SNES x Mega = Mais com Menos?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Gigacom »

Já notaram que vários jogos que saíram tanto para SNES quanto para o Mega, não raro possuem o mesmo tamanho em Mb, mas mesmo assim as versões do Mega sofrem com gráficos menos caprichados e áudio sofrido?

Pois é... isso até hoje dá lenha pra fogueira santa e nunca se chegou de fato a um veredicto.

Algo que sempre notei, é que alguns jogos mais caprichados do Mega, mesmo possuindo modestos 8Mb contém gráficos mais bem trabalhados, áudio supimpa, efeitos de zoom, rotação e outras coisas mais (que não possuem suporte nativo no hardware do console, mas podem ser perfeitamente reproduzidos por código).

Logo, estando claro que o Meguinha é tão capaz quanto o SNES em vários aspectos, por que observamos uma degradação tão grande em alguns títulos que saíram para ambos os consoles?

Obviamente, não há uma única resposta para esse fenômeno. Porém, um conjunto de possíveis razões podem ser:

> Rentabilidade. Para portar alguns jogos para o Mega com a mesma qualidade, é possível que fosse necessário mais trabalho e empenho das produtoras, o que aumenta os custos com mão de obra.

> Tempo. Produzir um port para ambos (SNES e Mega) demanda tempo, porém para o Mega talvez fosse um tanto mais complicado por conta do suporte da Sega ou mesmo limitações das plataformas de desenvolvimento oficiais do console.

> Limitações do hardware. O SNES suporta melhor gráficos mais elaborados e desenhados. Isso se deve a uma série de fatores: sistema atualizado (em relação ao Mega), mais memória principal, chip de som melhor, chip gráfico mais capaz, funções de efeitos nativos no processador... entre outros. Logo, para ter a mesma qualidade no Mega Drive é necessário mais trabalho do time de desenvolvimento de modo a otimizar o código e inserir os gráficos/áudio com qualidade tão boa quanto no SNES, além de possivelmente exigir mais memória. Tudo isso junto geraria...

> Custos. Aumento nos custos, decorrente de trabalhos adicionais e tempo de desenvolvimento, além de exigir chips com mais memória para abarcar código adicional, melhores sprites entre outros.

Vocês acham que isso procede, ou se tem mais alguma coisa que se pode considerar?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Perfeitamente caro Giga, principalmente na parte da programação, o suporte da Ni***ndo com as 3rd parties sempre foi maior e com contratos de exclusividade a empresa podia entregar o ouro na mão deles mais facilmente.
Outra indicação sobre meu argumento é que muitas vezes eram usados os games multiplataforma como comparativo de qualidade, então se você fornece melhor recurso pra que essas empresas façam um melhor trabalho, a culpa cairá na concorrente tendo aparente hardware pior. Até hoje isso acontece onde um jogo numa plataforma roda em 1080p e em outro 720p, ou tem mais engasgos e slowdowns, maior loading e por aí vai.

Quer ver a diferença, porque o port do MK2 de Mega é infinitamente melhor que o de SNES e no MK3 é o contrário? Empresas diferentes e tempos diferentes. A franquia MK sempre foi associada pela violência, coisa que a Ni***ndo não queria vinculada a marca mas só se deram conta que MK daria um bom dinheiro depois que o MK1 e 2 vendeu igual água por conta da competência dos ports de Mega, aí deram munição pro MK3 e UMK3 serem melhores e resultando num melhor Port, o que naturalmente fez vender muito.

Nesses tempos a galera era muito leiga em hardware, compravam o que viam e se era mais bonito queria ter, hoje temos cultura pra comparar as coisas mas antes nem os gringos tinham, então o motor do carro podia até ser ruim mas a lataria era bonita e assim se vendia.

Prova também dessa polaridade é a própria Capcom ter feito o Final Fight no SNES mas ter feito versões melhores do Street Fighter no Mega Drive por conta do hardware ser mas responsivo, então representaria melhor a franquia do que o enfadonho SNES e seu processador Teco Teco, a proporção de tela de uma versão pra outra fica nítido a redução que a Capcom teve que fazer pro SNES aguentar rodar o game, coisa que o Mega Drive tinha de sobra.

Outro game que o Mega Drive derruba e feio o SNES é o Out of this World. No SNES tem loading! Não aguenta carregar ou vetorizar em tempo real e Mega Drive consegue.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por old-hutter »

Gigacom meu querido, você comentou a dificuldade do softhouses em desenvolver games pro MD em virtude (também) do hardware, mas ... os Motorola M68000 e Z-80 encontrados no MD eram processadores amplamente usados em inúmeros games de Arcades na década de 80. A íntima relação da Ni***ndo com as Third Parties eu concordo que deve ter ajudado muito no desenvolvimento dos games para o SNES.

Os MK 1 e 2 que o DMN_Sonic comentou são ótimos exemplos, eu citaria EarthWormJim como excelente no MD e péssimo no SNES, embora MK3 e UMK3 são imbatíves no SNES, ninguém em sã consciência questiona isso.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Jair »

Também não acho que houvessem dificuldades, era pouco caso mesmo, ao menos nos primeiros anos. O cenário começou a mudar depois de Sonic.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Istemthebronx »

Opa, uma coisa aí do DMN_Sonic vou discordar com louvor. Nunca MK2 a versão de Mega ser melhor a de Super Ni***ndo, a versão de Super Ni***ndo é muito, mas muitíssimo superior a versão de MK2 do Mega, em gráficos, jogabilidade, diversão. som. Aquele Fergality da versão do Mega é só um extra pra tentar dar um charme na versão, sendo a versão de Super Ni***ndo tem sangue pra carai (principalmente versão americana), melhor MK do Super Ni***ndo junto com MK3.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Odin »

Nunca joguei a versão japonesa do MK2 de Mega, mas já vi falarem em outro lugar que o sangue do jogo é verde... Também joguei muito pouco a versão ocidental, é o único que me falta para fechar os 4 jogos de Mega... Por maldição não consigo esse jogo, só quero jogar ele de vez quando tiver o cartucho :lol:

Mas não tenho o que reclamar da versão de SNES... Não sei dizer qual é o melhor por não ter jogado direito a versão de Mega... Mas já tive o 1 dos dois consoles, hoje só tenho o de Mega porque fui roubado e levaram o meu de SNES uma vez, mas sempre gostei mais da versão e SNES, o de Mega tem sangue, ok, e isso faz 99% das pessoas preferirem ele, mas sempre achei os gráficos da versão de SNES melhores, o som também, o que falta nesse jogo é justamente o maldito sangue, mas em Street Fighter 2 não tem sangue e ninguém fala nada :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Pois você é o primeiro ser humano que vejo gostar dessa versão. Além daquele som enfadonho do SNES que dá sono nota-se que a velocidade não favorece. O que destaco aí são os gráficos que estão mais polidos e até a barra de sangue é mais detalhada. Só veja nessa imagem como SNES era fraco:
Imagem

O tamanho da tela útil, o tamanho dos personagens e dos elementos são melhores no MD, o SNES tem detalhes melhores mas não o jogo melhor. Culpo nem tanto o hardware do SNES mas a empresa responsável pelo port, a Sculptured Software que o deixou caricato, ainda uma fraca empresa que o maior expoente próximo dele foi um dos games do Star Wars do SNES que é ótimo mas aqui faltou um pouco mais de conhecimento do produto, coisa que quando a Acclaim assumiu de vez a empresa fez bonito no MK3 no SNES e deixou a de MD uma droga.

Confesso que ela passa longe de uma experiência real de arcade, coisa que o MD faz com maestria. Fergality é uma bobeira mesmo, o que eu sempre quis foi jogar com os secretos e o MK II Unlimited me fez isso.

Veja outro exemplo claro que o SNES não presta pra games de luta (exceto claro quando bem feitos):
Imagem
O Samurai Shodown de SNES é uma vergonha sem tamanho, a de MD se aproxima do original devido aos sprites grandes e jogabilidade melhor.

Imagem
Aqui outro exemplo que até hoje gera discussão em que o Street Fighter é melhor no MD que no SNES, é só olhar a proporção dos sprites, é absurda.

O fato é que depois de 93 as empresas aprenderam a lidar melhor com o SNES e podiam fazer porta mais ricos devido a boa paleta de cores dele, alem que suportava mais cores simultâneas, como essa coisa de resolução não afetava muita coisa nas TVs de tubo passava desapercebido e só conseguimos ver isso hoje.
Istemthebronx escreveu:Opa, uma coisa aí do DMN_Sonic vou discordar com louvor. Nunca MK2 a versão de Mega ser melhor a de Super Ni***ndo, a versão de Super Ni***ndo é muito, mas muitíssimo superior a versão de MK2 do Mega, em gráficos, jogabilidade, diversão. som. Aquele Fergality da versão do Mega é só um extra pra tentar dar um charme na versão, sendo a versão de Super Ni***ndo tem sangue pra carai (principalmente versão americana), melhor MK do Super Ni***ndo junto com MK3.

Enviado de meu victara usando Tapatalk



Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Istemthebronx »

DMN_Sonic escreveu: Dom Abr 30, 2017 12:01 am Pois você é o primeiro ser humano que vejo gostar dessa versão. Além daquele som enfadonho do SNES que dá sono nota-se que a velocidade não favorece. O que destaco aí são os gráficos que estão mais polidos e até a barra de sangue é mais detalhada. Só veja nessa imagem como SNES era fraco:
Imagem

O tamanho da tela útil, o tamanho dos personagens e dos elementos são melhores no MD, o SNES tem detalhes melhores mas não o jogo melhor. Culpo nem tanto o hardware do SNES mas a empresa responsável pelo port, a Sculptured Software que o deixou caricato, ainda uma fraca empresa que o maior expoente próximo dele foi um dos games do Star Wars do SNES que é ótimo mas aqui faltou um pouco mais de conhecimento do produto, coisa que quando a Acclaim assumiu de vez a empresa fez bonito no MK3 no SNES e deixou a de MD uma droga.

Confesso que ela passa longe de uma experiência real de arcade, coisa que o MD faz com maestria. Fergality é uma bobeira mesmo, o que eu sempre quis foi jogar com os secretos e o MK II Unlimited me fez isso.

Veja outro exemplo claro que o SNES não presta pra games de luta (exceto claro quando bem feitos):
Imagem
O Samurai Shodown de SNES é uma vergonha sem tamanho, a de MD se aproxima do original devido aos sprites grandes e jogabilidade melhor.

Imagem
Aqui outro exemplo que até hoje gera discussão em que o Street Fighter é melhor no MD que no SNES, é só olhar a proporção dos sprites, é absurda.

O fato é que depois de 93 as empresas aprenderam a lidar melhor com o SNES e podiam fazer porta mais ricos devido a boa paleta de cores dele, alem que suportava mais cores simultâneas, como essa coisa de resolução não afetava muita coisa nas TVs de tubo passava desapercebido e só conseguimos ver isso hoje.

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Engraçado, pois acho que onde você tar frequentando nada de fóruns, vídeos de comparações, a versão do Super Ni***ndo ser melhor que a do Mega Drive no Mortal Kombat II é gigantesca. Primeiro que o MD não faz com maestria a conversão de MK2 não, e som sem sono, o som da versão do jogo no Mega Drive, nem pra ir no banheiro cagar eu quero ouvir esse som, do tanto que ser horrível, tamanho da tela útil tá muito bem feito no Super Ni***ndo, as cores como você postou aí na imagem ficam mais nítidas no Super Ni***ndo do que no Mega Drive cara, onde fica tudo escuro, sem definição. Tamanho dos personagens muito bom no Super Ni***ndo, sem exageros, no Mega tentou passar o lance do arcade, mas ficou feio o formato dos personagens. E ainda tem mais, a tela com o nome dos personagens, ficou feia sem definição no Mega Drive, enquanto que no Super Ni***ndo, bem nítida, dá pra ver o nome dos personagens certinho.

E experiência real de arcade, tirando somente por conta do controle de seis botões do Mega Drive que tar na configuração no naipe do Arcade, o resto é muito melhor no Super Ni***ndo, recomendo você olhar as comparações aí entre as versões do jogo no youtube, pra você ver que a sua opinião é de poucos.

E ahh...não falei de Samurai Showdown e nem de Street Fighter II, pois SF2 curto mais no Mega Drive mesmo.

Agora MK2 melhor no Mega Drive....uma coisa é fato, você é seguista, porque essa versão de MK2 no Mega Drive é fraca perto da versão do Super Ni***ndo, em som, em gráfico, jogabilidade se equivale (mesmo com o controle do Mega sendo parecido com o do Arcade, a franquia MK foi a que melhor usou o sistema de botões do Super Ni***ndo).

Quer comparar MK2 de Super Ni***ndo com uma versão mais parruda, compare com a do 32X, essa sim uma versão mais caprichada, porque a do Mega Drive, você É um dos poucos que curte ela mais do que a de Super Ni***ndo,
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Gigacom »

Treta.jpeg
Treta.jpeg (45.88 KiB) Exibido 5928 vezes
Hehehe. Meninos, meninos. Deixemos a religião de lado e concentremos na questão.

O fato é que, como nosso chefe Jair disse, tem mais cara de ser desleixo mesmo o Mega/Master terem recebido tantas conversões ruins ao passo que vimos várias conversões fodásticas.

Porém, os outros consoles também sofreram desse mal. Out of This World para o SNES por exemplo... Gzuis! Tem um reloginho de loading toda santa vez que muda de tela! Enquanto que em Flashback, sucessão espiritual desse jogo, já não vemos esse mesmo problema - logo, não acredito que tenha havido limitação de hardware e sim a nível de código mesmo.

Porém, é curioso notar que os joguinhos de SNES eram mais caprichados em termos de desenho. A coisa toda era mais bonita, clara, melhor definida e desenhada. Toy Store, no SNES, é bem mais fofuchinho de lindo, porém no Mega a coisa não fica muito atrás principalmente em questão de velocidade e jogabilidade.

Outro exemplo... Contra.
Contra - The Aliens War do SNES é fantástico, sprites grandes, muito bem desenhados, jogo inteiro cheio de detalhes, som fodástico, animação duca!!! Contra The Hard Corps já é completamente diferente, os desenhos não são tão detalhados e os efeitos de som deixam a desejar, mas caras, os inimigos piruletando pela tela, a ação frenética e rápida (praticamente um Sonic com tiros e explosões) e a trilha sonora que ficou pra lá de estimulante... mostram como ambos os consoles tinham lá suas qualidades que, quando aproveitadas bem resultaram em grandes jogos.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por DMN_Sonic »


Istemthebronx escreveu:
DMN_Sonic escreveu: Dom Abr 30, 2017 12:01 am Pois você é o primeiro ser humano que vejo gostar dessa versão. Além daquele som enfadonho do SNES que dá sono nota-se que a velocidade não favorece. O que destaco aí são os gráficos que estão mais polidos e até a barra de sangue é mais detalhada. Só veja nessa imagem como SNES era fraco:
Imagem

O tamanho da tela útil, o tamanho dos personagens e dos elementos são melhores no MD, o SNES tem detalhes melhores mas não o jogo melhor. Culpo nem tanto o hardware do SNES mas a empresa responsável pelo port, a Sculptured Software que o deixou caricato, ainda uma fraca empresa que o maior expoente próximo dele foi um dos games do Star Wars do SNES que é ótimo mas aqui faltou um pouco mais de conhecimento do produto, coisa que quando a Acclaim assumiu de vez a empresa fez bonito no MK3 no SNES e deixou a de MD uma droga.

Confesso que ela passa longe de uma experiência real de arcade, coisa que o MD faz com maestria. Fergality é uma bobeira mesmo, o que eu sempre quis foi jogar com os secretos e o MK II Unlimited me fez isso.

Veja outro exemplo claro que o SNES não presta pra games de luta (exceto claro quando bem feitos):
Imagem
O Samurai Shodown de SNES é uma vergonha sem tamanho, a de MD se aproxima do original devido aos sprites grandes e jogabilidade melhor.

Imagem
Aqui outro exemplo que até hoje gera discussão em que o Street Fighter é melhor no MD que no SNES, é só olhar a proporção dos sprites, é absurda.

O fato é que depois de 93 as empresas aprenderam a lidar melhor com o SNES e podiam fazer porta mais ricos devido a boa paleta de cores dele, alem que suportava mais cores simultâneas, como essa coisa de resolução não afetava muita coisa nas TVs de tubo passava desapercebido e só conseguimos ver isso hoje.

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Engraçado, pois acho que onde você tar frequentando nada de fóruns, vídeos de comparações, a versão do Super Ni***ndo ser melhor que a do Mega Drive no Mortal Kombat II é gigantesca. Primeiro que o MD não faz com maestria a conversão de MK2 não, e som sem sono, o som da versão do jogo no Mega Drive, nem pra ir no banheiro cagar eu quero ouvir esse som, do tanto que ser horrível, tamanho da tela útil tá muito bem feito no Super Ni***ndo, as cores como você postou aí na imagem ficam mais nítidas no Super Ni***ndo do que no Mega Drive cara, onde fica tudo escuro, sem definição. Tamanho dos personagens muito bom no Super Ni***ndo, sem exageros, no Mega tentou passar o lance do arcade, mas ficou feio o formato dos personagens. E ainda tem mais, a tela com o nome dos personagens, ficou feia sem definição no Mega Drive, enquanto que no Super Ni***ndo, bem nítida, dá pra ver o nome dos personagens certinho.

E experiência real de arcade, tirando somente por conta do controle de seis botões do Mega Drive que tar na configuração no naipe do Arcade, o resto é muito melhor no Super Ni***ndo, recomendo você olhar as comparações aí entre as versões do jogo no youtube, pra você ver que a sua opinião é de poucos.

E ahh...não falei de Samurai Showdown e nem de Street Fighter II, pois SF2 curto mais no Mega Drive mesmo.

Agora MK2 melhor no Mega Drive....uma coisa é fato, você é seguista, porque essa versão de MK2 no Mega Drive é fraca perto da versão do Super Ni***ndo, em som, em gráfico, jogabilidade se equivale (mesmo com o controle do Mega sendo parecido com o do Arcade, a franquia MK foi a que melhor usou o sistema de botões do Super Ni***ndo).

Quer comparar MK2 de Super Ni***ndo com uma versão mais parruda, compare com a do 32X, essa sim uma versão mais caprichada, porque a do Mega Drive, você É um dos poucos que curte ela mais do que a de Super Ni***ndo,
Bem, que eu amo a Sega isso é fato, agora seguista... Hummmm.... Acho que não. Senão eu não teria passado boa parte da minha infância com um SNES, ter mais de 30 consoles dentre eles vários da Ni***ndo e amar Metroid, a questão aqui é analisar cada caso.


Sobre o MK2 como dizem, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu, abomino os MK1 e MK2 de SNES e admiro muito o MK3 e UMK3 nele, como falei faltou informação aí. Se fosse seguir sua linha de raciocínio diria que você é Nintendista, mas não cometerei esse pecado mortal, acho que você é maior que isso.

Um exemplo claro de que quando quer fazer bem feito faz é o lindo Killer Instinct, memorável jogo com músicas excelentes e jogabilidade ímpar, fez o SNES com seu processador carroça virar uma mega máquina de luta.

Aliás, fazendo uma analogia com PCs um SNES tem ótima placa de video mas processador fraco, contrário do Mega que é vice versa.


Ah Giga, seguindo seu estilo de piadas infames, esse tópico está um Combate Mortal! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu victara usando Tapatalk


Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Istemthebronx »

DMN_Sonic escreveu: Ter Mai 02, 2017 12:12 pm Bem, que eu amo a Sega isso é fato, agora seguista... Hummmm.... Acho que não. Senão eu não teria passado boa parte da minha infância com um SNES, ter mais de 30 consoles dentre eles vários da Ni***ndo e amar Metroid, a questão aqui é analisar cada caso.


Sobre o MK2 como dizem, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu, abomino os MK1 e MK2 de SNES e admiro muito o MK3 e UMK3 nele, como falei faltou informação aí. Se fosse seguir sua linha de raciocínio diria que você é Nintendista, mas não cometerei esse pecado mortal, acho que você é maior que isso.

Um exemplo claro de que quando quer fazer bem feito faz é o lindo Killer Instinct, memorável jogo com músicas excelentes e jogabilidade ímpar, fez o SNES com seu processador carroça virar uma mega máquina de luta.

Aliás, fazendo uma analogia com PCs um SNES tem ótima placa de video mas processador fraco, contrário do Mega que é vice versa.


Ah Giga, seguindo seu estilo de piadas infames, esse tópico está um Combate Mortal! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Tive que cortar os outros quotes, pq a discussão já tá longe, mas vai ainda mais longe...hehehe.
Rapa, não tiro tua razão não, era pra eu ser Nintendista, mas quando conheci o Ni***ndo 64, pensei...esse é o sucessor do Super Ni***ndo?! Tá loko, seguir mais consoles da Ni***ndo não...hehehe..e na mesma época conheci o Playstation 1 e fiquei fã de Crash, entre outros jogos, pra não dizer que abomino a Ni***ndo pós-Super, curto demais o Gamecube e uns jogos pingados do Wii e Wii U (Donkey Kong Country Returns, DKC Tropical Freeze e mais alguns 10 das duas plataformas somente, mesmo sem ter console delas). Killer Instinct é fera demais, como joguei, e detestava o TJ Combo, pois achava ele fraco, mal sabia que eu era juvenil de não saber os tricks dele.
Voltando ao MK2, curto demais a versão do Super Ni***ndo, e gosto é comum ter diferenças mesmo. hehehe

E por mais que a Capcom tenha feito altos jogos no Super Ni***ndo, em outro fórum, tou participando duma discussão lá muito bacana, onde mostram o não capricho da Capcom em terem feito a programação correta baseada na arquitetura do console, pois eles queriam fazer como no Arcade, mas aí cortava os detalhes, achando que iria adiantar, contudo não rolava.

Por isso que quando você falou de Street Fighter II, prontamente já respondi que prefiro a versão do Mega por conta de gostar mais da fluidez da versão Mega e também pelo controle de 6 botões do Mega que gosto de jogar o SF2.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por DMN_Sonic »


Istemthebronx escreveu:
DMN_Sonic escreveu: Ter Mai 02, 2017 12:12 pm Bem, que eu amo a Sega isso é fato, agora seguista... Hummmm.... Acho que não. Senão eu não teria passado boa parte da minha infância com um SNES, ter mais de 30 consoles dentre eles vários da Ni***ndo e amar Metroid, a questão aqui é analisar cada caso.


Sobre o MK2 como dizem, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu, abomino os MK1 e MK2 de SNES e admiro muito o MK3 e UMK3 nele, como falei faltou informação aí. Se fosse seguir sua linha de raciocínio diria que você é Nintendista, mas não cometerei esse pecado mortal, acho que você é maior que isso.

Um exemplo claro de que quando quer fazer bem feito faz é o lindo Killer Instinct, memorável jogo com músicas excelentes e jogabilidade ímpar, fez o SNES com seu processador carroça virar uma mega máquina de luta.

Aliás, fazendo uma analogia com PCs um SNES tem ótima placa de video mas processador fraco, contrário do Mega que é vice versa.


Ah Giga, seguindo seu estilo de piadas infames, esse tópico está um Combate Mortal! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Tive que cortar os outros quotes, pq a discussão já tá longe, mas vai ainda mais longe...hehehe.
Rapa, não tiro tua razão não, era pra eu ser Nintendista, mas quando conheci o Ni***ndo 64, pensei...esse é o sucessor do Super Ni***ndo?! Tá loko, seguir mais consoles da Ni***ndo não...hehehe..e na mesma época conheci o Playstation 1 e fiquei fã de Crash, entre outros jogos, pra não dizer que abomino a Ni***ndo pós-Super, curto demais o Gamecube e uns jogos pingados do Wii e Wii U (Donkey Kong Country Returns, DKC Tropical Freeze e mais alguns 10 das duas plataformas somente, mesmo sem ter console delas). Killer Instinct é fera demais, como joguei, e detestava o TJ Combo, pois achava ele fraco, mal sabia que eu era juvenil de não saber os tricks dele.
Voltando ao MK2, curto demais a versão do Super Ni***ndo, e gosto é comum ter diferenças mesmo. hehehe

E por mais que a Capcom tenha feito altos jogos no Super Ni***ndo, em outro fórum, tou participando duma discussão lá muito bacana, onde mostram o não capricho da Capcom em terem feito a programação correta baseada na arquitetura do console, pois eles queriam fazer como no Arcade, mas aí cortava os detalhes, achando que iria adiantar, contudo não rolava.

Por isso que quando você falou de Street Fighter II, prontamente já respondi que prefiro a versão do Mega por conta de gostar mais da fluidez da versão Mega e também pelo controle de 6 botões do Mega que gosto de jogar o SF2.
O que volta ao epicentro da discussão qual Giga nos trouxe, será que a máquina era ruim ou era falta de capricho dos programadores?

Essa parte dos 8 e 16 bits fica bem difícil afirmar com maior precisam pois além do fato das maquinas serem altamente customizadas para serem consoles não se tem um grande know how de como as coisas aconteciam então se muito permitia a famosa POG (programação orientada a gambiarra) gerando esses resultados deprimentes, sendo que deveria ser o contrário.
O real peso da programação, ao menos de forma mais clara só veio na geração 32 bits onde boa parte das coisas aconteciam em kits de desenvolvimento baseados em linguagens de programação comuns ao meio daquele tempo, foi aí que a S**y ganhou em ter facilidade de se fazer jogos comparado ao complicado Saturn e a ainda arcaica forma de se usar Assembly pra boa parte dos direcionamentos de uso de hardware.

O Giga começou com o MDxSnes mas a coisa vai mais longe pois a grande causa mesmo é a capacidade de gerar bons softwares para os computadores customizados de cada empresa e devido a nossa acalorada discussão mostra que os resultados foram os mais diversos possíveis.

Sobre o SNES eu fui forjado nele, passei uns bons anos até vir o Saturn então já vi cada coisa feia e cada coisa linda nele que fica difícil realmente falar apenas do hardware, claro que parte dos games eram feitos com CIs adicionais nos cartuchos mas não acho que impactava diretamente no que a máquina era, realmente a softhouse fazia diferença do que era bom ou não ali.

O que você falou sobre a programação da Capcom faz sentido pois tanto na CPS1 quanto na 2 usam o 68000 de processador, o mesmo danado do Meguinha.

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por Istemthebronx »

DMN_Sonic escreveu: Qua Mai 03, 2017 8:49 am O que volta ao epicentro da discussão qual Giga nos trouxe, será que a máquina era ruim ou era falta de capricho dos programadores?

Essa parte dos 8 e 16 bits fica bem difícil afirmar com maior precisam pois além do fato das maquinas serem altamente customizadas para serem consoles não se tem um grande know how de como as coisas aconteciam então se muito permitia a famosa POG (programação orientada a gambiarra) gerando esses resultados deprimentes, sendo que deveria ser o contrário.
O real peso da programação, ao menos de forma mais clara só veio na geração 32 bits onde boa parte das coisas aconteciam em kits de desenvolvimento baseados em linguagens de programação comuns ao meio daquele tempo, foi aí que a S**y ganhou em ter facilidade de se fazer jogos comparado ao complicado Saturn e a ainda arcaica forma de se usar Assembly pra boa parte dos direcionamentos de uso de hardware.

O Giga começou com o MDxSnes mas a coisa vai mais longe pois a grande causa mesmo é a capacidade de gerar bons softwares para os computadores customizados de cada empresa e devido a nossa acalorada discussão mostra que os resultados foram os mais diversos possíveis.

Sobre o SNES eu fui forjado nele, passei uns bons anos até vir o Saturn então já vi cada coisa feia e cada coisa linda nele que fica difícil realmente falar apenas do hardware, claro que parte dos games eram feitos com CIs adicionais nos cartuchos mas não acho que impactava diretamente no que a máquina era, realmente a softhouse fazia diferença do que era bom ou não ali.

O que você falou sobre a programação da Capcom faz sentido pois tanto na CPS1 quanto na 2 usam o 68000 de processador, o mesmo danado do Meguinha.

Enviado de meu victara usando Tapatalk
Isso ser algo que realmente como você falou, ficou mais claro nos 32 bits, kits de desenvolvimento. Na era 16 bits, o que acontecia muito, era as empresas fazerem engenharia reversa do console, onde a partir daí desenvolviam seu kit de desenvolvimento para o console. A Capcom mesmo, era preguiçosa com isso, e "acho" que não se preocupou em fazer engenharia reversa do Super Ni***ndo, para fazer um kit de desenvolvimento para o console, enquanto que o Mega tinha vantangem de usar o processador 68000(como você falou aí), o mesmo da CPS1. Uma empresa que fez isso com maestria de fazer jogos bem feitos, inclusive ports, foi a Konami, até penso que eles fizeram engenharia reversa do Super Ni***ndo, pois os jogos dela foram em sua maioria muitíssimo bem portados para o Super Ni***ndo, e também os exclusivos dela.
Uma outra empresa, a Factor 5, fez a série Turrican para os 16 bits, com jogos espetaculares, Mega Turrican, Super Turrican 2, Super Turrican são um show de programação em tudo, o que mostra um capricho excepcional, ainda mais com os jogos no Super Ni***ndo, mediante ao seu processador inferior ao do Mega Drive.

E tudo o que o Giga começou lá, digo uma coisa, na era 16 bits a palavra chave pra um bom desempenho de criação de jogos pro console ser a "engenharia reversa".
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Faz sentido mesmo sobre a engenharia reversa, afinal, era o método de pesquisa de muitos, como máquinas próprias não vem com manual de instruções muitas vezes, ainda mais as softhouses de menor porte, tinham que ir pra essa prática.

Notadamente dentro desse assunto se a memoria não falhe a EA tinha feito um kit de desenvolvimento por conta própria pois a Sega não tinha dado o suficiente pra desenvolver jogos pra eles, e olha que ela fez uma porrada de jogos de esporte pro console!



Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: SNES x Mega = Mais com Menos?

Mensagem por overday »

Não vou elaborar muito já que estou digitando pelo celular mas as comparações dos jogos de luta acima (principalmente o MK2) foram bizarras... falar que o MK2 do Mega foi feito com mestria e que o do SNES é horrível é risível. A "vantagem" do Mega é o fato dos nomes dos personagens estarem dentro da barra, assim como no arcade. De resto...

Se você liga os dois lado a lado, parece uma geração de diferença. Graficamente o do Mega é horrível, os cenários parecem que têm umas 3 cores no máximo, sem detalhe algum, e na parte sonora nem se fala. Até a maior e indiscutível vantagem do Mega em jogos de luta, que é o controle de 6 botões, nesse caso cai por terra já que MK2 tem só 4 botões de ação mesmo. E usar a resolução mais "estreita" do SNES como vantagem só cola assim, comparando imagem de emulador, já que na vida real, ligados na TV, em ambos os consoles a imagem vai ser adaptada à largura da tela, ficando iguais de qualquer forma.

No caso do Samurai Shodown aí sim não tem discussão. A Takara usou abordagens diferentes, resolveu manter todos os personagens no SNES e pra isso teve que diminuir a escala de tudo, enquanto no Mega tiraram o Earthquake para deixar a proporção mais fiel ao do arcade.

SF2 é o mais polêmico, pois nesse caso o controle faz muita diferença, a ponto de fazer relevar as muitas vantagens da versão de SNES para alguns.
Responder