COMO MONTAR SEU PRÓPRIO MEGA DRIVE

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

COMO MONTAR SEU PRÓPRIO MEGA DRIVE

Mensagem por Gigacom »

Part 1

O que o Meguinha tem de simples, barato e potente não tá no gibi. Seu desenvolvimento foi uma evolução natural da familia SG (que deu origem ao Master System em determinado momento) com alguns upgrades que catapultaram sua capacidade para o mundo 16 bits. Som, vídeo, memória e principalmente CPU; todos eram componentes de mercado e não customizados bastando à SEGA selecionar nas prateleiras dos fabricantes o que queria, soldar em uma placa e mandar ver.

Por volta de 1991 começaram a surgir os primeiros clones do console que por incrível que pareça, possuíam praticamente as mesmas funcionalidades e capacidades do Meguinha original. Em terras brasilias tivemos o nosso proprio megaclone pela Dynavision encarnado no muito desejado Megavision. Há de se destacar inclusive a incrível capacidade de alguns desses clones de funcionarem (as vezes com algum pouco de adaptação) com o 32X e Sega CD.

Mas e hoje, visto o amplo acesso à informação e até mesmo a compra de componentes eletrônicos e todo tipo, por que não se fabrica mais o Mega Drive em sua forma original?

Bem, um motivo só não há. Curiosamente, o custo dos componentes de um Meguinha embora estejam bem menores do que na década de 90, ainda assim são um tanto.... digamos... caros para o que oferecem; e claro, já não é mais possível encontrar alguns deles como o chip gráfico e os de som (tanto os da Texas como o da Yamaha).

Deste modo resta somente a emulação. A TrecoToy tem comercializado o MecaDrive (muito embora ela queira chamar aquilo de Mega Drive) que nada mais é do que o velho MecaDrive que ela vem lançando por anos a fio em diversas formas. Justiça seja feita: os caras fazem o possível para ter um console com preço "vendável" ao passo que se limitam aos componentes que podem comprar...

Um aparelho emulador adequado para o Meguina recairia fatalmente em um SoC ARM, rodando Android e com um frontend agradável. Porém, é fato que os emuladores de Mega Drive para Linux/Android pecam em um aspecto importantíssimo do Mega Drive: o SOM!

Podem testar e provar: o som de emuladores no celular Android do Meguinha é muito diferente do que vemos do console real e dos emuladores em Windows. Aliás, vale dizer: os emuladores para Windows são o que melhor se aproximam do Meguinha original.

O motivo para isso... bem, eu apenas desconfio que o código utilizado para emular o sistema de som do Mega não é tão azeitado nas versões Linux/Android (que basicamente, são mais do mesmo, recaindo sobre um código escrito lá pelos idos de 1998), enquanto que nos emuladores para Windows a coisa seguiu um caminho e refino diferente.

Porém, há salvação no mundo Linux/Android: um release muito ignorado e pouco conhecido do core de emulação do Mega Drive saiu em 2005 mais ou menos, porém quase não é usado. Uma única vez consegui um emulador com esse core para o Android que era o gGens, mas esse app tá fora da PlayStore tem tempo...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: COMO MONTAR SEU PRÓPRIO MEGA DRIVE

Mensagem por Odin »

Você chegou a testar a emulação dele no Wii Giga? É maravilhosa também com aquele emulador Genesis Plus GX, roda até Pier Solar, liso ainda :lol:

E esse emulador ainda roda SG-1000, Master, Game Gear, Sega CD, só não roda o 32X devido as limitações do Wii, mas com alguns emuladores novos que lançaram recentemente, não duvido que ele rode o 32X em breve também.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder