Sonic Chaos – Uma aventura 8 bits com elementos do Mega Drive e SEGA CD!

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Sonic Chaos – Uma aventura 8 bits com elementos do Mega Drive e SEGA CD!

Mensagem por Sonymaster »

Aproveitando que os fãs estão trabalhando em um remake de Sonic Chaos lançado originalmente para Master System e Game Gear, nós do Blog Tectoy resolvemos trazer uma análise do título original lançado em 1993. Das edições 8 bits, também há uma análise do Sonic The Hedgehog, o lendário “Sonic da memória” que vinha no Master System 3.

Imagem

Desenvolvido pela Aspect Company e publicado pela SEGA, este foi o último game do ouriço lançado para Master System oficialmente pela empresa, considerando que aqui no Brasil, a Tectoy lançou o Sonic Blast convertido do Game Gear.



Como dito anteriormente, este jogo foi desenvolvido pela Aspect Company, sendo o segundo projeto deles com a saga do azulão, já que o primeiro foi o Sonic 2 (8 bits), enquanto a primeira aventura veio pela Ancient Corporation que, apesar de ter um nome semelhante, se trata de um outro estúdio.

Dessa vez, a Aspect não poupou esforços em variar o gameplay, trazendo inúmeros elementos oriundos das aventuras 16 bits! O ouriço pode usar o “spindash”, que é o clássico movimento bolinha; pode realizar o Peel Out apertando pra cima e o botão de pulo e correr em altas velocidades; traz como novidade o monitor Rocket Shoes, que permite o ouriço a “voar pelo cenário” em uma espécie de sapatos voadores e também um monitor com uma mola que fica pulando por um período determinado. Também há a possibilidade de jogar com o Tails e, pela primeira vez nos games, dá para controlar seu voo.

Imagem


Como esperado, o Sonic tem a vantagem de ser mais rápido, sendo ótimo para os speedrunners, enquanto o Tails pode voar pelos cenários, levando a explorar lugares inacessíveis ao ouriço, além da possibilidade de desviar dos inimigos mais facilmente.

Além disso, os Special Stages para coleta de esmeraldas como é tradição nos jogos do Mega Drive também estão presentes. Para acessá-los, basta coletar 100 anéis com o Sonic que ele será teletransportando para uma fase onde ele poderá coletar a Esmeralda do Caos. Conquistando as seis, é destravado o final verdadeiro.

Imagem


Também há um visível salto qualitativo nos gráficos comparado ao Sonic 2 (8 bits), com sprites novos para o Sonic e o Tails, além de inimigos variados. As músicas mantém a tradição de composições memoráveis mesmo nos oito bits, com destaque para a fase Mecha Green Hill Zone, que é mais uma variação da Green Hills Zone de Sonic 2 e da You Can Do Anything, tema japonês de Sonic CD.

Do resto é tudo que você conhece por Sonic: correr e pular; superar obstáculos; depois de dois atos há um terceiro menor com o chefe que aqui é representado por um robô do Dr.Eggman; monitores que dão vidas, dez anéis; checkpoints; sessões de plataforma e tudo que faz o ouriço um grande sucesso. Curiosamente, na tela secreta de seleção de fases, se você apertar o “meia luta pra frente e pulo”, o ouriço fará um “hadouken“.

Imagem


Se por um lado o Sonic Chaos é rico em elementos, tendo um visível salto qualitativo em gráficos e em jogabilidade comparado as duas aventuras 8-bits anteriores, por outro ele “joga seguro” e repete os temas vistos anteriormente, utilizando a fórmula que deu sucesso ao azulão.

Isso significa que você começa na fase tropical, tem a da cidade, a da água, mais uma variação de Green Hill Zone (que pelo menos é mecânica desta vez) e a batalha final dentro de uma base do Dr.Robotnik. Nesse ponto, não há nenhuma novidade.

Alguns problemas no design das fases incomodam, em especial na Mecha Green Hill Zone, em que você pode cair em buracos imaginando que alí teria um solo e perder uma vida por uma questão não intuitiva. No geral, o level design é bom, mas há alguns obstáculos e inimigos mal posicionados, descontando alguns pontos da nota final.



Um aspecto que é uma “faca de dois gumes” é o nível de dificuldade, já que ele é bem mais fácil quando comparado ao Sonic 2 (8-bits), o que é atraente aos gamers novatos e as crianças, porém pode pecar pelo pouco desafio para jogadores um pouco mais experientes. Os chefes são o melhor exemplo disso, já que todos são bem “tranquilos”, em geral bastante pular diretamente neles até derrotá-los.

Já a trilha sonora mantém a tradição de boas composições como dito antes, mas ela regride quando comparado as aventuras anteriores, com algumas músicas estridentes e barulhos levemente irritantes dependendo da faixa. Por fim, os finais deixam a desejar tanto com esmeraldas quanto sem elas, dando aquele sentimento de “sofri tanto para isso?!”

MASTER SYSTEM VERSUS GAME GEAR


Imagem


A resolução no Game Gear é menor, resultando em um campo de visão mais restrito e, portanto, a versão portátil é consideravelmente mais desafiadora que a do console;
Diferente do Sonic 1 e Sonic 2, este procura explorar melhor a paleta de cores do Game Gear, resultando em gráficos levemente melhores no portátil quando comparado ao Master;
A tela de título é diferente (fotos acima) ;
A tela de seleção de personagens também;
A fase Gigapolis Zone tem outra música;
O ato dos chefes tem um level design alterado;
É necessário um número diferente de batidas para derrotar os chefes no portátil. No Master são as tradicionais oito “pauladas”, enquanto no Game Gear varia de três a cinco ataques, enquanto o chefe da quarta fase precisa de dez.
No Master, o nome do Tails está escrito errado como Miles “Power”, faltando a letra “R”. Isso foi corrigido no Game Gear, com Miles “Prower”.

Imagem


Muito fácil avaliar o Sonic Chaos: é um jogo do ouriço em que você corre e pula, passa por loopings e atinge altas velocidades. Com bons gráficos, boa trilha sonora e sessões de plataforma, este é mais um game divertido do azulão e é mais um clássico do Master System.

Fonte: Blog Tectoy
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sonic Chaos – Uma aventura 8 bits com elementos do Mega Drive e SEGA CD!

Mensagem por Odin »

Gosto bastante desse Sonic Chaos, eu tive uma versão do Master System, mas estranhamente vejo pouca gente falar dele por aqui... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Sonic Chaos – Uma aventura 8 bits com elementos do Mega Drive e SEGA CD!

Mensagem por Sonymaster »

Acho que nunca fui de jogar ele no Master, apenas joguei o primeiro e o segundo, que por sinal a música do primeiro estagio do segundo sempre fica em minha memória.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sonic Chaos – Uma aventura 8 bits com elementos do Mega Drive e SEGA CD!

Mensagem por overday »

É o mais avançado do Master, mas sempre gostei muito mais do 1 e do 2. Acho o visual do personagem muito estranho no Chaos.

Dentre vários ports toscos que a Tec Toy fez do GG para o Master acabou faltando a sequência do Sonic Chaos, que é o Triple Trouble. Melhor que aquela ostra de Sonic Blast que portaram.
Responder