30 anos de Phantasy Star ❤

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Corredor X »

[BBvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=REzdPef4pxc[/BBvideo]
Hoje faz três décadas que meu jogo favorito foi lançado. Phantasy Star é o cartucho mais importante que já tive em mãos, mudou a minha vida de maneiras que já cansei de discorrer aqui e foi a razão para eu voltar a colecionar jogos e sistemas antigos. Eu devo MUITA coisa àquele primeiro contato com a história de Alis querendo vingar o irmão e acabando por fazer parte de algo muito maior. Sem ele eu não estaria aqui, não haveria um Sega-Brasil (porque seríamos todos nintendistas incuráveis) e o mundo seria um lugar bem chato de se viver.

Mas e vocês, amiguinhos? O que tem a dizer sobre essa preciosidade aniversariante? Quando conheceram o mesmo, jogaram, terminaram, que lembranças ele traz etc? :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Odin »

Eu conheci esse jogo por causa sua, de tanto ouvir você falar nele, e por causa de sua paixão por ele me despertou uma vontade de joga-lo, mesmo eu não gostando do gênero desse jogo... Mas ainda não joguei ele até hoje, porque esse é um dos jogos que só vou conseguir jogar quando conseguir um cartucho, por algum motivo não consigo jogar a rom dele, o mesmo me acontece com o primeiro Zelda, o primeiro Metroid, entre outros... :lol:

Acho que já devo ter cruzado por esse jogo antes, como na locadora que achei jogos de Master a venda por 5 reais em 2000, tinha uns 50 jogos lá e comprei uns 10, foram os primeiros jogos que comprei para o Master, mas talvez ele tenha passado batido, ou no Carrefour no fim dos anos 90, num cestão de liquidação que estavam torrando jogos lacrados a 4 reais e não comprei nenhum por na época ainda não colecionar, ou na locadora do seu Arlindo em 1997 quando ela fechou, que foi a primeira locadora que joguei com os garotos aqui da rua, tinha até um Moonwalker lá que um ex colega meu comprou, talvez eu tenha cruzado por um Phantasy Star lá também sem ter percebido, mas posso dizer que realmente conheci esse jogo a partir de 2010 por causa sua :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Dav »

Bem legal aquele remake do PS2 deveria ser lançado em todas as plataformas ficou otimo

Imagem
Imagem
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por segarule »

Eu conheci Phantasy Star no período do lançamento, quiçá antes, pois acho que vinha a foto na caixa do Master System (agora lembro! vinha sim!). Aluguei o cartucho e na primeira vez achei uma cerda, pois não sabia como jogar RPG´s. Conversando com os colegas, muitos estavam empolgados e explicavam como o jogo funcionava. Aluguei novamente e dessa vez fui mais longe. O problema é que eu não sabia que podia equipar os itens e, portanto, jogava matando inimigos mais fortes com aquela faquinha ridícula até que não dava mais brigar com inimigos com level mais alto. Quando descobri que podia equipar, aluguei mais uma vez. Dessa vez fui mais longe, até que cometi a noobice de salvar meu jogo dentro de uma caverna (a do bolo) e não conseguir sair de dentro por causa das escadas e estar perdido. Finalmente, comprei uma revista com detonado do jogo, mapas dos labirintos e aí fui chegando mais longe. Cada progresso, além da satisfação, fazia eu me apegar mais ao jogo.
Detalhe curioso: a propaganda da Tec Toy na cidade do gás mortal.
PS: verifiquei que não aparece o jogo atrás. Deve ser no catálogo.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Jair »

Uai segarule eu passei pela mesma situação (já contei aqui no fórum algumas vezes mas aqui vai de novo): eu aluguei PS e não tinha noção que podíamos equipar os itens. Eu ficava que nem um mané (isso não mudou muito) tentando usar as armas durante as batalhas. Me arrastei pelo jogo todo dessa forma até chegar no Lassic, mas dele não consegui passar.

Até que tive a brilhante ideia de ler o manual :-D depois disso aluguei o jogo novamente e comecei do zero exatamente para experimentá-lo da forma correta.

Depois disso ainda o aluguei outras vezes pra matar a saudade, a última vez foi quando uma espécie de despedida por que eu estava mudando de cidade e por algum motivo eu imaginava que nunca mais veria o jogo (eu estava relativamente certo por que depois disso não frequentei mais locadoras e nunca mais o terminei mesmo em emuladores).

Outra história que já contei aqui no fórum é que na época que as roms de Master estavam sendo lançadas existiam uma grande expectativa quando PS seria finalmente dumpada. Não lembro os detalhes mas se não me engano havia alguma dificuldade com jogos de 4Mb, ou por causa da bateria. Mas quando finalmente isso aconteceu foi uma bela festa, fiquei extremamente feliz de poder reviver aqueles calabouços no emulador MASSAGE (top de SMS na época)! Isso foi lá por 96 ou 97.

Uma curiosidade é que antes de alugá-lo eu não consiga entender o lance de poder salvar 4 jogos. Como assim, depois de gastar uma fortuna eu poderia gravar 4 jogos e acabou? Teria que jogar o cartucho fora? Como falei, mané!

PS abriu as portas dos RPGs para mim. Depois dele comecei a olhar aqueles jogos no canto da locadora que poucos curtiam: Ys, Golvellius e cia. E é claro então veio PS2 que literalmente me deixou grudado por quase um ano, mas essa é outra história.

Por muito tempo considerei PS e Alex Kidd in Miracle World como meus jogos favoritos, alucinado assim com o X Runner é. Hoje eu também colocaria PS2 no mesmo pedestal.

Corredor esse medley é fantástico! Não sei como você os achou mas valeu por compartilhar.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por DMN_Sonic »

Apesar de ter alugado uma vez quando pequeno não tinha entendido bolhufas e só fui visitar o jogo de novo no segundo para Mega Drive e posteriormente no Saturn pelo excelente Collection que ele tem. Foi aí que a paixão arrebatou mais um coração. Uma estoria única que até hoje não vi repetir c tanta inocência e simplicidade mas ainda sim fantástica, quase como um livro infantil que toma proporções épicas. Phantasy Star e suas continuações clássicas mostram que a Sega que sempre pensou fora da caixa era habilidosa e genial.

Uma pena que essa saga não volte a sua glória, deveria ter o Phantasy Star V hoje pra continuar a luta eterna do bem e do mal.

Enviado do meu Moto X2 Android

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu: Qui Dez 21, 2017 4:23 pmCorredor esse medley é fantástico! Não sei como você os achou mas valeu por compartilhar.
Dê uma olhada no canal da mocinha da flauta depois (Lauren the Flute) que tem outras perfomances legais tanto da banda quanto dela solo :mrgreen:

[BBvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=G5WKvB7 ... ROtP9zED3R
[/BBvideo]
Essa aqui é de doer o coração :cry:

[BBvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=PRKGjle ... ROtP9zED3R[/BBvideo]
Outra que vai right in the feelings.
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Dav »

Imagem

Há exatos 30 anos era lançado “Phantasy Star” para o Master System no Japão, o RPG que revolucionou a indústria. No Brasil o jogo chegou só em 1991 pela Tectoy, mas com uma grande novidade: era totalmente em português!

Na época jogos de plataforma eram mais populares, sendo que os RPGs não faziam tanto sucesso pois eram títulos mais complexos que necessitavam do conhecimento de outro idioma para um aproveitamento 100%. No Japão e EUA esse estilo já se tornava popular graças ao sucesso de títulos como “The Legend of Zelda”, “Dragon Quest” e “Final Fantasy”, mas no Brasil o principal responsável por popularizar o gênero foi mesmo “Phantasy Star“.

De todos esses títulos consagrados citados, “Phantasy Star” certamente é o mais criativo e melhor estruturado tecnicamente em termos de complexidade, narrativa e visuais (tinha impressionantes 4 megabits, enquanto os concorrentes mal chegavam a 1 megabits) e traz uma outra grande novidade para o gênero: uma das primeiras protagonistas femininas em um game!

Imagem

Alis Landale veio ao mundo não como uma “mocinha a ser salva” ou ainda como uma personagem sexualizada para atender aos fetiches masculinos (todo o seu corpo é coberto por roupas e armadura), mas sim como uma heroína que jura vingança pela morte injusta do seu irmão e a missão de destruir o homem mais poderoso do universo.

Mas todo esse apelo feminino tem um nome: Rieko Kodama, a game designer responsável pela criação do jogo. A equipe ainda conta com outros nomes que viriam a ser reconhecidos na Sega como Yuji Naka, o “pai do Sonic” como principal programador, Naoto Oshima (cocriador de Sonic) como designer e Tokuhiko “Bo” Uwabo (criador do som de Alex Kidd in Miracle World entre outros) na trilha sonora. Aliás, vale lembrar que a versão japonesa conta com um chip FM que deixa as músicas ainda mais sofisticadas que a versão ocidental (que já é ótima!).
Imagem

Rieko Kodama e Yuji Naka posando com a versão japonesa de Phantasy Star

Outro elemento que o diferencia dos games do gênero na época era a sua narrativa e ambientação no estilo futurista/fantasia e não totalmente medieval, onde o jogador pode viajar para outros mundos e enfrentar inimigos com armas avançadas – mas os bons e velhos monstros, espadas e magias também marcam presença.

Um recurso interessante é a opção de se falar com os monstros que você encontra, alguns são até amistosos e vão embora. O jogo tem fortes influências da série Star Wars (como os seus criadores mesmo já falaram) o que o deixou ainda mais interessante.

Os visuais do game são incríveis, com cenários detalhados, ctuscenes em estilo anime, criaturas com design artístico inspirado e impressionantes labirintos 3D em primeira pessoa! Era um verdadeiro “monstro” para um videogame 8 Bits.

Imagem

percebe-se muitas influências de Star Wars no game

Uma aventura épica espacial se inicia!

A história se passa no sistema estelar Algol, localizado na Galáxia de Andrômeda e composto por três planetas que giram em torno de uma estrela. São eles: Palma, Dezoris e Motávia. O planeta Dezoris é quase inexplorado, com um clima frio rigoroso e habitantes nada amigáveis. Motávia é um planeta desértico e pouco colonizado. E Palma é o centro de Algol, um mundo bem parecido com a Terra, com montanhas, densas florestas e vastos oceanos. A população é tecnologicamente avançada.
Imagem

Sistema Estelar Algol

Algol é regida pelo rei Lassic, um governante justo e benevolente que exerce controle total sobre o sistema. Porém, já com idade avançada e com medo de morrer, Lassic entra em um culto que promete vida eterna aos seus seguidores.

Ele recebeu uma armadura negra e de acordo com alguns boatos, depois que ele entrou para a nova religião, sua alma se corrompeu. Lassic havia mudado, tornou-se um tirano cruel e inescrupuloso. O caos espalhou-se por Algol, e tudo apenas piorou com o surgimento de monstros sanguinários sobre a superfície dos três planetas, que assustavam a população. Os Robotcops, os guardas de Lassic, reprimiam duramente o povo que se revoltava.

Alguns grupos rebeldes se formaram com o objetivo de lutar pela liberdade da população, destronar Lassic e restaurar a paz e prosperidade em seus mundos. Um desses grupos de resistência estava em uma cidade palmiana chamada Camineet.
Imagem

gráficos e visuais revolucionários para a época

Durante uma revolta nas ruas de Camineet, Nero Landale, um dos integrantes dos grupos de revolta contra Lassic, foi cruelmente assassinado pelos Robotcops. Alis Landale, sua irmã, teve Nero em seus braços enquanto ele morria e ouviu suas últimas palavras, que diziam para procurar um poderoso guerreiro chamado Odin, vingar-se de Lassic e salvar Algol de sua tirania.

E assim começa uma das mais incríveis e épicas aventuras dos videogames, que mesmo 30 anos depois do seu lançamento, ainda consegue encantar jogadores de todas as idades!

Conte para nós quais são suas lembranças com o clássico “Phantasy Star“!

uma incrível fanart de Alis feita por Haven9270

Imagem

a belíssima arte da capa da versão japonesa

Imagem

e a versão ocidental, também lançada aqui no Brasil

Imagem

http://blogtectoy.com.br/phantasy-star- ... s-landale/
Imagem
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por segarule »

Me arrastei pelo jogo todo dessa forma até chegar no Lassic, mas dele não consegui passar.
Chegou em Lassic só com a faquinha? Parabéns.
Sobre o manual, geralmente ocorriam dois problemas:
1 - As locadoras colocavam os cartuchos em caixas personalizadas e não vinha o manual e nem eles disponibilizavam;
2 - Tinha um grupo do qual fazia parte que discriminava quem lia manual. hehehehehe. Coisa de preconceito. Quem era jogador bom, não precisava ler manual para jogar.
Embora eu fosse o mais liberal da turma e não ligava para isso e li manual muitas vezes. Tanto que fui premiado em ler até o fim do Bonanza Bros e a TT dava a dica de seleção de fases.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Jair »

Vix massa demais!

Corredor por que não temos nada no site sobre isso, era sua responsabilidade :P
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por dwerneck »

Meu primeiro contato com Phantasy Star foi em 1993. Tinha ganhado o Master System III uns meses antes e já estava cansado de jogar só o Sonic. Como as locadoras da época não tinham jogos para alugar (eu acho), o jeito foi pedir emprestado para os colegas e, principalmente, para os colegas dos colegas.
Os dois primeiros jogos que consegui emprestado foram Phantasy Star e Olympic Gold. Fui jogar o PS e não entendi nada. Não sabia como jogar, não sabia para onde ia, saía lá pra fora e morria na mesma hora. Não entendia qual era a desse jogo. O jeito foi jogar o Olympic Gold. Na época cheguei a considerar o PS como o pior jogo do Master. Isso por não saber jogar.
Lá pelo ano de 1995, um amigo meu estava fascinado por jogos de RPG. Ele começou jogando os jogos de tabuleiro e depois passou a jogar nos consoles de 16 bits. Ele ficou sabendo que o PS era um dos primeiros RPG's e quis conhecer o jogo. Ele pediu o meu Master emprestado para jogar na casa dele e pediu também para um amigo dele o PS emprestado. Numa dessas vezes que ele estava jogando eu acompanhei e comecei a entender como o jogo funcionava. Outra vez acompanhei ele jogar na casa do amigo dele, que deu várias dicas sobre o jogo.
No ano seguinte eu peguei o Phantasy Star emprestado e joguei por vários meses, só não fui mais longe porque na época eu não tinha os mapas dos labirintos.
Mais tarde, já na época dos computadores e da internet, consegui os mapas de todos os labirintos e também joguei um pouco no emulador. Não era a mesma coisa, mas foi no emulador que eu cheguei ao final do jogo pela primeira vez.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu: Sex Dez 22, 2017 6:13 pmCorredor por que não temos nada no site sobre isso, era sua responsabilidade :P
Porque meu salário de moderador/suposto admin/designer/produtor de conteúdo/fazedor de lista/símbolo sexual/alívio cômico do fórum não cai na minha conta há meses. Tô de greve! :evil:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Jair »

Corredor X escreveu: Dom Dez 31, 2017 12:58 pm
Jair escreveu: Sex Dez 22, 2017 6:13 pmCorredor por que não temos nada no site sobre isso, era sua responsabilidade :P
Porque meu salário de moderador/suposto admin/designer/produtor de conteúdo/fazedor de lista/símbolo sexual/alívio cômico do fórum não cai na minha conta há meses. Tô de greve! :evil:
Uai eu deposito todo mês na sua poupança...
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por Corredor X »

Não lembro a última vez em que aconteceu, seus fundos de curto prazo estão deixando a desejar faz tempo.
Imagem
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: 30 anos de Phantasy Star ❤

Mensagem por DrasgonDigger »

A primeira vez que aluguei Phantasy fiquei em choque, tinha 14 anos, achei que tinha algum defeito nos textos por alguns segundos, pq nenhuma jogo era em português, fiquei achando que era português de portugal, por causa das palavras que não tinham acentuação. Adorei e o jogo era top demais, então eu alugava todo o sábado pra ficar com o cartucho até segunda feira. Mas toda vez que eu ia alugar de novo meu save estava apagado, então resolvi fazer uma troca com o dono da locadora, Super Futebol 2 por Phantasy Star, o único problema é que ele nunca soube da troca a:roll:a .

Fiz tutoriais com mapas e tudo com o tempo, mas aí surgiu PSCAVE :(, e vi que todo meu trabalho foi em vão.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Responder