Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Acomode-se em seu assento e prepare-se para pisar fundo, pois hoje revisitaremos Out Run!

Em meados de 1986, o mundo receberia um dos Arcades de corrida mais famosos da história: pelas mãos da Sega (que produziu e desenvolveu o jogo) nasceu Out Run, um jogo de corrida onde tudo parece perfeito. Afinal de contas, pilotar uma Ferrari conversível com uma gatinha como co-piloto em pistas paradisíacas e ao som de músicas empolgantes não parece outra coisa senão o paraíso!

Imagem


Vale lembrar que Out Run saiu da mente genial de Yu Suzuki, uma lenda da Sega que também criou títulos/franquias clássicas tais quais Hang-on, After Burner, Virtua Fighter, Shenmue e Yakuza. Credenciais na carreira deste senhor não faltam, e Out Run talvez tenha sido seu primeiro grande passo rumo às estrelas.

Imagem

Após uma ótima conversão para o Master System em 1987, Out Run finalmente aportou no Mega Drive no sempre mágico ano de 1991 (aliás, que ano foi este para o 16 bits da Sega, não?). Com a capacidade superior à do Master, o cartucho do Mega aproximava-se muito mais da experiência de velocidade vista nos Arcades, apresentando gráficos bem trabalhados e indiscutível qualidade de áudio.

Portanto, com tal clássico já devidamente apresentado, nos resta agora apertarmos os cintos e relembramos os detalhes e características que fazem de Out Run um nome que atravessou eras e mais eras na história do videogame. Sintonize sua música favorita e bora dar um role de possante em ótima companhia!

Imagem

Vida boa sim, só um pouco corrida!

Em jogos como Out Run, fica até difícil abordar-se o tema “história”, já que por aqui ele literalmente não existe.

Advindo dos Arcades, a premissa única é uma só: vencer o cronômetro em cada área do longo percurso. Não há princesas a serem salvas, nem vilões que devem ser impedidos – o que você precisa aqui é impressionar a beldade de cabelos dourados sentada no banco do passageiro e não fazer feio ao volante!

Você não vai encontrar nem ao menos outros pilotos com o mesmo objetivo que você, o que por si só já descarta o nicho “jogo de corrida” e abraça somente o rótulo da velocidade. Os demais carros que o jogador encontra pela pista seriam apenas de pessoas normais, passeando tranquilamente e alheios ao seu desafio.

Imagem

O criador Yu Suzuki já afirmou anteriormente que “Out Run não se trata de um jogo de corrida, mas sim de direção”. Isto significa que não temos aqui uma competição como veríamos em Road Rash, Top Gear ou Super Mônaco GP por exemplo, e sim talvez do primeiro protótipo de simulador de carros transformado em videogame.

Dito isso, é possível entendermos como a experiência de jogarmos Out Run em uma autêntica cabine de Arcade, com volante e pedais, deveria ser de fato muito superior à de sentarmos no sofá com o joystick em mãos – mas nem por isso o jogo passa perto de fazer feio nas plataformas domésticas. A adrenalina alimentada pelo desafio e velocidade ainda está lá, pulsando forte nos jogadores que entrarem de cabeça no desafio.

Imagem

No volante do possante

Os controles e mecânica geral de Out Run seguem a linha mega simples dos antigos jogos de corrida: você só acelera e freia. Nada de nitros para aumentar a velocidade, botões de tiro/ataque para combater oponentes (como em Rock N’ Roll Racing e Road Rash, por exemplo) ou algo mais do tipo.

Nos Arcades, é bem verdade que o volante é bem mais intuitivo que o joystick, mas mesmo nesta versão doméstica os comandos respondem bem – são apenas um pouco “durões” para quem ainda não está acostumado. Aliás, não há mesmo como estes serem tão leves e perfeitos, uma vez que o desafio de verdade em Out Run reside em manter o carro na pista o tempo todo, ainda desviando-se dos muitos obstáculos.

Imagem

Uma dica de ouro para domar melhor sua máquina é sempre ficar de olho no traçado à frente, uma vez que pegar a tangência da próxima curva – sobretudo nas mais fechadas – é essencial para manter o carango nos limites do asfalto. Isso pode ser especialmente difícil quando não temos um mapa para nos guiar, o que infelizmente por aqui é verdade. A parada é mesmo treinar os reflexos e responder rápido à mudança de trajeto.

Também não fique esperando de forma alguma que a loirinha passageira banque a navegadora e te dê alguma dica porque você vai esperar sentado – ela está lá só pra curtir a paisagem e está pouco se lixando se o coitado do piloto está travando uma batalha épica contra a pista e seus obstáculos!

Imagem

Desafiando a velocidade (e os domingueiros)

Na já citada ausência de adversários, o desafio apresentado em Out Run vem na forma dos traçados cada vez mais sinuosos, obstáculos laterais e outros motoristas pelo caminho.

Quanto à pista, mesmo já dada a dica, vale sempre reforçar: manter o carro sob controle depende muito de pegar ou não a tangência da próxima curva. Caso você perceba que simplesmente começou a virar tarde demais, o negócio é diminuir a velocidade para ao menos evitar bater com força em alguma árvore ou placa nas laterais do asfalto. Mas não esquente: como cada sessão de jogo não é muito longa (dá pra bater o final de um percurso em menos de 10 minutos), pegar a manha não demora tanto assim.

Sobre os demais carros passeando, não tem jeito mesmo: o jogador terá de relembrar suas habilidades de Enduro (corridinha clássica do Atari) e tirar sua Ferrari da trajetória de colisão. Tome como verdade o fato de que nenhum deles tem espelho retrovisor – nem bom senso – para saírem do caminho de um possante em alta velocidade, ou que simplesmente eles não estejam nem aí pra você.

Imagem

O mais importante é ter-se em mente sempre o seguinte: uma porrada mais forte em um outro carro, árvore, placa ou qualquer outro grande obstáculo vai fazer a Ferrari capotar lindamente, mandando pelos ares tanto o piloto quanto a moça. O jogo automaticamente recupera sua posição de origem ao centro da pista, mas o tempo perdido entre a animação da capotagem até o ponto de ganhar-se novamente velocidade após a batida fará você perder segundos valiosos.

Aliás, o tempo ganho a cada checkpoint não é dos maiores. Muitas porradas, derrapadas e saídas da pista (momento em que o carro “come” terra ou grama e perde velocidade) podem facilmente garantir que o tempo termine, o que lhe renderá um belo Game Over. Neste caso, só lhe restará recomeçar tudo outra vez – nada de passwords ou bateria interna de gravação.

Os checkpoints estão no início de cada nova área, e você perceberá que está chegando a um no momento em que a pista alterar suas características (grama pode virar deserto, o dia torna-se entardecer). Dá pra sacar que está para atingir uma nova área toda vez que você se deparar com uma bifurcação – como na imagem mais acima, podemos perceber que há várias rotas distintas em Out Run. O final é sempre o mesmo, mas o caminho até ele poderá sempre ser diferente caso o jogador opte por explorar novas rotas.

Imagem

Departamento técnico – feriadão de sol em pixels

Uma vez mais, a Sega esmerou-se bastante para que, nesta conversão de Out Run, os proprietários de um Mega Drive sentissem-se privilegiados: tanto os gráficos como o som perdem pouco para os Arcades e mostram belo nível de trabalho e esforços.

O modelo do carro é bem detalhado, bem como também apresenta um bom número de quadros de animação que podemos conferir assim que fazemos uma curva ou principalmente quando acompanhamos aterrorizados uma capotagem cinematográfica pós-colisão. Embora os outros carros não apresentem o mesmo nível de detalhamento, estes são bem variados (até motocas e caminhões da Sega pintam pelo caminho) e cumprem seu papel.

Já os cenários, destes não há o que se reclamar: embora a pista seja sempre a mesma, as características de cada trecho garantem novas experiências após cada bifurcação. A eterna repetição gráfica nos obstáculos por aqui é latente, mas no quadro geral, podemos dizer sem medo de errar que qualquer cena do gameplay de Out Run daria um ótimo papel de parede para o seu PC ou celular.

Imagem

No setor sonoro, Out Run também dá show e aula pra muito título 16 bits que veio após ele. Embora os efeitos sejam simples (com um bem estranho quando derrapamos fora da pista), eles entregam exatamente a sensação de estamos jogando um clássico título de corrida: os sons das batidas, cantadas de pneus e outros são nada menos que nostálgicos.

Quanto as canções, não somente temos uma boa variedade de belas e inesquecíveis músicas, como também uma inovação para os jogos de seu tempo: imagine poder escolher no rádio do seu carro o som que quer ouvir durante a partida. É exatamente esta liberdade que Out Run lhe dá – você pode “sintonizar uma rádio” e correr ouvindo a canção que mais gosta. Se isso lhe pareceu trivial até demais, não faz ideia do quanto isso era bacana para a época!

Somando-se esta característica com os trajetos múltiplos, podemos dizer que Out Run foi um dos primeiros jogos que ao menos tentou se parecer diferente para cada jogador.

Imagem

Esqueça o cronômetro – Out Run não tem fim!

Fechando este humilde review sobre tão importante jogo para a trajetória da Sega, não podemos deixar de dizer com todas as letras e sem faltar com a verdade: Out Run marcou época, e sem dúvida influenciou bastante seu gênero.

O cartucho ousou inovar, trouxe uma variedade nunca antes vista em um título de corrida e fez muito gamer tomar gosto pela direção. Se já era bacana ir ao fliperama e gastar fichas e mais fichas atrás do volante, ter essa sensação emulada no conforto de seu lar não era menos que incrível.

Se você já experimentou este jogo, certamente vai se lembrar de bons momentos enquanto desafiava o tempo e cruzava por cenários paradisíacos. Porém, se jamais chegou a ver Out Run em ação e é um fã de velocidade e/ou retrogames, de certo precisa passar alguns minutos tentando domar esta Ferrari ao lado da loirinha.

No melhor estilo Arcade – que produziria no futuro máquinas como Daytona USA e Cruis’n USA, onde o objetivo também era desafiar o cronômetro – Out Run fez escola e merece não somente respeito, como também um repeteco na sua próxima hora de folga!

Dicas

Modo de dificuldade Hyper

Após algum tempo com o jogo, tornar-se fera em Out Run não é tarefa das mais complicadas. No entanto, para continuar encontrando desafios, é possível destravar um modo de dificuldade barra-pesada – o Hyper.

Para jogar neste modo, que joga o mel fora e te dá a abelha viva para mastigar, basta terminar o jogo ao menos uma vez no modo Super ou Pro. Também é possível destrava-lo na base da mamata ao apertar o botão C dez vezes na tela-título e depois seleciona-lo no Options.

Fonte: Jogo Véio
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por Gigacom »

Aaaaaaaaaaaah.... delícia.... isso.... assim.... opa! Desculpa aí, é que Out Run me traz memórias maravilhosas dos tempos que o Dadá ainda aparecia por aqui...

Sempre que joguei Out Run jamais me preocupei com história, enredo ou qualquer coisa do tipo. A "missão" sempre é "pegue o carro com sua gata ao lado e curta o passeio". Jamais tive uma única partida nesse jogo que me tenha sido ruim, frustrante ou desgostosa, mesmo quando perdia. O replay pra mim ainda é infinito, sendo que vez ou outra tento um caminho diferente e me maravilho novamente como se fosse a primeira vez a jogar.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por segarule »

Joguei Out Run quando chegou nos Arcades. A versão do Mega é boa na música, mas em termos gráficos não reproduz a sensação de velocidade e a atmosfera tropical do arcade
Avatar do usuário
samuelfrosa
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Jun 08, 2017 3:13 pm

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por samuelfrosa »

Quando tinha uns 9 anos, final da década de 1980, joguei algumas vezes na casa do vizinho que tinha o Master. Muito divertido!!! Só cheguei até a metade kk
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por Gigacom »

segarule escreveu: Seg Jan 21, 2019 8:51 pm Joguei Out Run quando chegou nos Arcades. A versão do Mega é boa na música, mas em termos gráficos não reproduz a sensação de velocidade e a atmosfera tropical do arcade
Aaaaaaaaaaaah, isso é verdade mesmo. Fora que aquele maquinão nos fliperamas era imponente a beça. Mas há de se considerar que a conversão para o Mega Drive foi muito bem feita e na medida certa para o console, muito embora o arcade original seja imbatível e proporcione uma experiência quase que completamente diferente.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
lascados
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Mar 11, 2018 9:46 pm

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por lascados »

O começco de uma série memorável pro Mega Drive, e esse clássico vindo dos arcades com maestria. Sensacional. Ainda irei pegar ele pra minha coleção. Jogaço sem fim!!
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

lascados escreveu: Sáb Fev 23, 2019 4:12 pm O começco de uma série memorável pro Mega Drive, e esse clássico vindo dos arcades com maestria. Sensacional. Ainda irei pegar ele pra minha coleção. Jogaço sem fim!!
Com certeza, sempre tenho ele na minha lista de jogos no Mega Drive. a:placamd:a
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Out Run – Sol, beleza e água fresca no inesquecível paraíso da velocidade no Mega Drive

Mensagem por overday »

Já zerei as versões 2D e 3D do Master, a versão de PS3 e o OutRun 2 de Xbox clássico, mas nunca consegui terminar o original de arcade, jogo difícil do kct
Responder