Street Fighter II e sua impressionante versão nacional para o Master System!

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Street Fighter II e sua impressionante versão nacional para o Master System!

Mensagem por Sonymaster »

Street Fighter é um dos maiores fighting games da história, que além do Mega Drive, também contou com uma versão no Master System, produzida exclusivamente pela Tectoy e lançada no console em 1997.

Imagem


A história por trás desse desenvolvimento é bem curiosa: “Há muito tempo a gente estava ensaiando ter esse cartucho pro Master e a Sega não queria fazer, dizendo que era impossível, mas eu acredito é que eles não tinham cronograma para fazer. A Tectoy insistiu e aí resolvemos pegar as artes do jogo de Mega, abrindo o binário, arrancando com emuladores, reduzir pro tamanho de Master e movimentar elas, gerando um protótipo de movimento. Eles [a Sega] continuaram com a mesma posição. Aí pensamos ‘Quer saber? Já fizemos todo o trabalho da arte, vamos fazer o jogo.’ E aí tocamos o barco“, revelou Heriberto Martinez, coordenador de software na época, em entrevista para o Blog Tectoy.

Imagem


Stefano Arnhold, presidente da Tectoy, também já comentou em entrevistas que a Tectoy fez uma “brincadeirinha” ao apresentar o jogo para um produtor da Capcom: “Nós escondemos o Master System da visão dele, e demos controles de Mega Drive para que ele testasse o jogo. Inicialmente, ele achou o jogo muito fraco para os padrões do Mega Drive e disse que poderíamos melhorar muito ainda“.

“Ao final, revelamos que na verdade era um console de 8 bits que estava rodando o jogo. Ele ficou impressionado com a capacidade do console de gerar sprites daquele tamanho e aprovou o jogo“, concluiu.

Imagem


Assim, o Master System foi o único console 8 Bits a ter uma versão oficial dos famosos lutadores de rua, com um cartucho de 8 Mega.

Obviamente, o jogo sofreu vários cortes devido à limitação de hardware do Master System, assim como a jogabilidade, que usava apenas o controle de dois botões do console. Ainda assim, o título se mantém bastante fiel ao conceito original do game, com um resultado impressionante para as capacidades do videogame.

Imagem


O jogo apresenta oito lutadores (ao invés dos 12 originais) com um único objetivo: viajar pelo mundo, sobreviver ao torneio e provar ser o mais forte de todos os combatentes!

Ryu, M. Bison, Ken, Guile, Chun-Li, Blanka, Sagat e Balrog foram os escolhidos para participarem dos combates – E. Honda, Zangief, Dhalsim e Vega ficaram de fora.

Imagem


Os oitos cenários de cada personagem foram retratados da melhor forma possível, mas o grande destaque mesmo fica com a caracterização dos lutadores, que se apresentam em grandes tamanhos na tela e com um alto nível de detalhes. Outro ponto de destaque sãos as vozes digitalizadas para anunciar o nome do lutador, os rounds e a vitória/derrota – no entanto, durante as lutas não há vozes.

Imagem


“Street Fighter II” para o Master System foi um projeto ambicioso da Tectoy e um presente especial para os gamers brasileiros, que provou que mesmo com as limitações do console, era possível ter uma versão de qualidade desse grande clássico.

Fonte: Blog Tectoy
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1307
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Street Fighter II e sua impressionante versão nacional para o Master System!

Mensagem por overday »

Visualmente é bem impressionante mas o que define a "viabilidade" de um jogo de luta é a jogabilidade. Jogo de luta que não dá pra jogar direito falha na sua missão, e infelizmente nesse jogo este ponto é horrível. Se preocuparam demais com o visual e esqueceram do resto.

E o fato de ser um console 8 bits não é desculpa. O GameBoy que é mais fraco que o Master tem dúzias de jogos de luta com jogabilidade bastante competente (inclusive o próprio Street Fighter II). O Game Gear tem jogos de luta como Fatal Fury que tem controles muito melhores. Enfim, a Tec Roy falhou nesse ponto mesmo, e isso estragou o jogo. Vale como curiosidade, mas está não é uma versão de qualidade de SF2 mesmo considerando as limitações técnicas.
Responder