Mercs - O jogo que tem tiro e porrada pra todo lado no Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Mercs - O jogo que tem tiro e porrada pra todo lado no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Mercs é um run and gun que exala testosterona por todos os poros. Você comanda um herói musculoso, sem camisa e com faixa na cabeça, ou seja, puro suco de oitentismo. O jogo é, na verdade, continuação de um outro título de arcade chamado Commando, no mesmo estilo.

Imagem


A premissa de Mercs é bastante simples e direta: basta avançar (no sentido vertical) e sentar o dedo nos soldados inimigos. Lançado em abril de 1990, Mercs se assemelha aos filmes de ação que pulularam na década anterior: Comando para Matar, Duro de Matar e, claro, Rambo, são apenas alguns dos expoentes que influenciaram na criação do jogo

Imagem

Síntese dos anos 80

Você pode se aventurar em dois diferentes modos: o modo Arcade, que é justamente o que diz no rótulo, é o jogo tal como nos fliperamas; e o Original Mode, que, apesar de partilhar os inimigos e alguns chefes, tem um plot diferente e fases novas.

No modo Arcade, um ex-presidente americano é sequestrado por um grupo guerrilheiro na África Central. Por causa das questões políticas, o governo dos Estados Unidos não pode agir, então delega a você, um mercenário, o trabalho de salvá-lo e destruir o inimigo.

Imagem

Desembarcando na praia, você tem que ir abrindo caminho (à bala, é claro) até a base inimiga para resgatar o refém, enfrentando pelo caminho caças, aviões, tanques, barcos e helicópteros, além de centenas de soldados inimigos, tudo de uma forma que deixaria o Arnoldão e o Sly orgulhosos.

No Original Mode, o plot é sobre uma nação belicosa que desenvolve mísseis balísticos de longo alcance (qualquer semelhança com uma situação atual envolvendo um certo ditador gordinho com um corte de cabelo horrível é mera coincidência). Você é enviado para destruir os mísseis, restabelecendo assim o equilíbrio na região.

Imagem

Sua missão começa solitária, mas você vai achando aliados conforme o jogo progride, através das tendas. Lá, aliás, além de recrutar companheiros, pode-se também comprar itens. Cada personagem possui uma arma e barra de vida próprias. Quando se compra um item nas tendas, temos a opção de escolher qual dos personagens ficará com ele, o mesmo sendo possível quando encontramos as mega bombas. Para escolher qual Merc usar, é só apertar o botão de Start e selecionar o soldado desejado.

Um arsenal invejável

Seja no Arcade ou no Original mode, há uma boa variedade de armas disponíveis. Você começa com o rifle de assalto, que tem uma boa cadência de tiro e bom alcance, mas não dá muito dano. Já o lança-chamas é bom para aqueles momentos onde você se vê cercado de inimigos por todos os lados, além de causar um dano médio. O lança-granadas é rápido e causa bastante dano, mas seu alcance é bem curto. A arma mais potente é o laser, que tem bom alcance mas os tiros são lentos. A escopeta é exclusiva do modo Arcade, é boa para dar uma “limpada” na tela, quando muitos inimigos estiverem nas vizinhanças.

Imagem

Há ainda as mega bombas, o “ataque” especial que dizima os inimigos. Elas são encontradas pelo jogo, sempre em uma caixa aberta com uma grande letra M visível. No Original Mode, as mega bombas não são partilhadas, elas podem ser usadas apenas pelo personagem que a pegou. Também é possível usar alguns veículos que podemos tomar dos inimigos, como jipes e tanques.

Imagem

Considerações finais

O jogo possui gráficos bem decentes para a época, e a jogabilidade e os controles também são bons. A música, mesmo não sendo particularmente inspirada, é boa, e ajuda o jogador a entrar no clima do jogo.

Imagem

O fator desafio é bem equilibrado e não compromete. Mesmo em partes onde a tela está infestada de projéteis inimigos, a coisa nunca alcança níveis de um bullet hell, uma vez que as balas inimigas somem depois de um tempo. Basta um pouco de prática e alegria nos dedos para conseguir terminar o jogo.

Imagem


Mercs pode não ser um clássico absoluto, mas é um bom game dos primórdios do Mega Drive. Fãs do saudoso console de 16-bit podem conferir sem medo, a diversão é garantida.

Fonte: Jogo Véio
Avatar do usuário
samuelfrosa
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Jun 08, 2017 3:13 pm

Re: Mercs - O jogo que tem tiro e porrada pra todo lado no Mega Drive

Mensagem por samuelfrosa »

Boa lembranças! Quando garoto, lá em meados de 92, havia perto de casa uma locadora de video/games e tinha a fita japonesa do jogo. Lembro de ter jogado na cabine por tempo e curti pacas, fora que a versão japa é linda a arte da capa etc. Ano passado numa de minhas caçadas no OLX consegui comprar. Sonho realizado!
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Mercs - O jogo que tem tiro e porrada pra todo lado no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

samuelfrosa escreveu: Qui Jan 31, 2019 8:29 am Boa lembranças! Quando garoto, lá em meados de 92, havia perto de casa uma locadora de video/games e tinha a fita japonesa do jogo. Lembro de ter jogado na cabine por tempo e curti pacas, fora que a versão japa é linda a arte da capa etc. Ano passado numa de minhas caçadas no OLX consegui comprar. Sonho realizado!
Eita que legal, adoro essas lembranças, engraçado que eu lembro desse jogo rodando na antiga loja da Mesbla, em meados desse ano também 91 ou 92 e era bem legal porque eu tinha um Master e Top Game em casa e vendo esse videogame era algo incrível com os gráficos melhores e o jogo era muito cheio de ação.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mercs - O jogo que tem tiro e porrada pra todo lado no Mega Drive

Mensagem por Odin »

Esse ai eu não conhecia, vou dar uma olhada... :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder