Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

Olá, sou novato aqui e espero q n tenha nenhum tópico parecido. Eu tenho um Genesis 1 e uma tv CRT com entrada S-VIDEO. Tô querendo melhorar a qualidade da imagem comprando um cabo Scart e um adaptador Scart para S-video. Será q essa gambiarra toda daria certo?
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv

a:placamd:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por DMN_Sonic »

pauloacdc escreveu:Olá, sou novato aqui e espero q n tenha nenhum tópico parecido. Eu tenho um Genesis 1 e uma tv CRT com entrada S-VIDEO. Tô querendo melhorar a qualidade da imagem comprando um cabo Scart e um adaptador Scart para S-video. Será q essa gambiarra toda daria certo?
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv

a:placamd:a
Dá na mesma, você não vai melhorar o mesmo sinal. S-Video é S-Video independente da origem dele.


S-Video é o melhor sinal que se pode ter naturalmente de um Mega Drive, para melhorar só usando RGB mesmo, mas aí envolve muito mais que um cabo, você tem que ter quem receba este sinal puro, ou seja, ou você tem algum conversor para componente para não haver perda significativa ou então um monitor RGB como os profissionais PVM ou de arcade.

Eu fiz a modificação de uma TV CRT para aceitar RGB puro mas depende de TV pra TV. Tem um tópico aqui no forum na parte de assuntos técnicos.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

DMN_Sonic escreveu:
pauloacdc escreveu:Olá, sou novato aqui e espero q n tenha nenhum tópico parecido. Eu tenho um Genesis 1 e uma tv CRT com entrada S-VIDEO. Tô querendo melhorar a qualidade da imagem comprando um cabo Scart e um adaptador Scart para S-video. Será q essa gambiarra toda daria certo?
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv

a:placamd:a
Dá na mesma, você não vai melhorar o mesmo sinal. S-Video é S-Video independente da origem dele.


S-Video é o melhor sinal que se pode ter naturalmente de um Mega Drive, para melhorar só usando RGB mesmo, mas aí envolve muito mais que um cabo, você tem que ter quem receba este sinal puro, ou seja, ou você tem algum conversor para componente para não haver perda significativa ou então um monitor RGB como os profissionais PVM ou de arcade.

Eu fiz a modificação de uma TV CRT para aceitar RGB puro mas depende de TV pra TV. Tem um tópico aqui no forum na parte de assuntos técnicos.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Eu tô usando AV composto. Posso n ter me expressado bem, mas a pergunta foi para a adaptação... Se eu teria um sinal S-video bacana com toda a gambiarra. Tv Scart eh um sonho e quem sabe a minha tem a possibilidade de adaptar. Vou pesquisar esse tópico. Obrigado

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por DMN_Sonic »

Ah sim meu caro, agora saquei. No caso do S-Video ele não sai do console por vias normais, ele tem que ter modificação pra tal. Talvez o cabo de alguma forma quebre o sinal composto para S-Video o que não produz mesmo um bom resultado.
Segue as pinagens dos consoles pra você ver que não há como. Quem tem a saída S-Video direto é o Saturn.

Imagem
Imagem

Outra duvida interessante, qual o modelo do seu Mega Drive? O I/II ou o 3?

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

DMN_Sonic escreveu:Ah sim meu caro, agora saquei. No caso do S-Video ele não sai do console por vias normais, ele tem que ter modificação pra tal. Talvez o cabo de alguma forma quebre o sinal composto para S-Video o que não produz mesmo um bom resultado.
Segue as pinagens dos consoles pra você ver que não há como. Quem tem a saída S-Video direto é o Saturn.

Imagem
Imagem

Outra duvida interessante, qual o modelo do seu Mega Drive? O I/II ou o 3?

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Genesis 1. Até tenho outros megas, inclusive um Tectoy 3, mas o q eu uso eh genesis 1 e eu n tenho coragem de fazer mod nele... A ideia eh comprar esse cabo:
http://s.aliexpress.com/EJFVbyeu
e adapta-lo nesse adaptador:
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv
Vou correr atrás de adaptar ou comprar um monitor com SCART no futuro... Mas por enquanto eh mais viável usar por S-video por causa da TV q já tenho.o AV composto n eh a pior coisa do mundo, mas o S-video eh bem melhor! E essa gambiarra, se funcionar, sairá barato!




Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por DMN_Sonic »


pauloacdc escreveu:
DMN_Sonic escreveu:Ah sim meu caro, agora saquei. No caso do S-Video ele não sai do console por vias normais, ele tem que ter modificação pra tal. Talvez o cabo de alguma forma quebre o sinal composto para S-Video o que não produz mesmo um bom resultado.
Segue as pinagens dos consoles pra você ver que não há como. Quem tem a saída S-Video direto é o Saturn.

Imagem
Imagem

Outra duvida interessante, qual o modelo do seu Mega Drive? O I/II ou o 3?

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Genesis 1. Até tenho outros megas, inclusive um Tectoy 3, mas o q eu uso eh genesis 1 e eu n tenho coragem de fazer mod nele... A ideia eh comprar esse cabo:
http://s.aliexpress.com/EJFVbyeu
e adapta-lo nesse adaptador:
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv
Vou correr atrás de adaptar ou comprar um monitor com SCART no futuro... Mas por enquanto eh mais viável usar por S-video por causa da TV q já tenho.o AV composto n eh a pior coisa do mundo, mas o S-video eh bem melhor! E essa gambiarra, se funcionar, sairá barato!




Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Putz... Aí é outro tiro no escuro. O SCART é um conector completo. Por ele passam todos os sinais de audio e video possíveis, dentre eles o Croma e o Luma, responsáveis pelo sinal S-Video. Como o cabo do Mega Drive não vai mesmo ter esses sinais esse "conversor" aí não vai converter nada, ele só pega os pinos correspondentes ao Croma e Luma e ligam diretamente ao fêmea S-Video.

Veja que comumente nem S-Video tem no conector scart
Imagem

O que torna esse "conversor" ainda mais duvidoso.

Outra pergunta, você é de SP capital? Eu recentemente fiz um mod em TV de tubo comum pra aceitar RGB e a gente pode conversar como faria isso pra você, aí você consegue ter algo especifico para consoles antigos já em RGB.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

DMN_Sonic escreveu:
pauloacdc escreveu:
DMN_Sonic escreveu:Ah sim meu caro, agora saquei. No caso do S-Video ele não sai do console por vias normais, ele tem que ter modificação pra tal. Talvez o cabo de alguma forma quebre o sinal composto para S-Video o que não produz mesmo um bom resultado.
Segue as pinagens dos consoles pra você ver que não há como. Quem tem a saída S-Video direto é o Saturn.

Imagem
Imagem

Outra duvida interessante, qual o modelo do seu Mega Drive? O I/II ou o 3?

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Genesis 1. Até tenho outros megas, inclusive um Tectoy 3, mas o q eu uso eh genesis 1 e eu n tenho coragem de fazer mod nele... A ideia eh comprar esse cabo:
http://s.aliexpress.com/EJFVbyeu
e adapta-lo nesse adaptador:
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv
Vou correr atrás de adaptar ou comprar um monitor com SCART no futuro... Mas por enquanto eh mais viável usar por S-video por causa da TV q já tenho.o AV composto n eh a pior coisa do mundo, mas o S-video eh bem melhor! E essa gambiarra, se funcionar, sairá barato!




Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Putz... Aí é outro tiro no escuro. O SCART é um conector completo. Por ele passam todos os sinais de audio e video possíveis, dentre eles o Croma e o Luma, responsáveis pelo sinal S-Video. Como o cabo do Mega Drive não vai mesmo ter esses sinais esse "conversor" aí não vai converter nada, ele só pega os pinos correspondentes ao Croma e Luma e ligam diretamente ao fêmea S-Video.

Veja que comumente nem S-Video tem no conector scart
Imagem

O que torna esse "conversor" ainda mais duvidoso.

Outra pergunta, você é de SP capital? Eu recentemente fiz um mod em TV de tubo comum pra aceitar RGB e a gente pode conversar como faria isso pra você, aí você consegue ter algo especifico para consoles antigos já em RGB.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Sou do RJ... Imagem

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por DMN_Sonic »

Caramba... Senão dava pra fazer um bem bolado pra modificar a TV que você tiver e ter RGB.

Eu ainda estou amadurecendo a idéia de fazer TVs prontas pra vender porém acredito que não passariam de 21 polegadas por conta do peso. O Correio só aceita postagens de até 30Kg.
Mas caso você queira tirar o melhor de imagem possível há outra alternativa, porém você não escapa de uma solda aqui e ali. Tem uma placa conversora de RGB para VGA também no AliExpress que ajuda bem nisso:
http://s.aliexpress.com/VnaeyiaI

Com ele você pode ligar o RGB do Mega Drive e passar para um monitor de computador. Ele faz resoluções de 640x480, 800x600 e 1360x768 das quais essas TVs novas aceitam.

Esse é um video que eu fiz sobre ela:


Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

DMN_Sonic escreveu:Caramba... Senão dava pra fazer um bem bolado pra modificar a TV que você tiver e ter RGB.

Eu ainda estou amadurecendo a idéia de fazer TVs prontas pra vender porém acredito que não passariam de 21 polegadas por conta do peso. O Correio só aceita postagens de até 30Kg.
Mas caso você queira tirar o melhor de imagem possível há outra alternativa, porém você não escapa de uma solda aqui e ali. Tem uma placa conversora de RGB para VGA também no AliExpress que ajuda bem nisso:
http://s.aliexpress.com/VnaeyiaI

Com ele você pode ligar o RGB do Mega Drive e passar para um monitor de computador. Ele faz resoluções de 640x480, 800x600 e 1360x768 das quais essas TVs novas aceitam.

Esse é um video que eu fiz sobre ela:


Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
O brabo eh confiar nos correios em relação a integridade da TV. Imagem
Sobre o cabo e o adaptador, fiz o pedido e postarei aqui, qnd chegar, o resultado dessa gambiarra...
Desde já o agradeço pelas respostas e atenção. Imagem

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por dplc81 »

Prático e confortável seria se você comprasse um cabo da HD Retrovision (RGB para YUV/Componente). Não precisa modificação nenhuma nem na tv, nem no console. O que não é nada prático e confortável é o "precinho" desse cabo, em torno de 50 dólares.
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

dplc81 escreveu:Prático e confortável seria se você comprasse um cabo da HD Retrovision (RGB para YUV/Componente). Não precisa modificação nenhuma nem na tv, nem no console. O que não é nada prático e confortável é o "precinho" desse cabo, em torno de 50 dólares.
Bem caro mesmo... Mas infelizmente minha TV de tubo n tem componente... A melhor entrada eh o S-video

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

lukeduke
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Set 08, 2017 8:39 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por lukeduke »

DMN_Sonic escreveu: Qua Ago 30, 2017 8:06 am
pauloacdc escreveu:Olá, sou novato aqui e espero q n tenha nenhum tópico parecido. Eu tenho um Genesis 1 e uma tv CRT com entrada S-VIDEO. Tô querendo melhorar a qualidade da imagem comprando um cabo Scart e um adaptador Scart para S-video. Será q essa gambiarra toda daria certo?
http://s.aliexpress.com/m6VniqUv

a:placamd:a
Dá na mesma, você não vai melhorar o mesmo sinal. S-Video é S-Video independente da origem dele.


S-Video é o melhor sinal que se pode ter naturalmente de um Mega Drive, para melhorar só usando RGB mesmo, mas aí envolve muito mais que um cabo, você tem que ter quem receba este sinal puro, ou seja, ou você tem algum conversor para componente para não haver perda significativa ou então um monitor RGB como os profissionais PVM ou de arcade.

Eu fiz a modificação de uma TV CRT para aceitar RGB puro mas depende de TV pra TV. Tem um tópico aqui no forum na parte de assuntos técnicos.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...
Bom saber disso. Eu já ia gastar dinheiro a toa.
pauloacdc
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 30, 2017 12:28 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por pauloacdc »

Olá, há quase 3 meses atrás abri esse tópico com uma pergunta sobre um adaptador scart para S-video e o cabo Scart do genesis 1. Relembrando, tenho uma tv de tubo com apenas av composto e S-VIDEO... Como prometido, iria falar sobre a gambiarra e se eu teria o sinal S-video. Resultado: O adaptador funciona, o cabo funciona mas o S-VIDEO n... O mega n tem nativo esse sinal e quando uso o adaptador com S-VIDEO, as cores ficam totalmente loucas. Qnd eu tiro o cabo S-video, a imagem fica como um cabo AV composto... Esse adaptador eh bacana d+ e pelo q percebi, se o mega tivesse facilmente o S-VIDEO, teria sucesso com a gambiarra... Tentarei com o cabo Scart do S-nes, q tem cabo S-video, essa gambiarra. Tenho quase certeza q dará certo, ou seja, o q eh nativo funciona bem passando de um Scart para av composto ou S-VIDEO... O legal desse adaptador eh q ele tem um botão de entrada e saída e isso eh o diferencial qnd n temos um cabo Scart e temos um adaptador scart para HDMI... Esse adaptador funcionaria muito bem! Estou esperando esse adaptador chegar... Qnd chegar testarei e postarei aqui o resultado. Desde já agradeço a atenção na minha dúvida. ImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk



Kokomeri
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 21, 2013 10:40 pm

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por Kokomeri »

Lembro q no japão tem um s-vídeo box pro Mega Drive 2(MD3 nacional), ele "extrai" o sinal em rgb e converte para s-vídeo. Não sei se existe pro Mega Drive 1.

Imagem
Imagem

Master System III/Mega Drive(Jap)/Dreamcast(US)
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Cabo Scart + adaptador S-VIDEO

Mensagem por Gate »

pauloacdc escreveu: Sáb Nov 11, 2017 12:58 amO mega n tem nativo esse sinal e quando uso o adaptador com S-VIDEO, as cores ficam totalmente loucas.
Será que isso não é questão de transcodificação? Eu comprei um conversor desses há alguns anos atrás e testei com os SCARTs de 2 Saturns e 1 SNES. O SNES e o Saturn nacional ficaram com as cores doidonas, mas o Saturn japonês ficou normal. Então supus que minha velha tubosa não era PAL-M, mas não entendo muito desse assunto..
Responder