Prevenção exagerada

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Jaozz
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jun 11, 2018 12:19 am

Prevenção exagerada

Mensagem por Jaozz »

Gente, desculpa ser chato mas, eu queria saber se coisas como uma pequena gota de cuspe pode danificar a placa de um cartucho, eu deixei uma pequetitinha gota de cuspe cair na entrada do cartucho proximo a placa
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por autokad »

O cuspe eh condutor elétrico, portanto pode danificar a placa sim.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por Gigacom »

Ô gente... relaxa. Já mergulhei video game em tanque de água, lavei com sabão, pus pra secar e ficou tudo certo. Aliás... recuperei muito video game com lavagem hard-core assim.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
samuelfrosa
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Jun 08, 2017 3:13 pm

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por samuelfrosa »

Sou inscrito em vários canais sobre retrogame e a maioria deles ainda assopra a fita. Um monte de adulto barbado, sabendo que pode danificar os contatos e mesmo assim manda cuspe no cartucho kkkk
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por Gigacom »

Não danifica. Pode mergulhar na privada, basta secar depois e usar.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por DrasgonDigger »

Pow que legal, pode jogar na água sim. kkk

Essas placas criam corrosão "do nada", enferrujam sozinhas apenas com umidade do ar, imagine lavar com água e sabão. kkkk

O tempo dirá.

Aliás tá cheio de cartucho zoado por aí, muitos por causa dessa mania que tínhamos de assoprar.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por Odin »

Uma vez antes de ganhar meu SNES ganhei de um primo meu um cartucho piratinha do Circus Charlie, que gostava bastante de jogar ele, acho que ganhei ele em 1996, mas pouco tempo depois inventei de assoprar ele e depois ele não funcionou mais... Desde então nunca mais assoprei cartuchos... :lol:

Ainda tem gente que faz isso, mas é só o cara pegar um cotonete e colocar um pouco de álcool isopropílico e passar nos contatos que resolve... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por Sønic[U.G] »

Gigacom escreveu: Sex Dez 07, 2018 12:43 pm Ô gente... relaxa. Já mergulhei video game em tanque de água, lavei com sabão, pus pra secar e ficou tudo certo. Aliás... recuperei muito video game com lavagem hard-core assim.
E como você próprio disse no seu antigo site, pode até cair um tsunami na placa que sem corrente circulando não acontece nada! Aliás se não fosse você eu nunca teria conhecido nem adotado essa prática, que aliás hoje eu não utilizo apenas na esperança de algum aparelho voltar a funcionar, mas até pela questão de higiene, pois muitas coisas que já resgatei estavam em condições altamente nojentas... aqueles gabinetes mesmo que consegui numa empresa de lixo eletrônico (no final desta página), alguns estavam até sujos de excremento, por isso mesmo lavar milimetricamente foi fundamental.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Prevenção exagerada

Mensagem por Gigacom »

Sønic[U.G] escreveu: Sáb Dez 29, 2018 6:51 pm
Gigacom escreveu: Sex Dez 07, 2018 12:43 pm Ô gente... relaxa. Já mergulhei video game em tanque de água, lavei com sabão, pus pra secar e ficou tudo certo. Aliás... recuperei muito video game com lavagem hard-core assim.
E como você próprio disse no seu antigo site, pode até cair um tsunami na placa que sem corrente circulando não acontece nada! Aliás se não fosse você eu nunca teria conhecido nem adotado essa prática, que aliás hoje eu não utilizo apenas na esperança de algum aparelho voltar a funcionar, mas até pela questão de higiene, pois muitas coisas que já resgatei estavam em condições altamente nojentas... aqueles gabinetes mesmo que consegui numa empresa de lixo eletrônico (no final desta página), alguns estavam até sujos de excremento, por isso mesmo lavar milimetricamente foi fundamental.
Por aí mesmo.

A questão de corrosão que por vezes ocorre em consoles é muito mais por conta de maresia do que por umidade ou água propriamente dita.
É estranho falar isso, mas são coisas bem distintas; maresia é um caldo químico de água, íons, sal, poeira... tudo isso junto, que lasca com qualquer metal ferroso e até outros tipos de metais.
DrasgonDigger escreveu: Qui Dez 13, 2018 2:45 pm Pow que legal, pode jogar na água sim. kkk

Essas placas criam corrosão "do nada", enferrujam sozinhas apenas com umidade do ar, imagine lavar com água e sabão. kkkk

O tempo dirá.

Aliás tá cheio de cartucho zoado por aí, muitos por causa dessa mania que tínhamos de assoprar.
Meu caro amigo, o pior que todos os consoles que lavei estão aqui, firmes e fortes, sem ferrugem e funcionando normalmente - mesmo passados mais de 10 anos depois da lavagem :lol: :mrgreen: :shock: :P .

Sobre cartuchos... via de regra cartuchos originais possuem a mesma qualidade de fabricação que os consoles, com proteção contra umidade bastante resistente. Claro, há os casos de corrosão que ocorrem por diversos motivos, mas não acredito que a saliva seja um provocador disso - embora possa ocorrer em raros casos...

O mesmo não se pode dizer de cartuchos piratas, onde incluo também os cartuchos e video games fabricados por aqui pela Gradiente, CCE, Dynavision... cansei de comprar unidades dessas fabricantes em feiras que, via de regra, estavam sim enferrujados, com solda fria e outras coisas, mas também sempre notei que a qualidade das placas e componentes desses fabricantes era bem inferior aos da TecToy e mais ainda da Playtronic.

Ao passo que muita coisa da TecToy, Playtronic, SEGA, Ni***ndo e S**y que também encontrei em feiras em estado até pior, depois de uma boa limpeza ficaram 100%.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder