R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Mensagem por Sonymaster »

O Mega Drive era conhecido como a casa preferida dos jogos de navinha, mas o Master System também contava com suas pérolas no gênero, entre elas o clássico “R-Type“, jogo lançado originalmente pela Irem para arcades em 1987 e chegando ao 8 bits da Sega no ano seguinte.

Imagem


O jogo, que foi convertido para o sistema pela saudosa Compile (conhecida pelas séries Puyo Puyo e Power Strike/MUSHA/Aleste), realmente impressionou a todos na época pela sua fidelidade ao material original e o altíssimo nível de qualidade.

Imagem


A história segue a cartilha dos jogos desse gênero daquele tempo: terríveis criaturas de um plano dimensional desconhecido conhecidas como Império Bydo cruzaram a galáxia espalhando o caos e destruição, chegando ao nosso sistema solar no ano de 2163.

Para impedir que a humanidade seja destruída, a Liga da Defesa da Terra criou a R-9, uma poderosa nave espacial capaz de deter o inimigo, mas para isso ela vai precisar de um hábil piloto, e esse será você obviamente. Está preparado para o desafio?

Imagem


Como todo bom jogo de nave, “R-Type” conta com os clássicos power-ups para aumentar o seu poder de fogo e ajudar na matança dos inimigos, representados aqui pelo equipamento auxiliar Force Device, que quando acoplado na R-9 aumenta o seu poder de tiro e também funciona como um pequeno escudo.

Normalmente ele fica posicionado na frente da nave, mas também pode ser acoplado na parte traseira, já que inimigos surgem de todos os lados, ou ainda voar desacoplado, como uma nave independente.

A eficiência e o poder destruidor do Force Device variam de acordo com o número de unidades coletadas (uma, duas ou três) ou se estiver acoplado ou não na R-9. Teste todas as possibilidades, pois certamente você vai precisar dessa versatilidade para se defender com eficiência.

Imagem


Além da Force Device, os tiros da sua nave também podem ser reforçados por meio de seis itens diferentes que aparecem ao derrotar alguns inimigos. Esses itens oferecem tiros em direções e intensidade diferentes, que ajudam na hora de aniquilar a frota inimiga.

Os gráficos e visuais são um dos grandes destaques de “R-Type” no Master System, apresentando cenários de fundo deslumbrantes (incluindo uma fase secreta exclusiva!), coloridos e cheios de detalhes, coisa que era meio rara em consoles 8 bits, cuja tendência era simplificar as coisas. De vez em quando aparece um flickering na tela quando há muitos elementos, mas totalmente perdoável levando em conta o conjunto da obra.

Imagem


A grande variedade de inimigos também impressiona, todos vindos direto do arcade e muito bem reproduzidos no hardware do console. Destaque para os chefões, em sua maioria criaturas gigantescas, que contam com designs artísticos criativos, certamente inspirados nas obras biomecânicas do artista H.R. Giger, responsável pela criação do visual da criatura da franquia de filmes “Alien”.

A trilha sonora também merece aplausos, com temas empolgantes que embalam bem os combates espaciais, junto com belos efeitos sonoros. Vale citar que a versão japonesa ainda conta com o requinte do FM Sound, que dá uma boa turbinada nas músicas.

Imagem


E claro, como todo bom jogo desse gênero, “R-Type” oferece uma boa dose de desafio, mas nada que com o tempo e habilidade não possa ser superado – mas se morrer, volta para o início da fase, então nada de choradeira! E para realmente finalizar o game, é preciso jogar duas vezes seguidas! Boa caçada!

Fonte: Blog Tectoy
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Mensagem por Rony_Ket »

Participação especial do Rony:

[BBvideo=853,480]https://www.youtube.com/watch?v=ASJjIexhxaQ[/BBvideo]
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Mensagem por Odin »

Caramba, o Rony está virando celebridade gamística :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Mensagem por Pagan Race »

Esse eu não pra mim era exclusivo N.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Responder