Anos antes de se tornar um dos estúdios mais populares dos videogames, a
DICE, que nos oferece atualmente os games
Battlefield, era conhecida por oferecer jogos competentes de pinball. Mas desde os anos 90, a então
Digital Illusions queria oferecer algo mais ambicioso aos jogadores.
Foi assim que
Hardcore, um run-and-gun, começou a ser desenvolvido. Suas “estrelas” eram os níveis enormes, e ação frenética. Entretanto, mesmo com todo o hype em torno do game, com altas expectativas quanto ao que foi oferecido na época, o projeto foi cancelado. A culpa, de acordo com os desenvolvedores, foi o timing.
O game estava praticamente pronto. Mas como ele seria lançado no final da vida do
Mega Drive, a equipe achou que não seria boa idéia lançá-lo, com games em 3D chamando a atenção em
Playstations e
Saturns. Assim, ele acabou sendo cancelado, com os desenvolvedores partindo para novos projetos.
Por se tratar de um game dos anos 90, muito pouco dele estava disponível. Mas a
Strictly Limited Games foi atrás do game e, 25 anos depois de seu anúncio, finalmente
Hardcore será jogável. O game será lançado de duas formas diferentes.
Playstation 4 e
PS Vita receberão uma versão na
PSN, enquanto a Analogue lançará o game junto de seu próximo
Mega Drivesofisticado, o
Mega Sg.
Para a
Analogue, é mais uma “caçada intensa”, na busca por jogos antigos que não foram lançados. Já falamos, em outra oportunidade, do
Super Turrican, game cancelado para o
Super Ni***ndo, mas que fez parte do kit do
Super Nt, a versão da empresa para o
Super Ni***ndo. Mas, enquanto o game de
SNEScontou com a ajuda do ex-diretor de criação do game, que já era cliente da empresa,
Hardcore exigiu uma busca, com o perdão do trocadilho, mais “Hardcore”.
Para o
The Verge,
Christopher Taber, o fundador da
Analogue, compartilhou que ele começou a entrar em contato com todo mundo que conhecia, que havia trabalhado no game de alguma forma. Eventualmente, ele achou algumas pessoas e, também, gente interessada em obter os direitos para o jogo. Assim, o esforço foi se tornando colaborativo.
Taber vinha acompanhando
Hardcore há algum tempo, com revistas antigas e tópicos em fóruns de games antigos. Para ele, o game era importante para preservação da história dos videogames.
“Há muitos games ao longo da história dos videogames que foram cancelados relativamente cedo, então não temos muito a se ver”, explicou.
“Não é como se eles tivessem liberado o que já tinham, algo jogável. Geralmente estão na marca de 20% a 40% completos. Não há muitos jogos confirmados como totalmente concluídos ou quase concluídos, e que foram cancelados”, acrescentou.
Mas poderia existir um outro problema para a volta do game: a
DICE. Uma vez que a empresa hoje é propriedade da
EA, havia o medo de algum bloqueio. Mas não foi isso o que aconteceu. As pessoas envolvidas com o game estavam interessadas com o lançamento. Entretanto, não sabiam direito onde o jogo estava. Após muita busca, encontraram um HD antigo. Que, ao ser recuperado, mostrou ser o que, aparentemente, é o único código fonte de Hardcore.
O game, recuperado, estava 99% completo, de acordo com
Taber. Com apenas alguns bugs e correções que poderiam ser feitas até o lançamento, o game está, de fato, programado para chegar em março, para o
Mega Sg. E, como foi mencionado, também para donos de
Playstation 4 e
PS Vita.
Fonte:
Arkade