As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Corredor X »

Hoje reparei num detalhe sutil: o logotipo da SEGA na BIOS do Master III com Sonic é diferente daquele mostrado no modelo que vem com AKMW, este tem um minúsculo (R) sobrescrito ao lado da letra A do nome. Então, me peguei pensando: o logo do Master II é assim também? A BIOS será a mesma? Daí veio a idéia de compararmos o que tem na memória de cada um dos modelos do console para criarmos uma lista delas, já que se não me engano nenhuma delas foi dumpada, certo? Então ficaria algo como:

Master I (Hang On/Safari Hunt/Labirinto) = Master 3D (Hang On/Safari Hunt/Labirinto) = Master III (Hang On/Safari Hunt/Labirinto)?
Master II (AKMW) = Master III (AKMW)?
Master Compact (Super Futebol II)
Master Compact (Mônica)

Esqueci de algum?
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

Bem, bem... é diferente sim. A BIOS de cada Master System, ao longo de sua vida, sofreu modificações sim, por exemplo, a primeira BIOS conhecida no mundo ocidental (aquela em que o logo da SEGA surge) era feita para lidar com uma penca de chips e a primeira versão do processador Z80... já o Master System II teve uma reformulada interior, recebeu novos modelos dos chips, mais compactos, reposicionamento de tudo, e aí nasceu a segunda BIOS do Master, criada exclusivamente pela Tec Toy, e que, diga-se de passagem, era a pior de todas! Só o "SEGA" enorme aparecendo na tela, sem mais nada, sem falar que demorava pra cace***e para começar o jogo... e o pior, é que essa BIOS perdurou no Master III com ALEX KIDD - MW e Sonic 1 com algumas modificações sutis... pelo menos nos modelos que vinham numa caixa branca... mas essa do err"r"ezinho eu não tinha notado não... se bem que puxando lá na memória, eu me recordo de uma letrinha sim... ou será que estou imaginando? Dejá vú?
Ah sim! Sobre os jogos na memória, bem, um outro colega meu tinha um Master System I, acho que nacional, e que vinha com 4 jogos na memória! Não estou mentindo, eram 4 mesmo! Sendo um deles uma versão de Asterisc (ôôôôô inveja!!!). E o meu primo tambem tinha um Master I da Tec Toy, mas que tinha somente e unicamente, solitário e batalhador, sozinho-sozinho, o Hang-on na memória e nada mais! Nenhum outro joguinho vinha junto! Então, pode pôr na lista essas versões do Master System, afinal, elas merecem ao menos serem lembradas...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Corredor X »

Quer dizer então que as BIOS dos modelos I, II e III, mesmo quando apresentam os mesmos jogos, são diferentes entre si? E tem certeza de que essa do Master II é mesmo criação da TT?
Gigacom escreveu:Ah sim! Sobre os jogos na memória, bem, um outro colega meu tinha um Master System I, acho que nacional, e que vinha com 4 jogos na memória! Não estou mentindo, eram 4 mesmo! Sendo um deles uma versão de Asterisc (ôôôôô inveja!!!). E o meu primo tambem tinha um Master I da Tec Toy, mas que tinha somente e unicamente, solitário e batalhador, sozinho-sozinho, o Hang-on na memória e nada mais! Nenhum outro joguinho vinha junto! Então, pode pôr na lista essas versões do Master System, afinal, elas merecem ao menos serem lembradas...
:shock:
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

Corredor X escreveu:Quer dizer então que as BIOS dos modelos I, II e III, mesmo quando apresentam os mesmos jogos, são diferentes entre si? E tem certeza de que essa do Master II é mesmo criação da TT?
Gigacom escreveu:Ah sim! Sobre os jogos na memória, bem, um outro colega meu tinha um Master System I, acho que nacional, e que vinha com 4 jogos na memória! Não estou mentindo, eram 4 mesmo! Sendo um deles uma versão de Asterisc (ôôôôô inveja!!!). E o meu primo tambem tinha um Master I da Tec Toy, mas que tinha somente e unicamente, solitário e batalhador, sozinho-sozinho, o Hang-on na memória e nada mais! Nenhum outro joguinho vinha junto! Então, pode pôr na lista essas versões do Master System, afinal, elas merecem ao menos serem lembradas...
:shock:
Se são! Pode acreditar! A do Master II mesmo é legítima da Tec Toy. Tinha uma revista de video games da época em que fizeram uma entrevista com o pessoal da Tec Toy, sobre o Master II, e eles falavam, entre outras coisas, justamente isso que mencionei. O projeto do Master II foi reformulado (não todo, somente algumas coisas) pelos engenheiros eletrônicos da Tec Toy, para facilitar e baratear o processo de fabricação do console em Manaus, e a BIOS foi nescessariamente alterada por conta disso. Sou testemunha, acredite, pois tive um Master II, da Tec Toy, e que era justamente assim.
E sim, as BIOS são diferentes, pois tratam de hardwares diferentes, apesar dos processadores e os chips serem basicamente os mesmos, a arquitetura dos chips e a posição dos mesmos no console são diferentes, e os jogos não são armazenados na BIOS se não me engano, e sim em um chip de memória à parte instalado na placa do Master. Sacou?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

E tambem a titulo de curiosidade, o jogo Alex Kidd in Miracle World só foi colocado na memoria do Master II porque primeiro, era o jogo mais vendido para Master na época, e colocá-lo na memória seria um incentivo a mais para comprá-lo, e segundo, o AKMW é do mesmo tamanho que o Hang-on e o outro coleguinha dele que vinha na memória. Foi como colocar um caroço de feijão onde cabia dois de arroz...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Rogue »

Estranho essa bios só com o Hang-On e essa "lentidão" no Master III com Sonic? Tem certeza?
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

Rogue escreveu:Estranho essa bios só com o Hang-On e essa "lentidão" no Master III com Sonic? Tem certeza?
Sim, o Hang-on vinha sozinho, e o dono desse Master era um primo meu, e realmente só tinha o Hang-on e nada mais, o Hang-On sempre carregava direto não aparecendo qualquer opção de jogo, assim como acontece com os Master que vem com o Alex Kidd ou Sonic. Quanto à lentidão, ela ocorria sempre ao ligar o Master II, e notei haver esse mesmo problema no Master III que vinha com o Alex Kidd e pelo menos nos primeiros modelos que vieram com o Sonic. Recordo que por vezes demorava alguns bons segundos (tipo, de 10 à 15s) quando colocava um cartucho no meu Master II para começar o jogo, acreditava na época que isso se devia ao fato do Master estar carregando o jogo pra memória ou coisa do tipo... mas sempre ocorria e nunca descobri o por quê. Lembro tambem que essa lentidão não ocorria de maneira alguma nos outros Master System que tinha aquela BIOS onde o logo da Sega surgia no meio da tela.
Bom amigos, é isso, vou dar uma procurada pela net para ver se acho algum video do Master com essa lentidão para mostrar à vocês.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

E mais uma sobre BIOS... deêm uma olhada nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=xgEwtMWOU8w
supostamente mostra a BIOS do master japonês... a musiquinha de fundo é bonitinha não acham? É igualzinha a do Space Harrier. Vocês acham que é uma BIOS real mesmo?

E sobre o Master System que só tem o Hang-on, bem, eu consegui baixar a bios desse Master, e tenho ela aqui comigo. Quem quiser ver com os proprios olhos é só pegar nesse link:
http://www.emulabr.com.br/US-European-S ... _4968.html
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Vectorman »

Gigacom escreveu:E mais uma sobre BIOS... deêm uma olhada nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=xgEwtMWOU8w
supostamente mostra a BIOS do master japonês... a musiquinha de fundo é bonitinha não acham? É igualzinha a do Space Harrier. Vocês acham que é uma BIOS real mesmo?l
creio que seja... Tem muitos vídeos dessa BIOS bem do lado... Isso não prova nada, mas creio que seja... bonitinho o bixo...
Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Rogue »

Corredor X escreveu:Master I (Hang On/Safari Hunt/Labirinto) = Master 3D (Hang On/Safari Hunt/Labirinto) = Master III (Hang On/Safari Hunt/Labirinto)?
Master II (AKMW) = Master III (AKMW)?
Master Compact (Super Futebol II)
Master Compact (Mônica)

Esqueci de algum?
hmm... o Super Compact tem Sonic tbm, seria a mesma do 3?

E está considerando o Girl e o Super Compact a mesma placa interna?
^^
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Jair »

A Bios japonesa realmente é assim. Ela já foi dumpada e pode ser executada em emuladores. Sobre as Bios nacionais, só vamos ter certeza mesmo se um dia conseguirmos "dumpá-las".
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

Jair [Bot] escreveu:A Bios japonesa realmente é assim. Ela já foi dumpada e pode ser executada em emuladores. Sobre as Bios nacionais, só vamos ter certeza mesmo se um dia conseguirmos "dumpá-las".
Hummm... bom saber! Suspeitei desde o principio! Se alguem por aí tiver um Master nacional estragado, a gente até pode mutilar ele, tirar o chip da BIOS, e copiar o código através de um leitor de chip universal. Alguém se habilita a entregar um Master para esse propósito?

Ps.: calma Corredor X, calma... a carnificina será por uma boa causa... lembre dos primeiros médicos que faziam autópsias em dias que isso era considerado crime e sacrilégio... tudo é por um bom motivo (que é satisfazer a nossa curiosidade, claro!).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Rogue »

Eu arrisco dizer que algum(ns) dos colecionadores europeus que compram consoles Tec Toy (e Tectoy) já fizeram isso...
^^
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Corredor X »

Rogue escreveu:hmm... o Super Compact tem Sonic tbm, seria a mesma do 3?

E está considerando o Girl e o Super Compact a mesma placa interna?
Rogue, acho que só abrindo os dois para ver. Perigam ser iguaizinhos por dentro, mas como a TT adorava diferenciar o hardware com o tempo - vide as versões da placa do Master III, há umas três pelos menos - vai se saber, né?
Gigacom escreveu:Ps.: calma Corredor X, calma... a carnificina será por uma boa causa... lembre dos primeiros médicos que faziam autópsias em dias que isso era considerado crime e sacrilégio... tudo é por um bom motivo (que é satisfazer a nossa curiosidade, claro!).

Contanto que o console esteja irrecuperável - o que não acontece na maioria dos casos, acho - e que me mandem a carcaça dele depois... :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: As diferentes BIOS dos Masters brasileiros

Mensagem por Gigacom »

Tava revirando uns scans de revistas de video game, e olha a matéria que achei:
Anexos
masterII.JPG
masterII.JPG (85.62 KiB) Exibido 6497 vezes
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder