonic Spinball era a versão portátil do game de 1993; Sonic Drift 2 era a continuação do jogo de kart com o azulão e seus amigos. Este formato ainda rendeu Sonic R, em 1997, e anos mais tarde, a série Sonic & SEGA All Stars Racing; Sonic 2 in 1, compilado com Sonic 2 e Sonic Spinball, lançado só na Europa; Sonic Labyrinth, jogo com ação e puzzles, em visão isométrica, funcionando como um embrião do que seria o Sonic 3D Blast; além de dois games com o Tails.

Além disso, a empresa tentava emplacar jogos com os outros personagens. Knuckles’ Chaotix estreava no 32X, buscando transformar o sucesso recente do personagem em vendas para seu periférico. E, como já mencionei, os dois games com o Tails também tentavam adicionar algo novo no já variado cardápio de Sonic. Tails’ Skypatrol, que já era bem diferente dos jogos Sonic, e o Tails Adventure, o qual é o tema desta RetroArkade.

Imagem

O game foi desenvolvido pela Aspect. Este estúdio já contava com a confiança da SEGA, pois havia trabalhado, anteriormente, com jogos Sonic, como o Sonic the Hedgehog 2 para o Game Gear. Além disso, o estúdio já havia adaptado outros jogos para o portátil, como Batman Returns, e também já havia trabalhado com o Mega Drive, adaptando para o console os aspectos sonoros de Fatal Fury. A Aspect faria, anos mais tarde, o port dos dois games Metal Gear de MSX para Metal Gear Solid 3: Subsistence.

Assim, o estúdio ganhou uma espécie de “carta branca” da SEGA, para desenvolver o que achasse melhor para o Tails. O personagem não era rápido como o Sonic, por isso, a ideia foi a de levá-lo para um outro local, longe das disputas por esmeraldas com Eggman, e oferecer aos jogadores uma aventura mais focada nas habilidades do simpático personagem.

Imagem

As histórias eram bem diferentes, em suas versões japonesas e ocidentais. Para os ocidentais, Sonic e Tails tiraram férias, após suas correrias. Tails, assim, decidiu ir para a Tails Island, lugar tranquilo e que serviria para seu descanso. Mas, chegando lá, descobre que a ilha foi tomada por um esquadrão de pássaros que construíram um grande forte. Logo, o personagem acaba tendo que adiar suas férias, para expulsar os inimigos de lá.

Já os japoneses ficaram com o seguinte plano de fundo: No Sul do Pacífico, existe uma ilha bem pequena que nem aparece nos mapas: a Cocoa Island. Nela estão as Esmeraldas do Caos. Sabendo disso, um esquadrão de pássaros do mal, resolveu tomar a ilha, e construir uma fortaleza. As histórias, que são bem parecidas, servem apenas de desculpa para o gameplay, não influenciando em nada o jogo, independente da versão jogada.

Como Tails é um personagem que não conta com a velocidade de Sonic, a Aspect resolveu focar mais em um outro elemento do game, que é a exploração. Mas, ao contrário de utilizar o sistema dos jogos Sonic, com uma fase linear com segredos espalhados, o esquema utilizado é o do bom e velho Metroidvania.

Há um mapa, para início de conversa, que determina os locais a se explorar no jogo. Você começa apenas com uma bomba, que é atirada nos inimigos (exato: Tails não pula neles aqui). Mas vai encontrando mais e mais itens. Como um mini-robô, que é controlado por controle remoto, e busca itens em locais inacessíveis. Todos eles terão alguma utilidade futura, servindo para desbloquear locais antes impossíveis, e para avançar no jogo.

É preciso, em Tails Adventure, explorar cada canto das fases. Para avançar, é preciso conhecer a fase, completá-la e ir desbloqueando fases novas no mapa. Tudo isso em um mundo, para os padrões dos 8-bits, imenso. É possível também retornar para as fases já concluídas, para buscar um item que não estava acessível anteriormente.

Imagem

Também há um local de organização para a sua aventura: a casa de Tails. Lá dá pra ver e equipar os itens que irá usar em suas missões. Já que o game só permite que você ande com quatro itens. Também permite viagens de bote, disponibilizadas com o passar do jogo. E, por fim, é lá que você vai encontrar as passwords, que são os sistema de progresso por aqui.

Os anéis também marcam presença aqui, mas de maneira diferente. É possível coletá-los nas fases, e até em inimigos derrotados. Mas, ao ser atingido, você perde uma parte deles, sem a possibilidade de recuperar, como nos games Sonic. Com zero argola e sendo atingido, você morre. E as Esmeraldas do Caos estão lá e podem ser coletadas. Porém, apenas como perfumarias, sem nenhum reflexo no gameplay.

Imagem

Por razões não muito conhecidas, com exceção de Sonic Spinball, nenhum game de 1995 de Sonic foi portado para o Master System, como a Tectoycostumava fazer por aqui. Talvez seja por alguma questão técnica, já que estes games estavam em estágio avançado no Game Gear. E Tails Adventure, assim, não foi lançado oficialmente por aqui.

Mesmo assim, há possibilidades de curtir o game, sem precisar comprar um Game Gear, e a fita do game. Ou usar um emulador. Sonic Adventure DX, uma versão melhorada do game que saiu para Gamecube e PC em 2003, conta com o game em um de seus extras. Sonic Gems Collection, para Gamecube e Playstation 2, de 2005, também traz este e diversos outros games de Sonic.

E, desde 2013, todo o mundo pode jogar Tails Adventure no 3DS, através do Virtual Console. Pelo preço de R$8,99, dá pra curtir o game com uma adição importante do sistema da Ni***ndo. O Save State, que permite salvar seu progresso sem apelar para o caderninho de passwords.

Hoje é possível controlar Tails em vários games. Sonic Adventure, por exemplo, tem um padrão semelhante de exploração em 3D. E o personagem também está disponível em versões mais atualizadas de Sonic the Hedgehog, além de Sonic Mania.

Fonte: Arkade
Avatar do usuário
SombraBr
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 04, 2019 12:49 am

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por SombraBr »

Zerei várias vezes. Um jogo bem trabalhado e com inúmeros caminhos e cenários. Um ótimo jogo! Recomendo.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

SombraBr escreveu: Seg Fev 04, 2019 10:34 pm Zerei várias vezes. Um jogo bem trabalhado e com inúmeros caminhos e cenários. Um ótimo jogo! Recomendo.
Pensei que quase ninguém tinha jogado esse jogo ou apenas o Overday hahahaahahah ele que tem uma boa coleção de jogos de Game Gear.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por DMN_Sonic »

Sonymaster escreveu:
SombraBr escreveu: Seg Fev 04, 2019 10:34 pm Zerei várias vezes. Um jogo bem trabalhado e com inúmeros caminhos e cenários. Um ótimo jogo! Recomendo.
Pensei que quase ninguém tinha jogado esse jogo ou apenas o Overday hahahaahahah ele que tem uma boa coleção de jogos de Game Gear.
Põe eu na conta, tenho esse jogo e já zerei com 91%

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

DMN_Sonic escreveu: Qua Fev 13, 2019 9:37 pm
Sonymaster escreveu:
SombraBr escreveu: Seg Fev 04, 2019 10:34 pm Zerei várias vezes. Um jogo bem trabalhado e com inúmeros caminhos e cenários. Um ótimo jogo! Recomendo.
Pensei que quase ninguém tinha jogado esse jogo ou apenas o Overday hahahaahahah ele que tem uma boa coleção de jogos de Game Gear.
Põe eu na conta, tenho esse jogo e já zerei com 91%

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
Poxa que legal DMN_Sonic, muito legal, deveria ter saído um remake para o Mega heheheheeheh
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Odin »

Se bobear o DMN deve ter jogado os jogos do Sonic até para Sega Pico... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Qua Fev 13, 2019 10:48 pm Se bobear o DMN deve ter jogado os jogos do Sonic até para Sega Pico... :lol:
Sempre tive a curiosidade de jogar esse PICO, saber como era esses jogos interativos com historinhas, nem sei se a Tectoy lançou aqui no Brasil.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Odin »

Sonymaster escreveu: Qui Fev 14, 2019 8:18 pm
Odin escreveu: Qua Fev 13, 2019 10:48 pm Se bobear o DMN deve ter jogado os jogos do Sonic até para Sega Pico... :lol:
Sempre tive a curiosidade de jogar esse PICO, saber como era esses jogos interativos com historinhas, nem sei se a Tectoy lançou aqui no Brasil.
Ela lançou, só não sei se com todos os jogos dele, mas já vi diversos. Até aqui no fórum vejo falar muito pouco dele, só fui conhece-lo a partir de 2012, antes disso nunca tinha visto falar dele... :lol:

Eu acho que ele é na verdade um Mega Drive adaptado, pois o emulador Kega Fusion roda as roms dele, mas como se fossem de Mega Drive.
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Qui Fev 14, 2019 8:22 pm
Sonymaster escreveu: Qui Fev 14, 2019 8:18 pm
Odin escreveu: Qua Fev 13, 2019 10:48 pm Se bobear o DMN deve ter jogado os jogos do Sonic até para Sega Pico... :lol:
Sempre tive a curiosidade de jogar esse PICO, saber como era esses jogos interativos com historinhas, nem sei se a Tectoy lançou aqui no Brasil.
Ela lançou, só não sei se com todos os jogos dele, mas já vi diversos. Até aqui no fórum vejo falar muito pouco dele, só fui conhece-lo a partir de 2012, antes disso nunca tinha visto falar dele... :lol:

Eu acho que ele é na verdade um Mega Drive adaptado, pois o emulador Kega Fusion roda as roms dele, mas como se fossem de Mega Drive.
Conheci ele apenas quando li o livro a guerra de consoles que Kalinske viu e adorou e disse que venderia muito no dia das crianças e depois vi no video dos testers da Sega e só.
Avatar do usuário
SombraBr
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 04, 2019 12:49 am

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por SombraBr »

DMN_Sonic escreveu: Qua Fev 13, 2019 9:37 pm
Sonymaster escreveu:
SombraBr escreveu: Seg Fev 04, 2019 10:34 pm Zerei várias vezes. Um jogo bem trabalhado e com inúmeros caminhos e cenários. Um ótimo jogo! Recomendo.
Pensei que quase ninguém tinha jogado esse jogo ou apenas o Overday hahahaahahah ele que tem uma boa coleção de jogos de Game Gear.
Põe eu na conta, tenho esse jogo e já zerei com 91%

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
Existem diversos jogos para Game Gear e meu favorito e Sonic Chaos. Ele marcou muito a minha infância. e as musicas e os efeitos sonoros foi o que mais me agradou, sem deixar de contar a dinâmica de SC que e bem cativante. Foi a primeira vez que joguei com o Tails, e depois de muito tempo eu descobri que ele foi o primeiro da franquia com escolha de 2 personagens. Só jogando mesmo para saber o quanto o jogo e bom!

Musica:

Imagem
Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Sonymaster »

Adoro a simplicidade dos jogos e principalmente quando a música nos faz lembrar da infância, isso acontece com Columns e Sonic 2, do Master System, quando escuto, chega bate uma nostalgia.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Tails Adventure, a aventura exclusiva do amigo de Sonic no Game Gear

Mensagem por Jair »

Pico durou por muito tempo no Japão, teve até pokémon pra ele lá.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder